Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na terça, 13 de abril

Pin it

Glee - Hell-OHello! Ou melhor: Hell-O! Adivinha quem está de volta com novos episódio nos Estados Unidos, arrasando a concorrência?

Acertou quem respondeu Glee! O drama-cômico-musical-teen ficou quatro meses fora do ar e retornou nesta terça-feira, dia 13. Mas diferente de outras séries que nesta temporada foram colocadas em pausa pelas emissoras e na volta caíram no ostracismo (como V, FlashForward, ou 90210), Glee cresceu (e como!), seja na base do buzz dos fãs, do marketing do canal Fox ou do empurrão do American Idol.

Esta é a TeleRatings, coluna diária do TeleSéries que analisa a audiência de TV americana. São os números abaixos que dizem se nossas séries favoritas vão ganhar novas temporadas ou sair sumariamente do ar. Confira e boa leitura!

Ranking por horário da terça-feira, 13 de abril *

[table id=80 /]

A noite de terça, como costumam ser todas as noites de terça nos Estados Unidos desde que o American Idol retornou, foi dominada pela Fox. Mas ao contrário das últimas semanas, o Idol foi mais curto, com uma hora e meia de duração, abrindo espaço para a Fox fazer a chamada “spring premiere” de Glee, a volta do longo intervalo.

O American Idol teve média de 20,23 milhões de telespectadores (um pouco menos que na semana passada, provavelmente ligado ao fato da exibição ter sido mais curta justamente na segunda hora da noite, quando a audiência é mais alta). Na medição por idade, dos telespectadores entre 18 e 49 anos (o número que interessa aos anunciantes), o Idol está estável, com ligeira alta e média de 7,2 pontos ao longo da noite. Ficou fácil manter este desempenho em razão da concorrência – a CBS exibiu uma reprise de NCIS, o mais forte concorrente do horário.

Na sequência, Glee retornou com o episódio Hell-O. Resultado: média de 13,63 milhões de telespectadores, 5,7 pontos de audiência no demo 18-49, o segundo melhor desempenho da noite (atrás justamente do Idol). Mas o que significa isto? Simplesmente um crescimento de 60% em número de telespectadores e 64% a mais com idade entre 18 a 49 anos. Mais do que isto, esta foi a maior audiência da curta história do seriado, superando inclusive a season premiere, em maio do ano passado (lá também com um empurrãozinho do American Idol). Mais ainda: esta foi a maior audiência de um programa novo na temporada entre jovens-adultos (com exceção da estreia do Undercover Boss após o Super Bowl).

É comum, e o pessoal que não gosta de Glee certamente irá usar este argumento, dizermos que as emissoras costumam dar uma valorizada nos números, usando a série que antecede (o chamado lead in) para inflar os números da série seguinte. A Fox é uma das campeãs neste expediente e hoje todos concordam que Fringe não foi um grande hit na temporada passada. Ela apenas pegava carona nos números do Idol. Mas o argumento não serve para o episódio desta semana de Glee. A série realmente começou um pouquinho mais cedo, às 21h28, e imediatamente derrubou parte da audiência do Idol. Mas é só checar os números às 22h, para ver que o número estabilizou. A Fox tinha 7,9 pontos, meia hora depois 5,9 e por fim 5,4 pontos, quando uma pequena parcela desta audiência resolveu desligar a TV. A queda não foi tão radical como costumamos observar com outras séries.

Às 21h30, quando Glee assumia a liderança acontecia ainda outra coisa. As série dos losers dançarinos roubava a coroa de Lost. Sim, a cultuada Lost, que está pertinho de se despedir da TV. Mesmo sem o vigor dos primeiros anos, Lost tinha como afirmação o fato de ser o seriado de ficção mais assistido das noites de terça entre os telespectadores de 18 a 49 anos. Não mais. Lost teve 9,45 milhões de telespectadores e deu 3,8 pontos, exatamente o mesmo desempenho da semana que passou. Mas manter o desempenho não foi suficiente. Caiu, portanto, o último trunfo dos perdidos.

