Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA na quinta-feira, 14 de maio

Pin it

Ellen Pompeo em Grey's AnatomyGrey’s Anatomy, CSI, CSI:NY, Bones, Hell’s Kitchen, Smallville, Supernatural, My Name is Earl, Parks and Recreation, The Office e 30 Rock. Ao todo 11 programas encerraram suas temporadas nesta quinta-feira nos Estados Unidos – e a maioria deles não tem muito o que comemorar. Veja a seguir como foi.

Ranking por canal

Emissora ABC CBS Fox NBC CW
Média
(em milhões)
13,18 13,10 8,06 5,12 3,03

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Survivor: Tocantins (CBS) 12.03
Bones (Fox) – final de temporada 8.70
Ugly Betty (ABC) 6.83
My Name is Earl (NBC) – final de temporada 4.80
Smallville (CW) – final de temporada 3.16
20h30 Parks and Recreation (NBC) – final de temporada 4.25
21h Grey’s Anatomy (ABC) – final de temporada 15.58
CSI (CBS) – final de temporada 14.43
Hell’s Kitchen (Fox) – final de temporada 7.42
The Office (NBC) – final de temporada 6.72
Supernatural (CW) – final de temporada 2.90
21h30 30 Rock (NBC) – final de temporada 5.66
22h Grey’s Anatomy (ABC) – final de temporada 17.12
CSI:NY (CBS) – final de temporada 12.84
Southland (NBC) 4.64
Mujeres Asesinas (UNI) 3.47

Surpresa! Na última quinta-feira da temporada 2008-2009, a ABC passou a perna na CBS, roubando do canal a liderança em número de telespectadores. Isto, claro, sem falar na vitória na medição por idade, que tirando algumas semanas ao longo da temporada, sempre foi da emissora do alfabeto.

A noite de quinta-feira foi toda de Grey’s Anatomy. Com dois episódios exibidos em sequência, o canal atingiu uma média de 16,35 milhões de telespectadores, seu melhor desempenho desde a estreia desta quinta temporada, no dia 25 de setembro do ano passado. No demo 18-49, a série fez 5,9 pontos, outra marca respeitável, numa temporada em que pouquíssimos programas de ficção fizeram mais que 5,5 pontos.

Grey’s Anatomy deu uma surra em dois CSIs de uma vez só. Às 21h, teve 1,16 milhão de telespectadores a mais e 2 pontos de média a mais que a CSI matriz. Às 22h, conquistou 4,29 milhões e 3,1 pontos a mais do que a filial nova-iorquina.

Claro, nem tudo são flores para Grey’s. Assim como na coluna de ontem (leia aqui) eu critiquei os números decrescentes das finales Lost, aqui também cabe observação semelhante. Esta foi a pior audiência de um season finale de Grey’s Anatomy de todos os tempos, com queda de 18% em relação aos números do final da temporada passada, segundo o TV by the Numbers.

Mas, certamente, a preocupação dos produtores de Grey’s Anatomy deve ser pequena em relação aos de CSI, que terão que rebolar para melhorar os números da série, em queda após a saída de William Petersen.

Mas CSI tem um atenuante. Acho que a série foi mal trabalhada pela CBS. O seriado teve temporada mais longa, com 24 episódios e justamente teve duas semanas onde foi colocada em situação desfavorável – quando teve um episódio programado para o dia da finale de ER e ontem. No ano passado, a temporada de CSI terminou uma semana antes de Grey’s Anatomy e teve audiência 19% maior. A queda poderia ter sido menor se o mesmo cuidado tivesse sido tomado nesta temporada.

Na Fox, Bones encerrou a temporada com 8,70 milhões de telespectadores e 2,5 pontos no demo 18-49. A série se recuperou do desempenho fraco da semana passada, mas fechou seus quarto ano sem repetir aquela performance incrível da primeira metade da temporada. Assim como CSI, Bones teve um ano longo, com 26 episódios – e isto na reta final acabou prejudicando a série, que teve episódios exibidos em horários alternativos, disperdiçando seu potencial.

A NBC encerrou a temporada de suas quatro comédias com números fracos. My Name is Earl foi a boa notícia da noite, melhorando seus números em relação a semana passada e voltando a empatar com Ugly Betty na amostragem por idade, ambas com 2 pontos. Parks and Recreation manteve os 2 pontos da semana passada, mas encerrou seu primeiro ano com sua menor audiência em número de telespectadores: 4,25 milhões. The Office sentiu a concorrência de Grey’s Anatomy, e teve sua pior audiência em dois anos (ficou em quarto em número de telespectadores, perdendo para o Hell’s Kitchen). 30 Rock teve menos de 6 milhões de telespectadores e fez apenas 2,8 pontos. E se a nova grade provisória da NBC que eu publiquei aqui estiver correta (veja aqui), 30 Rock deve deixar de ter The Office como lead in na próxima fall season e terá uma temporada complicada, em que terá que provar que se sustenta sozinha.

Na CW, Smallville encerrou sua oitava temporada com queda em relação a semana passada (teve 3,16 milhões e 1,4 ponto). Já Supernatural subiu, com média de 2,90 milhões de telespectadores e 1,3 ponto.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações do TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

51 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account