Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 5 e 9 de março

Pin it

OscarA 82ª cerimônia do Oscar teve sua maior audiência em 5 anos graças ao dobro de concorrentes na categoria de Melhor Filme, pois os sucessos de bilheteria indicados levaram junto seus grandes públicos pra assistirem a cerimônia.

A maior audiência do Oscar foi em 1998, ano que premiou Titanic, de James Cameron, até então a maior bilheteria de todos os tempos. Doze anos depois, o mesmo Cameron batia seu recorde com Avatar, também indicado, e ajudou na audiência do Oscar. Exibida pela ABC no domingo (5), a premiação registrou uma média de 41,3 milhões de telespectadores.

Já no mundo das séries, o que nos importa, temos de tudo nessa coluna atrasada que englobará da sexta (5) à terça (10). Mas o foco serão as baixas de 24 Horas, Damages, Southland, séries da CW, Parenthood

Ranking por horário da sexta-feira, 5 de março

[table id=47 /]

Alguns anos atrás, o primetime do sábado americano possuia episódios inéditos de diversos seriados. Hoje, isso não acontece mais e dentro de pouco tempo imagino o mesmo para as noites de sexta. Os tempos são outros e o público (principalmente o da faixa etária preferida dos anunciantes) encontra mais o que fazer na primeira noite do fim de semana. E assistir televisão não é uma delas.

Novamente, nenhum programa passou dos 2 pontos na demo 18-49. Nem os inéditos da CBS e nem mesmo a premiere de Who Do You Think You Are?. Nesse novo programa da NBC, adaptado da TV britânica, celebridades participam de um documentário onde pesquisam sua árvore genealógica. Nossa… Quem será que ficou em casa pra ver Sarah Jessica Parker conhecendo seu passado? Segundo os números, não muita gente.

Ranking por horário do domingo, 7 de março

[table id=48 /]

A ABC exibiu no domingo (7) a 82ª Cerimônia dos Prêmios da Academia e se saiu muito bem. Com a dupla Alec Baldwin e Steve Martin como apresentadores, e um já explanado aumento de indicados, o Oscar teve um aumento de quase 14% em relação à cerimônia do ano passado, que dominada por Quem Quer Um Ser Milionário? registrou audiência de 36 milhões.

Qual seria o panorama dessse ano se os indicados tivessem apenas o alcance do vencedor Guerra ao Terror, que arrecadou pouco mais de US$ 21 milhões muldiamente, contra os quase US$ 2,6 bilhões de Avatar?

Os ótimos 41 milhões dessa edição não fazem feio à história do evento, que tirando algumas exceções, sempre permaneceu na casa dos 40. Só que, é bom dizer, nos últimos anos a audiência se manteve nos 30, o que fez a organização mudar as regras dos indicados. Batman – Cavaleiro das Trevas sendo indicado no ano passado melhoraria os números daquela edição? Se depender do que vimos nessa cerimônia, não tenho dúvidas disso.

Então, pelos próximos anos, se preparem, pois a bilheteria passará a ser um fator importante na hora de indicar algum filme. Por hora, tudo bem, mas se Tranformers 3 ou algum filme da saga Crepúsculo for indicado, aí parei.

No mais, The Amazing Race foi dos poucos (se não único) a ter um inédito exibido. Antes do Oscar, claro. Mas sua segunda meia hora bateu contra a premiação e o programa já havia feito melhor. De resto, diversas reprises (nem mesmo Undercover Boss arriscou), com destaque para as de Uma Família da Pesada, que mais um pouco batia nos 3 pontos da demo. Tomou, séries de sexta-feira?

Ranking por horário da segunda-feira, 8 de março

[table id=49 /]

Na segunda (8), uma realidade um pouco mais relevante para nós, fãs de seriados.

Pela pequena CW, finalmente terei oportunidade de falar (mal) de um inédito de Gossip Girl (ê hiato longo!). E em seu novo dia, a série mostrou novamente que não é mais do que acha ou diz ser. Patético. Uma hora antes, a novata Life Unexpected quase se manteve na casa dos dois milhões, mas acabou ficando abaixo do que a veterana One Tree Hill consegue nesse horário.

