Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na quinta, 22 e sexta, 23 de abril

Pin it

Kate Walsh em Private PracticeA spin-off (série derivada) Private Practice sempre se mostrou muito dependente de sua matriz, Grey’s Anatomy. Apesar da excelente audiência de seu episódio piloto (na verdade, um especial de duas horas na 3ª temporada de Grey’s), quando ficou acima dos 20 milhões, a série nunca atingiu o status de hit.

Seu primeiro ano, exibido nas quartas no fim de 2007, não conseguia os números estratosféricos que Grey’s Anatomy fazia nas quintas. No segundo ano, exibido 10 meses após o fim da 1ª temporada (que por conseqüência da greve dos roteiristas, teve apenas nove episódios), os números caíram mais ainda e a ABC se viu forçada à transferir PP para as quintas, colada com GA.

Não bastasse os diversos crossovers (quando personagens das duas séries apareciam numa só), a série de Kate Walsh me parece ser daquelas que não andam com as próprias pernas.

Uma contraprova dessa teoria aconteceria nessa quinta (22), quando por causa de uma reprise de Grey’s Anatomy, a ABC exibiu Private Practice em seu lugar. Diante disso, poderíamos checar o desempenho de PP sem a presença da matriz. Pena que a NFL e o futebol americano destruíram os seriados nesse dia, dificultando um prognóstico.

Ranking por horário da quinta-feira, 22 de abril

[table id=88 /]

Tomando pra si uma média de 8,3 milhões de telespectadores, com demo 18-49 de 3,7 pontos durante toda a noite, a primeira rodada do NFL Draft, exibida na ESPN, se fez presente e tomou muito dos seriados, que nessa quinta infeliz ficaram aquém do esperado. Private Practice, por exemplo, perdeu cerca de 12% da audiência (quase um milhão de telespectadores) em relação ao último inédito, acumulando nos últimos cinco episódios cinco desempenhos abaixo da média.

Sejamos justos: seria demais, como falei no inicio da coluna, esperar que Private Practice repetisse o desempenho de Grey’s Anatomy, que durante muitos anos ficou acima dos 20 milhões e era badalada nas premiações. Mas e agora, com o forte declínio de GA (que vem sofrendo pra fazer mais de 10 milhões) e PP penando pra ficar acima dos 7 milhões?

Private Practice se realocou nas quintas para aproveitar os números de Grey’s Anatomy (fora os inúmeros crossovers) e foi só essa cair para a derivada enfrentar problemas. Muitos dos fãs afirmam que a spin-off, no momento, se encontra melhor que a matriz, mas dá pra negar a forte dependência, pelo menos em termos de audiência, de PP com GA?

Agora chega de Private Practice! A quinta foi recheada de inéditos, então falemos deles.

Na CW, bons números para The Vampire Diaries (que repetiu a demo da semana passada) e melhores ainda para Supernatural (que atingiu a quarta melhor audiência da temporada). Nessa quinta-feira de muitas perdas diante da NFL, as séries da CW foram exceções, assim como Flashforward. O sci-fi da ABC, que mais ou menos como Private Practice nessa coluna foi debatido na TeleRatings da quinta passada (veja aqui), voltou a ficar acima dos 5 milhões e, ao menos, empatou na demo com TVD.

A Fox e a NBC não tiveram tanta sorte. Pela raposa, apesar da liderança entre séries no seu horário, Bones caiu 14% e Fringe, ao cair 16%, ficou abaixo dos 6 milhões novamente. Já pelo pavão, a simpática Community voltou com números antipáticos e 30 Rock, em jornada dupla, se mostrou dependente de The Office: às 20h30, apesar de subir o que recebeu, ficou abaixo dos 2 pontos e dos 4 milhões, bem diferente de seu episódio das 21h30.

Sem surpresas, a melhor série da NBC foi The Office. E é com essa comédia que vemos as sitações da NBC e dessa fraca quinta-feira: mesmo The Office registrando a pior audiência de sua história, esse episódio foi responsável pela demo mais alta da noite entre os seriados. Ô quinta-feira braba, essa.

Pra finalizar esse dia (ainda temos a sexta), pela CBS, Survivor vem fazendo uma temporada de baixa para seus padrões campeões, não ajudando muito para a situação de CSI (abaixo dos 14 milhões novamente) e The Mentalist, que às 22h caiu 14%, mesmo enfrentando uma reprise de Grey’s e o me-nego-a-comentar The Marriage Ref.

Ranking por horário da sexta-feira, 23 de abril *

[table id=89 /]

Numa sexta-feira (23) com diversas reprises, mais do mesmo no mais fraco dos dias para a audiência americana. A Fox segue com encores de House, dessa vez acompanhado de Glee (que não foi nada bem, mas é uma reprise numa noite de sexta, então perdoamos). A CBS reprisou mais uma vez seus dramas paranormais e Miami Medical, solitária nessa noite cruel, atingiu seus piores números, se encontrando num ponto sem retorno.

