Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na segunda, 24 e terça, 25 de maio

Pin it

Kierfer Sutherland em 24 HorasSe no domingo perdíamos Lost, na segunda era o momento de dizer adeus à 24 Horas, que em um episódio duplo, nos EUA, registrou média de (apenas) 8,85 milhões de telespectadores.

24 Horas nunca foi exatamente um sucesso de audiência. A produção atingiu o ápice na 5ª temporada, que levou o Emmy de melhor drama, quando registrou uma média de 13,78 milhões de telespectadores. E esse último ano, com média de 9,22 milhões, só não ficou atrás do primeiro, que teve 8,60 milhões.

Sua fama foi mesmo graças à inovadora narrativa com eventos em tempo real, explorando conspirações políticas e intensas cenas de ação capitaneadas pelo icônico Jack Bauer – gostando ou não de 24 Horas, é um fato incontestável de que Kiefer Sutherland, também vencedor do Emmy, deu vida à um dos personagens mais importantes da história dos seriados.

Bem, o adeus à TV de 24 Horas (felizmente, para os fãs de Jack Bauer, ficamos no aguardo de um filme nos cinemas) não foi o único na segunda e terça-feira nos EUA. Também tivemos o adeus (?) da veteraníssima Law & Order e diversos finais de temporada na CBS. Além do desapontante desfecho de Chuck. Vamos aos números.

Ranking por horário da segunda-feira, 24 de maio *

[table id=115 /]

* A tabela leva em conta a audiência preliminar do instituto Nielsen, que mede a audiência americana e só libera os números finais algumas horas depois, ao final da noite.

Depois de um sonolento início de temporada, a audiência do 8º dia mais longo de Jack Bauer foi lentamente despencando na audiência, e o que começou com consideráveis 11,50 milhões de telespectadores (minha estréia na TeleRatings, aliás), colidiu com os rasos 6,62 milhões do 15º episódio, levando a Fox à decisão de cancelar o seriado. Curiosamente, a qualidade da reta final foi extrema, mas insuficiente para trazer de voltar mais alguns milhões de telespectadores na última hora de Jack Bauer na telinha.

Às 20h, na Fox, 24 Horas ficou atrás apenas de Dancing With the Stars, da ABC, nos números gerais. Mas os 8,39 milhões foram muito mais baixos do que na semana passada, e na audiência do público entre 18 e 49 anos, a liderança com folga entre as séries foi do final de temporada de How I Met Your Mother. Até mesmo a renovada Rules of Engagement bateu 24 Horas na demo (o impressionante mesmo é que RoE bateu HIMYM no público geral).

Às 21h, a situação de Jack Bauer melhorou um pouco, mas não tanto. Além de enfrentar a forte concorrência dos finais de temporada de Two and a Half Men (renovada para a felicidade financeira de Charlie Sheen) e The Big Bang Theory (que na próxima temporada ingressa às 20h das quintas-feiras), 24 Horas teve que lidar com o questionável The Bachelorette. A série de ação da Fox se despedia então sem chegar novamente aos 3 pontos no público entre 18 e 49 anos.

Mas podia ser pior, como aconteceu com Chuck. Renovada graças ao voto de confiança da NBC, Chuck encerrou sua temporada de forma melancólica. Sem forças diante da despedida de 24 Horas, dos finais de temporada da CBS e dos realitys da ABC, o agente nerd da NBC sucumbiu nos números e encerrou sua quarta temporada abrindo a noite com menos de 5 milhões no geral e mal passando disso às 21h. O pior mesmo foi sua demo, inferior aos dois pontos novamente. Digam o que quiser da NBC, mas ela aposta em seus seriados mesmo nas situações mais adversas.

Só que tudo tem um limite e ele chegou para Law & Order. A franquia (que desconheço completamente) de Dick Wolf, que começou 20 anos atrás e é responsável por diversos e duradouros spin-offs, sendo Law & Order:SVU a de maior sucesso no momento, não fora renovada e “apenas” empata com a recordista Gunsmoke (1955-1975) em números de temporadas. Ainda assim, 7,60 milhões de telespectadores e quase 2 pontos na demo para um seriado de 20 anos é algo impressionante. Ciente disso, a TNT negocia uma 21ª temporada na televisão por assinatura, então o cancelamento segue meio que incerto.

E completamente fora de contexto (não consegui fazer uma linha de raciocínio para essa série), CSI:Miami encerrou seu oitavo ano. Foi de longe seu final de temporada, e temporada, menos assistida, mas os legistas capitaneados por Caruso seguem firme e forte na CBS.

Ranking por horário da terça-feira, 25 de maio *

[table id=116 /]

* A tabela leva em conta a audiência preliminar do instituto Nielsen, que mede a audiência americana e só libera os números finais algumas horas depois, ao final da noite.

Já na terça (25), o dia foi dos realitys, que complicaram os finais de temporada das séries da CBS. Na Fox, American Idol, que se encerra nessa noite e será exibido ao vivo no canal Sony a partir das 22h dessa quarta (26), foi sem surpresas a líder com quase 20 milhões de telespectadores. Isso durante uma hora.

Na NBC, durante duas horas, o reality The Biggest Loser encerrou sua temporada com ótimos 3,8 pontos na demo, mas os números gerais não foram tão bons e em relação à temporada passada houve uma perda de 19%. Já na ABC, durante três horas (sendo uma delas reprise), Dancing With the Stars encerrou sua temporada com 4,2 pontos na demo 18-49 e quase 19 milhões no total em sua hora final. Porém, é um número 27% inferior à finale do ano passado.

