Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na quarta, 14 de abril

Pin it

America Ferrera em Ugly BettyDevido uma parada estratégica (tive que me ocupar em um seminário), nosso editor Paulo Antunes assumiu a coluna com os números de terça. E foi até bom, visto que o destaque fora o retorno triunfal de Glee: como não sei nada da série, ao contrário de Antunes, eu não teria nada a acrescenter além dos números.

Tudo bem: compenso na coluna de hoje com meu nulo conhecimento sobre Ugly Betty, que encerrou sua jornada de quatro anos nessa quarta (14) na ABC.

A vencedora do Golden Globe de 2007 foi um hit, que além de outras indicações, teve sua protagonista America Ferrera levando o Golden Globe e um Emmy de melhor atriz, também pela primeira temporada. Mas a audiência, que em 2007 teve média de 11,3 milhões, foi caindo sem controle até o cancelamento, dando adeus como o pior programa da ABC nessa noite.

Ranking por horário da quarta-feira, 14 de abril *

[table id=81 /]

Fechando a noite, às 22h, Ugly Betty encerrou sua jornada de fama efêmera e sucumbiu à queda de audiência, provocada por sua passagem das quintas-feiras para as amaldiçoadas noites de sextas nessa temporada. Quando voltou para um dia “decente”, a quarta, já era tarde demais, o público a abandonou e o cancelamento foi eminente.

Sofrendo para chegar aos 5 milhões nesse ano, Betty amargou uma triste audiência de 3,33 milhões (veja aqui) e em seu finale, mesmo diante de uma reprise de Law & Order:SVU, pela NBC, a série do canal do alfabeto amargou a última posição no horário. E a demo 18-49 abaixo dos 2 pontos? Buh-bye, Betty.

Mas, hey, o dia não foi de finale só pra Betty: às 20h, Human Target abria o primetime da Fox e encerrou sua temporada com pouco mais de 7 milhões na audiência total… e menos de 2 pontos na demo dos anunciantes, o que é preocupante. A série que estreou no período de minha primeira coluna (veja aqui) se saiu muito bem para os padrões da Fox, e sem nenhum tipo de lead fez mais de 10 mihões e quase 3 pontos. Porém, desde então, veio a pasmaceira.

Não que seus números sejam tão ruins, mas como ela se encontra sem forças diante dos blocos de comédias da ABC e CBS, imagino que sua renovação esteja em perigo. A única coisa que talvez jogue ao seu favor é o cancelamento de 24 Horas e, salvo as proporções, não faria mal a Fox continuar com pelo menos um seriado de ação em sua grade. Prognóstico? Prefiro não arriscar. Fico em cima do muro dessa vez.

Agora que falei dos finales, falo do “resto”: The New Adventures of Old Christine cresceu 6% e segue mostrando querer uma renovação, mas a batalha é dura: logo depois veio Accidentally On Purpose, que se dava muito melhor nas noites de segunda, mas fechou com uma demo melhor que a Christine…

E não é que essa disputa entre as comédias pela renovação na CBS ficou interessante? Gary Unmarried me parece carta fora do baralho, essas duas de quarta-feira seguem vivas e Rules of Engagement mostrou ter força nas noites de segunda-feira. Pra apimentar mais ainda a disputa, existe a remota chance de Two and a Half Men terminar (Charlie Sheen não parece disposto a retornar) e o canal do olho acabará abrindo mais uma vaga.

Quem não tem nada a ver com isso é a ABC, que já tem todas as suas comédias de quarta renovadas. The Middle subiu 10% e se recuperou da baixa audiência da semana passada, Modern Family caiu 8% mas segue forte… e Cougar Town segue sendo aquela coisa: pode até não repetir os feitos da família moderna (o que seria pedir demais), mas tem bons 2,4 pontos na demo.

Encerrando os comentários, temos os dramas procedurais da CBS: Criminal Minds caiu 8% e CSY:NY… subiu 8%. É um bom balanço, mas vale lembrar que os especialistas em mentes criminosas enfrentaram Modern Family e o American Idol (estável nessa quarta), enquanto que Sinise e companhia disputaram contra uma reprise de Law&Order:SVU e o peso morto Ugly Betty.

Ah, tem ainda a CW: America’s Next Top Model desempenhou os piores números da temporada e os realitys seguintes, Fly Girls e High Society, conseguiram a façanha de reduzir ainda mais suas audiências deprimentes.

*A tabela leva em conta a audiência preliminar do instituto Nielsen, que mede a audiência americana e só libera os números finais algumas horas depois, ao final da noite.

TV Paga

Olhem só: vou conseguir incluir, numa mesma coluna, os dados da TV por assinatura referentes ao mesmo dia da televisão aberta.

A quarta-feira da TV paga americana teve de destaque o 200º episódio de South Park, que ganhou uns 300 mil telespectadores e fechou com 3,33 milhões, fora os 0,9 na demo. A 14ª temporada é a melhor da animação desde o ano 1999. Fechando esse dia, a favorita do nosso editor, In Plain Sight, ficou com 3,15 milhões e 0,8 na demo dos anunciantes, mantendo os números da semana passada.

Voltando um dia, na terça-feira (13), Justified reagiu, ganhou 300 mil telespectadores e fechou com 2,4 milhões no total, mais os 0,9 na demo. E vivendo uma nova era, depois da perda de seus protagonistas, Law & Order: Criminal Intent caiu apenas um pouco: foram 3,22 milhões (3,47 semana passada) com 0,9 na demo.

Porque as séries de TV por assinatura não estão conseguindo chegar no 1 ponto mesmo?

