Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na sexta, 5, e no domingo, 7 de fevereiro

Pin it

Cena da final do Superbowl Tive alguns problemas técnicos (a BIOS de meu computador não quis colaborar) e por isso ficamos um pouco atrasados com a TeleRatings.

E que período pra ficar atrasado: na sexta-feira (5) teve o longa Absolute Justice, o telefilme de Smallville, que para um programa da CW nesse dia da semana, até que se saiu bem.

Só que o melhor desempenho do mês… do ano… da história da TV americana ficou mesmo com o Super Bowl. A edição de número 44 do evento mais assistido dos Estados Unidos superou todas as expectativas e…

Bem, falemos da sexta-feira antes de tudo e o hypado episódio especial duplo de Smallville. Para o alto e avante!

Ranking por horário da sexta-feira, 5 de fevereiro

[table id=23 /]

A sexta-feira foi vencida, como sempre, pela CBS, que inclusive melhorou consideravelmente seu números em relação a sexta-feira passada, voltando a ficar acima dos 2,2 pontos na média da noite entre o público de 18 a 49 anos.

Após um fraco desempenho semana passada, Medium volta a ter números superiores aos de Ghost Whisperer. E esse é um ponto importante, pois as duas são veteranas e a cada temporada ficam mais caras de serem produzidas. Com isso, as chances de apenas uma ser renovada são grandes.

A ABC foi a segunda emissora da noite, graças ao jornalístico 20/20, que vem fazendo boa temporada e revela uma tendência para a próxima temporada: o fim de seriados inéditos nas micadas sextas-feiras. Mas falemos disso em outra ocasião.

E a Fox, que até então era mera coadjuvante, subiu para terceira. Com o fim de Dollhouse, uma reprise de House em seu lugar registrou melhor desempenho que a maioria dos inéditos da falecida série do Joss Whedon.

Mas quem puxou a audiência do raposa pra cima foi o reality Kitchen Nightmares, que subiu 29% no demo 18-49 em relação a estreia da temporada. O crescimento pode ser creditado a exibição de um episódio na terça-feira passada após o American Idol e claro, ao fato de não ter Dollhouse no horário anterior.

Só que o assunto da sexta-feira foi mesmo Absolute Justice, o telefilme de Smallville. Foi bom, mas podia ser melhor. Na primeira hora, a série marcou 1,1 ponto no demo até subir para 1,3 na segunda hora de exibição, passando dos 3 milhões de telespectadores apenas na meia hora final. Na média da noite, foram 1,2 pontos e 2,77 milhões de telespectadores.

Foi o melhor desempenho da série na temporada e a melhor audiência da CW numa sexta-feira desde que o Friday Night Smackdown! deu no pé em 2008. Só que, apesar disso tudo, poderia ser melhor.

Enquanto isso, no domingo…

Ranking por horário do domingo, 7 de fevereiro

[table id=24 /]

Domingo, dia de Super Bowl, e certeza de grande audiência para a emissora que fosse exibir o evento mais assistido do ano nos Estados Unidos. Mas o que aconteceu nesse dia 7 foi algo extraordinário, pra entrar em livro dos recordes.

Os números ainda não são os finais, mas a CBS divulgou nota à imprensa informando que o jogo entre New Orleans Saints e Indianapolis Colts (vencido pelos Saints) teve 106,05 milhões de telespectadores. Isso significa um aumento de 8% em relação à última edição, que era recordista com 98,70 milhões, fazendo dessa a maior de todas as edições e o mais importante de tudo: a quebra da maior audiência de todos os tempos.

Esse jogo superou o até então imbatível finale de M*A*S*H, em 1983, que teve 105,97 milhões. Curiosidade: após a finale de M*A*S*H foi registrado um problema no reservatório de esgoto em Nova York, visto que milhões de pessoas usaram a descarga de seus sanitários, ao mesmo tempo, assim que acabou a clássica dramédia médica.

Não ocorreu o mesmo dessa vez, mas o ocorrido foi relatado apenas pra enfatizar a importância desses números colossais.

Auxiliado pelo desempenho mostruoso do Super Bowl, a CBS exibiu no post game o reality Undercover Boss, que tem como premissa revelar o que acontece quando os chefes de grandes empresas trabalham desfarçados ao lado de seus empregados.

A premiere da CBS conseguiu gerar 38,6 milhões em sua audiência geral (demo ainda não confirmada), melhor desempenho desde a exibição de Survivor, também da CBS, quando em 2001 gerou 45 milhões.

Esse horário de post-game tem sido usado nos últimos anos pelas grandes redes pra impulsionar a audiência de um determinado programa, sendo que sua escolha precisa ser feita com cautela. Exibir um show já consagrado apenas pra bater recorde de audiência seria um desperdício. Porque então agendar o episódio de uma série veterana?

