Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 8 e 10 de setembro

Pin it

Melrose Place, Sons of Anarchy e The Vampire Diaries

Começou! Começou a temporada de estreias da TV americana. Claro, a ação pra valer começa mais lá para o final do mês, com o início oficial do outono. Mas os canais que querem/precisam crescer em audiência já vão antecipando as estreias, para tentar fisgar os telespectadores antes que a concorrência aumente.

E, bom, atendendo a pedidos, estou retomando a TeleRatings, trazendo os números de audiência e abrindo espaço para aquelas discussões nervosas de sempre – quem cancela, quem renova, qual emissora é a mais estúpida, qual a melhor programação – mas que a gente não resiste.

A coluna, no entanto, não será diária, por conta de outros compromissos profissionais meus (a não ser que alguém tope assumir o meu lugar!). Bom, vamos abrir os trabalhos, comentando as novidades da semana – em que tivemos a volta de 90210, Sons of Anarchy, So You Think You Can Dance, America’s Next Top Model e Supernatural, e as estreias de Melrose Place, Glee e The Vampire Diaries.

TERÇA, 8 DE SETEMBRO

Nem 90210, nem Melrose Place. Veio da TV paga o grande acontecimento da semana.

A estreia da segunda temporada de Sons of Anarchy, no FX, foi o grande acontecimento do dia (convenhamos, o canal andava precisando de algo assim, já que andava meio apagadinho em relação aos concorrentes TNT, USA, HBO e Showtime).

A segunda temporada da série teve um incremento de impressionantes 95% de audiência em relação a estreia da primeira temporada. Ou seja, quase dobrou. Foram 4,3 milhões de telespectadores e 2,8 pontos de audiência.

Na TV aberta, o destaque da audiência ficou com as atrações do verão. A Fox foi a emissora mais assistida pelo público de 18 a 49 anos, com mais um episódio de Hell’s Kitchen (7,61 milhões e 3.5 pontos 18-49), e a NBC a emissora com maior número absoluto de telespectadores (com um episódio duplo de America’s Got Talent (11,17 milhões de média e 2,8 pontos 18 a 49 anos).

E quem odeia a The CW põe o dedo aqui!

A primeira emissora a estrear nova programação ficou em último em número de telespectadores e na audiência do público entre 18 e 49 anos. Mas você sabe, a tia Dawn Ostroff tá andando pra estes números. O canal vive da amostragem das mulheres entre 18 e 34 anos e, segundo release disparado pelo canal, eles ficaram em segundo nesta amostragem (atrás da Fox).

A verdade é: o desempenho da CW foi uma bosta.

90210 teve 2,56 milhões de telespectadores e 1,3 ponto de audiência e 4% de share entre o público de 18 a 49 anos. Foi uma queda de 50% em relação a hypada season premiere da série, em setembro do ano passado. Claro, o pessoal que vê o copo meio cheio dirá diferente: esta foi a melhor audiência da série desde o episódio de 6 de janeiro (Hello, Goodbye, Amen, com participação da Brenda) e teve 30% mais telespectadores que o final da temporada – pra mim isto é muito pouco pra um começo de temporada sem competição com outros dramas no horário.

Melrose Place foi ainda pior – 1,3 pontos no demo 18-49 e apenas 2,27 milhões de telespectadores. Veja bem, em termos de audiência reter público é fundamental. Então, Melrose manter 96% dos números de 90210 é muito bom. Ficando assim, um bloco de séries coeso, a permanência e a renovação da série é garantida.

Mas, pôxa, é Melrose Place! Estamos falando de uma série de TV clássica dos anos 90, uma série que vem com toda uma aura e um pesado investimento em marketing em torno dela.

Melrose Place conseguiu ir pior que a estreia da fofa e simpática Privileged no ano passado (e que era bem mais barata, imagino). Para registro, Privileged teve a mesma audiência qualificada e 660 mil telespectadores a mais.

Em resumo: BEM FEITO DAWN OSTROFF!

QUARTA, 9 DE SETEMBRO

Na quarta-feira, as novidades foram as estreias de So You Think You Can Dance na alta temporada, Glee e mais um ciclo do America’s Next Top Model.

