Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA na quarta-feira, 21 de janeiro

Pin it

Jorge Garcia em LostLost está de volta nos Estados Unidos, mas a série acabou sendo uma mera coadjuvante em mais uma noite dominada pela Fox, que estreou a nova série Lie To Me, com Tim Roth no elenco. Fechando a coluna, mais algumas informações sobre a audiência da posse de Barack Obama.

Ranking por canal na quarta-feira

Emissora Fox CBS ABC NBC CW
Média
(em milhões)
19,31 10,96 10,41 6,34 1,09

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h American Idol (Fox) 25.43
Lost: Destiny Calls (ABC) – especial 8.48
The New Adventures of Old Christine (CBS) 7.44
Knight Rider (NBC) 4.89
13 – Fear is Real (CW) 1.36
20h30 Gary Unmarried (CBS) 7.07
21h Criminal Minds (CBS) 13.86
Lie to Me (Fox) – estréia 13.19
Lost (ABC) – nova temporada 11.66
Law & Order: SVU (NBC) – reprise 5.57
90210 (CW) – reprise 0.82
22h CSI:NY (CBS) 11.75
Lost (ABC) – nova temporada 11.08
Lei & Ordem (NBC) 8.49

A Fox foi a emissora líder da quarta-feira, com 19,31 milhões de média e 7,5 pontos e 18% de share entre os telespectadores de 18 a 49 anos. A CBS foi a vice-líder em número de telespectadores, a ABC a vice entre o público de 18 a 49 anos (as três horas de Lost deram ao canal a excelente média de 4,5 pontos). A NBC foi coadjuvante e a CW teve desempenho tão ruim quando nas noites de sexta e domingo – é o reality 13 – Fear is Real, que vai fracassando.

Às 20h, o American Idol reinou sobre a concorrência, mesmo com queda de 1,8 milhão de telespectadores em relação a primeira hora de exibição do programa na semana passada. Um especial de Lost ficou em segundo lugar e The New Adventures of Old Christine caiu para terceiro, mas até que melhorou um pouquinho sua audiência em relação a semana passada.

Às 21h, a estréia da quinta temporada de Lost empatou em 5,2 pontos na amostragem por idade com a nova série Lie To Me. Mas em número de telespectadores não deu nem um nem outro: a veterana Criminal Minds se segurou e manteve a primeira posição.

Pontos negativos dos números de Lost:
• A estréia da nova temporada teve desempenho 25% pior que os números da estréia do quarto ano.
• Foi a menor audiência de estréia da série na história.
• O programa acabou em terceiro lugar em número de telespectadores e deverá ficar nesta posição ao longo da temporada se Lie To Me cair no gosto do público.

Pontos positivos dos números de Lost:
• O desempenho da série foi 2% maior que o do final da quarta temporada.
• Segundo o TV Week, Lost deu a ABC sua melhor audiência numa noite de quarta-feira desde maio de 2007.
• O programa retorna como o segundo mais assistido da noite entre o público de 18 a 49 anos (empatado, é claro).

Como a Lilly escreveu ontem nos comentários do site, a audiência de Lost no fundo importa pouco, porque a série está garantida e tem data pra terminar. No fim os números apenas servem de termômetro para ver se o show continua quente ou não. Eu particularmente esperava mais da audiência desta premiere – porque a minha expectativa como fã é alta e se eu morasse nos EUA certamente estaria assistindo ao programa. No fim, acredito que o desempenho morno se deva mais por mérito da concorrência da Fox do que pelo apelo da série e da promoção da ABC.

O segundo episódio de Lost, às 22h, roubou um pouco da audiência de CSI:NY.Lei & Ordem surpreendeu, melhorando sua média de audiência para 8,49 milhões de telespectadores e 2,5 pontos no demo 18-49 anos. Semana que vem Life on Mars entra na briga e veremos um bom confronto entre três shows policiais.

* * *

De acordo com a Nielsen, via Broadcasting & Cable, a posse de Barack Obama foi assistida por 37,8 milhões de telespectadores (somada a média de 17 canais de TV das 10h da manhã às 17h da tarde – o baile exibido ontem no horário nobre não contou).

Os números acabaram frustrando os comentaristas de publicidade – teve gente apostando que a posse daria mais audiência que o Super Bowl.

Segundo o instituto Nielsen, esta foi a posse mais assistida desde a de Ronald Reagan em 1981, que teve 41,8 milhões de telespectadores.

