Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na segunda, 26 e terça, 27 de abril

Pin it

ChuckAo produzir as colunas, acabo cometendo uma ou outra injustiça, pois além de começar a escrevê-las há apenas uns três meses, é impraticável eu assistir e estar por dentro de todas as séries da TV americana. O que provoca duas situações -problema.

Na primeira situação, eu, apesar de tentar ser o mais parcial possível, invariavelmente “passo a mão na cabeça” dos seriados que assisto e sempre tento ver o lado positivo de ocasionais números baixos. Caso de Southland, Damages, Scrubs.

Ou então, levo em conta minha análise pessoal do episódio da semana pra justificar uma possível oscilação de audiência, como em House, Lost e 24 Horas, por exemplo.

Já na segunda situação, estão as maiores injustiças da coluna.

Para os seriados que não assisto, sobra uma análise fria e focada apenas no desempenho dos números, independente de seu momento narrativo. Apesar das mea culpas destacando algumas séries que não vejo (casos de Flashforward, Grey’s Anatomy e Private Practice), vez ou outra faço um comentário que, para os fãs de uma determinada série, chega até soar como crime ou heresia.

O motivo disso tudo? Está ilustrado na coluna: Chuck, que não vejo, e sua problemática audiência.

Ranking por horário da segunda-feira, 26 de abril

[table id=91 /]

A princípio Chuck, que nunca decolou na audiência, teria uma terceira temporada reduzida (13 episódios), mas com o fim do The Jay Leno Show, diariamente exibido às 22h, a NBC pediu mais seis episódios do agente nerd para completar sua grade. Foi um golpe de sorte para o seriado, que ao invés de ser exibido só em março, iniciou sua temporada em janeiro. Só que desde essa premiere, Chuck não mostrou a que veio.

Estreando com um episódio duplo, Chuck ficou pela única vez no ano na casa dos 3 pontos na demo 18-49 (alvo dos anunciantes, e que tabela o preço dos intervalos comerciais) e desde então só fez cair. A série então empacou na faixa dos 5 milhões e por diversas vezes gerou menos de 2 pontos na demo; algo que nem Heroes fazia.

Parenthood, com a melhor demo da NBC, foi renovada. A cultuada Law & Order:SVU tem o segundo melhor índice (sua média foi prejudicada quando exibida antes das 22h por causa do Jay Leno). Logo atrás, em situações desconfortáveis, estão Chuck e Heroes

Apostei no cancelamento de Southland e felizmente me enganei (prognósticos da TV a cabo são mais complicados) e a NBC ser um caso a parte (o que é uma série de sucesso num canal fracassado?), fica difícil imaginar que Chuck seja renovada, apesar dos fãs elogiarem sua boa fase de criativadade narrativa.

Nessa semana, apesar ficar acima dos 2 pontos, Chuck não passou dos 6 milhões mesmo diante de uma reprise de How I Met Your Mother. Se levarmos em conta que renovar uma série para a quarta temporada não é das ações mais baratas, mais a falta de suporte da NBC que não promove a série nem com reza braba, acredito que é mais fácil Chuck ser cancelado do que renovado…

Pronto! Depois dessa enésima mea culpa, vamos seguir com os números da segunda (ainda vamos cobrir a terça-feira).

Às 20h, House fez números parecidos com os da semana passada, mas uma leve melhora na demo foi o suficiente pra fazer da série de Hugh Laurie a mais vista da noite nesse segmento, ficando à frente até mesmo de Dancing with the Stars, que falha em emular a demo vencedora do American Idol. Só que preciso confidenciar algo aqui: ainda não “regurgito” ao mencionar o nome do protagonista da série, mas House está ficando um pouco difícil de aturar.

Ainda pela Fox, logo depois, 24 Horas em mais um ótimo episódio voltou a ficar acima dos 9 milhões. Damn it, Jack! Custava manter esse ritmo de ação no início da temporada? Acredito que o papo de cancelamento seria outro… Já Trauma, que não passei do piloto, é uma que nunca conseguiu se recuperar; seu máximo foi ficar acima dos 5 milhões na series finale (peço perdão antecipadamente, mas viram como invariavelmente trato diferente as séries que assisto?).