Pela Fox, também finalmente um inédito de House, com desempenho 6% superior no demo em relação ao último original, dia 8 de fevereiro (exato um mês, muito tempo). Já na hora seguinte, 24 Horas derrubou a audiência de maneira inaceitável. Houve crescimento em relação à semana passada, uns 11%, mas a sangria dos números que recebeu de House foi lastimável. Às 21h, a Fox perdeu 2 pontos na demo e quase 4 milhões na geral.

Há algo de muito errado com a série de Jack Bauer nessa temporada… As últimas notícias são de que a Fox não quer mais renovar a série e quem estaria interessada em comprá-la seria a NBC. Mas já já falo da emissora do pavão.

Na CBS, enquanto HIMYM seguia com sua boa temporada e Rules of Engagement não fazia feio no horário de Accidentaly on Purpose. Às 21h o seriado do problemático Charlie Sheen atingiu seu número recorde na temporada.

A curiosidade do público com a situação do protagonista de Two and a Half Men (internado antes de enfrentar julgamento por tentar agredir a esposa com uma faca) foi mais do que benéfica para a série, que novamente ficou à frente da também boa de audiência The Big Bang Theory.

E como sempre, o canal do olho fez seu desempenho padrão com CSI:Miami.

Na ABC, após um especial de duas hora para o casamento em The Bachelor, que me recuso a comentar, Castle beliscava os 10 milhões e vai fazendo uma temporada convincente.

Já na NBC (ah, NBC), desastre. Chuck caiu 10% em relação ao seu último inédito. E foi o melhor que a NBC consegui nessa noite arruinada pelo retorno da descancelada (e provavelmente cancelada novamente dentro de pouco tempo) Trauma. A série ambientada em San Francisco fez menos de 5 milhões na geral e não ajudou de forma alguma a veterana (idosa) Law & Order.

E suas demos dignas de CW? Quando Leno fazia 1,5 ponto a gente criticava. Que podemos fazer então, a não ser julgar Law & Order, que nem nas sextas fazia tão feio?

Ranking por horário da terça-feira, 9 de março

[table id=50 /]

Nessa terça-feira (9), mas um grande desastre para a NBC. Você já viu de relance na tabela, mas mesmo assim… deixemos o pavão (Parenthood) pro final.

Antes, na Fox, mais American Idol, mais liderança confortável. Só que como novidade temos a inclusão de uma reprise de Glee, seguindo o reality. Taí: a vencedora do Golden Globe de melhor comédia deve ser a melhor aposta pra fazer par com o AI.

Um par que não rola nem com reza braba é o formado pela CW nessa noite. O que diabos são esses números de 90210? E os de Melrose Place? Detalhe que estas também estavam voltando de hiatos… Ridículo.

Pela CBS, uma noite de vitórias para suas séries. Pelo menos nas audiências gerais. Campeã na demo e na geral, apenas The Good Wife. Mas vá lá, NCIS e NICS:LA conseguem números melhores que a boa esposa, mesmo concorrendo contra American Idol e Lost respectivamente.

Na ABC, novamente com uma preguiçosa exibição de uma reprise de Lost às 20h, no horário seguinte o inédito do sci-fi registrou um crescimento considerável em relação à semana passada. Legal, pois o bom episódio mereceu…

E como prometido… a NBC e Parenthood. The Biggest Loser fez a sua parte, mas às 22h, o pavão e sua nova dramédia tiveram um pane. A audiência do piloto, que já não foi muito alta, caiu 16% na demo e de maneira alarmante mal se sustentou com seis milhões na geral. Isso só não foi pior que os esquecidos de The forgotten no canal da Disney…

Eu falei semana passada, e me acharam extremista:

Parenthood (…) liderou a demo 18-49, mas isso não quer dizer muito, pois a audiência de uma premiere costuma ser uma das maiores de um seriado e a tendência a curto prazo é cair(…) a demo da estreia (..) foi a mesma das de My Own Worst EnemySouthland, canceladas (…) pela própria NBC.”

Mm…

TV Paga

Enfrentando o micado horário da sexta-feira, duas populares séries da TV por assinatura americana continuam oscilantes.