Outra curiosidade da posse de Obama é que a ABC comprou os direitos de transmissão com exclusividade do baile da posse, pagando 2 milhões de dólares. Mas os outros veículos de imprensa reclamaram e no fim a ABC abriu o sinal para a transmissão do discurso de Obama. Só que os canais todos furaram o acordo e exibiram também as imagens de Obama valsando com a esposa, que não estava no acordo.

Segundo o New York Post, um funcionário da ABC disse que o clima no canal era de desapontamento com o desrespeito às regras.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites TV by the Numbers, TV Week, Broadcasting & Cable e The New York Post.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

33 Comments

  1. Pedro Paulo

    Lie To Me (merecidamente) vai ser a nova sensação da temporada. Ouçam o que eu falo, hein?

    E Lost… o que falar de Lost… quando eu vii não acreditei… perdeu força total! Não impacta mais como antes. E Cuidado Con El Ángel por pouco não passa LAW E ORDER (svu) com 5,1 milhões.

    Mas a minha maior frustração foi mesmo LOST. As pessoas tanto comentavam, e estreou só com isso? Será que gravaram para ver Lie To Me?

  2. Carlos Iago

    ahuahuahuahaha…Cuidado con el Ángel (novela mexicana) quase passou SVU? Sério isso?

  3. lilly

    Não esperava mais do que isso de lost, embora eu ache que mereça.

    [Tem gente que deveria ser proibida de comentar de tanta besteira que escreve aqui.]

  4. lilly

    o que é mais fácil: começar a ver uma série nova ou assistir a estreia da 5ª temporada de uma série do tipo “se perder 10 min já não entendo mais nada”?

  5. Alessandro

    Acabei de assistir os dois episódios de Lost… Caramba, sem dúvidas é a melhor série de todos os tempos. Incrível como consegue surpreender e deixar os fãs maravilhados.
    E como foi citado, a audiência pouco importa. Agora Lost é apenas para os fãs mesmo, o resto do mundo que se exploda! hehehe

  6. Eudes Antônio

    Estava convontade de ver Lie to me só pela história! Agora com essa audiência vou baixar.

  7. Niran

    lost é uma lenda na TV isso basta. Lie To me tive o prazer de assistir, episódio muito bom… Tim Roth dispensa comentários excelente ator e a equipe de apoio, ao contrário do The mentalist, tem uma química muito boa com tendencias a melhorar, o roteiro é bom, bem amarrado, com alguns clichês(normal!)mesmo quem não gosta desse genero se assistir alguns minutos acaba fisgado. Só faltou um vilão a altura de Tim na interpretação, pois se bobear ele rouba a cena sem fazer força(nossa…vão pensar… que puxação de saco… não é não… assistam e vejam)

  8. Pedro Paulo

    2. Carlos Iago – January 22, 2009

    ahuahuahuahaha…Cuidado con el Ángel (novela mexicana) quase passou SVU? Sério isso?

    SIM, CARLOS. Verifique no Tv By The Numbers. A reprise de SVU fez 5,4 milhões e Fuego En La Sangre (este é o correto)fez 5,1 milhões.

    Inclusive a excelente audiência da novela protagonizada pela MAAITÊ PERRONI (EX-RBD) já foi assunto no blog Patricia Kogut e no próprio TV BTN.

    Mas eu confundi. CCEA enfrentou Destiny Calls, às 8 da noite. Mas fez 5 milões também.
    Por isso que eu falo que o Paulo deveria postar os números da UNI, pelo menos como título de comparação.

    Outra coisa interessante:
    no 18-49 deu: 1,9 pontos FUEGO x 1,7 SVU
    no 18-34 deu: 2,1 FUEGO (!!!) X 1,5 (!!!) SVU.

    Na verdade, CC EL ANGEL VENCEU knight rider (5,13 x 4,98 milhões). Então com essa, é cancelamento na certa.

  9. Pedro Paulo

    3. lilly – January 22, 2009

    Não esperava mais do que isso de lost, embora eu ache que mereça.

    [Tem gente que deveria ser proibida de comentar de tanta besteira que escreve aqui.]

    Acho que uma ridícula que fala isso é que deveria SUMIR daqui.

  10. anderson

    Pedro Paulo, apoio seu comentário sobre a lilly.

    Enfim, decepcionado com a audiência de Lost, porém a série ainda domina a classe 18-49 anos.

