Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na quinta, 1º de abril

Pin it

Simon Baker em The MentalistEm reprises durante os Jogos de Inverno, a CBS testou a troca de CSI com The Mentalist, deixando a série de Patrick Jane às 21h confrontando Grey’s Anatomy, da ABC, e os peritos de Las Vegas encerrando o prime time, às 22h, contra Private Practice.

Nessa quinta (1ª), a permuta foi realizada pela primeira vez com episódios inéditos… Todos sairam perdendo. O feriadão tem parcela de culpa, mas The Mentalist no novo horário caiu 15% em relação ao último CSI das 21h e, pior, perdeu 18% em relação ao seu último inédito. Como resultado, o seriado protagonizado por Simon Baker teve sua audiência mais baixa de todos os tempos.

CSI também teve sua menor audiência, mas fica o registro de que os dramas da CBS, pelo menos, foram os mais assistidos da noite e que os seriados médicos da ABC sucumbiram mais ainda. Grey’s, por exemplo, ficou abaixo dos 10 milhões…

Ranking por horário da quinta-feira, 1º de abril

[table id=70 /]

O embate foi péssimo pra todos no dia da mentira. Survivor, que abriu a noite no canal do olho, não caiu tanto, assim como The Mentalist, que fazendo quase 14 milhões inveja muita série por aí. Mesmo assim, esses são seus números mais baixos e a demo dos anunciantes (audiência entre 18 e 49 anos) abaixo dos 3 pontos não foi a maneira ideal de estrear nesse horário.

CSI também não se deu bem às 22h. Pela primeira vez, o programa ficou abaixo dos 14 milhões e quebrou o recorde negativo dos 14,29 milhões de 21 de janeiro. Pior é sua demo medíocre: CSI, por muitos anos o programa mais visto dos EUA, teria que fazer melhor do que 2,8 pontos.

Queda por queda, eu preferia estar na pele da CBS do que na da ABC. Os dramas médicos do canal da Disney se enrolaram com essa troca e também tiveram recordes negativos. Encerrando a noite, apesar dos pesares, os números de Private Practice não são muito piores do que o que ela já vinha fazendo. O problema é com Grey’s Anatomy, que nas última semanas teima em cair vertiginosamente e pela primeira vez ficou na casa dos 9 milhões.

Em sua sexta temporada, e com a perda de diversos atores do elenco original, Grey’s Anatomy estaria (gasp!) se tornando a nova ER? Nota pessoal: em defesa do saudoso drama médico da NBC, foram necessários 11 anos para ER perder a liderança de audiência no público geral e apenas na 13ª temporada deixou se der líder na demo dos anunciantes.

Aproveitando que mencionei a NBC: nessa quinta o pavão exibiu duas encore de The Office mais a tosca The Marriage Ref. Sem um bom lead, o reality de Seinfeld despencou nos números, mas era essa a tendência e acredito que nunca mais o programa ficará à frente de Private Practice. Porém, é bom lembrar que pelo menos na demo, a reprise de The Office venceu a decadente FlashForward.

Mais um pouco e FF ficaria abaixo dos 5 milhões. Mais um pouco e The Vampire Diares, da pequena CW, superava na demo o sci-fi da ABC. Sendo assim, Flashfoward, que caiu 22% essa semana, agradece o fato de que o drama de vampiros não repetiu os altos números da semana passada e não a deixou na última posição. E já que falei da CW: Supernatural teve sua segunda menor audiência da temporada.

Como todo mundo caiu nessa quinta atípica, a Fox não faria diferente. Infelizmente o mesmo vale para Bones: após um hiato de 2 meses (seu último inédito foi no dia 4 de fevereiro), Bones retornou perdendo quase 4 milhões na audiência geral e 1 ponto na demo. Pobre Bones, única série que torço sem nunca ter assistido…

Nesse embalo negativo, Fringe, retornando de hiato de mesmo período, voltou a ficar abaixo dos 6 milhões. Entre as atrações inéditas das grandes redes, nesta quinta, a série de J.J Abrams só não foi pior do que Flashfoward.