Spartacus: Blood and Sand, do canal Starz, caiu relação a semana passada. No dia 26 de fevereiro, o show passava pela primeira vez do milhão (1,08 milhões), mas nessa sexta (5) fez o suficiente pra registrar sua segunda melhor audiência: 974 mil telespectadores, com o 0,4 de sempre na demo 18-49.

Caprica, pelo canal SyFy, na mesma noite de Spartacus, chegou no 0,5 ponto de demo, feito que conseguiu só em seu segundo episódio. Mas no geral, não está legal: foram 1,15 milhões dessa vez, 500 mil a menos que o de sua premiere. Se o (excelente) prelúdio de Battlestar Galactica não fizer algo, as chances de ser cancelada são enormes.

Nessa segunda feira, várias séries, vários números. Secret Life of the American Teenager conseguiu vencer Gossip Girl da CW ao registrar 3,21 milhões e 1,1 na demo. Make It or Break It também foi bem, ao atingir 2,50 milhões 0,8 na faixa 18-49. E Greek, acima do milhão (1,03) também conseguiu 0,8 no público de interesse dos anunciantes.

Damages, novamente, desapontou: caiu para 924 mil na geral com 0,2 na demo. É… Está difícil para o bom drama jurídico do FX.

E na terça, o season finale de White Colar cresceu 27% na demo (1,4) e 16 na geral (4,03 milhões), um bom contraste com (a excelente) Southland, da TNT. A série policial cancelada pela NBC não está indo bem na cabo…  Caiu 30% na demo (0,7) e 18% no total (2,05 milhões). Frustrante.

E aos fãs de Legend of The Seeker A série, exibida em formato de syndication e segundo seu estúdio não renovada para uma terceira temporada, subiu um pouco na audiência com seu episódio do dia 27 de fevereiro – 2,22 milhões na geral com 1,6 na demo. Seu destino segue incerto.

Séries citadas:

21 Comments

  1. Marquinho

    Thiago, tudo bem?
    Parabens pela coluna, seu conhecimento no assunto é formidável. Eu sempre leio e gosto de algumas alfinetadas que você solta, afinal, por mais imparcial que tentemos ser, sempre há o gostinho em especial, e hoje gostei do comentário sobre as séries da CW. Na WB as comédias do canal eram canceladas se mal fizessem 2,5 milhões, audiência essa meio padrão de séries como What I like about you, Living with Fran e Maybe Its Me, canceladas e nao consideradas um sucesso. Quando séries como Off Centre e nao lembro outras faziam 2 milhões redondos ou que seja, 1,8 ou 1,9 milhão, eram canceladas rapidamente. Na CW One tree Hill as vezes faz acima de 2 milhões, já Gossip e 90210, tem sofrido para voltar a fazer mais de 2 milhões e quase 2 milhões. Então se comparar com a audiencia da finada WB, elas sao realmente um sucesso? Acho que nao né! Embora atualmente tais series tem como beneficio a internet e propaganda, coisa que nao ocorria com as series que citei acima. Nossa falei demais.

    Bom é o seguinte, eu falei com a Simone e o Fiaes para saber se eles tinham seu msn ou email para eu entrar em contato contigo. Se puder passar a Simone, agradeço.

    Parabes pelo otimo trabalho.

  2. Vincent

    Thiago, eu não assisto a Gossip Girl, mas levando-se em conta o seu público alvo, a justificativa para essa baixa audiência não seria o fato de que seus fãs preferem baixar os episódios para assistirem no PC ao invés da TV?

    Sobre 24 Horas, além da venda da série para outros canais ainda existe a questão do filme, pois segundo consta, a não realização de uma nona temporada pode favorecer a produção do longa-metragem, pois sem a série os seus realizadores poderiam se concentrar apenas no filme.

  3. Reinaldo

    Razoavel a audiência de Numb3rs. Será mesmo que a série será cancelada e o último episódio será exibido na próxima sexta-feira?

  4. Walber

    Hehe, exibição preguiçosa mesmo da ABC em exibir a reprise (queria saber de que temporada são estas reprises, são dos episodios que passam na semana passada?). Quando é que V vai ocupar este horario, hiato longo…

    Realmente Numbers até que não fez feio, foi a maior audiencia da sexta na geral pelo menos.