Mas tudo isto aconteceu num dia importante para a política americana, o State of the Union, discurso anual do Presidente no Congresso – que ficou marcado pela babaquice do republicano Joe Wilson (veja aqui). Exibido por 10 emissoras, o programa foi assistido por 32 milhões de telespectadores.

A chegada de So You Think You Can Dance na fall season divide opiniões, já que tem gente achando que o programa não dará certo, em um período do ano dominado pelo Dancing with the Stars. Os números ainda não indicam se a decisão foi certa ou não. Dance teve apenas 6,46 milhões de telespectadores (perdeu para a audiência de Obama na NBC no horário). Mas teve desempenho sólido entre os telespectadores de 18 a 49 anos, marcando 2,7 pontos e 8% de share. A Fox divulgou release dizendo que o desempenho da série entre jovens adultos foi melhor que o da média da temporada passada (mas eu tenho registrado aqui que em 10 de setembro do ano passado, Bones teve 2,9 pontos, ou seja, melhor audiência).

Mas SYTYCD chegou mesmo é para provocar danos no America’s Next Top Model, que entrou em sua 13ª temporada marcando 1,5 pontos entre os telespectadores de 18-49 anos, com 3,2 milhões de telespectadores. Foi o melhor número do programa desde 4 de março. Mas isto não foi bom não gente, especialmente se comparararmos com o desempenho da premiere da 11ª temporada em setembro do ano passado (3,84 milhões e 2 pontos).

Bom, mas o que nós queremos saber é se Glee conseguiu manter o charme do episódio piloto e se será um dos hits da temporada. Pois bem, a dramédia musical do Ryan Murphy começou bem: 7,31 milhões de telespectadores e 3,4 pontos no demo 18-49 anos.

Claro, o desempenho não foi o mesmo do piloto-preview exibido depois do American Idol (a queda foi de 1 ponto percentual no demo), mas a Fox registrou crescimento de audiência em algumas amostragens (de 9% entre adultos 18 a 34 anos e de 26% entre mulheres de 18 a 34 anos), o que aponta que o buzz em torno da série fez crescer o interesse entre o público jovem.

Resultado: a Fox foi líder na primeira noite que veio com nova programação (média de 3 pontos no demo 18-49), ainda que tenha perdido para a NBC em número de telespectadores (com Obama, America’s Got Talent e reprise de SVU).

QUINTA, 10 DE SETEMBRO

Na quinta-feira, a vitória foi de goleada da NBC: 17,75 milhões de telespectadfores e 7 pontos e 20% do share dos adultos entre 18 a 49 anos. Motivo: a abertura da temporada da NFL, com a partida de futebol americano entre Tennessee e Pittsburgh.

Aqui sim, a CW fez bonito: The Vampire Diaries estreou com impressionantes 4,84 milhões de telespectadores e 2,1 pontos no demo 18-49. Aí, bom, quem ficou indignado com a saída de Smallville do timeslot terá que morder a língua. Deu super certo. Foi a maior audiência em números absolutos do canal em seus quatro anos de história. Aleluia: parece que a CW tem um hit!

A estreia do quinto ano de Supernatural podia ter pego uma carona maior neste sucesso, mas teve um desempenho bem dentro de sua média histórica: 3,39 milhões de telespectadores e 1,5 ponto na medição por idade (no ano passado, Supernatural foi bem melhor, com 3,96 milhões de pessoas assistindo o Dean voltar do inferno).

The Vampire Diaries começou com o pé direito, mas a concorrência vem aí: na quinta-feira que vem retorna Survivor e Bones e na outra quinta chega Flash Forward. E aí eu quero ver!

Até a próxima.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites TV by the Numbers e The Futon Critic.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

37 Comments

  1. Leonardo Toma

    “A verdade é: o desempenho da CW foi uma bosta.” euri

    A CW (vulgo Dawn) realmente pede pra ser extinta. Mas quem diria, um hit pra poderdar algum dinheiro pra emissora.

    E fico feliz com a audiência de Glee. Não baixei ainda, mas ouvi dizer que foi um bom episódio.

    E ainda bem que o TeleRatings voltou! [3]

  2. Victor Hugo

    Que bom que o TeleRatings voltou![3]

    Vi agora pouco o piloto de Melrose Place (2009) e posso dizer que é chato e ruim.
    Vampire Diaries é uma boa série que tem uma trilha sonora idem e atualções ok! É esperar para ver como a trama se desenvolve!

