Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na sexta, dia 29 de janeiro

Pin it

Eliza Dushku em DollhouseNa coluna dos números de quinta, destaquei a semana vitoriosa da Fox, que em todos os dias colocou pelo menos um programa como líder do prime-time da noite.

Só que, preciso admitir, enquanto escrevia o texto, estava bem ciente de que nessa sexta (29), o series finale de Dollhouse registraria números patéticos e nada campeões. Não deu outra.

O sci fi de Josh Weadon terminou da mesma maneira que começou: com quase ninguém assistindo.

Prosseguindo com a noite das audiências gerais mais baixas (não tem tanta gente vendo televisão sexta à noite se comparado ao resto da semana, certo?), vamos acompanhar o desempenho de Numb3rs (que dessa temporada não passa) e Smallville (que dependendo dos desejos da CW, não acabaria nunca).

Ranking por horário da sexta-feira, 29 de janeiro

[table id=16 /]

Audiência não é sinônimo de qualidade. Na mesma medida que há seriados de baixa qualidade registrando desempenhos invejáveis, muitas pérolas ficam perdidas no meio da programação e simplesmente não conseguem sustentar um feedback dos telespectadores.

Evitarei soltar exemplos por isso ser algo muito subjetivo, mas há sim casos de seriados que não dão certo, apesar de serem excelentes ou no mínimo “acima da média”.

Seria o caso de Dollhouse?

Não assisti nenhum episódio do seriado protagonizado por Elisa Dushku (nem conheço a premissa) e Josh Weadon sempre escapa de meu radar, então não tenho conhecimento nenhum pra falar sobre a série. Tudo que sei é que Dollhouse não passou de sua segunda temporada, sempre agonizou na audiência e em seu episódio final ficou atrás até de Smallville

Fãs da série (e de seu criador), peço então pra explicarem (sem spoilers!) o que teria acontecido. Dollhouse deu azar? Ficção científica ainda não rola na TV aberta? Ou a série era mesmo ruim? Agradeço se participarem.

A já citada Smallville, que vive agradecendo Dollhouse por não ser a lanterninha, registrou números que sustentam a média de sua nona temporada. Isso significa uma boa e uma má notícia.

A boa é que são números melhores que os de Everybody Hates Chris um ano atrás. A má é que são inferiores aos de Clark Kent e companhia nas noites de quinta-feira, antes da troca da CW temporada passada. Com qual versão da verdade os fãs querem ficar?

Encerrando os comentários pra não prolongar a coluna, a ABC atacou apenas com realitys, a NBC se saiu bem com Dateline mais um encore de Law & Order (ignorem o Leno) e a CBS encerrou a semana com Jennifer Love Hewitt vencendo de novo Patricia Arquette. Além de Numb3rs

Observem que a audiência na sexta à noite não possui grandes feitos (nenhuma passa dos 10 milhões) e o que importa mesmo, o público entre 18 e 49 anos, que interessam os anunciantes (os caras que pagam os canais) nunca passa dos dois pontos.

Motivo esse pelo qual Numb3rs, uma série que sempre está na casa dos 8 milhões, teve a temporada reduzida e acabou cancelada. Audiência não é sinônimo de qualidade, mas de sustentabilidade. A audiência qualificada pelo menos, por assim dizer…

Séries citadas:

34 Comments

  1. Felipe Rocha

    O problema de Dollhouse é que a série não teve um bom início. A ideia original do Joss Whedon era fazer um outro tipo de série, que focasse mais nas questões éticas de se “emprestar” o corpo pra outras pessoas. Porém, o público americano rejeitou essa ideia por causa da parte sexual do negócio.

    A Fox fez algumas mudanças e a série conseguiu engrenar, mas aí já era tarde demais. Mas foi bom enquanto durou. O final fechou direitinho.

    RIP DOLLHOUSE!

  2. Paulo Serpa Antunes

    Acho que este teu texto vai provocar muuuito debate Thiago, já que tem uma série de provocações.

