Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA na quinta-feira, dia 9 de outubro

Pin it

Cena de CSIE finalmente temos um mega hit! CSI retornou nos Estados Unidos nesta quinta-feira, e pela primeira vez neste fall season um seriado teve mais de 20 milhões de telespectadores! (E também desempenho superior ao da estréia do reality Dancing with the Stars, o que significa que existe esperança para a América do Norte). A quinta-feira foi marcada ainda pela boa estréia da comédia Kath & Kim e da cobertura especial de eleições do pessoal do Saturday Night Live, pelo belo confronto entre Life on Mars e Eleventh Hour e a recuperação de ER.

Ranking por canal

Emissora CBS ABC NBC Fox CW
Média
(em milhões)
15,96 11,54 8,80 6,54 3,61

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Survivor: Gabon (CBS) 13.31
Ugly Betty (ABC) 8.48
My Name is Earl (NBC) 7.09
MLB Playoff Pregame (Fox) 5.26
Smallville (CW) 4.08
20h30 Kath & Kim (NBC) – estréia 7.46
MLB Playoff (Fox) – 20h30-22 6.80
21h CSI (CBS) – nova temporada 22.98
Grey´s Anatomy (ABC) 14.54
The Office (NBC) 9.00
Supernatural (CW) – estréia 3.25
21h30 Thursday Night Live Special (NBC) – estréia 10.59
22h Life on Mars (ABC) – estréia 11.60
Eleventh Hour (CBS) – estréia 11.59
ER (NBC) 9.34

Com CSI entrando em campo, com força total, a CBS foi a grande vencedora da noite de quinta-feira, com média de 15,96 milhões de telespectadores e 4,9 pontos de audiência entre o público de 18 a 49 anos. Nesta amostra, a ABC ficou em segundo, com 4 pontos e a NBC pertinho, com 3,9. A Fox continuou em quarto, mas melhorou ligeiramente seus números com o início da temporada de beisebol.

Às 20h, Survivor: Gabon liderou em audiência e no rating 18-49. E a disputa pelo segundo lugar ficou mais intensa entre Ugly Betty e os “White Trash” de My Name is Earl (eee, fiz uma rima!). Betty perdeu 100 mil telespectadores e manteve 2,6 pontos no 18-49. Earl subiu um pouquinho em audiência, se aproximando com 7,09 milhões e caiu na amostra 18-49 – mais ainda permanece na frente, por 0,1 ponto percentual, com 2,7 pontos.

Smallville recuperou audiência, ficando mais uma vez acima dos quatro milhões de telespectadores e mantendo 1,6 pontos no demo 18-49. Com Smallville, a CW bateu a Fox nesta amostra na primeira meia hora da noite, passando a perder quando começou a partida entre Dodgers e Phillies.

Às 21h, as investigações da morte de Warrick (Gary Dourdan) e a volta de Sara (Jorja Fox), levaram CSI a ter um daqueles índices de audiência dos velhos tempos, com 22,98 milhões e 7 pontos e 17% de share na amostra de 18-49 anos. Certamente terminará a semana com a coroa de programa mais assistido da televisão.

Grey’s Anatomy foi esmagada, perdendo 20% da audiência da estréia, para 14,54 milhões de telespectadores e fazendo 5,5 pontos na amostra 18-49. A dúvida é se esta vantagem de CSI é só para a estréia ou se o seriado vai se manter na frente de Grey’s Anatomy nas próximas semanas.

The Office também perdeu um pouco da audiência em relação ao início da temporada, com 9 milhões e 4,6 pontos. Mas a quinta-feira foi ótima pra NBC que deve bom desempenho com as estréias da comédia Kath & Kim (3,2 pontos 18-49, mais que o lead-in My Name is Earl) e do SNL Thursday Update ou Saturday Night Live Special como vocês queira chamar (5,0 ponto no 18-49, mais que o lead-in The Office).

