Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na sexta, 7 de maio

Pin it

Kyle Chandler em Friday Night LightsSe existe uma série que merecia melhor audiência, mas não a conquista, é Friday Night Litghs, da NBC/DirecTV.

Quando estreou em 2006, apesar da audiência média de 6,1 milhões de telespectadores e dos 2,3 pontos na demo, FNL foi renovada pela NBC graças às excelentes críticas. Isso mudou na temporada seguinte quando, por causa da greve dos roteiristas, o segundo ano ficou restrito a apenas 15 episódios. Apesar da audiência média se manter, houve certa tensão para uma terceira temporada, que só se tornou concreta graças à DirecTV.

A série então passou a ser exibida antes na cabo, reprisando meses depois na NBC – e a audiência na emissora do pavão caiu para 4,58 milhões (não encontro números da DirecTV). Friday Night Lights se sustentou e fechará seu ciclo no 5ª ano, mas sua presença na TV poderia ser bem mais marcante…

Ranking por horário da sexta-feira, 7 de maio *

[table id=101 /]

* A tabela leva em conta a audiência preliminar do instituto Nielsen, que mede a audiência americana e só libera os números finais algumas horas depois, ao final da noite.

Não se pode dizer que a série/produção tentou. Poucas são os programas que conseguem se sustentar apesar dessa audiência, mas sempre faltou um pouquinho mais de sorte para FNL. A primeira temporada, por exemplo, iniciou sendo exibida nas terças-feiras e terminou nas quartas, com números medianos. Mas como os gênios da NBC viram que a série tem “Friday” no nome, resolveram colocá-la em tempo integral nas sextas-feiras, da 2ª temporada em diante. Pois é…

Vale lembrar que a maior audiência da série foi seu quinto episódio, exibido numa segunda-feira ocupando excepcionalmente o horário de Studio 60 on the Sunset Strip, quando marcou 8,26 milhões (foi a única vez na casa dos oito milhões) e 3,5 pontos na demo 18-49 anos (cerca de um ponto a mais que a series premiere). Mas… paciência.

Após ser exibida na cabo, de 28 de abril de 2009 até 10 de fevereiro de 2010, a quarta temporada de Friday Night Lights chega à NBC nas calorosas noites de sexta-feira. O resultado? 3,90 milhões de telespectadores. Também, pudera, o que esperar do dia mais fraco da audiência americana (excluindo os sábados), numa série previamente exibida na TV a cabo? Coach Taylor e companhia mereciam melhor sorte nos índices de audiência.

A outra estreia da noite foi o Primetime: What Would You Do?, da ABC, uma revista eletrônica que mostra situações cotidianas, comparando pessoas diferentes. Quem consegue pegar um táxi mais fácil? Uma mulher, ou um negro? E por aí vai: foram quase 6 milhões de telespectadores e o programa dessa sexta que mais perto chegou dos dois pontos na demo 18-49 anos.

Voltando às séries, a CBS, corajosamente, exibiu três episódios originais. Fechando a noite, a oscilante Miami Medical venceu em seu horário, mas com números baixos demais pra quem almeja uma renovação. E entre a dupla de paranormais, a vitória da vez foi de Medium, à frente tanto no geral, quanto na demo, dos números de Ghost Whisperer. Porém, isso não quer dizer muito, visto que até o início dessa temporada, ambas faziam mais do que 2 pontos e sempre estavam próximas da casa dos 9 milhões. Caíram demais…

Por fim, Smallville e mais uma audiência abaixo de 1 ponto e dos 2 milhões. A coisa está feia para o seriado mais veterano da CW. Ainda assim, a 10ª temporada continua de pé.

TV a Cabo

A coluna dos números de sexta é tão anticlimática, que não há sequer dados da televisão por assinatura no dia anterior. Isso fica para o TeleRatings de domingo. Até lá então.

Séries citadas:

16 Comments

  1. Thiago Sampaio

    Numb3rs teve sua temporada (reduzida) no dia 12 de março, Amanda
    http://teleseries.com.br/audiencia-nos-eua-entre-os-dias-10-e-12-de-marco/

    Só que falo mais da série quando chegou Miami Medical em seu lugar
    http://teleseries.com.br/audiencia-nos-eua-na-sexta-2-e-domingo-4-de-abril/

    As séries nas sextas-feiras estão com audiências críticas e a CBS não pretende renovar todas elas. Entre Medium e Ghost Whisperer, acredito que só uma prossegue. Quanto a Numb3rs, apesar de se sair melhor que Miami Medical, não deve retornar: renovar uma série underground para uma 7ª temporada não sai nada barato. Especialmente exibida numa sexta-feira…

    Ainda não há nada de oficial, mas acredito que Numb3rs será cancelada

  2. Rafa Bauer

    Eu acho que a CBS mantém a dobradinha de médiuns. Pra uma noite de sexta, a audiência tá boa. Fora que são dramas já estabelecidos, o que conta muito.

