Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 4 a 6 de janeiro

Pin it

Neil Flynn em ScrubsComo é que funciona mesmo este negócio de ratings? ?) Depois de umas merecidas férias, estou retomando a coluna diária do TeleSéries, com a audiência dos canais de televisão americana (e também a angústia diária de quem torce para saber se sua série vai sobreviver ou vai pro beleléu.

Bom, como aconteceram coisas desde o início da semana, trago os números de domingo, segunda e terça. Tivemos inéditos de Desperate Housewives, Brothers & Sisters, Cold Case, The Unit, Gossip Girl, One Tree Hill, 90210, Privileged, Law & Order: SVU, NCIS, The Mentalist e Without a Trace. E a volta de Scrubs! Confira.

Ranking por canal no domingo

Emissora Fox CBS ABC NBC CW
Média
(em milhões)
12,20 11,29 10,39 8,05 1,15

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
19h NFL Football Overun (Fox) 27.00
60 Minutes (CBS) 12.32
America’s Funniest Home Videos (ABC) 7.10
Saturday Night Live Sports Extra (NBC) – até às 21h 5.68
Jericho (CW) – reprise 0.77
19h30 NFL Football Overun e Postgame (Fox) 22.58
20h Extreme Makeover Home Edition (ABC) 10.97
Million Dollar Password (CBS) 10.42
24 Horas: A Redenção (Fox) – até às 22h 5.90
Filme: A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (CW) – até às 22h 1.33
21h Desperate Housewives (ABC) 14.33
Cold Case (CBS) 12.94
Superstars of Dance (NBC) – Estréia. Até às 23h 10.41
22h The Unit (CBS) 9.73
Brothers & Sisters (ABC) 9.16

E começou 2009! No primeiro domingo do ano e primeiro dia do ano com seriados inéditos (tá, na sexta teve Lipstick Jungle, mas nem conta mais, né?). A Fox foi a vencedora da noite na carona do jogo de futebol americano da tarde, em que os Philadelphia Eagles conseguiram uma vaga para as semifinais da NFL contra os Minnesota Vikings.

O futebol ficou no ar apenas por uma hora (logo após a audiência da Fox despencou com uma reprise do telefilme de 24 Horas), mas foi o suficiente por canal marcar 4,6 pontos na amostra 18-49, com ampla vantagem sobre a ABC (3,5 pontos), NBC (2,7) e a CBS (2,3).

Tirando a programação esportiva, o destaque da noite foi Desperate Housewives, que voltou depois de quase um mês de hiato. Mas a volta não foi tão boa assim. O seriado retornou das férias em queda, com 14,33 milhões de telespetadores (-11%) e 5,2 pontos na amostra 18 a 49 anos (-10%).

Já a concorrente Cold Case se deu melhor, melhorando seus números. Voltou com 12,94 milhões de telespectadores, seu melhor desempenho na temporada.

E como nada se cria, tudo se copia, a NBC decidiu estrear um reality show de dança (sim, mais um!). E a premiere de Superstars of Dance, com duas horas de duração, foi muito bem. Na primeira hora de exibição ficou atrás de Desperate Housewives e Cold Case (mas na frente desta última na amostra 18-49), mas quando as duas saíram de cena o programa assumiu a liderança.

Quem se ferrou legal com isto foi Brothers & Sisters. A série até conseguiu se manter na liderança por idade (3,2 pontos) mas ficou em último lugar em audiência, com média de 9,16 milhões de telespectadores, seu pior desempenho na temporada.

Com isto, The Unit apareceu numa inédita segunda colocação na temporada, com bons 9,73 milhões de audiência. Se passado o Super Bowl a série melhorar ligeiramente este desempenho, a renovação começará a se tornar possível.

* * *

Ranking por canal na segunda

Emissora Fox CBS ABC NBC CW
Média
(em milhões)
15,80 9,19 8,34 8,16 2,79

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Fiesta Bowl (Fox) – até às 23h 15.80
Superstars of Dance (NBC) – Horário definitivo. Até às 22h 9.59
The Big Bang Theory (CBS) – reprise 8.56
The Bachelor (ABC) – Nova temporada. Até às 22h 8.70
Gossip Girl (CW) 2.95
20h30 How I Met Your Mother (CBS) – reprise 7.23
21h Two and a Half Men (CBS) – reprise 11.48
One Tree Hill (CW) 2.64
21h30 Worst Week (CBS) – reprise 7.04
22h CSI:Miami (CBS) – reprise 10.53
True Beauty (ABC) 7.58
Momma’s Boys (NBC) 5.06

Com patrocínio da Tostitos Tortilla Chips (sério!), a Fox exibiu a decisão da temporada de futebol americano universitário. O Fiesta Bowl deu ao canal a liderança de audiência da noite e nos demos.