E fechando essa coluna, respondo o que Cristiano vinha perguntando nos comentários e infelizmente não tive tempo de responder: o Saturday Night Live com Tina Fey (10) conseguiu os melhores números do programa desde o dia 27 de fevereiro, quando foi apresentado pela Jennifer Lopez.

Como SNL está fora do primetime, a medição total não é divulgada, mas sua demo foi de ótimos 3,3 pontos. Se a comparação puder ajudar, foi um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Séries citadas:

21 Comments

  1. Victor hugo

    e sem numeros de Mythbusters? ;)
    Gary e Accidentally são certas que não voltam.. Old Christine talvez com uma temporada reduzida e Rules talvez possa vir no fall season.

  2. anderson

    Esse negocio de Charlie Sheen não querer voltar se revolve aumentando o salário. E a CBS não é louca de largar esse osso ainda. Faz uma dobradinha imbatível com TBBT.

    Ugly betty não merecia terminar desse jeito. mas foram a soma de erros da produção, troca de showrunners e má decisão do canal. Uma pena.

  3. bia mafra

    acho que nao, anderson, acho que, apesar de gostar do charlie sheen, o ego dele deve ter abalado porque o coadjuvante ganhou premio (acredite, isso rola) e os problemas pessoais do ator que são enormes, brigas constantes e armadas com a esposa e vícios

  4. Mônica A.

    Ugly Betty não merecia terminar desse jeito. Mas foram a soma de erros da produção, troca de showrunners e má decisão do canal. Uma pena.[2]

    Mas ao menos terminou com um final digno (embora apressado) e gostoso de ver.

  5. Josué Prachedes

    Dois homens e meio, quase cai da cadeira de tanto rir. Muito mais engraçado que 30 Rock, por exemplo. Meu Deus, o mundo está acabando mesmo.

  6. Ricardo DS

    Tudo q a Fox fez para bombar Glee, a ABC não fez com Ugly Betty. Esse finale teve essa péssima audiência por puro desinteresse da rede do alfabeto.

    Ugly Betty não merecia terminar desse jeito. Mas foram a soma de erros da produção, troca de showrunners e má decisão do canal. Uma pena.[3]

  7. claudia

    Pelo menos U.Betty teve um final .Uma pena ter sido tão precoce, sentirei falta.Agora resta saber se o Sony exibira até o fim.
    Essa temporada que esta sendo exibida é a penultima então?

  8. Rafael de Souza(São Vicente SP)

    Burn Notice Ganha Duas Novas Temporadas
    A série do canal USA ganhou hoje mais duas temporadas, as quais representam a quinta e a sexta, com 15 e 18 episódios, respectivamente. Atualmente no intervalo entre duas temporadas, a série estreia os episódios da quarta no dia 3 de junho.

    Apontada pelo canal como a série número um de sua audiência atual, a produção estrelada por Jeff Donovan estreou em 2007, fechando sua primeira temporada com uma audiência média de 7 milhões de telespectadores, segundo o jornal Variety. A partir desse resultado, “Burn Notice” tornou-se referência do canal no desenvolvimento de novos projetos seriados.

    A história gira em torno de um agente que é banido da agência para a qual trabalha. Despido de seus recursos e posses, incluindo dinheiro, ele se vê obrigado a agir sozinho na tentativa de recuperar sua posição e descobrir os responsáveis pela sua situação atual. Nesse meio tempo, realiza trabalhos free lancer. No elenco também estão Gabrielle Anwar, Bruce Campbell e Sharon Gless.
    Link com a Informação:http://revistatvseries.blogspot.com/2010/04/burn-notice-ganha-duas-novas-temporadas.html

  9. Mônica A.

    Claudia, o Sony está exibindo a última temporada de Ugly Betty.

  10. claudia

    Obrigada Monica, então nas proximas semanas teremos este episodio que passou ontem na tv americana,certo?

  11. Mônica A.

    Exatemente, Claudia. Essa semana foi exibido o 11º episódio da temporada, restando portanto, 9 episódios para acabar. Você não está acompanhando? os primeiros episódios foram meio chatinhos, mas depois ficaram bem legais. E vale à pena assistir aos últimos.

  12. Dudu's

    Como eu falei no post de segunda.. Muito drama Thiago, muito drama. :P

    Isso ai, Modern Family indo muito bem. O importante é liderar no demo.
    Human Target, que feio. :( Mas é inegavel falar que o seriado melhorou muito.

  13. claudia

    Valeu Monica …estou acompanhando sim, faço o impossivel para nao perder nenhum, sempre que meu aparelho de dvd colabora, é claro…Realmente o começo foi chato agora melhorou, pena que vai acabar.Bom final de semana.

  14. Fernando dos Santos

    Human Target apesar de não apresentar números tão bons quanto os da estréia, se despediu liderando em seu horário.É claro que as reprises na NBC e ABC ajudaram, mas o fato é que ela encerrou a temporada em primeiro lugar às 20 horas.

    Criminal Minds pegou um horário difícil mas acho que vai conseguir sobreviver e ganhar renovação.

    Na tevê paga gostei da recuperação de Justified, de ver South Park ainda se mostrando um hit e do bom desempenho de L&O:CI em seu primeiro episódio pós-Goren & Eames.

  15. Amanda

    Ugly Betty teve final precoce? Putz, deveria ter terminado na 3ª temporada. Esses canais americanos são 8 ou 80 , ou esticam demais a série ou cancelam sem nenhuma chance.

  16. marquinho

    finale de ugly betty foi lindo.. emocionante..
    triste pelo fim, mais triste ainda pelo final precoce. mas pelo menos conseguiram fazer um final, foram avisados antes e prepararam o terreno.

    a despedida foi linda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account