Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA na quarta-feira, 14 de janeiro

Pin it

Glenn Close em DamagesEm seu segundo dia de exibição, o American Idol segue mostrando força e derrubando a audiência da concorrência, mas a CBS até que se segura, com o trio The New Adventures of Old Christine, Gary Unmarried e Criminal Minds.

Fechando a coluna veja os números de alguns seriados de TV paga que foram ao ar nestes primeiros dias do ano. Pra decepção de Patty Hewes, Damages não começou bem. The Secret Life of the American Teenager voltou massacrando Gossip Girl. E Stargate Atlantis se despediu bem.

Ranking por canal na quarta-feira

Emissora Fox CBS NBC ABC CW
Média
(em milhões)
29,85 11,36 6,02 4,48 1,13

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h American Idol (Fox) 27.23
The New Adventures of Old Christine (CBS) 7.27
Knight Rider (NBC) 5.34
Lost (ABC) – reprise 4.60
13 – Fear is Real (CW) 1.57
20h30 Gary Unmarried (CBS) 7.08
21h American Idol (Fox) 32.48
Criminal Minds (CBS) 14.05
Law & Order: SVU (NBC) – reprise 4.52
Lost (ABC) – reprise 4.26
90210 (CW) – reprise 0.69
22h CSI:NY (CBS) 12.84
Lei & Ordem (NBC) 8.20
Lost (ABC) – reprise 4.57

Em sua premiere nas noites de quarta-feira, o American Idol deu ao canal Fox uma audiência preliminar de 29,85 milhões de telespectadores e 11,7 pontos no demo 18-49. Os números registram uma pequena baixa de 220 mil telespectadores em relação a premiere e de 590 mil em relação aos números do programa neste mesmo dia no ano passado. Isto sugere que a audiência do Idol está coesa – pouca gente desistiu do programa de um dia para o outro porque não foi com a lata da Kara DioGuardi.

O TV by the Numbers comenta ainda que a Fox soltou um release com uma informação diferente: que a audiência do Idol na quarta-feira foi ainda maior do que na terça-feira. Se for verdade, é um marco na história do programa, que costuma ter sempre audiência maior na season premiere. A confirmação virá lá pela terça-feira que vem, quando eu publicar o ranking consolidado dos programas mais assistidos da semana.

De qualquer maneira, vale destacar que a CBS se preparou bem pra enfrentar o Idol este ano. Os programas do canal entraram na disputa em 2009 vindo de audiências altas, e estão resistindo ao aumento da competição.

Esta semana, em coletiva para a associação dos críticos de TV, a presidente de entretenimento do canal Nina Tassler respondeu aos críticos que acusam o canal de só exibir séries policiais. Ela disse:

Eu penso que agora seria justo que chamassem a CBS de Comedy Broadcasting System assim como a chamam de Crime Broadcasting System.

De fato, o canal hoje é o que mais exibe comédias de 30 minutos de duração em sua grade. Consolidou um segundo horário com The Big Bang Theory e How I Met Your Mother e parece satisfeito com o desempenho de seu terceiro horário.

Nesta quarta-feira, contra o Idol, The New Adventures of Old Christine perdeu 12% da audiência em relação a reprise da semana passada, mas o seu desempenho ainda é superior ao do início da temporada. Gary Unmarried mal sentiu o impacto, voltando do hiato com queda de apenas 6% na audiência.

Na segunda hora da noite, Criminal Minds perdeu quase um milhão de telespectadores, cerca de 6% da audiência. Mas a opinião geral lá fora é que a série foi muito bem.

Já as atrações da NBC e da CW encolheram bem mais. O novo reality show 13 – Fear is Real teve apenas 1,57 milhão de telespectadores e 0,7 ponto no demo 18-49, perdendo um terço da audiência da premiere.

Já a ABC veio com reprises de Lost. Semana que vem a série volta e aí a briga ficará feia – teremos a volta do confronto entre Criminal Minds e Lost e a chegada do novo drama Lie to Me para complicar a equação.

***

Teve gente pedindo número de audiência das atrações da TV paga. Segue os números que eu levantei de algumas atrações da TV por assinatura nos EUA:

Damages: Os prêmios, o carinho da crítica e as novidades do elenco não ajudaram muito. A segunda temporada da série estreou com audiência discreta de apenas 1,8 milhão e 0,5 ponto percentual de audiência entre o público de 18 a 49 anos. Segundo a reportagem do The Hollywood Reporter, a série teve 44% menos audiência do que a estréia da primeira temporada.

