Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na quarta, 3 de fevereiro

Pin it

Ty Burrel em Modern FamilyNa coluna dessa segunda (1ª), falei sobre o fato das comédias da CBS negarem “o fim das comédias clássicas” (sitcoms: três câmeras, audiência com risadas ao fundo, etc.), na grade de programação americana. Alguns de vocês falaram sobre o quesito “qualidade”. E é por aí mesmo.

A ABC também programou um bloco com duas horas de comédia. Às quartas. E três delas tiveram pedidos de temporada completas (a grata Modern Family foi a primeira a ser renovada). A exceção foi Hank, protagonizada por Kelsey Grammer (Frasier), a única delas que era uma “comédia clássica”.

Se Hank fosse tão boa quanto The Big Bang Theory ou Two and a Half Men (é um “grande se”), talvez não fosse cancelada. Talvez nem precisássemos ir pra outro canal: se Hank fosse tão boa quanto Modern Family

Ranking por horário na quarta, 3 de fevereiro

[table id=20 /]

Antes que eu pergunte “se Modern Family fosse uma comédia clássia, teria mais audiência?”, vamos seguir os factuais da tabela.

O que ela mostra são as comédias da ABC indo relativamente bem. Modern Family, aliás, com reprises no vago horário de Hank, superou Mercy da NBC (com uma surra na demo 18-49) e deu trabalho pra Human Target.

“Só veremos o valor real de Human Target quando assumir o horário de quarta-feira (…) Digo que vai registrar menos de 7 milhões.”

Palavras minhas, na coluna do dia 26. Errei, mas não por tanto. A novata da Fox dessa vez não foi exibida depois de American Idol e acabou perdendo 25% de sua demo. Talvez a raposa use como desculpa o desempenho do especial da CBS com os melhores comerciais do Super Bowl, mas Human Target não parece ir além disso.

Sua guardiã, American Idol, também sentiu um pouco a mudança de horário. Tudo bem, essa edição foi um especial “Road to Hollywood”, mas quase ficou abaixo dos 20 milhões e registrou uma queda de 1,4 pontos na demo e uma perda de 4 milhões na geral.

Ehr… Quem queremos enganar? Isso foi só uma recapitulação. E em comparação à última temporada, Idol segue com uma retenção de 92% da demo 18-49 e 94% da audiência total. O reality da Fox ainda tem muita força.

E a competição não foi inexistente. Pela CBS, teve Criminal Minds, que sentiu o baque de ser exibida durante Idol e caiu de 4,3 pra 3,8 pontos.

Modern Family, por outro lado, caiu só um pouco: de 4,1 pra 3,9. Foi o suficiente pra manter posição de seriado número um da noite nesse quesito. Na geral, a perda foi de uns 900 mil telespectadores, mas era contra o Idol e Criminal Minds

Olha o que acontece na meia hora seguinte, com Cougar Town: a série de Courtney Cox sofre uma incrível defasagem na audiência e não consegue repetir o feito de The Middle, que uma hora atrás, fazia subir os números da reprise de Modern Family.

Encerrando a noite, a cancelada Ugly Betty leva ainda mais para baixo os números na ABC, CSI:NY caiu 0,3 ponto, mas subiu na geral em relação à seu último inédito e o Leno conseguiu o feito de subir a audiência que recebeu.

A NBC teve Mercy destruída (apesar dos bons 6 milhões da geral serem boas pra seu padrão, 1,6 pontos é patético), uma reprise de SVU e o Leno. Droga… Por tanto tempo, fui um grande fã das série da emissora do pavão e é dificil vê-la assim hoje.

E antes que eu me esqueça: a CW está com a estratégia de sempre reprisar no meio da semana sua novata Life Unexpected. Imaginei que isso iria saturar a audiência da série, mas comparem seu desempenho com o de Gossip Girl.

A CW precisa de menos hype e mais qualidade. Não tenho dúvidas disso. Mas, claro, podem me convencer do contrário, como no caso da situação das comédias clássicas.

Séries citadas:

26 Comments

  1. Dudu's

    “O que ela mostra são as comédias da ABC indo relativamente bem. ”
    -Modern Family não está indo “relativamente bem”. está indo exelente. Foi muito bem contra o American idol
    – The Middle ta crescendo cada vez mais, esse semana se não me engano, foi os numeros mais altos da temporda ( ou um dos mais altos)
    – Cougar Town, bem, como podemos dizer….
    ==
    Criminal Minds sofreu esse quarta, tomara que continue caindo.
    -==
    Thiago, tu sabe dizer se a mudança de American Idol foi só hoje(ontem)? ou vai continuar assim pelo resto da temporada? e vai passar as 9 horas só quarta? ou terça e quarta? :P

    Muitas perguntas eu sei :P

  2. Rafa Bauer

    Também acho que Life unexpected não está indo tão mal. Tenho esperanças de que ela consiga se manter até maio e, quem sabe, uma 2ª temporada.