    Sobre Smallville, a minha opinião é que a série é um inegável sucesso nas noites de sexta-feira. Isto é fato. Para ser um fracasso ele teria que ter uma audiência ainda menor na sexta, mas a audiência é estável e boa. É uma das séries com maior audiência em DVR – a última vez que eu vi, lembrando que ela acaba de voltar de um hiato, os números cresciam 40% no DVR. O que significa que a série manteve o desempenho das noites de quinta. E a verdade é que a série merece a audiência, porque melhorou nos últimos dois anos. Agora, acredito que os custos dela sejam altos pra CW, daqui a pouco o Tom Welling vai estar pedindo 150, 200 mil dólares por semana pra fazer aquela cara de tapado. No fim, o que vai decidir por Smallville é o custo.

    Já a CBS é curiosa, ela tem uma grade melhor do que a da temporada passada (lembram de The Ex List?) nas noites de sexta. Mas a audiência é menor. Medium no fim não foi nenhuma grande compra (exibir Flashpoint no horário seria mais barato e daria na mesma); Ghost Whisperer caiu (possivelmente esgotamento da fórmula, já que no ano passado eles forçaram com a morte/rescussitação do Jim) e Numb3rs, com menos concorrência, tá com desempenho menor. Isto eu não sei explicar.

    Sei lá, fiquei com a impressão que a audiência ficou revoltada com a escolha da CBS de cancelar Without a Trace e The Unit e manter Cold Case e Numb3rs. Parece que escolheram as séries erradas…

  3. anderson

    “Ficção científica ainda não rola na TV aberta?” alo??? Lost??? (ta certo q não é ficção científica pura, mas tem grandes componentes)

    Dollhouse fracassou pq sofre o mal de muitas séries da Fox: é exageradamente venerada, criando-se um super hype encima da série, e ai qdo assistem o povo se pega perguntando “ta é só isso?” (Fringe, Lie to Me, etc..)
    Vide os comentários que a maioria falou de Bones na coluna passada, esta tendo sucesso pq nunca foi promovida demais, e a audiência assiste sem um conceito pré-formulado de que será uma oitava maravilha da humanidade e por fim, não se decepciona.

  4. Mica

    Na minha opinião Dollhouse padeceu de todos os males que você citou e o que o anderson citou também. Eu particularmente gostei da série desde o seu início, mas sou consciente de que ela deixou muitas pontas soltas nos episódios iniciais. E o negócio sexual mexeu muito com as cabecinhas supostamente puritanas americanas.
    Mas é claro que sci-fi em tv aberta é um problema. O grande público não compra a idéia. Lost é uma exceção…e LOST não era visto exatamente como sci-fi (e também, o início de LOST foi tão poderoso que não dá nem para discutir).
    Agora…eu nunca perguntei ‘tá, é só isso?’ para séries como Fringe, Lie to Me, Dollhouse, The Sarah Connor Chronicles….todas são o tipo de série que me atraem. Eu juro que não consigo entender o motivo do público ser tão azedo com elas.

  5. Diego

    Mas dollhouse é(foi) o que prometeu desde o inicio,todo mundo sabia a.k.a até a própria FOX, empurrando para a sexta feira, que a série não ia dar certo.Uma pena,eu não sabia nada antes de assistir só tinha visto o trailer e nem tinha gostado,mas logo que assisti o piloto eu acabei me apaixonando pela série.E por mais que o Joss não tenha acertado recentemente em audiência,as poucas pessoas que assistem passam a realmente amar a série.>>> minha opinião.

  6. Cristiano

    Eu não assisto Numb3rs, mas uma coisa me deixa curioso: Mesmo com o fato de que a série tenha perdido audiência nessa atual temporada, os números não revelam que a melhor decisão pra CBS seja cancelar o programa.
    Isso porque, como disse o thago, nenhuma série alcança os 2 pontos na demo, como também não atinge 10 milhões de telespectadores nas noites de sexta.
    E os números mostram que Numb3rs teve o segundo melhor desempenho na demo 18-49 ( ao lado de Medium) e foi líder da noite na audiência geral. Então, qual é o problema com a série? A menos que a CBS tire da cartola um programa que almeje chegar aos 2 pontos e chegar à marca dos 10 milhões, ela poderia manter a série.