  3. Olegas

    A-DO-REI a estreia de Melrose Place, pois conseguiram captar a alma da série original! Pena que a audiência foi fraca “/

    Agora, esse Vampire Diaries foi tedioso. No Mínimo. A trilha sonora é ok e até me surpreendeu em alguns pontos [tocou Silversun Pickups e Bat for Lashes =O], mas a trama a la Crepúsculo foi super broxante. O diálogo de abertura da série super ratifica minha opinião.

  4. Fernando dos Santos

    “O canal vive da amostragem das mulheres entre 18 e 34 anos”

    Agora entendi porque o CW vem dando preferência a estas séries novelescas tipo 90210,Gossip Girls,Melrose Place e Vampire “Diarréias”.

    A boa notícia pra mim é que Supernatural estreiou temporada nova com bons índices.

    Que bom que o TeleRatings voltou!(4)

  5. Bruno A.

    “Vampire Diaries é uma boa série que tem uma trilha sonora idem e atualções ok!”

    Discordo. Eu resolvi assitir depois de ver a audiência. Com exceção da trilha sonora (que tinha 3 músicas de que eu gostava), nada da série foi legal.

    A trama foi bem simplista: personagens de comportamento bem similares, mal desenvolvidos, e a briga entre o irmão bom e o mal. Além disso, os atores são bem limitados. “INCRÍVEL!”

    Feliz por SUPERNATURAL, pois, sem grandes picos de audiência e com um novo hit da CW, será possível que essa seja a última temporada. E, assim, terminará como uma série muito bem sucedida, que foi ficando melhor a cada temporada.

    SONS OF ANARCHY rules!

  6. Chico

    não pode se animar muito com Vampire Diaries porque ano passado 90210 estreio com 5 milhões e pouco e pelo restante da temporada foi 2 e alguma coisa

  7. Gilberto Dutra

    Que bom que o TeleRatings voltou![4]

    Agora sim, começou a temporada!!!!!!!!!!!!

  8. Pedro Paulo

    Até que enfim o FX deu uma reagida!!! O canal tava apagado!!! Espero que minha querida Damages estréia em alta ano que vem.

    A audiência de TVD foi bastante alta mesmo, vamos ver se segura, e os números de Melrose foram péssimos. TAMBÉM COM ESSE LEAD-IN…

    Que bom que o TeleRatings voltou!!!![4]

    Doido pra rever Greys e a tão comentada FF.

  9. Aline

    Nossa, 4,84 milhões pra Vampire Diaries?? O.o Sabia que essa série estava sendo aguardada por muita gente mas agora fiquei surpresa.

    Incrível como esse ano tá voando, parece que foi semana passada que o TeleRatings mostrava as audiências das SFs.

  10. Juninho

    Glee fez bem,espero que continue assim,peguei trauma de assistir qualquer série da Fox,a emissora é exper em cancelamento precoces,e Glee é show!

    Assisti a volta de 90210,sei que a série decepcionou muita gente,mas na minha opinião a série voltou boa,parece até outra série,e os numeros estão na média da CW mesmo,Vampire Diaries também me surpreendeu,a série é boa e merece a audiência mas bem que Supernatural podia ter pego carona na audiência da série.

  11. glaubercast

    “A verdade é: o desempenho da CW foi uma bosta.”

    Apesar de assistir mtos dos shows da CW, não gosto do canal desde a origem, já que cancelou Everwood. rsrs

  12. Marcelo

    Saudades imensas da WB!

    Com dois spin-offs, três séries de sucesso (Smallvile, Supernatural e Vampire Diaries), e com uma série que é sempre notícia na mídia,GG, quem sabe a CW começa a fazer a sua história e a ter um espaço maior entre os telespectadores

    *lembrando que a CW é p/ o público jovem, e não p/ tds as faixas etárias.

  13. Rubens Fructuoso

    Supernatural continua sendo a única coisa que presta na CW!
    E torço para que Glee dê certo!

  14. Tiago

    A CW tem séries boas e ruins. É só um canal a mais… alguém preferiria se ele não existisse? É cada uma que me aparece…

    Não entendo esse ódio todo. E até parece que a opinião de telespectadores piratas brasileiros vai fazer alguma diferença.