Tirando a “fiesta”, a noite foi tomada de reality shows, com bom desempenho. Mas as séries se seguram: a vice-líder em audiência foi a CBS, mesmo com reprises de seus shows.

A ABC foi bem no demo 18-49 anos, com a nova temporada de The Bachelor e a premiere de True Beauty, um novo reality show fashion que tenta avaliar a beleza interior das candidatas. Tanto Bachelor como Beauty fizeram 3,1 pontos. O resultado é ruim para Samantha Who? que tem desempenho pior no horário.

A NBC veio com o internacional Superstars of Dance, que está escalado para ocupar o lugar de Heroes ao longo do mês, com boa audiência e com mais um episódio de Momma’s Boys, que ruma ao cancelamento.

Mas também tivemos séries! A CW voltou com Gossip Girl, com ligeira queda, e One Tree Hill, recuperando audiência depois de entrar em hiato com um seu pior desempenho na temporada.

* * *

Ranking por canal na terça

Emissora CBS NBC ABC Fox CW
Média
(em milhões)
17,28 11,43 7,18 4,63 2,26

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h NCIS (CBS) 19.05
Perder para Ganhar (NBC) – Nova temporada. Até às 22h. 11.82
Homeland Security (ABC) – Estréia 7.84
House (Fox) – reprise 5.56
90210 (CW) 2.78
21h The Mentalist (CBS) 19.56
Scrubs (ABC) – Nova temporada 6.76
Fringe (Fox) – reprise 3.68
Privileged (CW) 1.74
21h30 Scrubs (ABC) 6.64
22h Without a Trace (CBS) 13.21
Law & Order: SVU (NBC) 10.65
Primetime (ABC) – Estréia 6.99

A noite de terça-feira teve dois vencedores, dois derrotados e um WO!

A CBS arrebentou a noite em audiência, com média de 17,28 milhões de telespectadores com o trio NCIS, The Mentalist e Without a Trace. O grande destaque é The Mentalist que está chegando pertinho da barreira dos 20 milhões de telespectadores – em sua melhor audiência de todos os tempos, a série foi assistida 19,56 milhões de pessoas.

Mas na amostra 18 a 49 anos a campeã foi a NBC, iniciando mais um ciclo de Perder para Ganhar (Biggest Loser), que até aqui tem sido a salvação de sua grade na temporada, com ótimo desempenho. A média da noite foi de 4,45 pontos na amostra 18 a 49 anos, mas na última meia hora da noite o canal chegou a ter 5 pontos. Fechando a noite, a infalível Law & Order: SVU manteve a liderança por idade para o canal.

Já a ABC veio com nova programação com desempenho fraco. Como todo mundo imaginava, o reality-documentário Homeland Security, que mostra como é feita as defesas das fronteiras dos EUA, teve performance discreta.

Sem um bom lead-in, Scrubs fez uma estréia meia boca na ABC. Segundo o TV by the Numbers, o desempenho foi inferior ao da estréia da temporada passada na NBC. Mas eu tenho aqui que ele ficou acima da média da sétima temporada, que foi de 6,3 milhões de telespectadores. O desempenho também é melhor que o de According to Jim e superior ao de Samantha Who? na amostragem por idade. Em resumo: a série está bem e só depende do apoio da ABC para atingir os objetivos que o canal espera dela (Final digno? Uma nona temporada curtinha com o Zach Braf, uma nona temporada com novo elenco?).

Fechando a noite, a ABC parece que acertou tirando Eli Stone do ar. O especial jornalístico Primetime – What Would You Do? deu mais audiência e empatou com Without a Trace na amostra por idade.

Na CW, 90210 e Privileged retornaram com números fracos, especialmente os de Privileged.

O WO foi da Fox, que programou reprises. Mas o American Idol tá chegando aí. Salve-se quem puder!

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites Thw Futon Critic, TV Week e TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

26 Comments

  1. Fernando dos Santos

    Os policiais da CBS seguem com ótimas audiências.