Stargate Atlantis: Já o episódio final de Stargate Atlantis deve desempenho bem melhor. Foram 2,02 milhões de telespectadores e, pelos meus cálculos, 0,74 ponto no demo 18-49.

Sanctuary: Alguém assiste? O final de temporada da nova série da Amanda Tapping teve 2 milhões de telespectadores. Ou seja, ela retém praticamente 100% da audiência de Atlantis.

The Secret Life of the American Teenager: Voltando mais atrás no tempo, a premiere da segunda temporada de American Teenager, no dia 5 de janeiro, teve 4,4 milhões de telespectadores. A série vai ao ar nas noites de segunda-feira, às 20h, e é a responsável direta por Gossip Girl não estar conseguindo mais alcançar a marca de 3 milhões de telespectadores este ano. Na estréia Teenager teve 47% mais telespectadores que Gossip Girl!

Meet the Browns: Por fim, a TBS, a emissora da fofíssima My Boys, conseguiu audiência recorde com a premiere da comédia Meet the Browns, spin-off de House of Payne. Na estréia, com dois episódios em seqüência, o canal teve média de 3,9 milhões de telespectadores.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites MediaWeek, The Hollywood Reporter e TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

29 Comments

  1. fabio

    kyle xy voltou dia 12 agora, e pelo q vi ja no domingo ja tinha como ver pela internet ou baixar. algo assim

    vcs tem o numero da premiere da temporada 3?

  2. Junim

    TSLoAT é um lixo, o texto/roteiro é péssimo e as atuações são vergonhosas. E mesmo assim ainda consegue dar mais audiência que Gossip Girl.

    É mais uma das coisas que eu não consigo entender nos telespectadores americanos…

  3. Henrique

    Espero que a audiência de Christine suba para mais de 8,5 milhões, aí eu acho que renova.

    Ansioso para ver quem sai ganhando no confronto das 21h entre Criminal Minds, Lost e Lie to me.

    Que pena a audiência de Damages ter caído. O seriado é muito bom e essa premiere foi boa.

  4. Rodrigo B.

    Eu ia perguntar a alguém como era TSLoAT, mas o Junim já deixou sua opinião a respeito.

    Aliás, Junim, já que você fez a comparação, gostaria de fazer uma pergunta(se você não se importar em responder): O que você acha de Gossip Girl?

  5. Juninho

    Realmente “The Secret Life of the American Teenager” tem um roteiro muito fraco,ela é simplesmente rala,e apesar de gostar da protagonista,o elenco é bem fraquinho,Gossip Girl não é uma mega série,mas concerteza é bem melhor.
    Damages foi muito elogiada não assisti nenhum episodio,mas pra mim a série merecia mais,americano não é muito inteligênte mesmo.rsrsrsrs

  6. Leandro

    Tenho quase certeza que Lost sairá perdendo quarta que vem . Criminal Minds e Lie To Me devem arrebentar com os perdidos.

  7. paula

    Bom, o principal de lost não é a audiencia, ne.
    Além disso, a série terá um fim, não importa se ganha ou perde na audiencia.

  8. Pedro Paulo

    fico feliz com essas audiências boas da tv paga… sonho em um dia a audiência da tv paga ser boa assim no brasil.

    agora, a audiência de damages foi baixa mesmo. mas até explica-se, devido ao tempo fora da telinha. o fxx tem que bombardear de excelentes chamadas para bombar, pq dramas masi bobinhos, como o próprio american teenager, está dando 4 milhões.

    E MEUS AMIGOS, NÃO SE ASSUSTEM COM A BAIXA AUDIÊNCIA DE GOSSIP GIRL. É IMPRESSIONANTE A GOLEADA QUE A UNIVISIÓN DÁ DIARIAMENTE NA CW. A UNIVISIÓN GANHOU DA REPRISE DE LOST (!!!!!!!!!!!) NO HORÁRIO DAS 9, E ESTÁ BEM DISTANTE DA CW.

    REAFIRMO A VERGONHA QUE É PRA ESTE CANAL.

    PAULO, SE ESTIVER COMO, POSTE A AUDIÊNCIA DA UNI (PELO MENOS SÓ O TOTAL) PRA VER O BANHO QUE ELA DÁ NA CW.

    EU GOSTO D EGOSSIP, MAS ELA TÁ NESSA MERDA DE CANAL, AÍ FICA ESQUECIDINHA MESMO, E NÃO AGUENTA A FORTE CONCORRÊNCIA DOS CANAIS A CABO, COMO VCS VIRAM AÍ.

