Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na quinta, 4 de fevereiro

Pin it

The Vampire DiariesPor muitos anos, eu me recusava a levar em conta a importância do programa exibido anteriormente na grade de um canal, no desempenho do show seguinte.

Eu pensava algo do tipo: “A série das 20h ser um sucessso não basta para aumentar a audiência às 21h do mesmo canal, pois o programa seguinte pode não agradar a todos da mesma maneira que o anterior. E o telespectador tem controle remoto!”

Ainda não é uma ciência exata, mas depois de observar números de audiência durante muitos anos, não é que o lead-in da programação ajuda mesmo? Tanto por bem, quanto por mal.

Basta um fiasco abrir a noite pra arruinar a grade de um canal. Mas, às vezes, nem um grande hit consegue ajudar a série seguinte. E entre outros, é uma pena Supernatural não aproveitar o atual desempenho de The Vampire Diaries

Ranking por horário na quarta, 4 de fevereiro

[table id=21 /]

Os vampiros da CW foram muito bem. Passarem dos 4 milhões, registrando seu melhor desempenho desde 12 de novembro. E por uma grande margem, superaram na demo o fiasco The Deep End.

Supernatural não segue com o mesmo desempenho e caiu 15%. Pior: este foi a segunda a pior audiência da série dos irmãos Winchester, perdendo apenas para a do episódio Ghostfacers, de abril de 2008. Uma sexta temporada de Supernatural me parece pior a cada semana…

Por que a criação de Eric Kripke não está aproveitando os números de The Vampire Diaries? A audiência cansou? Estão gravando no TiVo pra ver mais tarde? Ou o público feminino troca a CW pela ABC às 21h, enquanto o público alvo de Supernatural fica com Fringe da Fox?

A raposa está se dando bem enquanto Survivor não chega. Bones segue mandando nas 20h, apesar de uma queda de 8%. Reflexo do especial de Survivor? Aliás, o forte reality da CBS tem premiere na semana que vem, então vamos ver se Booth e Dra. Bones mantem os bons números com a chegada de seu principal rival.

Até lá, Fringe vai agradecendo. A série de JJ Abrams caiu em relação a semana passada, mas naquela quinta só a Fox exibiu inéditos. Então dá pra comemorar: a série que (acredito eu) mais faz mal à Supernatural, pela primeira vez venceu The Office na audiência geral.

Se formos falar de lead-in, a NBC é um caso série. A emissora do pavão tenta atacar com qualidade em seu bloco de duas horas de comédia, mas não se sai tão bem quando ABC e (principalmente) CBS na audiência.

Community (com temporada completa) subiu 5%, mas segue abaixo dos seis milhões. Parks and Recreation (já renovada) subiu 15% e com 2,3 na demo conseguiu bater seu recorde pessoal – e isso não é muito, certo?

Às 21h, The Office (que eu amo) é o show mais auto-suficiente da NBC, pois não depende das outras pra audiência – mas vencendo CSI na demo, imaginem o estrago que faria com um pouco de ajuda. 30 Rock (hour concours em premiações), por exemplo, derruba o que recebe e o Leno mais ainda.

Nas quintas, audiência alta na NBC só com The Office mesmo.

A CBS se sai bem melhor. Com Survivor estreando próxima semana os números crescerão mais ainda, mas até lá, CSI segue dando conta do recado. Pelo menos na geral, pois na demo 18-49 ficou em terceiro lugar da noite.

Seu par, The Mentalist, que foi levado às noites de quinta pra ser a companheira ajudada por CSI (como aconteceu no passado com Without a Trace, Shark e Eleventh Hour), pode não seguir com os números astronômicos do primeiro ano, mas não é que conseguiu ultrapassar os peritos de Las Vegas? Só que demo também é outra história: houve um empate técnico com Private Practice

Encerrando a coluna, temos a ABC e como um fiasco pode fazer desastres. The Deep End segue caindo – dessa vez foram 28% e último lugar no horário – e o efeito dominó atrapalhou Grey’s, que caiu 4%, e Private Practice, 6%. Mesmo assim, as séries de Shonda Rhimes venceram na demo.

E é isso. Há diversas variáveis pra se entender completamente o desempenho de determinado episódio de um programa. E os números de seu lead-in não podem mesmo ser ignorados na equação. O melhor exemplo disso? Super Bowl, baby. E é já nesse domingo, pela CBS. Apostas de como se sairá o reality (sério?) Undercover Boss, exibido depois do jogo?