    Sinto por Parenthood e principalmente Chuck.

    Quanto a Gossip Girl,a explicação para esta fama que a serie possui pode ser esta que o Vincent citou, falando nisso é verdade que nem a Warner quer mais a série pq não consegue atingir nem o numero que a Warner exige?

    Eu queria saber quantos episodios a FOX ainda possui desta bomba que é Til Death.

    E fico impressionado como os americanos conseguem assistir NCIS e ainda em seguida outra série parecida em seguida com seu spinoff

  5. Mônica A.

    Thiago, você sabe qual é a situação de The Forgotten? Eu li que a série terminaria nesse último episódio (do dia 9), mas parece que já tem mais dois produzidos. Você ouviu falar em cancelamento ou qualquer coisa do gênero?

    Espero que continue, pois gosto muito da série.

  6. Fernando dos Santos

    Se o canal USA tem um número de assinantes maior que o TNT, então me parece normal que White Collar tenha uma audiência muito maior que Southland.É claro que seria melhor se Southland atingisse números tão bons quanto The Closer o grande hit da casa, mas acho que esses índices obtidos não estão de todo ruins.

  7. Thiago Sampaio

    Por parrrrtes…

    Valeu mesmo, Marquinho. A produção é facilitada com a busca de releases e só complemento com um ou outro seriado que assisto… Mesmo assim, obrigado. Quanto ao desempenho da WB comparando ao ca CW, os tempos são outros e todas as audiências caíram… mas a proposta do canal seria a fusão da WB e UPN. Que os números deveriam ter crescido, ah deveriam.

    O canal está perdido e nele só assisto Supernatural. Curiosamente, acho uma pena sua renovação. Falando das comédias, eu nem vou muito longe: assistia Everybody Hates Chris? Foi um crime a mudança de horário e seu cancelamento. Canal incompetente…

    Quanto ao e-mail/msn, se alguém não te passar, entrego depois. Tá meio contra-mão ficar on-line agora mas prometo encontrar tempo no fds. E vlw novamente.

    Sobre Gossip Girls, perguintas de Vicent e Walber… olha, não tem desculpa. Ninguém vê a série que, pra mim, se acha modinha demais. É mais marketing do que qualidade. Capa de revista, participação de Lady Gaga (?!) e nada de melhoras em seu roteiro. Simplesmente não rola e acho que tá demorando demais pra ser cancelada.

    Quanto a Numb3rs, curioso que depois da redução de episódios, sua audiência subiu. Mas a sexta é um caso a sério e acredito que a renovação fique apenas ou pra Medium ou pra Ghost Whisperer.

    ‘Til Death? Segundo a “altamente confiável” wikipedia, o último episódio intitulado será exibido no dia 28 de março. Entretanto, mais sete desses (indo até 9 de maio) estão como ‘a ser anunciado’, então… provavelmente não acabe nunca =P

    Mônica, verdade. Fiz besteira… Foram informações demais nessa coluna e me esqueci de que semana que vem a ABC colocará no lugar um clipshow de Flashfoward. O finale de the forgotten foi antecipado e dois inéditos não foram exibidos. Se somar o fato de que a audiência não está boa, isso não é o melhor dos indicativos.

    E Fernado, USA está em quase 100 milhões de lares americanos. Quase 100%, vá lá. Mesmo assim, são “só” 4 milhões de pessoas assistindo. É um número muito pequeno do total, então no final, esse raio de ação nem conta muito. Infelizmente, Southland não está tendo um bom momento. É a média da TNT? Certo, mas ela veio direto de um canal aberto, com orçamento de canal aberto. Precisava fazer melhor.

    ps.: a reprise de Lost é sim da semana anterior.

  8. anderson

    24 horas é uma “Ex série em atividade”, só mesmo a NBC, que adora essas buchas, para querer renovar.

    Feliz mesmo pelas comédias da CBS de segunda e obvio pela luta de Lost contra as apelações da Fox. Firme e forte.

    E o Oscar tava bem legalzinho, adorei que Avatar se f***, não merece melhor filme nunca. Mas a edição passada tava bem mais dinâmica e melhor.