TV Paga

Nos comentários da última coluna, nosso editor Paulo Antunes perguntou pela premiere de In Plain Sight, exibida nessa quarta (31) pelo USA Network. Até o fechamento daquela edição, não havia saído os números da série. Apesar de disponibilizados mais tarde por Victor Hugo (obrigado), também nos comentários, vamos dar uma rápida analisada nessa estreia?

O 3º ano ano da série protagonizada por Mary McCormack – duas coisas adoradas por nosso editor (veja aqui) – não estreou tão bem assim. Pelo menos para seus padrões. O episódio piloto, exibido em junho de 2008, gerou a audiência mais alta de sua história (5,25 milhões) e a premiere do 2º ano quase repetiu o desempenho (5,11 milhões), enquanto que a estreia do 3º ano teve uma das mais baixas: 3,82 milhões e 0,9 na demo 18-49.

A season finale do 2º ano (agosto de 2009) conseguiu 4,44 milhões de audiência total e houve uma boa queda desde então. Mas levando em consideração a audiência média dos seriados da TV paga, mesmo sendo um de seus números mais baixos, esse desempenho não é de todo mal.

Seguindo com os números da cabo nessa quarta (sinto, mas na TV por assinatura demora mesmo), South Park saiu da casa dos 3 milhões nesse 14ª ano (2,99 milhões com 1,7 de demo), mas segue em um de seus melhores inícios de temporada desde o 3º ano em 1999.

E no Discovery Channel, Mythbusters – Os Caçadores de Mitos, ficou com 1,78 milhões no total e 0,7 ponto na demo, mas é a última vez que cito esse programa: na coluna passada, pedi pros fãs de Adam Savage e Jaime Hyneman se anunciaram, mas me deixaram falando sozinho… Nhá.

Séries citadas:

18 Comments

  1. Victor Hugo

    Ei, eu gosto do Mythbusters mas é uma pena que eu não tenho discovery channel. :)
    Fringe teve ontem seu melhor episodio da temporada mas foi triste que justamente onde a maioria das pessoas desligaram a tv pro feriado.
    Já FlashForward, conseguiu a proeza de pregar o ultimo prego na placa de cancelamento certo. E que papelão pra ABC que vendeu como novo lost e não vai durar q uma temporada. Patético!

  2. Fernando

    Me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que Lost é a maior audiência da ABC nesta temporada. E ainda tem gente que acha que a série está em decadência :/

  3. Tiago

    CHOCADO com as audiencias de ontem. CSI com menos de 3 pontos na demo? Grey’s com menos de 10 milhões?
    a quinta sempre teve numeros astronomicos e com disputas acirradas mas agora caminha pra ser apenas mais um dia comum da semama.
    Bones, uma das unicas series estáveis da Fox, começou tremer tbm.
    FF… bom, deu né? acho que foi pro limbo de vez.

    E Thiago, eu adoro Mythbusters! ;)
    Gosto de “Vida” tbm, por acaso vc sabe os numeros da serie nos EUA?

  4. Fernando dos Santos

    “O feriadão tem parcela de culpa”

    Nos EUA foi feriado na quinta-feira , 1º de abril?

    Observando a queda generalizada dos números nas ultimas quinta-feiras começo a achar que esse dia tende a se tornar igual(ou quase) às sextas.

    Eu esperava que Mentalist tivesse desempenho melhor diante de Grey’s, mas acho que o futuro está mais a favor do show da CBS.Grey’s é um animal agonizante, em franca decadência depois de seis anos no ar.A título de comparação, CSI levou nove anos pra começar a despencar.