  7. Paullo kidmann

    Vcs falaram tudo sobre Dollhouse é isso ai msmo!
    adoorava a Série e p mim a mesma fez o dever de casa direiritinho, só achei q a fox podia ter dado mais um ou dois episódios para a série só para exclareçer algumas coisinhas….e um dos erros também foi ter exibido o episódio
    Ghost como o piloto e não o Echo, o Ghost nunca me deu a impressão de ser um piloto…se você assistiu a o epi. Echo vc se sente familiarizado com os personagem (quando assite oa Ghost) mais se você não assistiu é meio confuso pois o epi ele pareçe ser um episódio qualquer no qual passa ao telespectador uma sensação de como se já conhecesse os personagens da história….
    xoxo

  8. Fernando dos Santos

    Muitas pessoas já disseram que Dollhouse é o tipo de série que tinha uma premissa incompatível com a televisão aberta e eu concordo.Um show onde os personagens voluntariamente assinam contrato para se tornar assassinos e escravos sexuais e ao término deste contrato tem todas as lembranças ruins apagadas e ainda ganham um caminhão de dinheiro só poderia dar certo em algum canal pago tipo Showtime ou FX.
    E ainda há o fato dela ir ao ar nas noites de sexta-feira enfrentando a competição de outras sci fi como Smallville e SG Universe.

  9. Thiago Sampaio

    A idéia era provocar um mesmo, chefia.
    E olha que peguei leve em algumas das provocações.

    O caso de Smallville é mesmo louvável. Nove anos e, pros padrões da CW, até que não está fazendo feio. Está até com números melhores que Supernatural, mas isso tudo é muito relativo pois a concorrência de quinta-feira nem tem com paração.

    (sobre a CBS, errado mesmo foi acabar com Moonlight antes da febre dos vampiros começar… e os salários da dupla de paranormais não é nada barato)

    Cristiano, também não conheço Numb3rs… E talvez por isso a série esteja sendo cancelada. Já são 6 temporadas e ninguém dá nada pela série. Capa de revista, notícia em site especializado… Nada. E isso não ajudaria muito na renovação dos atores: pra que aumentar o salário do elenco se a audiência não é lá essas coisas? Isso, em teoria, pode ser o motivo da salvação de GW e Medium: as duas são faladas e tem certa relevância na mídia…

    Anderson, Mica falou tudo: Lost não começou como sci-fi.

    No mais, eu não sabia mesmo do lado sexual de Dollhouse e parece que isso não combina muito com a tv aberta americana. E deu no que deu…

    ps.: audiências da cabo sempre demoram. caprica? talvez terça

  10. anderson

    Thiago, a pergunta era se ainda não rola sci fi na TV aberta, independente de como Lost começou ou fluiu, o seu sucesso mostra q sim, rola, basta saber fazer.

  11. Mariana

    Os numeros de Smallville são bons e como a CW não tem nada melhor pra por no lugar, os fãs que se preparem, a série vai contar até a velhice do Clark Kent.
    A dobradinha GW-Medium é a melhor \o/
    Mas gosto muito mais de Medium, pq além da resolução tem o lado familia, talvez isso afaste um pouco a audiência dos homens.

    E não entendo pq cancelar Numbers, ela não dá numeros ruins, só não é falada, mas vão cancelar pra por o que no lugar? O custo vai valer a pena?

    E até hoje não me conformo com o cancelamento de WAT, ok que as 2 ultimas temps não vinham com a melhor storyline para os personagens, mas ainda tinha coisa a ser explorado, vou morrer com a curiosidade de saber pq o Danny Taylor mudou de sobrenome e como era a vida dele antes disso.

  12. Maria Clara Lima

    Apesardo plano maligno da Dawn Ostroff de exterminar com Smallville, a série vai bem para a temida sexta-feira. E sim, parece que há fãs por aí que não a deixaram morrer. 1 lugar no itunes, ganhou de Dollhouse apesar de NENHUM esforço da CW em promover a série?? mesmo depois de um hiatus de 2 meses a audiência aumentou desde Pandora?

    Bom, tem que se dá algum tipo de crédito… ou realmente há algo de novo no velho coringa da CW/WB OU realmente os fãs são insistentes.

    Sobre Dollhouse… é um tipo de Young Americans sci-fi, wrong place, wrong time.

  13. Olegas

    Caprica estreou com 1.6 milhões de espectadores. Nada mal, afinal de contas o dvd com o piloto foi lançado há quase um ano atrás. Isso sem contar com as pessoas que baixaram via torent.