  15. Juan

    Vamos ver o copo meio cheio: a estréia do 5ª ano de Sobrenatural deu bem mais audiência que o final da 4ª temporada. Viva Sobrenatural

  16. Saulo

    Contra qual programa da NBC a série The Vampire Diaries irá concorrer?
    Alguém sabe?

    Resposta do Editor: na largada será o Weekend Update do SNL e Parks and Recreation.

  17. anderson

    Ta eu sempre tenho q fazer o papel do contestador. primeiro episódio de Glee teve mais de 10 milhoes de audiência. O segundo, numa semana com quase zerod e estréias e concorrência a audiência cai quase 30% . isso é fazer bem?
    se fosse com Lost (só um exemplo) ia ter uma baita comentários q nao é mais sucesso e bla bla bla.

    Nada contra qualidade de glee, q eu gostei, mas la vem denovo a fox tentando criar um hit q nao existe.

    Resposta do Editor: Anderson, Glee teve uma tremenda audiência na estreia em uma ocasião muito especial, foi ao ar depois do American Idol. Aquele número não era real, não pra uma série com uma temática destas. E a Fox tem uma certa tradição em gerar um forte buzz em torno de suas séries e depois elas dão uma caidinha. Pra citar alguns exemplos: ano retrasado Terminator teve uma estreia histórica, ano passado Fringe chegou com força e depois ambas caíram – com Fringe se estabilizando depois.

  18. Majoz

    Não tem jeito, prefiro o livro. Tem filmes que adaptam bem os livros, mas tem outras que parece que pegam um pouco da historia para criar outra nova. Se é uma adaptação deveriam respeitar mais o trabalho do autor e não botar personagens que não existem e tirar outros que são legais. Cadé a Meredith que com Bonnie e Elena são as melhores amigas e vivem tantas coisas. De onde saiu o tio? e o irmão, ate que entendo un adolescente rende mais que uma irmã bebé. Por outro lado gosto muito de True Blood so espero não me decepcionar muito com a serie depois de leer os livros como aconteceu com Vampire Diaries. E não significa que seja um programa horrivel, coisa que não é. Só não é o que eu tanto esperava.

  19. Raruiz

    Glee
    Adorei o segundo episódio da série.
    Acho que só vai melhorar daqui para frente.

    The Vampire Diaries
    Não resisti e assisti o piloto.
    Quantos clichês. Crepusculo, o irmão bom e o mau, a menina boazinha e certinha da cidade pequena. BORINGGGGG…
    Enfim, prefiro meus episódios de True Blood.
    Ahhhh e a CW Brasileira (leia-se Warner) já está com vinhetas de The Vampire Diaries na programação.

  20. roberto a

    meu a CW não tem cobertura em todas as partes dos EUA, portanto a média é boa para o canal, quero ver a NBC se virar nesse FALL, das 4 grandes é a piorzinha. Quintas vai ser jogo de gente grande, Grey’s,CSI,FRINGE e The Mentalist

  21. Dierli

    Glee foi bem na audiência qualificada. Pelo menos.

    Vdiaries me surpreendeu, tanto na audiência quanto no episódio. Tinha poucas expectativas, talvez por isso.

    Nunca levei fé em 90210, muito menos em Melrose Place.

    Fico feliz que a coluna esteja de volta. Mesmo que não seja diaria, se for como a de hoje, estará ótimo.

  22. Camila Oliveira

    Fiquei feliz por Glee e nem imaginava que Sons of Anarchy tivesse esse apelo todo. Eu assisto a série, mas nunca dei tanto crédito.

    Vampire Diaries eu vou passar longe, por enquanto. Assim como Melrose Place.

    Não vejo a hora de todas as séries voltarem só para ver como vai ficar a audiência às quintas. Minha torcida vai para Grey’s Anatomy e Private Practice.

  23. Renato

    Putss !

    To com dó da CW, mas graças a délls a VAMPIRE DIARIES, du uma levantada na audiencia.

    Eu assisti o piloto, e foi melhor do q eo esperava, eo esperava uam coisa tosca, chata, personagens babacas, e até tem esses personagens, mas acho q vou continuar pra ver noq vai dar isso !