De memorável, ou melhor, esquecível, ainda para os fãs de séries estão os péssimos desempenhos da dupla de séries da emissora The CW 90210 e Melrose Place. A nova Barrados no Baile está renovada, mas não merecia. Já a nova Melrose, teve exibido justamente o episódio final de sua temporada. E, com apenas 1,10 milhão de testemunhas, é seguro afirmar que não haverá uma segunda temporada. É o fim.

V, da ABC, que também é remake e estreou na semana passada com grande marketing no Brasil, neste momento está mais para 90210 (renovada) do que Melrose (com o pé na cova). Mas isto pode mudar rapidamente. Esta semana a série perdeu 2% da audiência absoluta e 7% da audiência qualificada. Teve a desvantagem de enfrentar a metade final de Glee (nesta hora normalmente a Fox não está mais transmitindo em rede), mas a vantagem de pegar uma reprise de The Good Wife. A luta da resistência, pela renovação, continua.

*A tabela leva em conta a audiência preliminar do instituto Nielsen, que mede a audiência americana e só libera os números finais algumas horas depois, ao final da noite.

TV Paga

Em seu penúltimo episódio da temporada (e da série?), Damages registrou praticamente a mesma audiência da semana passada e estacionou na caa dos 760 mil telespectadores, com os fracos 0,2 na demo de sempre.  A única boa notícia é que o drama jurídico do FX venceu as dramédias do Showtime: Nurse Jackie fez 682 mil (com 0,3 de demo) e United States of Tara marcou 404 mil (0,2 na demo).

Fechando essa edição, 10 Things I Hate About You, da ABC Family, caiu uns 25% essa semana e empacou nos 751 mil telespectadores, mas com a mesma demo da semana passada: 0,3. E finalmente, na TNT, Saving Grace marcou 1,8 milhões e 0,4 na demo. A série de Holly Hunter até que ganhou 50 mil telespectadores, mas, também na TNT, a boa Southland fazia muito mais do que isso.

* * *

Coluna escrita em parceria com o jornalista Paulo Serpa Antunes.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

19 Comments

  1. Lucas Avila

    ” com apenas 1,10 milhão de testemunhas, é seguro afirmar que não haverá uma segunda temporada. É o fim.”
    A graça está nos pequenos detalhes ” testemunhas” foi de uma felicidade impar. A palavra demonstra bem o que essa série é: um crime com um milhão de testemunhas assistindo.
    quanto a Glee, só gostei do piloto(rolei de rir) e do ultimo episodio da 1 temp. por que tocaram Stones(you can’t always get what you want). Acho o jeito que todos cantam chatíssimo,parecem aqueles infelizes do FAMA na Globo. Será que a série se mantêm nesse patamar?
    abraços.

  2. Tiago

    Paulo,
    Esse será o horário definitivo de Glee? não mais nas quartas?

    Claro que todo o “buzz” criado pelos fãs e pela própria fox (eles se apresentaram na Oprah um dia desses) iria aumentar a audiencia nesse retorno.Além de que, eles tem 2 cds lançados com vendas expressivas no mundo todo, no momento no itunes americano, tem várias musicas entre as mais vendidas e ainda foi feita muita propaganda em cima do episódio especial da madonna e de uma possivel participação de Lady Gaga no seriado. Tudo isso popularizou a série nos ultimos meses.

    Agora, apesar disso, é bobeira ignorar o fato de que teve AI como lead in.O paulo deu o Ótimo exemplo de Fringe que tinha uma audiencia alta quando recebia do reality e depois que mudou de horário despencou.

    Adoro Glee, é aquele tipo de série pra assistir sem compromisso, pra relaxar e de quebra ainda cantarolar algumas músicas. rs
    Feliz pela audiencia alta.