Na ABC, de seriado inédito, apenas Romantic Chalenged, que perdeu uns 2 milhões e meio de telespectadores, fora os 0,5 ponto na demo, em relação à semana passada. E aí? Posso continua taxando o desempenho de sua premiere como um falso positivo?

Por fim, na CBS em meio à reprises, um inédito de Rules of Engagement mesmo sem o auxílio de HIMYM segue na luta por uma provável renovação. E na CW, a longêva One Tree Hill voltou de um longêvo hiato, com um desempenho superior ao finale de Life Unexpected. Gossip Girl agradece: a série da garota do blog voltou à faixa dos 2 milhões.

Ranking por horário da terça-feira, 27 de abril *

[table id=92 /]

Me prolonguei demais falando de Chuck nessa coluna (que nem deveria ser dupla, mas acabou sendo) então vai sobrar para a análise da terça (27), que farei mais rápida do que o normal.

Às 20h desse dia, encontra-se o momento mais disputado do prime-time americano. Tirando o café-com-leite 90210, da CW, tem pra todas: Dancing With The Stars é o programa mais visto da ABC nas terças, mas fica atrás da boa demo de The Biggest Loser, da NBC, que na média de suas duas horas de exibição, acabo sendo superior – 2,7 contra 2,3.

O líder no início do prime time é mesmo American Idol, com uma demo invejável de 6,7 pontos. Não muito atrás, está o único seriado dessa faixa (já falei que 90210 não conta?), NCIS, da CBS, que fez bonito com seus quase 16 milhões de telespectadores.

Com Lost reprisando, o embate das 21h ficou dividido entre Glee e NCIS:LA. E “surpresa”: mantendo praticamente a mesma audiência de sua matriz, os forenses navais da CBS ficaram à frente do seriado musical da Fox no índice geral. Mas, se serve de consolo, o hit Glee fez enormes 5,3 pontos na demo (lembrando que os números da terça não são os finais).

E às 22h… problemas. Parenthood não está nem aí: apesar da baixa audiência geral, a série família da NBC líder da demo novamente. O risco fica com a boa The Good Wife, que apesar de ter mais que o dobro de telespectadores da concorrência, seu público entre 18 e 49 anos continua muito aquém do esperado, sendo 1 ponto menor do que os NCIS.

Pior mesmo é V: a série, que desde o retorno do hiato não tem mais fôlego, sofreu com a reprise de Lost e ficou abaixo dos 5 milhões no geral (queda de 4%) e dos 2 pontos (queda de 19%) pela primeira vez. Acho que já sei qual será o foco da próxima coluna de terça-feira…

*A tabela leva em conta a audiência preliminar do instituto Nielsen, que mede a audiência americana e só libera os números finais algumas horas depois, ao final da noite.

TV a Cabo

No “distante” domingo (25), apenas os números da HBO. Treme, que estreou no dia 11 com 1,12 milhões de telespectadores e uma demo de 0,4, foi imediatamente renovada para uma segunda temporada. Pois bem: na semana seguinte, dia 18, foram 777 mil telespectadores (0,3 de demo) e finalmente, nesse domingo, uma leve recuperação com 809 mil telespectadores (0,3 de demo) em seu terceiro episódio.

Esses números fazem de The Pacific um sucesso. A mini-série da Segunda Guerra Mundial, produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, e que leva nas costas o orçamento de U$ 250 milhões mais o peso do sucesso de Band of Brothers, segue com uma base fiel, a qual estou incluso: em seu sétimo episódio, foram 2,55 milhões e uma demo de 0,9 ponto.