  14. Guilherme

    As séries da sexta não atingem 10 milhões nesta temporada, porque na última temporada, Ghost Whisperer chegou a fazer perto de 11 milhões por umas 7 ou 8 semanas seguidas, e ficou entre as 20 maiores audiências da semana

    Quanto a Dollhouse, não sei o que aconteceu, pois a premissa da série é legal, mas não consegue convencer as pessoas a assistirem toda semana. E ficção científica dá certo na tv aberta sim

  15. Tati Siqueira

    Thiago, mais uma serie que te indico…..Numbers, eu amo a serie….muito bem feita, mas talvez por está a 6 anos no ar, perdeu um pouco o ritmo….uma pena se cancelarem(não ouvi comentários de cancelamento só de redução de numeros de episodios)

  16. Fernando dos Santos

    Eu acho que a redução no número de episódio de Numbers já é um sinal de que a série vai ser cancelada.Eu também vou lamentar quando isso acontecer.

  17. Rubens

    Bom, eu nao sou americano (apesar de ter um gôsto extremamente semelhante ao deles em matéria de seriados), nao sou puritano, e achei Dollhouse uma bomba federal quando assisti ao primeiro episodio. Historia fraca e sem qualquer atrativo, apresentada de forma chata, personagens sem carisma, uma pessima atriz como protagonista (provavelmente foi escolhida apenas por ser bonitinha e mais nada)…

    Oras, se aquilo era o primeiro episodio (que em qualquer seriado que se preze tem que ser acima da media, conquistar o publico e mostrar para o que veio), o que se poderia esperar nos episodios seguintes? — os quais, pelo que sei, continuaram muito ruins.

    Eu nunca mais quis assistir a outro episodio de Dollhouse, depois da porcaria que foi o primeiro. E isso deve ter acontecido com boa parte do publico. Nao creio que sexo tenha algo a ver com isso, simplesmente o grande publico achou o troço muito ruim mesmo. Apenas isso.

  18. juninho

    e a audiencia de sv foi boa mto boa,a cw com essa tal de dawn que tento acaba com sv a td custo(nao duvido nada,que c a serie tiver uma 10º,a dawn jogara sv para as noites de sabado,perdedora),a serie esta indo bem o epi foi mais ou menos,mais esses 2 em sequencia ai promete ser show e a audiencia ao que td,indica subira.

    rumo a 10º hhehe

  19. Mica

    Não Rubens, o comentário geral era sobre o sexo (vc não acompanhou os reviews e críticas da série, pq não assistia, mas a massa não suportava o negócio de vender o corpo para se tornar assassino, escravo sexual e depois ter a mente apagada).
    E infelizmente Dollhouse patinou em qualidade nos primeiros episódios pq, como eu disse, teve muitas pontas soltas (e principalmente o casal protagonista não tinha appeal nenhum junto ao grande público. Sou fã da Eliza Dushku, mas até eu a odiei como Echo). Mas a partir de certo momento a série engrenou e, creio, isso se deve muito à expansão do universo dos personagens, deixando de centrar exclusivamente na Echo e no chato do Ballard para vislumbrar também os outros ativos, que eram muito mais interessantes.
    Resumindo: a série começou com problemas, o público desistiu, mas quem perseverou foi premiado com uma história de qualidade e algumas das melhores atuações da tv atualmente. Infelizmente o público que resistiu até o fim foi pequenino, mas felizardo e que pelo menos foi tratado com respeito pela produçao, que fez o impossível para dar um fechamento de qualidade que os fãs mereciam.

  20. Maria Clara Lima

    Juninho!!!! Não dê idéias a Dawn!!!! Eu ouvi ela pensando em colocar Smallville nas manhãs de Domingo!!! Aquela diabinha… sempre com truques!

  21. Regina Monteiro

    Assisti a uns cinco eps. de Dollhouse e desisti; mesmo depois dos comentários afirmando que a série tinha melhorado a má impressão foi tanta que não tive ânimo para dar mais uma chance.

    Quanto a Ghost Whisperer, a série nunca mais foi a mesma depois da saída do Jay Mohr. Essa temporada, no entanto, piorou muito. A Jennifer Love Hewitt não convence como mãe, Jim Clancy não convence como pai, e o ator mirim não convence como ator. Continuo vendo por hábito apenas.