Às 22h, a briga promete ser quente entre as novas séries Life on Mars, da ABC, e Eleventh Hour, da CBS. Mars venceu com boa vantagem em pontos (3,8 a 3,4 na amostra 18-49 anos) e apertado em números de telespectadores (foram apenas 10 mil telespectadores de vantagem). É cedo pra dizer qualquer coisa, a audiência do piloto não é garantia de nada. Mas neste primeiro round fica evidente que o marketing de Mars foi mais eficiente e anulou toda a vantagem que Eleventh Hour teve de ter sido exibida antes de CSI.

E, correndo por fora, eis que ER venceu as duas estréias na amostra 18 a 49 anos, com 4 pontos! O episódio que mostra a chegada de novos médicos ao hospital ficou em terceiro em número de telespectadores, mas o importante foi a reação – teve 1,4 milhão mais telespectadores que a desastrada estréia da temporada, sinalizando que poderá ter um final digno, com boas audiências.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações do site TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

22 Comments

  1. Thomaz Jr.

    Ainda não vi Kath&kim, mas como sou insista de comédias (e mais ainda de comédias da NBC), tô na espera e feliz com os números. The Office conseguiu dar uma audiência digna mesmo com a volta de CSI.

    SNL Special deu a maior audiência da noite para a NBC. Será que durará só até o fim da campanha presidencial?

    A ABC pertinho de ter uma série policial na grade.

  2. Rodrigo B

    Confesso que, apesar de saber que era a season premiere de CSI e apenas um episódio regular de Grey’s, fui um daqueles que fiquei muitíssimo surpreso com a diferença incrível de audiência entre as séries. Eu li que essa foi a primeira vez, desde que GA foi deslocado pras quintas-feiras, que ela não venceu entre o público 18-49. Essa foi também a segunda pior audiência da história de Grey’s. Quer dizer, pra mim foi ‘moralmente’ a pior, já que a, de fato, pior audiência(13 milhões e alguma coisa) foi num dia de Ação de Graças, quando a ABC achou que seria legal colocar um episódio inédito da série num dia em que as pessoas não tão nem aí pra televisão.

    Enfim…no fim das contas, não sei muito bem o que pensar desses números. Claro que CSI estava estreando e tinha um cliffhanger importante, mas ainda penso se esses números tem só a ver com esse fato ou se já demonstram que as pessoas já estão desistindo de Grey’s(como é possível que algumas pessoas tenham desistido de DH, após terem assistido a season premiere dessa temporada).

    Meu palpite: um pouco de cada coisa. CSI tirou telespectadores da série de Shonda Rhimes, mas eu não apostaria que Grey’s vá permanecer na casa dos 18 milhões, como na estréia. Aposto em algo entre 16 e 17 milhões pros próximos episódios. E CSI deve continuar na liderança. Minha dúvida é só se ela durará após a saída do Grissom.

  3. Victor Hugo

    Kath & Kim, não vi mas como tem selma Blair (Hellboy 2) vou conferir.. no mas a série teve uma boa estreia.
    Eleventh Hour decepicionou os executivos da CBS…isso tenho certeza mas se eles estão tendo paciencia com o bloco das comédias na quarta, acredito que aqui vai occorrer o mesmo.
    Life On Mars, não sei se vou conferir essa remake, já que a versão britanica foi perfeita.
    E Ugly Betty, Smallville e Grey’s Anatomy perdendo uma grande fatia do publico de uma temporada pra outra…
    E eu li na Variety ou no Hollywwod Report que a NBC pediu mais 4 roteiros pra série “Knight Rider”, o que se torna um caminho pra garantir temporada.

  4. Rodrigo B

    Ah, só acrescentando algo mais. Eu também li hoje que uma coisa que poderia explicar um pouco dessa baixa audiência de GA é a possibilidade de os norte-americanos terem dado a prioridade a CSI(pelo próprio apelo que esse episódio tinha) e terem usado o que eles chamam de dvr(aparelho que grava os programas com qualidade digital) pra gravar GA. O episódio da semana passada de House, por exemplo, que teve a baixa audiência de 12 milhões, teve uma “audiência” adicional de mais 4 milhões de pessoas, que decidiram gravar a série.

  5. Mica

    Life on Mars remake não assisto e pronto. Puro preconceito, acho eu, mas simplesmente não consigo assistir a versão americana de algo que foi perfeito na versão britânica.