    Assisti tbm 90210 e Melrose Place,e pessoal vcs tenq entender q issu é serie adolescente, é isso q as pessoas entre 12 e 18 anos querem ver na tv. Brigas, sexo, drogas, romance, traição,e oq a Melrose tras tbm é uma pitada de suspense.” QM É O MATOU A SIDNEY ?” .

    Eu espero do fundo do meu coração q a CW consiga aumentar a sua audiencia, e q suas séries continuam sempre a melhorar, e a renovar !

    VIVA A CW :P

  24. Renato

    AAAAAAAAH, ja tava esqcendo !

    Glee: Essa série vai longe ! Mtu divertida, bem humorada, q me cativou desde do 1º minuto.

    PS: q venha a nova temporada de GOSSIP GIRL S2

  25. Marcelo

    Tava meio desligado das séries… muitas das que eu gostava acabaram (Prison Break, por exemplo) e eu meio que não comecei a acompanhar nada de novo…
    Antigamente eu tinha Friends, Buffy, Angel, Sex & The City, Alias… Hoje sinto que só me resta aguarda Lost e Heroes, ambas que acho que assisto mais por querer saber como vai acabar do que por realmente gostar e achar empolgante.

    Então tô tentando voltar a acompanhar séries… baixei Dollhouse, mas ainda não assisti, confesso que Glee foi uma surpresa bem agradável ^^

    Alguém pode me recomendar alguma série interessante?
    Ultimamente meu divertimento tem sido Os Simpsons e Two and a Half Man heheheh sempre a certeza de boas gargalhadas. =)z

  26. Sorcerus

    Glee é sensacional. Lembra um pouco a saudosa Popular.
    Supernatural continua mandando bem. E essa é a última temporada. Garantem o criador da série e a CW. E eu concordo plenamente.

  27. Ma

    Me surpreendi com a audiência de Vampires porque afinal de contas quantas referências mais a vampiros irão surgir e ter folego para mostrar coisa nova.
    Agora essa alegria toda foi por semana passada, vamos ver quando as series grandes das outras emissoras começarem como ela vai se comportar.
    Mas para mim mesmo o que importa é Supernatural que gostaria que tivesse tido uma audiência maior. Mas é sempre assim, eu falo e continuo repetindo não entendo os fãs americanos. Fora a CW que continua a não dar suporte que a serie merece. Espero que os garotos Winchester consigam aumentar essa audiência para terminar essa que será, talvez, a ultima temporada.
    Tomo Barrados, bem feito.

  28. Lucía

    Gente… o que foi essa estreia de sons?? Maravilhosa!!!! Que bom que a audiencia esta alta, a série com certeza merece!!!!

  29. Bruno A.

    “Alguém pode me recomendar alguma série interessante?”

    Já que você gosta de ALIAS (a série que eu mais gosto), me senti na obrigação de te responder.

    Por gostar de BUFFY e ANGEL, eu te diria para assistir TRUE BLOOD.

    As séries que estão na segunda temporada de que eu mais gosto são: BREAKING BAD, SONS OF ANARCHY, SOUTHLAND e FRINGE.

    Além dessas, SUPERNATURAL também é muito boa, mas está na sua última temporada (espero).

  30. Claudemir Antonio Zamproni

    Se formos falar de séries interessantes, em primeiro lugar, obrigatoriamente, temos de falar de “UNITED ESTATES OF TARA” (fascinante!!!), “NURSE JACKIE” (fantática!!!), “BEING ERICA” (maravilhosa!!!), “BETTER OF TED” (surpreendente!!!), “HUNG” (extraordinária!!!), e torcer para que alguma destas novas cheguem, no mínimo, aos pés destas citadas… Com certeza, não serão “GLEE” (até dá prá encarar!), “MELROSE PLACE” (eca!!!), “THE VAMPIRE DIARIES” (duplo eca!!!).

  31. Marco

    Quem pediu sugestão de séries, esqueça o que o Bruno sugeriu. Alguém que gosta de Fringe e Southland não merece crédito.

  32. Mariana

    Eu li quase todos os livros de Vampire Diaries, que acho que foram 4, só não li o último
    E cara os livros são ruins…
    Não tem quimica entre os protagonistas do livro, a história é estranha, enfim, espero que a série seja melhor, mas o bizarro é que tem várias coisas na série que são diferentes do livro.
    Vamos ver o que os fãs do livro acharam da série, pq são eles que vão dar audiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account