    Ela é a cara das séries do antigo canal Warner americano. O tom da série lembra muito Dawson’s creek (mas mais cool e menos aborrecente).

  3. bia mafra

    dudu, que nunca ninguem te escute falando mal de criminal minds.
    o que eu ia postar eh justamente como tem gente que prefira ver american idol a ver a trupe do hotchner em ação? eu simplesmente não entendo.

  4. Marcelo

    Mercy se fosse exibida na ABC, acho que daria uns 2.3 na demo e uns 7 milhões

    Na CBS provavel 2.8 e uns 8/9 milhões (um pouco abaixo de The Good Wife no quesito demo).

    Coloca o Robert Pattinson como um interno que a demo vai lá p/ uns 5.0. Hahaha!

  5. Dudu's

    @Bia
    Morte a Ciminal minds :), ja tentei ver, e nunca gostei :(

    @Marcelo
    Acho que essse ideia de se um programa passar em outro canal vai dar mais audiencia é tudo bobagem. Se a serie não da audiencia em um canal, é porque é porque a audiencia americana não gostou, a mesmo mudando de canal, não ia subir muito/ia ficar na mesma audiencia :D

    Robert Pattinson pode ser a unica salvação de Mercy -n HSAHUASHUASHU

  6. Luiz Milagres

    Modern Family ganhando de Criminal Minds na demo… E competindo com Idol… Tá com tudo!!!

    Já se sabe se Cougar Town vai ter uma 2ª temporada?

    Outra pergunta (fugindo do assunto aqui): a Fox (do Brasil) tava anunciando o último episódio de Glee para a próxima quarta. Alguém sabe explicar? A série não tava em hiato até abril, quando voltaria para o season finale?

  7. anderson

    Adoro que as comédias da ABC estão vingando, 3 de 4 é muito bom.
    Sobre hank o problema esta em Kelsey Grammer, tipo ele é um ótimo e engraçadissimo ator, porém não da mais pra ter uma série soh dele. Basta ele aceitar isso, poderia muito bem ser um coadjuvante de luxo em uma nova comédia.

  8. Olegas

    Dudu’s, pois eu acredito E MUITO que essa idéia de uma série passar em outro canal alavancaria seus números. Dou por exemplo Supernatural, que poderia perfeitamente ser uma série da CBS. E se fosse exibida por lá, definitivamente seria um top-rated show.

    Cougar Town já foi renovada pra 2ª temporada.

    E Life Unexpeted tá indo muito bem, obrigado. Os número da reprise são altos pro padrão do canal e até mais altos que os originais de Beautiful Life. E olha que tá concorrendo contra American Idol. Com certeza a CW vai renovar a série.

  9. Thiago Sampaio

    Dudu, falei sobre o sucesso relativo exatamente pelo desempenho de Cougar Town. E apesar de tudo, o trio ainda não tem os desempenhos de TBBT e TaaHM.

    Sobre a mudança de horário em Idol, vou atrás da informação, mas acredito que haverá uma mudança de horário sim. E a Fox já fez questão de dizer que vai bater de frente com a Olimpiada na NBC, exibindo mais edições do reality

  10. mazinha

    Aff. como alguém pode não gostar de Criminal Minds…a série é incrivel. Vou torcer para que a audiência melhore…mas concorrendo com Idol acho dificil.

  11. Pedro Paulo

    Não aguento essa implicância de vocês com Cougar Town. é bem sem noção, mas me diverte bastante. Ela pode não ter a audiência de Modern Family, mas tá muito bem.

  12. Daniele

    Eu adoro Criminal Minds, e que bom que a torcida por aqui para que aumente a audiência é maior:)

  13. Thiago Sampaio

    Não, Daniele. Nem passou pela cabeça… huahuahaua Foi mais uma engulida no seco mesmo. Não tem como fazer pouco caso do American Idol. O reality está forte e desse jeito não será superada nessa temporada.

    E Pedro Paulo, não é questão de implicância… Aqui na TeleRatinhs, os números tem mais influência do que o normal, então Cougar Town, que tá agora atrás de The Middle, tem que ser criticada sim, não? Sua audiência já foi muito mais saudável…

  14. Thomaz Jr.

    Adoro comédias e fico feliz do bloco da ABC ter decolado. Eu mesmo nunca botei fé. Achei que, qdo Lost voltasse, ele já teria acabado.

    E vejo Middle como uma série discreta que tem td para virar um hit de audiência.

  15. Fernando dos Santos

    “se Modern Family fosse uma comédia clássica, teria mais audiência?”

    E eu pergunto:se Modern Family,The Office e 30 Rock fossem sitcom clássica conquistariam os críticos da maneira que conquistaram?