Séries citadas:

33 Comments

  1. Vincent

    Thiago, creio o bom desempenho de Vampire Diaries deve-se, sobretudo, a essa “hype” em cima de histórias sobre vampiros, lógico que a série tem os seus méritos, mas é evidente que ela aproveita-se dessa moda vampiresca para conseguir uma boa audiência.
    Sobre Supernatural, antes de tocar no assunto da baixa audiência, tenho que registrar que esse foi o melhor episódio da temporada,é até paradoxo dizer isso quando o mesmo episódio tem um desempenho tão ruim. Sinceramente não tem uma boa explicação para tal fato, talvez o pessoal grave pelo TiVO para assitir mais tarde, como você disse.

  2. Vincent

    continuando: tem alguns detalhes que eu esqueci de mencionar sobre SPN.
    Primeiro, a concorrência que a série dos Winchester enfrenta é muito forte.
    Segundo, a CW quase não divulga a série.
    Terceiro, apesar do descaso da CW, SPN ainda é uma das séries que mais dá audiência para o canal.

    Resumindo, acho que no fim das contas as coisas não estão tão ruins assim para Supernatural.

  3. anderson

    Fringe em quarto lugar no demo pra mim não é se dar bem, mais um caso clássico da fox de série que não retém a audiência do lead in. Semana que vem com a volta de Survivor Bones deverá cair e Fringe ainda mais.

  4. carlos henrique

    a televisão é estranha mesmo, enquanto supernatural nos eua é uma das séries de menor audiencia nos eua, aqui no brasil ela é a série de maior audiencia do país.

    coisas da televisão…

  5. Marcelo

    O bloco de comédias da CBS das segundas e das quartas podem ter audiências “huge” e “satisfatórias” respectivamente, mas quem é aclamado pela crítica são as comédias da NBC.
    As novatas Parks e Community, pelo o que eu li, só tiveram elogios! As veteranas acho que nem preciso falar nada!

  6. Olegas

    Sério, Bones faz bonito em qualquer dia e horário que a FOX coloca. Eles deviam trocar a série de horário com Fringe.

    Acho que SPN não consegue reter a audiência de tVD justamente por estar no horário mais concorrido da tv americana. Pensa bem, no horário passa Grey’s, CSI, Fringe e The Office. Todas campeãs de audiência e demo. Acho justificável. Melrose passa num horário bem mais acessível em termos de monster shows e faz 0.8 no demo…

    Mas a audiência [de SPN] tende a aumentar, já que a série vai entrar em syndication na TNT americana, e nós sabemos o bem que isso faz. NCIS é a prova viva do que eu tou falando.

  7. Matty

    Foi um dos melhores ep. da temporada e uma pena que tenha dado uma audiencia tão pifia. Nós fãs ficamos muito decepcionados com isso porque a serie e o grande trabalho de todos mereciam maior consideração.
    Quinta é o pior dia para uma serie de um canal pequeno como a CW, antes era apenas Grey’s e agora Fringe e não há serie que aguente esta competição sem um bom marketing.
    É quase que certeza que a serie será renovada para uma sexta temporada, o que eu sempre quis, mas não queria que fosse com uma audiencia tão ruim assim e o pior com certeza a serie será mudada de horario e dia provavelmente indo as sextas feiras junto com Smalville que talvez, talvez de resultado.
    Tirando os Vampiros que estão no auge apenas por essa febre vampiresca Supernatural é a segunda serie a dar boas audiencias ao canal na frente de OTH e Smalville. Mas para nós fãs isso importa, mas ainda ficamos triste pelo baixo desempenho num ep. epico.

  8. Carolina

    Não seria a partir da semana que vem que Bones entra em hiatus?

  9. Dudu's

    Todos falam que Quinta é o pior dia, mas acho que quinta é o 2° pior dia. Agora, as terças-feiras tão muito pegadas *.*

    Parks and Recreation foi renovada, é praticamente certo que The Office e 30 rock sejam renovadas também. Sera que Community é renovada? -Rezaremos.
    =
    The Mentalist es´t aindo melhor que CSI, isso é muito legal *.*

  10. Pedro Paulo

    Nessa quinta teve duas curiosidades: 1º: CW vencendo (e bonito) uma série da ABC.

    Mérito pra TVD, que está cada dia melhor. Ela e Life Unex nem parecem CW.

    PP, que o pessoal adora falar que não segura bem audiência, dando mais audiência na demo que CSI? Isso é motivo pra comemoração.