  22. Cristiano

    Tenho por costume acompanhar as séries que começo assistir, independente da qualidade das histórias. Dollhouse foi uma série que nunca me empolgou. Mas como eu acompanhei a primeira temporada, espero ver o desfecho da história apresentado na segunda.
    Principalmente para entender melhor a história que começou a ser contada no último episódio da primeira temporada. Alguém sabe me dizer se o FX vai passar a Segunda temporada?

  23. Amanda

    Numbers ainda não foi oficialmente cancelada. E Thiago vc está falando de divulgação na mídia brasileira né? pois na americana vc não sabe.

  24. Alvaro

    Se A CBS (infelizmente) cancelar Numb3rs e exibir reprises de NCIS, a audiência vai ser maior, ou no mínimo vai se manter no mesmo nível, ou seja, menos gastos e o mesmo retorno.

    Qualquer um aqui, se pensasse como empresa veria que essa é uma excelente solução.

    O que é uma pena, pois Numb3rs é uma das séries policiais mais bacanas que eu já assisti. Seus personagens são carismáticos e os atores são muito bons.

    Também fico chateado por Medium não ter rendido nas noites de sexta, mas fazer o que… no final da temporada, teremos Flashpoint, reprise de NCIS e The Mentalist…

  25. Lu

    Bem, a redução no número de episódios é um mal sinal para numb3rs, sem dúvida. Eu gosto muito da série e fico triste de saber que corre o risco de ser cancelada. (no site da CBS não tem nenhuma notícia sobre isso).

    Não sei o que a CBS pretende. Acho que cancelar a série agora é precipitado. Pode ser pouco badalada, mas está no sexto ano e com audiência razoável pra uma sexta-feira à noite.

  26. Thiago Sampaio

    Pessoal, não esperem por uma renovação de Numb3rs…
    E Amanda, quando falamos de um assunto, nos baseamos principalmente em sites especializados dos EUA. E nesss vários sites, há notícias sobre o salário de Patricia Arquette, a compra de Medium pela CBS, o peso de Jennifer Love Hewitt… mas abslutamente nada de Numb3rs. Acho que a última vez que ouvi falar da série foi quando Peter McNicol foi contratado pra fazer 24 Horas. E só..

  27. Walber

    Assisti a um unico episodio de Numbers para ver qual era da série,achei legalzinha principalmente o fato de explicar casos pelo matemático lá irmão do principal que é do FBI, achei meio mentiroso o caso que eu assisti como eles resolveram, mas normal nestas series policiais da CBS, achei bonzinha a série mas nada demais, e se for cancelada pelo visto não fará tanta falta assim, já que parece que não tem mts fãs, ao contrario de Without a Trace, que até hoje tmb lamento o cancelamento.

  28. Paulinha

    Concordo contigo, Mica. Só acrescentaria que as pessoas parecem não entender que a 1a temporada de uma série é difícil(sem exceção). A partir da 2a é que a coisa engrena. A maioria não consegue entender isso. Fazer o que…

    Eu também gosto muito de Numb3rs, mas os últimos epis tão fraquinhos, mas ainda assim é bem melhor que muita bomba que tem por aí!!

  29. juninho

    Maria Clara nao esquenta,como a maré ta tao boa pra sv que acho que nen assim ela vai conseguir hahahaha

  30. Diego Cardoso

    “Apesar do plano maligno da Dawn Ostroff de exterminar com Smallville, a série vai bem para a temida sexta-feira.”

    AHAHAAHA, RI MTO!!! KKKKKKKKKKK

    Mas concordo e assino em baixo. Smallville está em um ótimo momento criativo, mesmo após 9 temporadas, prova que pode ficar mais tempo no ar. Smallville foi a pérola negra da CW, que amargava audiência traço nas noites de sexta e agora têm uma série veterana que nunca fica abaixo dos 2,5 milhões de telespectadores por episódio…

    E mesmo que Dawn Ostrof queira colocar a série nas manhãs de domingo (te copiando novamente, Maria Clara), não importa, ainda terá audiência.. rsrsrsrs

    Acho que os produtores de Smallville devem cantar pra audiência aquela canção dos Titãs “aonde quer que eu vá, levo você…” rsrsrsrs

  31. josefa

    Dollhouse só ficou boa meeesmo a partir do 1.06 que foi maravilhoso.

    Essa série Numb3rs eu ouvir falar um dia desse e pensei que fosse nova, quando vou ver, sexta temporada?! Eu fiquei assim :0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account