  3. Dudu's

    Se existe uma série que merecia melhor audiência, mas não a conquista, é FlashForward, da ABC. Ponto. :)

    Nunca vi FNL, mas 1.2 para um episodeo que ja passou na TV, não é tão ruim. Creio que a NBC ja esperava por isso. E aposto que iessa vai ser a ultima temporda.
    Gostei dos numeros de “what would you do”, veremos se mantem essa média.

    Ainda acho que Numb3rs será Renovada. :)

  4. bia mafra

    eu meio que to com rafa, nao sei se por esperança ou logica, mas acredito que ambas continuem. afinal, sexta feira nunca eh um bom dia mesmo.

  5. Rafa Bauer

    O Dudu’s tem sempre que vir falar de FF né, mesmo quando não tem nada a ver com o tópico, só pra me provocar.

    Mas não demora muito pra eu coletar um dedo. Ah, não demora.

    Ps.: não é só pra discordar, mas:
    – não acho que Numbers vá ser renovada. Um dos protagonistas já tá até em outros projetos.

    – FNL vai ter uma 5ª e provavelmente última temporada.

  6. Guilherme

    Gente, não sei o que aconteceu com Ghost Whisperer… No final da temporada passada e no início dessa, ela ficava toda semana entre os 10 mais vistos, chegava facinho a uns 10, 11 milhões, coisa totalmente exepcional para uma sexta, mas agora caiu demais.

  7. Zumiro tentando entender o Futebol Americano de FNLights

    FNL é de longe, na minha opinião, a melhor série dramatica-juvenil desde BH-90210. Deveria ter mais sorte sim e ser analizada melhor pelo público lá dos EUA. Uma série com S maiúsculo, não um lixo como 90210 atual, Melrose Place (ninguém merece!!) e “Gospe” Girl. Mas os cérebros de ameba americanos (não muito diferentes dos daqui do Brasil!!!), preferem American Idol ou Dancing IStars (afff!!!)… fazer oque?!?!

    E dá-lhe Raul Gil e Faustão version american

  8. Gilberto

    A renovação de Smallville só vai terminar de queimar a série… Quem quer apostar comigo que neste período no ano que vem a série apresentará audiência inferior a 1,2 mi? Poderia cancelar a série mas programas uns telefilmes da qualidade de Sociedade da Justiça.

  9. Chelsea

    Concordo plenamente Thiago: FNL sempre mereceu mais audiencia do que tem. Mas fazer o que? Pessoal prefere The Mentalist e CSI (história fecha no episódio, etc). Mas achei que a audiencia ia ser menor, levando em consideracao que já passou na Tv a cabo e só quem deixa pra ver na Tv aberta (e nao baixa) é que assiste. A NBC podia tentar era passar as cenas excluidas no caso, pra ter algo a mais e tentar chamar os fans que baixaram. Mas, se a próxima temporada for realmente a última, que o Coach termine a trajetória dele lá em cima (mesmo que a audiencia nao corresponda).

  10. Claudemir

    Assisti somente aos primeiros episódios de “Friday Night Lights” e abandonei por achá-la terrivelmente ruim… Nunca voltei a ela, e não será agora, pois acho que tudo continuou na mesma.

  11. Vanessa

    Vocês poderiam incluir nos ratings a qual episódio se refere a audiência. Tipo “Supernatural – S01E21”

  12. Thiago Sampaio

    É uma sugestão a se pensar, mas ia ficar tão difícil de fazer isso, Vanessa… Além de ter que falar sobre séries que não vejo, teria que acrescentar a numeração de 100% deles? É fácil quando a gente sabe o número dos que acompanhamos, mas de todos? =T

    Além do mais, na tabela já há a data de exibição do episódio e pelo menos faço a ressalva de season premiere/finale e reprise. Acho que a numeração ia ser “demais”.

  13. Tiago

    Também acho que a dupla Ghost/Medium volta. Apesar de ambas terem caído desde o início da temporada, ainda tem números sólidos. E com o provável cancelamento de Miami Medical, a CBS teria que estrear 2 novas séries nas sextas da fall season, caso cancelasse um dos dramas paranormais, o que seria muito arriscado para audiencia.

    E é óbvio que Numb3rs não volta. Muito menos FF! kkkkk

  14. Cláudio

    Quando o Canal Sony estreia a 4ª temporada de Friday Night Lights no Brasil? Alguém sabe?

  15. juninho

    nao entendi essa queda de sv,mais a coisa nao ta feia coisa nenhuma,isso e mania das pessoas do site aqui de sempre falar mal de sv

    c fosse outra serie da cw fora spn,ja estaria abaixo dos 1 mi e cancelada,e sv a fazendo boas audiencias sim,alias aumento e quebro recorde para a cw nas sextas,e um dia ruin,mais sv ta fazendo historia e vai pra sua 10° tempo e nao duvido nada que a audiencia do final da tempo vai chegar nos 3 mi facil

    entao repito nao tem nada feio em smallville a serie esta fazendo bonito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account