    Mas, ao mesmo tempo, TDE fracassando (não assiti e nem vou, parece uma bomba), e Greys abaixo dos 5 pontos não é bom, nem pouco.

    Bones arrasando!! Torço par ela sem assitir também (até tentei, só que começar a assistir, tendo que tirar um atraso de 5 temporadas de 24 episódios é muito difícil.)!!!!

  11. Fernando dos Santos

    Eu acho que os baixos índices de Supernatural são facilmente explicáveis.A série compete com hits como Grey’s,CSI e The Office.E ainda tem de competir também com Fringe, que não é um hit mas como foi dito disputa o mesmo público-alvo de Supernatural.

    Duvido que Vampire Diaries conseguisse índices tão bons se estivesse no horário das 21 horas.

  12. Dudu's

    Falando em Super Bowl, acho que a CBS errou feio em botar um programa novo depois da Super Bowl. E é um reality que não me chamou a atenção, mas veremos como ele se saiu.
    Iria ser legal, se bota-se um episodeo de The Big Bang Theory, eu queria só ver como iria ser a audiencia :)

  13. Fernando dos Santos

    Pedro Paulo, deve-se levar em conta que CSI está no ar faz quase dez anos e entrou na inevitável curva de declínio que surge quando um show está no ar há praticamente uma década.E ainda por cima perdeu metade de seu elenco original.
    Private Practice por outro lado ainda está na terceira temporada e conta com o reforço de Grey’s no lead-in.Grey’s mesmo em queda ainda consegue dar uma grande ajuda para seu spin-off.

  14. Pedro Paulo

    Mas quando Private passava na quarta-feira, era a maior audiência da noite no demo.

    Mas não se deve deixar de lado o fato de CSI perder no demo para vários programas, isso até ANO PASSADO era impensável.

  15. Fernando dos Santos

    Pedro Paulo,o ano passado CSI ainda tinha o astro da série William Petersen no elenco até por volta de metade da temporada, quando ele saiu a audiência começou a cair e não parou mais.
    Atualmente Private e outras séries estão na frente de CSI, mas não na maior parte desses casos(incluindo Private)não foi a concorrência que subiu, foi CSI que caiu.
    O longo período no ar,a grande exposição na mídia, as baixas no elenco original e as equivocadas decisões criativas recentes estão cobrando seu preço.

  16. Mariana

    Eu acho que o horario das 21h é muito mais ingrato que o das 20h e por isso Supernatural não tem tanta audiência.
    VD é a unica feminina-teen das 20h
    Enquanto que o publico de Supernatural que é mais vasto pode se dividir pelas outras séries de sucesso das 21h, mas fico realmente triste vendo a audiência da série, pq todos os envolvidos em SPN mereciam mais reconhecimento pelo excelente trabalho com tão poucos recursos, pouca divulgação e pouco apoio

  17. anderson

    Só sei dizer q a série q todo mundo adora odiar, LOST, foi líder na demo essa semana.

  18. Chelsea

    Bones indo bem, vivas!
    Pedro Paulo, eu sou fan tardia de Bones, assisti TODAS as temporadas do meio do ano passado pra frente e nao me arrependo. Por isso, sei que é complicado, ainda mais quando assistimos mil séries, mas se for vendo um episódio por dia, dá pra ver a série todo logo. Fica a dica.

  19. Tati Siqueira

    Thjiago, eu acho que Bones não vai concorrer com ninguém, pois sei lá quem é o mandante da Fox, mas Bones entra em Hiato(até que esse ano não foram tantos como o ano passado……) e só deve voltar a em abril(pelo menos foi o que eu li em um site de séries.)

  20. Bruno A.

    “Mas quando Private passava na quarta-feira, era a maior audiência da noite no demo.”

    Tem certeza disso? Eu me lembro que as quartas da ABC eram mortas, com Private Practice, Dirty Sexy Money e Pushing Daisies. As duas últimas foram pro saco, e Practice só não foi porque conseguiu colar na aba de Grey’s.

    E faz isso derrubando muito a audiência que recebe. Até FRINGE que patinava na audiência está conseguindo reter mais a audiência de BONES, mesmo contra as maiores audiências das outras emissoras (Grey’s Anatomy e The Office) e CSI.

  21. Bruno A.

    Pelo que eu li, BONES não entra em hiato. Quem entra é FRINGE, para a estreia de PAST LIFE (série pela qual a FOX parece ter muita consideração e esperança de sucesso, já que já vai jogá-la aos leões no primeiro dia de exibição), voltando somente em abril.