    E V continua caindo. Tá feia a situação. =/

    Resposta do Paulo: Isto, Glee agora é às terças. Tiago, agora repito a informação do texto. Fringe, quando era lead out do AI, pegava 7,5 pontos e derrubava na meia hora seguinte para 4, 3,7, 3,5 e daí para baixo. Já Glee segurou bem boa parte da audiência. Então para mim o desempenho já é diferente. Mas, claro, temos que ficar de olho na próxima semana. Ir bem na premiere é uma coisa, nas semanas seguintes é outra…

  3. Vincent

    Tiago, além disso tudo que você citou, Glee foi capa da Rolling Stones, ou seja, a série está com tudo mesmo. Eu só vejo Glee ocasionalmente, mas mesmo assim dá para perceber que a série possui qualidade.

  4. Gabriela

    Paulo e Thiago,
    Desculpa a ignorância, mas sou completamente leiga no assunto e gostaria de entender um pouquinho melhor (se vcs tiverem a paciência de explicar, claro!): o que é audiência absoluta e audiência qualificada?

    E eu simplesmente AMO Glee! Espero que a série consiga se manter a altura de tudo o que vem conquistando… Assisti esses dias no youtube a entrevista deles na Oprah e adorei! Eles mesmos parecem não acreditar muito em todo este sucesso…

    Anyways… On the other hand, não entendo como 90210 conseguiu a façanha de ser renovada! É muito ruim MESMO! Mas, em se tratando de CW, já aprendemos que tudo é possível, né?
    Notícias sobre uma possível renovação de Gossip Girl?

    Resposta do Paulo: Gabriela, Gossip Girl também já foi renovada, as duas foram renovadas juntas. Sobre audiência absoluta e audiência qualificada, foi uma frescura minha, usei os termos como sinônimos para número total de telespectadores e número em pontos de telespectadores de 18 a 49 anos.

  5. Fernando dos Santos

    Na próxima semana V não terá de enfrentar Glee então acho que a sci fi da ABC vai poder alcançar números melhores.

  6. IvanN

    Prefiro Nurse Jackie e United States of Tara do que Damages, e a primeira bateu essa última na demo né?? 0,3 x 0,2 rs

  7. Jefferson

    Cansei de Melrose Place, vou terminar de ver a temporada, mas espero que seja cancelada mesmo. E 90210 está muito melhor do que na 1ª temporada.

    Muito feliz que Glee bateu seu recorde de audiencia \o/ -a série merece muito!

  8. anderson

    la vamos nós.
    Afirmar que Glee teve essa audiência toda por causa do lead ind e Idol não é coisa de quem não gosta da série. Eu adoro Glee, e afirmo isso.
    Claro, Glee teve seus méritoa pq ATE Q ENFIM a fox conseguiu emplacar uam série após o Idol. Pq antes era vergonhoso.

    Lost. Com a volta surpreendente de Glee a série de 6 anos mantém o índice da semana passada no demo, ou seja. Glee não interferiu em nada no desempenho de Lost!!!! Isso é ruim?? Sério, isso é ruim???
    Ás vezes eu penso que ao analisar Lost todo mundo analisa com outros olhos. Como se fossem dois pesos e duas medidas.

  9. Walber

    Apesar de ser lead out de Idol, ter toda uma promoção em cima da série e talz, ainda assim fiquei impressionado com a audiencia na demo que esta série conseguiu.

    Estas séries da CW são uma piada neste dia, engraçado que eu qnd li de primeira desprezei totalmente o que a CW passava, só lembrei que ela disputava este horario qnd li o Thiago comentando sobre a audiencia dela, hehe.

    Vai ser duro mesmo o duelo entre V e FlashForward para ver quem fica menos mal.

  10. Rafa Bauer

    Glee:

    A série teve seu recorde de audiência porque teve MUITA publicidade enquanto estava no hiato. Pelos prêmios que ganhou, pela turnê anunciada e com ingressos esgotados, com a apresentação na Casa Branca, com a participação na Oprah, com a capa da Rolling Stone, etc, etc, etc…

    E mais: neste caso, o lead in conta e muito. Quem for cavar na história da criação de Glee, vai descobrir que a Fox encomendou para o Ryan Murphy uma série com números musicais para emparelhar com o American Idol e reter a audiência do reality. Fringe não fazia isso porque a audiência não era a mesma de AI, pois é uma série sci-fi.