  9. Thomaz Jr.

    Uma Família da Pesada tem um audiência mto fiel até nas reprises. Até contra o super bowl.

    Vi o píloto de Paranthood e não gostei mto. Mas vou “dar mais um chance” baixando outro episódio ilegalmente. rs

  10. Fernando dos Santos

    Avatar não tinha a menor chance de vencer nas categorias melhor filme e melhor diretor pois se trata de um blockbuster de ação.Nessa categorias mais importantes a Academia sempre deu preferência a dramas mais focados nos personagens e A Guerra ao Terror se enquadra perfeitamente nesse perfil.A vitória desse filme era bastante previsível.

  11. Fernando dos Santos

    Thiago,
    talvez o fato de Southland ter vindo da decadente NBC também não esteja ajudando muito.Concordo com você quanto ao fato do orçamento da série acabar se tornando um fator complicador.
    Acho que se o TNT for renovar o show, provavelmente vai fazer cortes nas despesas tal como aconteceu com Criminal Intent quando a série mudou da NBC para o USA.

  12. Claire

    O Oscar teve bons números… e concordo com o Anderson,que bom que Avatar tomou! rs
    Feliz por The Good Wife,gosto do Noth… e adoro Julianna.
    Southland preocupando… é esperar pra ver..

  13. George

    Gostaria de saber a audiência da série How to make it in america, da HBO.
    Obrigado.

  14. Fernando dos Santos

    Concordo com você, Nanda.Contudo isso não significa que o melhor filme vai necessariamente vencer uma disputa.É necessário também ser mais adequado ao perfil do prêmio que está sendo disputado.
    Agora, entre Avatar e Guerra ao Terror sem dúvida a superioridade dramaturgica do segundo é evidente.Se não me engano o próprio James Cameron teria declarado que não via muitas chances de Avatar vencer nas categorias mais importantes.Sem dúvida Avatar está entre os filmes que acabaram entre os indicados a melhor filme por haverem aumentado a lista de finalistas para 10 títulos.

  15. juninho

    hahahhh bem feito pea cw e pra gossip girl,odeio essa serie ridicula imitaçao mal feita de the o.c,pena que ja foi renovada,mais logo logo vai pro saco e pra cw pq ta apostando o futuro do canal nessas series teen que ate agora nada,nao acho que vd tenha folego pra continuar fazendo bons numeros e smallville acho que nao passa da 10ºrsrsr e spn tb da 6º e o fim da cw

  16. Thiago Sampaio

    George, por algum motivo, não encontro números da audiência de seriados HBO em lugar nenhum… E Bruno, Trauma havia sido cancelada e à pedido dos fãs a NBC resolveu dar uma chance. Mas além desses números defasados, a compra não foi de uma temporada completa (22 episódio). E depois dessa semana, acho que já era pra valer..

    Quanto a Avatar, o filme foi um colírio pros olhos. Bem feito pra cacete, mas com uma história pouco criativa e quase que infantil. Não merecia Oscar nem de melhor filme e muito menos de melhor roteiro. Mesmo assim, eu não premiaria Guerra ao Terror. Meus favoritos disparados pra esse ano (filme, roteiro e diretor) eram Tarantingo e Inglorious Basterds.

  17. Pedro

    Bastardos Inglorios muito melhor que Guerra ao Terror. Eu preferia ver Avatar vencendo, eu nao vi nada de mais em Guerra ao terror, mas eu tinha visto Guerra ao terror antes do oscar e pensei logo: a cara do oscar da o premio pra esse filme. Um filme que ninguem vai lembrar por muito tempo, tipo onde os fracos nao tem vez.

  18. Fernando dos Santos

    Eu considero Onde Os Fracos Não Tem Vez uma excessão na história do Oscar.É um filme que a meu ver destoa do perfil deste prêmio.Eu incluo ele no mesmo grupo que O Silêncio dos Inocentes e Operação França, filmes que conseguiram ganhar o prêmio máximo mesmo sem ter aquele perfil “oscarizável”.

  19. Pingback: Audiência nos EUA na segunda, 15 de março » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account