  22. Bruno A.

    Sinceramente, às vezes, eu até fico feliz com essa audiência de SUPERNATURAL. Assim, a série termina de acordo com o que era previsto.

    Acredito que Eric Kripke seja competente o suficiente para produzir uma sexta temporada com qualidade. Contudo, a temporada atual é a temporada ÉPICA, em que a jornada dos irmãos Winchester têm de terminar. Prosseguir por mais um tempo vai tornar a história menos genial. É a minha opinião, pelo menos.

    Já quanto a um spin-off de Supernatural, baseado nesse universo fantástico criado seria muito legal. Poderia abordar uma outra perspectiva do universo, como ocorreu com BUFFY (a caçadora) e ANGEL (o vampiro). Infelizmente, eu acho que isso é muito elaborado para a Dawn Ostroff, e ela só aprovaria um piloto que abordasse a relação de amor impossível entre um anjo e um demônio. Porém, nao custa nada sonhar.

  23. Guilherme Longo

    Bem, uma coisa é fato: Bones irá enfrentar somente a premiere de Survivor, porque semana que vem Bones passa o último episódio para voltar somente dia 08/04. Fringe, apesar, já saiu de férias essa semana, e volta no mesmo dia que Bones

  24. Mariana

    Eu também sou a favor de que Supernatural acabe com 5 temporadas como o previsto, mas pelo jeito vão ter 6 temporadas mesmo, pq nao acho que só 8 episódios consigam finalizar a história satisfatoriamente.

    Não sou a favor de um spin off de Supernatural, acho legal esse spin off pela internet, mas só isso já tá bom hauahuauha

    Digo uma coisa a todos: Vejam Bones. O ep passa voando, te prende, é maravilhoso

  25. Fernando dos Santos

    Frase errada:”mas não na maior parte desses casos(incluindo Private)não foi a concorrência que subiu, foi CSI que caiu.”

    Correção:”mas na maior parte desses casos(incluindo Private)não foi a concorrência que subiu, foi CSI que caiu.”
    Havia ficado um NÃO perdido no meio da frase no meu comentário anterior, agora estou corrigindo.

  26. Fernando dos Santos

    “Acredito que Eric Kripke seja competente o suficiente para produzir uma sexta temporada com qualidade. Contudo, a temporada atual é a temporada ÉPICA, em que a jornada dos irmãos Winchester têm de terminar. Prosseguir por mais um tempo vai tornar a história menos genial. É a minha opinião, pelo menos.”(2)

    “Já quanto a um spin-off de Supernatural, baseado nesse universo fantástico criado seria muito legal. Poderia abordar uma outra perspectiva do universo”(2)

    E é lamentável o que vão fazer com Past Life.Uma pena, pois a série parece que vai ser interessante.

  27. Daniel Augusto

    Fringe vai cair semana q vem sim, pq vai ser reprise…Vai ficar com hiato de 7 semanas : /

  28. Milla

    Bones esta msm incrivel, a história esta evoluindo em um ritimo otimo depois do episodio ilusão do fim da S4. essa série tem fôlego.

    Acho que assistir uma serie a partir da 5 temporada é dificil…mais se alguem qser se aventurar garanto que vale muito apena.
    nesses 5 anos acompanhando Both e Brennan e ver o coração da Bones se abrindo e desenvolvendo é realmente fascinante.

    é incrivel ver aqueles personagens lidando com ciencia, morte, dramas, humor, razão e muito coração…é a combinação quase perfeita pra uma diversão que emociona e te envolve

  29. Bárbara XB

    Concordo em gênero, número e grau com a Milla.
    A série tem ritmo, e a história não demonstra nem sinais de esgotamento. Ainda tem muita coisa pra se ver, a Bones ficando mais sensível e aprendendo a lidar com as pessoas por causa do Booth, e o season finale da 4ª temporada, o episódio-ilusão, deu um fôlego incrível pra série.

    Pedro Paulo, eu comecei a assistir Bones em uma sexta-feira nas férias. Em duas semanas, tinha alcançado os epis dos EUA. Vale muuuito a pena, a série é apaixonante e realmente prende e cativa o telespectador. :D

  30. Pingback: Audiência nos EUA na quinta, 1º de abril » TeleSéries

  31. Alvaro

    Cara, a queda de audiência de Supernatural é uma coisa natural, visto que a série está se tornando cada vez mais e mais infantil. Sinceramente, chega a cair no ridículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account