    Eu juro que não entendo esse negócio de pontos e número de pessoas que assistiram e como sabem qual a idade do povo que tá vendo e muito menos quais as vantages de uma idade para outra…

  6. Fernando dos Santos

    Mesmo que CSI venha a cair nas proximas semanas, foi muito bom ver a série passando como um trator por cima de Grey’s nesta ultima quinta-feira.
    Eu quero ver o que os produtores vão inventar para manter o publico ligado por 22 episódios a cada temporada neste Life on Mars americano.O original britânico não chegou a ter 20 no total.
    Toda fall costuma trazer duas séries parecidas.Nesta temos Fringe e Eleventh Hour,dois filhotes de Arquivo X.

  7. Junim

    Mica, simplificando pra você: audiência geral é o número de espectadores e a demo é a amostra de 18 a 49 anos, a fatia de público mais cobiçada pelos anunciantes.

    E lá essa amostra é tão importante quanto a audiência em números gerais.

    Nessa lista temos um ótimo exemplo: Life on Mars ficou em 1o em números absolutos, mas a maioria das pessoas que assistiram ER pertenciam ao público com faixa etária de 18 a 49 anos.

    Um bom exemplo era The OC, que mesmo na sua 3a temporada dando meros 6 milhões de espectadores, continuava sendo líder de audiência no público 18-49, por isso a série conseguiu durar tanto tempo com uma audiência baixa.

  8. Rodrigo B

    Mica,

    As vantagens de ter uma certa faixa etária assistindo as séries são definidas pelos anunciantes. Quando fala-se em mostra 18-49(ou 18-34), por exemplo, é essa a faixa de idade que os anunciantes vêem como mais propensa a consumir seus produtos. Ou seja, pras emissoras é fundamental buscar uma audiência siginificativa que flutue nesse intervalo de idades, até pra que elas possam cobrar mais pelos anúncios. Um exemplo de uma série que está sendo cancelada por ter uma baixa audiência nessa faixa específica de idade é Boston Legal. De maneira geral, a série consegue uma audiência bastante, ahn, digamos…digna(algo entre 8 e 10 milhões de telespectadores). Mas seu problema principal é o fato de que ela é mais vista por uma galera mais velha. Por isso é que se discute esses pontos, pra se ter uma noção das possibilidades de cancelamento de uma série ou mesmo pra fazer uma simples análise da situação de momento.

    Quanto a saberem quantas pessoas de certa idade assistiram aos programas, acho eu(tenho que admitir que não tenho certeza se funciona mesmo dessa maneira), que o instituto Nielsen, que é o responsável por essas análises, monitora alguns lares específicos(com, evidentemente, os dados da pessoa que mora na casa – idade, sexo) e tira essas conclusões. Nesse caso, seria só uma estimativa percentual de quantas pessoas de certas faixas específicas assistem aos programas, como numa pesquisa eleitoral(até por isso essa análise não vem em números absolutos, e sim pontos).

  9. Matheus

    Acho que nao tenho vontade de ver nenhuma serie estreante essa temporada. ta faltando coisas novas, nao coisas requentadas…

    Vou ficando com as velhas mesmo: greys, ugly betty, csi…

    Ugly Betty, mesmo em 2 no horario, tem chances de cancelamento??

  10. Silvia_05

    Acabei de assistir o epis?dio de CSI. Seus 20 milh?es de telespectadores devem estar beeeemmm satisfeitos. Um baita epis?dio. Valeu a espera.

    E a dor no cora??o come?a aumentar ainda mais apartir de agora, quando teremos os ?ltimos 10 epis?dios com Grissom.

    Puxa, meus her?is est?o me deixando – Grissom, Denny Crane, Alan Shore, Sam Tyler, Vic Mackey,…

    Me agarro com todas as for?as em Dexter, House, Gibbs, Mac Taylor. Mas at? Quando????

  11. Júnior

    vergonha..vergonha… Grey´s só com essa audiência??? Parece castigo, mas as séries que gosto estão com suas novas temporadas todas com baixa audiência: Grey´s, Old Christine, Pushing Daisies, Brothers & Sisters…ai ai

  12. Ricardo S

    Paulo, finalmente vc trouxe boas notícias. Uma série dando mais audiência q um reality. Realmente, ainda há esperança!