Seguindo com a noite, temos a NBC com números razoáveis para o Dateline e baixos para o Who Do You Think You Are? com Susan Sarandon. O pior mesmo fica para a ABC, que teve Wife Swap (retornando) e Jamie Oliver (se despedindo) em baixa. O final de temporada do Food Revolution do chef ingês falhou em aumentar os já baixos números da semana passada… e uma renovação não deve acontecer.

Quem se salvou foi Smallville. Depois de diversas audiências pífias (culminando nos 1,83 milhões com 0,7 de demo semana passada), o seriado que narra a adolescên… vida adulta de Superman, já renovado pela CW, subiu, conseguiu 2,23 milhões de telespectadores e voltou a fazer 1 ponto na demo do público entre 18 e 49 anos.

*A tabela leva em conta a audiência preliminar do instituto Nielsen, que mede a audiência americana e só libera os números finais algumas horas depois, ao final da noite.

TV a Cabo

Como na quinta passada, apenas Project Runway na televisão a cabo. Mas que números: o reality de moda conseguiu ótimos 3,8 milhões de telespectadores, distribuídos numa demo de 1,5 pontos, em sua season finale. É quase um milhão a mais em relação à semana passada.

Séries citadas:

11 Comments

  1. Victor hugo

    Olha a quase implicancia com Smallville…. hehehe…
    tbm concordo q Miami Medical nao irá voltar e só esta preenchedo espaço até o seu anuncio de cancelamento no upfront da CBS.
    Fringe teve outro excelente episodio mas é uma pena q tão poucas pessoas viram..
    CSI – acho q dura só 1 temporada.

  2. Marcelo

    Desde que voltou de um grande intervalo Bones vem registrando sempre abaixo dos 10 milhões, mostra que a estratégia da FOX (longos intervalos e pinga pinga com House) foi uma péssima ideia

    Miami Medical estreou tarde e parece que vai continuar a maldição das séries médicas de não ser muito longa

    Sempre me espanta, embora eu goste da série os 12 ou 13 milhões de The Mentalist, a série vacila muito no roteiro que não desenvolve as tramas muito bem, mas a fascinação que o personagem P. Jane desperta segura a série

  3. Dudu's

    FF foi a unica serie que aumentou de audiencia em relação a ultima semana.
    Vale lembrar, que essa terça não tem Lost.. Dai eu quero ver o desempenho de V.
    Se eu não me engano, TVD teve 1.5 na demo, mas n tenho certeza.

    Na sexta, podemos dizer que Miami Medical está morta. Seria esse o retono de Numb3rs? -n

  4. Thiago Sampaio

    Dudu, como a quinta atrasou um pouco, pude pegar os números finais desse dia. Pelo menos na tabela de quinta-feira, a audiência é a oficial.

    E vamos observar sim o desempenho de V…

  5. maria

    Private Practice é bem melhor q G A,não suporto o drama sem necessidade de meredith e dereck se eu trabalhasse lá fazia igual a izzie pedia pra sair ,um saco as unicas salvas ali são miranda e a
    cristina

  6. Paulo Serpa Antunes

    Tá demorando para a NBC exibir Friday Night Lights este ano, né? Alguém sabe quando a série vai passar na TV aberta?
    O mesmo para Flashpoint e The Bridge na CBS.
    Pelo visto vai tudo ficar pro verão o que, convenhamos, é sempre um tiro no pé.

  7. Pedro Paulo

    Private Practice é bem melhor q G A,não suporto o drama sem necessidade de meredith e dereck se eu trabalhasse lá fazia igual a izzie pedia pra sair ,um saco as unicas salvas ali são miranda e a
    cristina [2]

  8. Dudu's

    @ Thiago.
    Valeu, eu tinha olhado os numeros “preliminares”.

    @Paulo Serpa Antunes

    Que eu saiba, Friday Night Lights volta dia 7 de maio. ;D

  9. Thiago Sampaio

    Esse esquema de FNL ser exibido primeiro na DirecTV não me parece uma boa coisa nenhuma… Impressão minha, ou na última temporada a série ficou mais underground ainda?

  10. Dudu's

    Thiago, concordo também..
    MASSS se eu não me engano, FNL iria ser cancelada.. Mas a DirecTV salvou ela, com essa acordo de passar primeiro..
    ~Creio que era isso que eles queriam fazer com Damages. Mas infelizmente parece ser o fim de Damages mesmo. :(

  11. juninho

    up smallville volto a subir,3 mi na season finale eu acretido e rumo a 10°!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account