Séries citadas:

28 Comments

  1. Lucas Ávila

    Chuc cancelada? isso seria realmente um pena.Por essa série fiz o que não tinha feito por nenhuma outra: rezar. Mesmo quando Studio 60 foi cancelada eu não fiquei tão triste quanto com esses seus prognosticos Thiago. Se você não assiste dê uma olhada com mais carinho nessa série… a possibiidade de se apaixonar por ela é grande.

  2. Rafa Bauer

    Os números de Parenthood e The good wife não estão trocados? Não creio que a série da NBC faria 12,12 milhões no geral… hehe

  3. Aline

    Levei um susto qdo vi Parenthood com 12,12 milhões, mas aí depois vi com oestava The good Wife e tudo fez sentido, hauahua. Ma so que importa agora é que foi renovada :DDD

  4. Thiago Sampaio

    Eu inveti mesmo os números na tabala, Rafa. Menos mal que acertei no texto. E Lucas, eu vejo tanta série e tô com tão pouco tempo livre… que fica difícil eu começar a ver Chuck =/

  5. @rasecsantana

    “Gossip Girl agradece: a série da garota do blog voltou à faixa dos 2 milhões.”

    Gostei que tenha aumentado à audiência, pq melhorou mesmo, os episódios.
    E, 90210, que tbm, melhorou muito tbm da temporada passada, para esta, continua na faixa dos 1 milhões..espero que melhore…

  6. mazinha

    Feliz por NCIS fazendo bonito, e triste por V…se continuar assim provavelmente vai ser cancelada.

  7. Dudu's

    Acho que esses numeros mostram que tanto FF como V estão na beira do cancelamento. V parece estar melhor, mas é só tirar o seu lead-in, que a casa cai.
    Eai Rafa Bauer, ainda acha que o teu dedo ta salvo?.

    Thiago, mesmo com os numeros “baixos” de Treme. Acho que não torna a audiencai de The Pacifi um sucesso. :(
    200-250 milhões de doláres em 10 episodios, e com uma demo de menos de 1.0… É meio deprimente.

  8. Diego

    Acho que do jeito que a NBC está,acho melhor não cancelar Chuck, é melhor ter seus 5 ou 6 milhões do que estrear um Trauma da vida,afinal que novidade desse ano está fazendo uma audiência tão boa é só olhas os números de Parenthood!

    V fez uma audiência bem baixa,acho que já era!

  9. Thiago Sampaio

    Dislexos deveria ser proibidos de escrever… Checo uma porrada de vezes o texto antes de enviá-lo, mas sempre sobra um ou outro erro, como na tabela. (e na minha resposta, número 3, q falta ‘r’, troco ‘e’ por ‘a’… huahuahuahaua)

    Negócio que, Dudu, nessa de The Pacific ser um “sucesso”… era pra ser aspeado, embora relendo aqui, meio que dá pra ficar claro que levando em conta os números de seu 7º episódio, se comparando com Treme, não está tão mal assim. O invesimento é mesmo uma desgrama (fizeram lavagem de dinheiro? não é possível!), mas… não está tão mal pra TV a cabo em noite de domingo

  10. Luisa Castro

    Os números de OTH e Gossip Girl estão certos? Vi em outros sites que OTH ficou com 2.06 e Gossip com 2.04 na audiência geral

  11. anderson

    ainda não “regurgito” ao mencionar o nome do protagonista da série, mas o seriado House está ficando um pouco difícil de aturar.
    eu do contrario, me dá nauseas só dizer q o tal sujeito é ator. Ainda bem q o Emmy nunca fez a burrada de o premiar.

  12. Lu

    Contente por NCIS e Parenthood…mas preocupada com The Good Wife. A série é ótima.

  13. Victor hugo

    Thiago, acredito q Chuck seja renovado nem que seja p 13 episodios no midseason.
    Dudu`s V ainda esta na frente na corrida com FlashForward. Se V voltar a subir semana q vem será renovada já FF vem a 3 semanas perdendo/empatando com CW.
    The Good Wife se continuar assim não me espantaria de ver proxima temporada nas noites de sexta.