O ideal, acredito eu, é a exibição de uma novata (mais que quatro anos é desperdício), e que em seu horário normal seja exibida às 20h ou às 21h, pois espera-se que após a exibição diante desses milhões de telespectadores, alguns resolvam seguir com o programa. Isso ajuda no efeito cascata de uma determinada noite, podendo dar certo, ou errado.

A escolha da CBS em exibir a premiere de um reality não seria a maior das controvérsias. O canal também já exibiu por duas vezes a estreia de novas temporada do Survivor, por exemplo. Uma tentativa “padrão” foi feita em 2007, quando a emissora do olho gerou 26 milhões com Criminal Minds, mas os números seguintes dessa série não mostram mudanças em relação aos episódios de antes do Super Bowl.

Agora é ver para crer se o Undercover Boss fez por merecer essa exibição. A resposta vem no próximo domingo, após a exibição de seu segundo episódio

Séries citadas:

20 Comments

  1. Thomaz Jr.

    Acho que nos EUA tbm existe gente como eu, que não curte esportes, mas adora coisas como Modern Family e desenhos. Afinal, 1.3 e 1.4 de demo numa reprise e enfrentando superbowl. rs

  2. anderson

    Se pensar bem, que serie a CBS poderia colocar apos o Super Bowl, todas estao relativamente bem, e nao acredito que mudaria muito.
    Talvez TBBT, mas acho mais acertado um show novo, mesmo q um reality. Pode trazer bem mais melhorias a grade.

  3. Maria Clara Lima

    Smallville até que se saiu bem?? Se a série não fosse na sexta e recebesse a metade da atenção de Vampires Diary e Gossip Girl teria ido melhor que o Super Bowl! HAHAH Exagerei..

  4. Dudu's

    Cara, a CBS acertou muito bem. 38 milhões, por essa eu não esperava.
    E a FOX resolveu passsar episodeos ineditos contra a Super Bowl? o.o

    Cara,eu ainda acho que o recorde de audiencia pertence ao M*A*S*H.
    Olha só, a diferença de audiencia não passa de 1 milhão, e em 1983, os EUA tinha uma população menor, com isso, existia menos Televisões.
    Mas tudo bem :)

  5. Chelsea

    Nossa, nem eu esperava essa audiencia do Super Bowl. Mas eu assisti o jogo, assisti o show (The WHO!) e tava torcendo pelo Saints, eles merecem (além de ter lembrado FNL, afinal, eles comecaram perdendo de 10X0 e viraram o jogo).

  6. Lucas Avila

    fiquei grudado naquela porcaria de jogo só pra ver o the who,acabei comendo mosca! a ESPN cortou o show ou eu cochilei olhando aquele lixo! God damm’it

  7. Naiara

    Só por curiosodade: qual foi a audiencia do Super Bowl aqui no Brasil?

    eu vi o jogo, também por causa do The Who e o negocio é animal, mas sabe que eu gostei!!!! a Sportv tbm passou e o show foi muito bom, eles ainda estão bem…

    De qqr maneira 106 milhoes de pessoas assistindo um jogo? é mais que a população do Brasil…

  8. juan carlos

    Algum canal por aqui, talvez o FX mesmo, poderia exibir a Smackdown e o Raw. Só passam o ECW, que é o mais fraco das federações de Luta Livre.

  9. Chelsea

    Naiara, nao é mais que a populacao do Brasil nao. Nosso país tem, aproximadamente, 193 milhoes de habitantes.

  10. Daniela Oliveria

    Só por curiosodade: qual foi a audiencia do Super Bowl aqui no Brasil? [2]

    Super Bowl para variar foi DEMAIS!! Go Saints!!! Mas não tem jeito, cada vez que assisto final de qualquer coisa nos USA fico impressionada. Como eles são bons em fazer/montar espetáculos!

  11. Fernando dos Santos

    Gostei do bom desempenho de Absolute Justice nos ratings.Concordo que poderia ser melhor, mas pra um show do CW que vai ao ar nas noites de sexta-feira, não dando traço é lucro.

  12. sonylena

    Oi Thiago…um abração para vc!!!! matando as saudades omo se fosse ER!!!

  13. Rafael Carvalho Arantes

    Koe Lucas Avila eu vi o superbowl todo e o show do the who NAO foi cortado…
    SuperBowl eh a final da Copa do Mundo nos EUA, adorei o jogo e parabens pro Saints por ser campeão e o show do The Who foi irado.
    E viva a ultima temporada de Lost

  14. juninho

    msm com o minimo dos minimos esforços da cw de promover smallville,a serie foi bem e quebro ate recorde pra essa emissora de 5º categoria chamada cw,c continuasse as quintas e tivesse a msm puxaçao de saco que gg,vd tem como disseram ai em cima duvido que sv nao cravava uns 5,6 mi na audiencia,mais a cw aposta errado foi na ideia de uma tal dawn e ta,pagando quando poderia estar lucrando com essa excelente 9º tempo de sv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account