    Mas s´´erio, o que esperar de um povo que acompanha cegamente amaerican idol? sei la.

    Só sei que como disseram, agora lost é para fãs, então fãs, deleitem-se, porque sério, lost inventou um novo modo narrativo de contar uma história.

  11. Paulo Antunes

    Pedro Paulo,
    A Univision está crescendo bastante nos últimos anos. Mas não acho que uma emissora que não exibe atrações em língua inglesa seja encarada como uma adversária pelas demais redes.
    Você esqueceu de dizer que SVU é reprise. Os inéditos de SVU passam na terça-feira à noite.

    No mais, vamos manter o nível do debate, ok?

    Thaís,
    Criminal Minds deu 3,5.

  12. Nao costumo comentar muito aqui,porque eu percebo que nao se dá muita atençao a quem tá chegando, ficando restrito a quem ja é mais íntimo dos oomentários. Tipo só os mesmos que se falam e so se responde as perguntas da mesma turma. Mas assim mesmo eu gosto de ver o site porque tem informaçoes atualizadas,gosto de ver como ta a audiência das séries e mais algumas coisas legais que vcs informam. E acho de extrema indelicadeza alguém fazer um comentário tipo esse aí de cima falando que o outro ta falando besteira e tal. Acho que nao é por aí. Tem que haver sempre o respeito pelo o que cada um gosta ou nao gosta. E é sempre uma arrogância vc. achar que é melhor do que esse ou aquele. Porque ninguém sabe tudo, ninguém é mais inteligente. Seria bom que se respeitase a opiniao de cada um sem causar constragimentos e bate boca.Tenho certeza que essa nao é a postura do site. E pra quem gosta de ver os comentários, nao é nada agradável esse tipo conduta. Desculpem, acabei falando demais, acho que me empolguei. Mas acho que nao vai fazer diferença…quem liga né?…

  13. Victor Hugo

    Espero q Old Christine se fortaleca mais frente American Idol…. enquanto Gary nao esta retendo de OC o que pode ser decisivo lá pra Maio.
    Lie To Me, meio q decepicionou…quero ver em março qdo for exibido as 20h sem apoio de AI. Vendo essa audiencia de LTM percebe- se que Fringe ontem até que nao foi Mal….
    Lost é Lost precisa dizer mais alguma coisa…
    e a CW afundando…. q pena!

  14. alessandra

    lost vai ficar só para fãs mesmo e aqueles que nao desistem nunca…
    agora que vi os episodios achei essas viagens no tempo cansativas e chatas demais e vai ser o foco daqui pra frente.
    é muita viagem em todos os sentidos

  15. lilly

    é, mas ninguém falou nada, quando, na audiencia de ontem, essa mesma pessoa e uma outra foram desrespeitosos.

    enfim, nao quero mais discutir aqui. não é o lugar e não foi feito para isso.

  16. Rodrigo B.

    Victor Hugo,

    Embora tenha audiência menor que “Old Christine”, “Gary unmarried” vem sucessivamente batendo ela no 18-49. Essa semana foi só por 0,1, mas enfim…ficou a frente de novo. Não faço a mínima ideia do que a CBS fará com as duas, mas não descartaria um cancelamento de ambas.

    Sobre “Lie to me”: me decepcionei um pouco com os números do primeiro episódio. Achei que a série fosse reter mais audiência de AI e dominar a noite até no 18-49(mesmo com a concorrência de “Lost”). Em todo caso, vi o 1×01 e achei a série bastante promissora. Espero que mantenha o nível e possa caminhar sozinha quando não tiver mais AI como lead-in.

    Sonre Lost: foi mais ou menos o que eu esperava. Em terceiro no geral e forte no 18-49. Não acho a audiência preocupante(até porque não há nada pra ser preocupar, como foi dito antes), mas a tendência é a audiência cair ao longo das próximas semanas, já que a season premiere e a season finale tradicionalmente registram números superiores ao restante da temporada.

  17. Mateus

    Essa audiência de Lie To me não quer dizer muita coisa… Lembram de Life On Mars?
    Tem que esperar a próxima semana…

    Nos últimos 30 minutos de confronto com Lost, Lie To me já estava perdendo…

  18. Marco

    Não sei qual é a da Lilly, mas que tem um garoto de dez anos postando aqui, isso tem.