  9. Pedro Paulo

    E Paulo, qual foi o recorde de audiência de Dexter?

    pq a finale da terceira temporada teve só 1 milhão e meio de telespectadores… vários canais atingem isso brincando.

    e uma outra dúvida: a audiência não é dos EUA inteiros, é}?

    pq considerando que o país tem mais de 300 mi de habitantes, e só com o AI conseguir médias de 30 mi, seria muito ilógico. como é contada a audiência geral????

  10. paula

    que mania de ficar “gritando” em caixa alta.
    acho que so deveria fazer isso pra dar enfase a pequenas palavras.
    no maximo uma frase.

  11. douglas

    n sou fã incondicional de christine mas eh série eh bem legal. q bom q tá se saindo bem contra idol (q eu jah vejo mais graça). espero q lost tb se saia mto bem!!!

  12. anderson

    Eu acredito que Lost volta arrebentando, a espera é grande por parte dos fãs.
    A disputa com criminal minds na verdade não é algo direto, pq os públicos são bem diferentes. A verdadeira disputa de Lost são com os outros programas.

  13. Jan

    Sim, eu assisto Sanctuary e é ótimo, não importe o q os outros digam. É uma série interessante e divertida e com personagens carismáticos. Gosto muito da série.

    E vou sentir muita saudade de SGA, era uma ótima série e deveria ter tido uma vida mais longa.

  14. Rodrigo B.

    Junim,

    Bom, eu vi o piloto de TSLoAT agora e, pelo menos, por esse episódio, não consigo considerar a série um lixo. Não achei o roteiro vergonhoso(tem até uns diálogos divertidos, na verdade), embora uma ou duas atuações sejam mesmo ruinzinhas.

    Mas o que eu percebi é que a série é muito diferente de “Gossip Girl” e seguramente alguma parte desse público também é diferente. Digo, eu sei que é mais natural pra quem é mais velho colocar as duas séries no mesmo balaio e taxar as duas como “série pra jovem”(e não deixam de ser), mas TSLoAT tem uma abordagem muito mais juvenil(ainda mais por ter uma high school como cenário) e creio que o público que dá audiência pra ela fique, em sua maior parte, na faixa etária 10-16 ou 10-17, por aí. Seria legal saber o 18-34 da série, que, creio eu, deve ser baixo(menor do que o de Gossip Girl), que faz bons números nesse demo pra CW(digo, bons números pra realidade da CW).

    Mas, enfim…finalizando: não achei mesmo a série ruim, assim como não tinha achado Gossip Girl ruim(embora tenha desistido da série, por ela não fazer muito o estilo de coisa que eu assisto). Acho que as duas séries têm seu público, mas, embora não tenha nada pra provar isso, imagino que a CW acabe ganhando bem mais dinheiro com GG do que a ABC Family ganha com TSLoAT.

  15. Paulo Antunes

    Pedro Paulo,

    O recorde de audiência de Dexter é justamente os 1,5 milhões na season finale. Mas eu não entendi o que exatamente você quis dizer. Dexter neste momento é a maior série da Showtime, que é um canal premium.
    Damages é uma série da FX, canal que tem mais alcance, precisa de anunciantes e tem uma tradição maior de séries premiadas e séries de boa audiência.

    Os números de audiência do instituto Nielsen obviamente que busca sim refletir a audiência em todo o país.

    Você acha 30 milhões pouco, é isto? Eu não acho. Significa que aproximadamente um décimo da população assiste American Idol ao vivo (sem falar nos que gravaram para ver no Tivo no final de semana). Entre os telespectadores de 18 a 49 anos o American Idol é assistido por quase 12% da população.

    Olha só o share do American Idol na quarta foi de 24%. Ou seja, um quarto das TV ligadas estavam assistindo a Fox.

    No Brasil, ontem, o share de A Favorita foi de 74%. Ou seja, três quartos das TV ligadas estavam assistindo a Globo.

    Os números nos EUA são normais. Bizarro são os números no Brasil.

  16. Marco

    American Teenager é péssima sim , apesar da grande Molly Ringwald, John Schneider etc.
    A série é criada e roteirizada por Brenda Hampton, de 7th Heaven, isso diz tudo.

  17. Daniele

    Eu não me conformo com a baixa audiência de Damages!!!

    E também como aquela porcaria de American Idol ter tanta audiência!!!

  18. Fernando dos Santos

    Se não estou enganado The Shield também não costumava registrar grandes audiências ficando sempre na casa do 1,5 milhão.E mesmo assim o FX manteve a série no ar por 7 anos devido ao prestígio que ela tinha.Pode ser que Damages também consiga sobreviver desta forma.

