Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na segunda, 3 de maio

Pin it

Jim Parsons em The Big Bang TheoryPor causa da situação de Charlie Sheen, que agrediu a mulher no Natal (veja aqui) e depois foi pra reabilitação (e aqui), Two and a Half Men terá dois episódios a menos nessa temporada. Com isso, pelo menos dois inéditos de The Big Bang Theory seriam exibidos às 21h30 após reprises de TaaHM – e eu estava curioso para ver seu desempenho. Infelizmente, não aconteceu…

A CBS antecedeu em meia hora o inédito de TBBT (uma reprise sua enfrentou Romanticaly Chalenged, às 21h30) e uma aplicação empírica da força de audiência do quarteto nerd não aconteceu. Só que, apesar das variáveis (o lead foi Rules of Engagement, cerca de 25% inferior à uma reprise de TaaHM), acho que podemos chegar à um resultado conclusivo.

Diabos, por que só por estar falando de The Big Bang Theory, estou “tentanto” falar como nerd?

Ranking por horário da segunda-feira, 3 de maio *

[table id=97 /]

* A tabela leva em conta a audiência preliminar do instituto Nielsen, que mede a audiência americana e só libera os números finais algumas horas depois, ao final da noite.

Pela primeira vez na temporada, Sheldon e companhia ficaram abaixo dos 12 milhões na audiência geral e com menos de 4,7 pontos (demo 18-49 anos) nessa temporada. Ou seja: os 11,55 milhões e 4,5 pontos do episódio dessa segunda (3) representam a menor audiência do terceiro ano de The Big Bang Theory. Algumas coisas podem explicar esses números “baixos”: a exibição meia hora mais cedo pode ter confundido os telespectadores, a concorrência contra Dancing With the Stars pesou ou Two and a Half Man fez falta.

Ainda assim, apesar do recorde negativo da temporada, esses números de TBBT (especialmente a demo de 4,5 pontos, a mais alta da noite) estão longe de serem ruins. Com, ou sem TaaHM (Charlie Sheen quer mais dinheiro no bolso para renovar seu contrato), dá pra dizer que por muito tempo The Big Bang Theory será sempre a campeã das noites de segunda.

O negócio nesse dia é que praticamente todas as séries caíram. Na Fox, House ficou abaixo dos 10 milhões pela primeira vez e perdeu 10% do desempenho no demo 18-49 em relação à semana passada – ao menos 24 Horas manteve sua audiência geral e ficou mais próximo dos 3 pontos. Já na CW a queda foi geral: apesar do bom retorno na semana passada (veja aqui), One Tree Hill voltou a ficar abaixo dos 2 milhões e levou junto Gossip Girl (que só ficou acima dos 2 milhões, em 2010, exatamente na semana passada).

De volta ao canal do olho, às 20h How I Met Your Mother deu uma recuperada ao ficar bem acima dos 7 milhões e volta à casa dos 3 pontos. Logo depois, Rules of Engagement, dessa vez com um lead inédito, aproveitou a chance, também voltou a fazer mais de 7 milhões e segue com o melhor desempenho dentre as comédias que batalham por uma renovação na CBS.

Na ABC, mais uma pequena queda para Dancing with the Stars, que empatou sua demo 18-49 anos de 3,8 pontos com House e os 4,5 com The Big Bang Theory. Logo depois, Romanticaly Chalenged caiu mais uma vez na demo e às 22h Castle voltou a liderar no público geral – embora CSI:Miami, pela CBS, tenha sido um pouco melhor na demo.

Levem em conta que isso tudo pode ser diferente nos números finais…

Por último, mas não menos importante, na NBC (que exibiu a única reprise da noite, com Law & Order fazendo melhor que a finada Trauma), a veterana série jurídica apresentou uma leve melhora em relação ao seu último inédito às 22h, no distante 29 de março (foram 6,14 milhões contra 5,98, mas a demo foi um pouco inferior e caiu 0,1 ponto). Quanto a Chuck (pobre Chuck), a queda prossegue: com 600 mil telespectadores a menos e empatando com seu pior desempenho no demo…

TV a Cabo

Na sexta-feira (30), Stargate Universe deu uma recuperada na amostra 18-49, saltando de 0,4 para 0,6 pontos, num episódio que teve 1,59 milhões de telespectadores. O porém é que a série do SyFy está oscilando demais nesse patamar (sempre 0,4 ou 0,6) e ainda não encontrou uma constante. Logo depois, Merlin conseguiu 1,27 milhões com 0,3 de demo.