    Depois da greve a TV aberta deu uma caida braba. Esses quase 23 mi de CSI mostra q as coisas pode melhorar.

    Até ER melhorou, espero mesmo um final digno. Esta ed. especial de SNL deve ser ótima. O Update é o melhor quadro do programa. Adorava com a Tina Fey e continuo gostando com o Seth e a Amy

    Fico um pouco triste por causa de Grey’s, mas acho q é momentaneo. Deve subir pra casa dos 17 mi

    Ugly Betty tem minha simpatia, mas não deve emplacar uma nova season

  13. ALEX

    heheheeh meu smallville me dando orgulho,hehehe rumo a 9 aos poucos a audiencia vai subindo,como estou orgulhoso dessa serie que tanto amo.

  14. Laudo Kenji

    boa noite!
    minhas considerações sobre a SUPER QUINTA-FEIRA:

    csi: campeã
    grey´s: não curto
    betty: ecah!
    smallville: não passa da oitava temporada
    er: novela q está acabando
    kath e kim: outra comédia q não vinga da NBC
    supernatural: tem seus méritos

    in memorian: the oc (realmente a Marissa carregava a série nas costas)!

    bye!

  15. Thiago

    Foi a primeira morte de um personagem fixo de CSI. Acredito que isso tenha impactado de verdade sobre o desempenho de Grey’s. Que vá lá, ainda assim conseguiu mais de 14 milhões.

    Mas numa temporada com audiências em baixa, CSI folgou mesmo.

    Gostei do desempenho de SNL. Queria um número tão bom assim pra The Office, mas levando em conta a concorrência, valeu. E ER voltou à casa dos 9 milhões numa temporada com, até agora, bons episódios. Verdadeira migalha. Negócio q venceu entre adultos de 11th Hour e Mars… que acabaram se anulando.

    Mas 11th Hour foi muito mal, se considerarmos a audiência que recebeu de CSI. Ainda não entendo pq a CBS não percebe o casamento perfeito entre os peritos de Las Vegas e os federais de Without a Trace… q toda temporada muda de lugar.

    A diferença entre Betty e Earl diminuiu. Ótimo. E observem que qualquer comédia da NBC tem números melhores que 30 Rock, a papa-prêmios… Mmm

    Já Smallville e Supernatural? Números padrões. Negócio que zapeando, peguei alguns episódios de Supernatural e adorei (adorei) todos os que vi. Série muito boa e que merecia uma melhor sorte. Se fosse da CBS a história seria outra. Acho q vou ver desde o começo…

  16. Ma

    Supernatural continua na média dessa temporada esta tendo uma boa audiência levando em consideração que esta numa rede pequena e que essa mesma rede não faz promoção o suficiente da serie dando mais valor a series que estão começando agora, como Barrados que não está com a bola toda e mesmo GG que ao meu ver é um lixo.
    É claro que se comparar com as redes grandes é uma lavada mais isso seria desleal.
    Os episodios dessa 4ª temporada até agora foram o máximo cheios de tudo que a serie sempre teve e mais um pouco. Esse ep. foi muito especial não a parte do monstro da semana e sim a relação de Sam e Dean e todas as descobertas reveladas. Para quem não conhece a serie dê uma chance tenho certeza que vai virar fã.

  17. Mancini

    THE ELEVENTH HOUR é a melhor série da nova temporada,e com certeza vai ultarpassar o Life On Mars,que é muito esquisita para o telespectador padrão das redes abertsa nos EUA.

  18. Cristina

    CSI foi espetacular! Triste será ver o Grisson sair…
    Foi um episódio muito bonito.

  19. Lara

    gente, vocês acham que tem risco de GA ser cancelada com essa queda de audiencia?

  20. Rodrigo B

    Lara,

    Não. Não há a menor chance de G.A ser cancelada. A série ainda mantém números bastante sólidos de audiência. Não se preocupe, a série ainda deve ter, no mínimo, mais um dois ou três anos com números aceitáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account