  19. Thiago Sampaio

    Zê (13) eu nem sei se há essa de… “panelinha” com internautas mais assíduos. Respondemos às dúvidas de todos sempre que podemos (a equipe é grande, e mesmo assim, outros visitantes sempre respondem)

    A diferença é que… Bem, há mesmo aqueles que são mais conhecidos. Tem um que é fã mortal de Smallville, um que odeia o Hu(r)gh Laurie, outra que odeia Lost… =P Normal mesmo, mas não siginifica que todos não sejam tratados igualmente.

    A pena é que as vezes muita gente se perde quando falam de uma série que gostamos, e acaba saindo besteira. Mas é só nesses casos. E querendo comentar nos tópicos… Comente bastente =T

  20. anderson

    Pessoal, eu devo ser o que odeia o Hu(r)gh Laurie, mas enfim, acho que o teleséries, e especialmete essa coluna, que é tão bem escrita, se destina a discussão.
    O problema é que ao criticar ou elogiar tal série ou ator/atriz, muitas pessoas levam para o lado pessoal.
    Sou totalmente contra comentários quando eles vem carregados de palavrões ou coisas do tipo. Porém cada um tem um jeito de postar.
    Se alguns se utilizam mais de ironia ou não é questão de estilo.Mas seria muito sem graça se todos aqui postassem: “meu aquele ator é bonito” ou coisas vazias desse gênero.
    Portanto, vamos promover uma discussao e troca de idéias, e se alguem sentir-se ofendido, basta falar.

  21. Cristiano (Highlander_Master)

    Sinceridade, to nem aí pra audiência de Lost… A série ja ta garantida por contrato até o final, e tá boa pacas, então não preciso me preocupar com os numeros. Parabéns a Lost, pelo excelente começo de temporada, no que interessa, a qualidade dos episódios…

  22. Marcus

    Acho que essa audiência de Lost deixa qualquer fã de ALIAS com um sorrisinho cafajeste na cara…

  23. Rafa Bauer

    Eu acho (e espero) que Life on Mars fica na frente de Law & order semana que vem e garanta a vice-liderança…

  24. Leandro

    Só fã de Lost pra gostar de Lost mesmo . A temporada começou mais confusa do que nunca , tá explicado a queda de audiência , muitos desistiram.

    Lie To me será exibida às 20 hrs em março? Me confirmem iso por favor! Grato.

  25. Fernando dos Santos

    Assim como outros já disseram, eu também acho muito cedo pra dizer que Lie To Me será a nova sensação da temporada, mesmo sendo antecedida pelo sucesso American Idol.Talvez por isto mesmo, a cobrança será maior.

  26. Pedro Paulo

    Paulo Antunes, eu sei que SVU foi reprise, mas o que eu quis ressaltar foi que a boa audiência da UNIVISIÓN tem sido destaque em vários sites, como o próprio TV BY THE NUMBERS. Então eu acho que algumas emissoras (NBC, CW) devem abrir o olho, considerando o que eles gastam com suas séries e a UNI comprando da TELEVISA.

  27. Carlos Iago

    Eu acho que a Univision é uma “ameaça” até certo ponto…pois nunca os EUA vão parar para ver novelas. Mas num último capítulo desses da vida todos os latinos – que não são poucos – podem dar à essas novelas audiências maiores que as séries.
    É muito latino nos EUA, gente…

  28. Eduardo Peixoto

    Lost uma lenda da TV.. Hm, então tá né. Old Christine é a melhor comédia no ar e concorrer com American idol não é nada fácil. Ela e Gary Unmarried (que é uma boa série também) estão até que se segurando. E Lost… Eu espero bastante declínio de Lost, pra acabar de uma forma digna e não se estender. Quero muito ver Lie To Me, quando voltar pra casa vou baixar.

    E American Idol está bem divertido, mas nunca abandonaria as duas estrelares sitcoms da CBS para vê-la.

  29. Eduardo Peixoto

    AH mas pretendo ver alguns episódios de Lost esse ano, adoro esse tipo de série bem enigmática, mas vi uns poucos episódios só, então tô muito perdido na série.

  30. Fernando dos Santos

    Concordo com o Carlos Iago, o que está fazendo a UNIVISION registrar estes números impressionantes é o grande número de hispânicos que vivem nos EUA.
    Portanto é um fenômeno auto-centrado.
    Mas isto não diminui o tamanho dos vexames que as redes CW e (principalmente)NBC tem passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account