Enquanto isso, no mundo dos seriados, a CBS nos apresentou uma noite repleta de finais de temporada. Todas em baixa… NCIS fez quase 16 milhões no total (perda de apenas 3% em relação à última temporada), a filial de LA 13,12 milhões (13% menos que a semana passada) e The Good Wife, ainda com problemas na demo (dessa vez foram apenas 2 pontos) fechou sua primeita temporada com 10,57 milhões de telespectadores, um recorde negativo.

Na Fox, Glee, renovada para mais duas temporada, aproveitou mais uma parceria com Idol e fez ótimos 4,8 pontos, mas cai semana à semana. E Parenthood, outra em final de temporada, na NBC, fechou a noite com menos de 6 milhões no total, mas consideráveis 2,6% da audiência de interesse dos anunciantes, graças ao desempenho de The Biggest Loser.

TV a Cabo

A coluna ficou maior do que eu queria, então jogo rápido nos números da TV por assinatura. No domingo (23), uma partida entre os Lakes e os Suns pelos Playoffs da NBA, na ESPN, tomou pra si durante toda a noite 8,46 milhões de telespectadores, além de 3,6 pontos na demo. Isso durante o finale de Lost…  Pelo canal AMC, Breaking Bad fez apenas 1,20 milhões de telespectadores (o,5 na demo), Treme, da HBO, 560 mil (0,2 na demo) e Armywives, do Showtime, 2,60 milhões de telespectadores (0,8 pontos no público entre 18 e 49 anos).

Já na segunda (24), a partida entre os Celtics e Magic , também na ESPN, ficou com 7,96 milhõs de telespectadores e 3,4 pontos na demo. No ABC Family, a cancelada 10 Things I Hate About You fechou com dois episódios:  760 mil e 745 mil, com 0,3 e 0,2 pontos respectivamente. Na TNT, Saving Grace conseguiu 1,48 milhões de telespctadores (sendo 0,4 na demo) e a dupla da Showtime, Nurse Jackie e United States of Tara fizeram respectivamente 670 mil e 509 mil telespectadores. 0,3 pontos na demo pra cada uma.

Séries citadas:

14 Comments

  1. Fernando dos Santos

    E por uma triste coincidência Lost e 24 Horas duas séries emblemáticas da chamada Era de Ouro da tevê americana disseram adeus na mesma semana.Law & Order também é um expoente dessa fase, mas no caso dela ainda há chances de renovação.

    E o CSI:Caruso segue resistindo a passagem dos anos apesar de tudo.

    Eu esperava numeros melhores para a season finale de NCIS, tanto na demo quanto nos números absolutos.Os índices desse final de temporada não fizeram justiça aos excelentes números que a série conquistava até um ou dois meses atrás.

  2. matheus

    TBBT – Arrasou na demo, 5,2, adoro a série.

    Glee – manteve a mesma demo da semana passada, caiu um pouquinho na geral, mas nada muito preocupante. Vou assistir o episódio hoje…

  3. Victor Hugo

    Thiago, a TNT já se posicionou sobre o boato que estaria negociando para ter Law & Order em sua programação. Foi simples: Não existe negociação nenhuma para obter L&O. Vou ver um link e posto aqui, ok?!

    Chuck teve um final com episodio duplo muito bom..pena que pouca gente viu e me preocupa a estreia dela no proximo fall season possa prejudicar toda line up da NBC.

  4. anderson

    Eu nunca dei muita atenção a 24 horas. Reconheço que seu formato foi inovador e merece um lugar na história. Mas não sei se coloco no memso patamar onde se encontram ER, Sopranos, Lost enfim. Talvez deveriam ter maneirado e terminado na quinta ou sexta temporada. Pra não precisar despencar a audiência e ser cancelada.

  5. Flavio Batista

    Preocupado com Chuck tb… foi um dos melhores season finales q já assisti. Pena q nao deram tanta bola.
    E gente, vou ter q assistir esse NCIS. O q q esse programa tem pelo amor de Deus?

  6. cleide

    Flavio Batista
    NCIS tem o Gibbs …. Abby …. Tony …McGee….Ziva…. e o Ducky

    :DD

  7. Thomaz Jr.

    Falando de séries que marcaram a década, a Franquia CSI tbm não é mais a mesma em termos de audiência.

    Será que as comédias retomaram seu lugar? rs

  8. Fernando dos Santos

    Eu torço para que Law & Order seja resgatada do cancelamento por algum canal a cabo mas por outro lado se isso acontecer, certamente serão feitos cortes no orçamento.
    Em Southland por exemplo, os cortes orçamentários já foram confirmados agora que o TNT vai produzir um terceiro ano.Atores que antes eram fixos agora farão apenas participações e personagens antes regulares vão se tornar recorrentes.

  9. Barbara

    Não me conformo com o cancelamento de Law & Order. O mais triste é ver que uma série tão ruim quanto CSI MIami (de tão ruim é uma verdadeira ofensa à nossa inteligência), permanecer.
    É o fim.

  10. mazinha

    Isso Flavio venha para o time dos fãs de NCIS, você vai amar…eu fiquei triste com os números deste final de temporada…realmente a uns 2 meses atrás NCIS fazia 20 milhões …o que tá acontecendo?

  11. Fernando dos Santos

    Mazinha, a hipótese mais provável é que o início do horário de verão derrubou a audiência dos shows que vão ao ar as 20 horas.Até mesmo o mega hit American Idol foi afetado.Ele costumava ultrapassar com folga a casa dos 20 milhões nas noites de terça mas nos ultimos meses isso quase não aconteceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account