    Romantically Challenged não teve um segundo episodio tão bom mas seu futuro reside tbm na desempenho na proxima semana. Se cair, tchau… se subir uma segunda temporada.

    Glee é um fenomeno… não q a série seja uma obra prima pois é divertida e só.

  14. Evelin

    Chuck nao pode ser cancelada e eu acho que nao vai porque a serie chuck e a melhor que eles tem( NBC) deem uma olhada na tabela e a melhor. Mais mesmo assim pesso ajuda pra quem possa asirtir asista.

  15. Bruno

    o segundo quadro está como segunda tb…

    Resposta da Redação: Corrigimos!

  16. Celso

    “Na primeira situação, eu, apesar de tentar ser o mais parcial possível”

    O Thiago já diz tudo, ele não é apenas parcial, ele o é o mais possível.

  17. Dudu's

    Victor Hugo.
    É claro que V vai subir semana que vem, vai ter Lost novamente como lead-in.
    Mas se V tivesse um lead-in tão forte, a sua audiencia irai ser que nem a de FF. ( ou pior, ou umn pouco melhor)

  18. Andrei

    E o pior de tudo é que essa audiência escrota de V é culpa do canal, que fez um hiatus enorme logo depois do episódio 4, teria sido uma ideia melhor eles terem deixado pra estreiar a série só em 2010.

    Porque mesmo que não ficasse na casa dos 9 milhões até o fim, a queda teria demorado mais para acontecer.

  19. Dudu's

    Falando sobre Chuck..
    Mesmo a audiencia estando ridicula ( sim, ridicula), a NBC vai renovar eu acho. Porque o canal não tem mais o que fazer. Tentou botar o Jay, foi um fracasso. Dai a crise piorou.. Então é renovar Chuck ou Heroes. E vindo da NBC, creio que pode renovar os dois. ( o que iria fazer eu rir muito)

  20. Victor hugo

    Dudu`s
    Isso é vero.
    É fato que hj tanto V qto FF penem na audiencia por culpa da propria ABC q colocou as duas em um hiatos imenso e acharia q isso iria ajudar e em parte dos roteirista que não sabem aonde querem levar a trama

  21. Rafa Bauer

    Dudu’s
    Tenho certeza de que meu dedo está a salvo. V vai ser renovada. FF vai ser cancelada.

  22. Dudu's

    Victor Hugo:
    É verdade. Mas eu acho que esse hiato, ajudou muito FF ( rem realção a história), pois o trama ficou muito mais interessante. Sobre V, acho que continuou na mesma.

    Rafa Bauer:

    Veremos, veremos.:)

  23. Fernando dos Santos

    Que números minguados esses desta terça-feira.Nem NCIS e nem mesmo American Idol alcançaram a casa dos 20 milhões de espectadores.Qual seria o motivo?

    Na tevê paga os números de Treme estão baixos mesmo.Fazem até os índices da saudosa The Wire parecerem ótimos.No entanto eu acho que esse é o tipo de show produzido pensando mais num público específico assim como também era The Wire, situação bem diferente de Pacific que é uma megaprodução épica buscando alcançar o grande público.

  24. fred

    chuck nao pode ser cancelada,e uma das melhores eries q ja ssisti ,mas parece q o povo de la nao gosta mto fazer o q ,torco pra q continue

  25. Rogério Augusto lopes

    O problema é que Chuck con concorre com House e Dancing With the Stars, desse jeito é dificil ficar em 1º ou 2º mas o 3º/4º lugar ta de bom tamanho se analizar a concorrencia. Espero que Chuck não seja cancelada.

  26. Valmir Junior

    Eu mi apaixonei por chuck
    Nunca tinha assistido isso pq me apaixonei na 2ª temporada q n chega nem de perto com a 3ª temporada
    O problema é Chuck x DWTS ai mata
    ante do DWTS chuck faz 7~8 mas agora fudeu :(

    ~~FOURTH SEASON PLEASE~NBC~~

  27. Pingback: Audiência nos EUA na segunda, 3 de maio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account