    Eu não sei o que acontece, mas pelo que vejo parece que os roteiristas de comédias não-clássicas andam mais inspirados que os de sitcom.Dando uma olhada nos sites e blogs especializados em séries, fico com a impressão que a unica sitcom clássica que goza de grande prestígio junto aos críticos especializados hoje em dia é How I Meet Your Mother, mas não tenho certeza quanto a isso, é apenas uma impressão que eu tive observando as notícias referentes a série.

  16. Fernando dos Santos

    Só pra concluir, quero frisar que simpatizo muito com Two and a Half Men e Big Bang Theory, fico feliz quando vejo as duas fazendo sucesso e considero elas bem divertidas, mas do ponto de vista criativo elas não me parecem acrescentar muito ao gênero.

  17. Fernando dos Santos

    American Idol segue aproveitando bem a ultima temporada de Simon Cowell a frente do programa.Ano que vem acredito que a festa termina.
    O programa até vai permanecer no ar por mais alguns anos, as emissoras não largam do osso assim tão fácil, mas duvido que os índices a partir do próximo ano sejam tão bons.

  18. Raruiz

    Luiz Milagres
    O episódio de Glee na verdade é o último episódio antes do hiato…
    Aí Glee entra em hiato aqui no Brasil também…

  19. Lu

    “A CW precisa de menos hype e mais qualidade. Não tenho dúvidas disso. Mas, claro, podem me convencer do contrário, como no caso da situação das comédias clássicas.”

    De forma alguma. Vc tem toda razão. A CW gosta de criar uma atmosfera de glamour e polêmica na hora de divulgar suas séries. Mas na hora do vamos ver, que é roteiro, elenco…. o que realmente interessa, eles ficam muito a dever. Ser um canal dirigido o público adolescente não é desculpa para programas de baixa qualidade. Fico triste em saber que Life Unexpected é uma dessas. Tinha uma boa premissa.

  20. Dudu's

    @Olegas
    “Dou por exemplo Supernatural, que poderia perfeitamente ser uma série da CBS. E se fosse exibida por lá, definitivamente seria um top-rated show”
    O canal CW não passa em todo os EUA, isso pode ser uma explicação por sua baixa audiencia.
    Não sei se tu é muito fã de Sobrenatural, mas a audiencia desse seriado não é “boa” faz um tepinho. E ainda, ele não está conseguindo segurar a audiencia do seu lead-in (the vampire diares), que está tendo uns numeros muito bons. Então, isso não iria mudar muito a audiencia. (tirando pelo fato que a CBS passa por todo os EUA, a CW não)

    @Thiago
    ” E apesar de tudo, o trio ainda não tem os desempenhos de TBBT e TaaHM.”
    Bem, isso é fato.
    Ninguem esperava que TBBT iria conseguir ter esses numeros ( é muito complicado ter um rating 18-49 de 5.4–5.7). E aindo mais, TAHM é um seriado consagrado já. E sempre teve boa audiencia.
    TBBT E TAHM passão segunda-feira as 9 horas da noite. Se tu for ver, as comedias da ABC, estão num horario muito mais competitivo. ( na minha opnião). isso ajuda as comedias da CBS ter mais audiencia.
    E tem mais uma coisa, Nessa quarta-feira, Modern Family foi a “campeã” de audienca das series. Mesmo fazendo numeros menores que TBBT/TAHM,

    escrevi demais o.o

  21. Saulo

    Os numeros de Gossip Girl, sejam eles de episodios ineditos ou reprises, são vergonhosos.

  22. Fernando dos Santos

    Amanda, sitcom clássica é aquele tipo de comédia quase totalmente rodada em estúdio, com a presença de uma platéia assistindo a gravação e que faz uso de risadas pré-gravadas ao fundo nas cenas engraçadas.
    Atualmente a unica grande rede que se dedica totalmente a fazer este modelo de comédia é a CBS, é ela que exibe Two and a Half Man e The Big Bang Theory entre outras.Nas outras redes este estilo tem a cada dia menos espaço e os canais a cabo me parece que também não adotam esse formato em suas comédias a não ser os canais infantis como Disneychannel e Nicklodeon.
    Embora o gênero esteja perdendo espaço, vale lembrar que Two and a Half Man e The Big Bang Theory são as comédias mais vistas da televisão americana atualmente.

  23. Isabella

    Comédias clássicas são as únicas que fazem rir de verdade, não consigo rir muito nas outras, sei lá, acho que as risadas de fundo me fazem rir mais do que deveria, elas fazem muita falta nas sitcons e acho uma pena elas estarem sendo “extintas”.

    P.S. quanto as séries terem mais audiência em outros canais, é só observar Medium que foi cancelado pela NBC e agora está indo bem na CBS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account