  5. Thiago Sampaio

    Então por que me deixaram falando sozinho semana passada?
    huahauhauhauhauah Okay, okay… Mais Mythbusters na próxima semana

    Fernando, depois eu apuro uma média mais bem detalhada da ABC, mas acho que Grey’s antes das Olimpíadas ia muito bem, obrigado. Fora que nos últimos dias, Castle deu uma melhorada considerável.

    Xará, fui atrás de Life… e num é que os números são excelentes? A premiere desempenhou 11,8 milhões, a melhor audiência da Discovery desde Andando com os Dinossauros, em 2000. Nas semanas seguintes caiu um pouco e os últimos dois fizeram 5,25 milhões… mas uau!

    E Fernando, ontem não foi feriado, mas hoje sim. Talvez a páscoa não seja tão culpada assim, mas… sei lá, talvez os preparativos de uma viagem? Negócio que o número de pessoas vendo TV nesse dia foi muito baixo. Vai ver o clima estava agradável, as pessoas aproveitaram a véspera pra sair… Só posso imaginar o desastre que serão os números dessa sexta.

  6. Pedro Paulo

    CHOCADO com as audiencias de ontem. CSI com menos de 3 pontos na demo? Grey’s com menos de 10 milhões?
    a quinta sempre teve numeros astronomicos e com disputas acirradas mas agora caminha pra ser apenas mais um dia comum da semama.[2]

    Fato é que a brigas de quinta (e suas astronômicas audiências) foram para a terça, que já ara forte, mas nem tanto como a quinta.

  7. Marcelo

    Foi uma desgraça geral, ninguém se deu bem

    Esperava que Mentalist se desse bem frente Grey’s que parece começar a descer e também esperava um massacre de CSI neste horário frente a PP, como sempre errei nas duas

    Eu também gosto de Mythbusters, fico contente com a audiência acima de 1 milhão (próximo de 2), sinal que o show ainda tem fôlego para continuar

  8. Karine

    Antes de sair para o Hiato Bones tava quebrando o recorde de audiencia da série. mas tbm já era de se esperar que a audiência de Bones não voltasse a mesma, afinal foram 2 meses de hiatus mta gente esquece de ver. Torço q para que o próximo episódio mais gente veja, afinal vai ser o 100º. Um belo flash back de como a Brennan e o Booth se conheceram!
    Agora Grey’s Anatomy afs, a Shonda precisa fazer algo eu vejo q a 7ª temporada como uma séries finale. Pq porra tá sem graça, vc nem se emociona e nem ri mais a série tá no “whatever” de ver ou não.

  9. Cláudio

    Victor, sinceramente até onde eu me lembrava, a sexta-feira Santa não era feriado nos EUA.
    Obrigado pela informação.

  10. Liv

    Bones teve um hiato tao grande que eu nem sabia que tinha episodio essa semana… provavelmente mais um monte de gente deixou passar batido… affe!
    Mas semana que vem é o 100 episodio entao! Tomara que de bastante audiencia!

  11. Thiago Sampaio

    Em todos os sites gringos que usei pra compilar esse coluna, li que o “easter hollyday” foi um dos fatores determinantes para o fracasso da audiência nesse dia.

  12. Tiago

    Uau, números impressionantes de Life, melhor que todos os shows da CW haha… e no UK a audiência tbm foi boa, na casa dos 4/5 milhões.Mas merece, muito bem feita, só acho os episódios muito curtinhos, poderia ser de 2 horas cada um tranquilo.

    Valeu, Thiago! ;D

  13. Chelsea

    Bones teve um hiato tao grande que eu nem sabia que tinha episodio essa semana… provavelmente mais um monte de gente deixou passar batido… affe!
    Mas semana que vem é o 100 episodio entao! Tomara que de bastante audiencia! (2)
    Só vi que tinha episódio quando fui baixar Grey’s. Gostei do episódio e espero ansiosa pelo 100. E, acho que logo iniciaremos uma campanha “Thiago, veja Bones”.

  14. Pingback: Audiência nos EUA na quinta, 8 de abril » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account