  11. Dudu's

    Era fato que Glee iria segurar mais audiencia que Fringe/outros seriados… Tanto American Idol, como Glee, são programas musicais, e tem o mesmo publico alvo.

    hmmm, V ficando com apenas 2.1?
    Mesmo com o lead-in de Lost, 2.1 é ridiculo.
    Anotem, FF vai ser renovada. E o Rafa Bauer vai ter que cortar o seu dedo. :)

  12. marquinho

    Glee
    Mega feliz por Glee, e olha que pra mim nao foi o melhor episódio da série mas mesmo assim foi muito bom, e ela merece o desempenho. Foi bom reve-los. Eu nem esperava uma audiencia cavalar dessas, mas fico feliz. Só triste por UB que se despediu ontem em baixo, aumentou em mais de milhao seus numeros, mas baixos ainda assim, mas pra fã nem importa ne, pq essa ultima temporada foi linda e maravilhosa.

    Paulo, sobre Life Unexpected vc acha que sera renovada? eu pelo pouco que analiso e entendo considero as audiencias de LU ou LUX bem melhores que das chatas GG e 90210, no entando essas duas bombas foram renovadas e LU segue uma icognita. Agora o que sempre leio em sites especializados é a divulgacao dos numeros que segundo ele sinteressam a cw, a tal demo W18-34, onde GG vai melhor que LU e acho que 90210 vai pouca coisa melhor. Ou seja LU vai melhor num publico geral, e conquistou um publico mais velho, porem no alvo da cw nao se sai tao bem. vc acha que isso é fato para se preocupar? ou só o fato da demo dos anunciantes é suficiente no caso da cw?

    alias ridiculo o publico alvo da cw, qdo smallville, supernatural e vampire diaries, q sao os maiores sucessos do canal em audiencia e popularida nao sao exatamente do tipo desse publico alvo da cw. o q vc acha? eu torço e muito para renovacao de LUX, pois pra mim é pura WB.

    tava com receio de vir aqui e ver spoilers do final de betty, naum quero saber com quem ela ficou antes de ver o episodio hahaha.. to fugindo de noticias sobre a finale de ugly bety.

    e parabens pelo texto, boa analise dos numeros de toda terça, especialmente glee..

  13. Rafa Bauer

    V vai ser renovada, e FF vai ser cancelada, apesar do “sucesso” internacional dela. E ponto. Hahaha

  14. Cristiano

    Paulo,
    Você saberia me dizer a audiência média de Saturday Night Live? Tenho curiosidade em saber.

  15. Cristiane Martins

    Concordo com o Anderson, porque todo mundo ao analisar LOST a vê com os outros olhos, como se fossem dois pesos e duas medidas, eu fico indignada porque os críticos gostam de falar que LOST caiu, mas quem acompanha a série há tempos quer saber como vai acabar, e vendo os números acho que não foram tão ruins.
    Acho a audiência justa, podia ser mais alta, mas a concorrência é cruel, e acho Glee uma boa série, pois é divertida, despretensiosa ,agrada a todo tipo de público, de criança, a idoso, adolescente e adultos maduros, uma série que merece o seu sucesso, e espero que ela consiga ter mais de duas temporadas, e manter sua audiência alta.
    Afinal o tempo, vai mostrar se Glee veio para fazer história, ou ser apenas modinha….

  16. Paullo kidmann

    quero ver muito V na proxima temporada, vou ficar muito chatiadoo se FF for renovado ao invés de V.
    amo Glee mais essa acredito absolutamente q isso foi mais devido ao AI, queria muito ver o desempenho desde mesmo epi sem o “empurrãzinho” de Idol…
    é uma pena ver a audiência de MP assim, a série nem é tão ruim.

  17. Rubem

    Glee rocks!!!!

    Estou com pena de V. A série é boa, mas esse hiato enorme fez mal para o programa, que havia tido míseros quatro episódios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account