A animação The Ricky Gervais Show fez para a HBO míseros 179 mil telespectadores, com demo de 0,1 (como o share, porcentagem de televisores sintonizados no canal, foi zero, eu diria que isso é praticamente “traço”).

Quanto ao documentário Life, da BBC e agora exibido pelo Discovery Channel, infelizmente consegui números apenas dos dois primeiros episódios: 11,8 milhões e 11,5. Mas se serve de consolo, já dá pra dizer que o programa é a melhor audiência na década do Discovery e que ela já atingiu, pelo menos, mais de 78 milhões de pessoas desde então (pessoas que, por pelo menos mais de um minuto, deixara a TV na Discovery durante Life.

Séries citadas:

16 Comments

  1. Dudu's

    É, 4.5 até que eu bom. Mas isso mostra que a série do nosso querido Charlie Sheen é o principal motivo que faz TBBT atingir -5.4 na demo.
    Chuck, Chuck, poor Chuck… Sério, acho que 1.9 na segunda nem a NBC renova. Mas veremos, como tu mesmo – falou uma vez: ” O que é um seriado de sucesso num canal fracassado?”. Claro que Chuck está longe de ser um hit, só usei esssa frase pq eu acho que a situação de NBC está critica. Mas veremos, ainda tem Hereos para ser cancelada também..

    House está indo, podia estar melhor. Ficou feliz por 24, mesmo estando com numeros medianos, está subindo aos poucos..

    O que é a CW?

  2. Bruno Costa

    Life (BBC / Discovery)com 11,8 milhões e 11,5???? eh de fazer inveja pra muita serie hein? Valeu Thiago pela informação!!!

  3. Dudu's

    Todo mundo falando que House está no “buraco” e tal, mas vale lembrar que House possui a 2° maior demo entre os seriados na segunda. Só perdeu hoje para TBBT.

  4. LUCAS

    Concordo com o Dudu’s.O que realmente importa é a demo, e House tá bem nela.Semana passada ficou na frente de DWTS e nesta empatou.Fundo do poço é a CW.

  5. Luiz Milagres

    É impressão minha ou velhinhos e criancinhas são a maior parte da aidiência de DwTS?

    “Diabos, por que só por estar falando de The Big Bang Theory, estou “tentanto” falar como nerd?”
    Forçou a barra, ein Thiago… rsrs

    “Levem em conta que isso tudo pode ser diferente nos números finais…”
    Sendo assim, não seria mais interessante atrasar um pouco a coluna e fazer análises mais precisas?! ;-)

  6. Fernando dos Santos

    Felizmente Castle segue com bom desempenho.

    Quanto a Law & Order, eu acho que o fator que mais atrapalhou os índices da série nessa temporada foi a idéia de exibirem nas sextas-feiras.Quando colocaram na segunda-feira o estrago já estava feito.

  7. Thiago Sampaio

    “Sendo assim, não seria mais interessante atrasar um pouco a coluna e fazer análises mais precisas?!”

    Já tem gente dando indireta pelo fato da coluna ser ‘atrasada e com comentarios’, imagina se eu demoro mais ainda…

  8. gilberto

    eu ñ acho TBBT tá muito bom!! 4,5 enfrente a dcimg with the stars ñ é pra niguem! o que eu ñ gostei foi a cbs ñ ter exibio 2HOMENS porque isso?? mesmo sendo reprise ey acho que a serie alavancaria 13 milhoes com ceteza!!! chuck JÁ ERA…

  9. anderson

    O fundo do poço de House se diz a respeito da qualidade (que sempre foi superestimada) que a gora esta refletindo na audiência.
    A

  10. Luiz Milagres

    Não sei porque as pessoas reclamam, Thiago… A forma que você dispõe a audiência é de excelente visualização, vale a pena a “demora”! E mais, valeria a pena atrasar 1 dia mais para vir com os números finais, como já disse…
    Vlw!

  11. Pingback: Audiência – Segunda 03/05 | O Brasileiro Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account