  19. fabio

    paulo
    existe algum site brasileiro que publique as audiencias daki? por exemplo algo tipo o futon critic ou o zap2it? algo que hoje voce veja os numeros de audiencia do dia anterior de todos os canais, programas ou pelo menos do horario nobre?

  20. Junim

    Rodrigo, não acho Gossip Girl uma ótima série, na verdade a considero abaixo da média. Mas ao menos é boa pra passar o tempo.

    A outra série do ABC Family me deixa entediado, principalmente pelo tonzinho de moralismo que ela passa.

  21. Paulo Antunes

    Fernando,
    Pois é, vai ser uma questão de custo x benefício. Imagino que Damages seja muito mais cara que Shield. Mas certamente vai dar prestígio pro canal este ano.

    Fabio,
    Tem vários sites que reproduzem os números da TV aberta por aqui. Da TV paga não. Não sei se ainda é assim, mas o Ibope demora umas três semanas para compilar os números de audiência da TV paga.

    Junim,
    A outra série do ABC Family é Greek? Não vejo nada de moralista nela. Ela é super light, não agride ninguém, mas não fica dando lição de moral no telespectador.

  22. Fernando dos Santos

    “Imagino que Damages seja muito mais cara que Shield.”

    Eu ainda não tinha me dado conta disto mas agora também estou com a impressão que a série da Patty deve ser mesmo mais cara que a do Vic.Afinal de contas, Damages é ambientada nas altas rodas de Nova Iorque o que certamente resulta em cenas mais caras para serem produzidas.

  23. Rafa Bauer

    Damages é mais cara também pelo elenco de peso: Glenn Close, William Hurt e o cara de nome estranho que ganhou o Emmy…

  24. Thais Afonso

    Além das cenas mais caras de serem produzidas Fernando, tem ainda o cachê. Eu não imagino que Glenn Close deva cobrar pouco, nem o William Hurt ou a Marcia Gay Harden (de quem eu não gosto tanto, mas ela tem um Oscar, isso deve aumentar o cachê automaticamente).

    Na briga LOST, Criminal Minds e Lie to Me, eu não me preocupo tanto com Lost, porquê mesmo que a audiência caia, eles já tem o final garantido. Não acho que a CBS vá cancelar Criminal Minds, mas ainda assim vou ficar torcendo pra ela manter números altos, por via das dúvidas.

  25. Cristiano Mendes

    Fico triste por essa baixa audiência de DAMAGES.
    A série é fantástica, o elenco é ótimo.
    Que pena!!!

    American Idol é bom, já foi ótimo. Impressionante como não cai muito na audiencia e consegue chegar aos 30M, eu gosto.

  26. Pedro Paulo

    ” 10. paula – January 16, 2009

    que mania de ficar “gritando” em caixa alta.
    acho que so deveria fazer isso pra dar ênfase a pequenas palavras.
    no maximo uma frase.”

    ô QUERIDINHA, quem devia se importar com isso é o dono do site. e se eu escrevo em caixa alta é pq é um hábito e eu acabo esquecendo de desabilitar. no dia em que isso incomodar o PAULO ANTUNES aí sim eu paro, ok, FOFINHA?

    e Paulo, duas coisas: é pq eu já ouvi falar que o recorde de Dexter foi 3 milhões e alguma coisa… então foi papo.

    vc diz que o SHOWTIME é premium. PREMIUM seria que nem HBO e CINEMAX aqui na tv a cabo do brasil? só acessível aos mais altos planos das tvs em assinatura?

    e pq vc acha bizarro o share do brasil?????

    só pq é novela???? ou pq muita gente aqui AINDA vê TV????

    Lembre-se que apenas 9,5% das tvs do Brasil têm tv a cabo e nos EUA são 93%.

    mesmo assim, reafirmo que de 300 milhões, ter uma audiência de mais ou menos 18 milhões é pouco sim. deveria ser no mínimo 50 milhões. isso pra audiência mediana.

  27. Thais Afonso

    Como assim muita gente AINDA vê Tv, Pedro Paulo? O share é relação as quantidade de televisões ligadas no horário, o quê apenas significa que a Globo tem o monopólio, com 74% das Tvs ligadas assistindo A Favorita.

  28. Pedro Paulo

    como assim? hoje a internet, o TiVO, e sei lá quais outros motivos têm feito as pessoas desistirem da TV. olhe as audiência do Brasil, dos EUA, de qualquer lugar, e você verá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account