    Gostei de ver SVU com bons índices.

  2. Ângelo Romão

    E a CW cancelou Veronica Mars… Se fosse pra continuar com números medíocres, que ao menos fosse com algo bom. Acho que eu vou para o túmulo com essa indignação.

    Será que SVU vai pra 11ª Temporada? De acordo com o desempenho da série, tá garantida. Ainda não sei se acho isso bom ou ruim. Não quero que os produtores esperem a peteca cair pra dar um final aos meus detetives favoritos da TV. Simon Baker Who?

    Não sei se eu é que estou ficando chato e exigente demais ou se o 2º Ano de Brothers & Sisters foi mediano, mas meu vício pela série sumiu.

    Já Desperate Housewives é uma daquelas séries que você até assiste a todos os episódios e tal, mas que se for rever tudo direitinho percebe que a série já abusou do plausível há tempos. Se fôssemos analisar a continuidade e tudo que já aconteceu em Wisteria Lane, a conclusão é essa: “isso não faz sentido algum”.

  3. Juan

    Não entendi os numeros de domingo da CW… só tinha o de Jericho, então como o canal chegou a 1,15?? ou a audiência de Jericho está com algum erro??
    valeu

  4. Pedro Paulo

    AQUI, E EU VI TAMBÉM OS RATINGS NO TV BY THE NUMBRS, E ELES INCLUEM A UNIVISION. A CW LEVA UMA SAPATADA DA UNIVISION DIARIAMENTE!!!!!!!

    É MAIS OU MENOS 4 MI DE MÉDIA PARA A UNI

    E 2 DE MÉDIA PARA A CW. VERGONHOSO.

  5. Thais Afonso

    Ai, Angelo, eu acompanho várias séries, mas a verdade é que poucas resistem a uma revisão cuidadosa. Além de algumas coisas não fazerem sentido, outras ficam parecendo muito mais medíocres quando o tempo passa e você toma distância do produto.

  6. Juninho

    E Diziam que 90210 faria mais sucesso que Gossip Girl;e a CW voltou bem fraquinha,acredito que só com a volta de Smallville e Supernatural pra levantar a audiência.
    Feliz pela NBC e claro por Law & Order,tomara que a emissora creça mais esse ano,e volte a ser a grande emissora que é!
    E “The Mentalist” bem proxima dos 20 Milhões,a série merece,é muito boa.

  7. Paulo Antunes

    Juan,
    Depois de Jericho a CW passou um dos filmes da Pantera Cor de Rosa. Só esqueci de apontar na tabela que era da CW. Corrigi agora.

  8. Pedro Paulo

    é juninho, eu torço muito pela nbc, principalmente chuck e svu. mas eu acho que essa frescura do jay leno as 22h… vai perder audiência.

  9. Ângelo Romão

    Ah, Thaís, isso é verdade. Mas a questão com DH é que, no mínimo, as personagens deveriam ter ficado loucas ou perturbadas pelo que já passaram.

    Lynnete foi baleada, se viu no olho de um tornado, desenvolveu câncer e agora enfrenta a marginalidade dos filhos.

    Bree, o caso mais gritante, praticamente matou o marido, é mãe de dois adolescentes problema, se internou num sanatório após um colapso nervoso, se casou com um sociopata que atropelou o marido da melhor amiga pra esconder um crime, quase foi assassinada pela sogra…

    Não preciso continuar, preciso? Se for somar o frequente humor pastelão das trapalhadas de Susan, a eterna “piranhagem” de Eddie e as incontáveis idas e vindas de Carlos (essa cegueira foi difícil de engolir) e Gaby… Tem que se fazer concessões demais pra se assistir a Desperate Housewives. Elas (ainda) são rainhas da audiência, mas pode-se ver que a série não deixará um legado relevante após seu término.

  10. alex

    a cw e a meu canal favorito,mais torço para que gossip girl desça a ladeira direto agora hehehe o serie ruin.

  11. Pedro Paulo

    aproveitando a ocasião, alguém pode me explicar pq o nate só aparece episódio sim, episódio não na série????

    estava vendo o 2×09 e 2×10 (centrado na Jenny). no 10 ele simplesmente não apareceu, como em vários outros importantes. pq os produtores deixam ele meio de escanteio??? pra mim ele e a família tem uma história melhor pra contar que o chuck.

  12. Marcos Almeida

    Olha, eu até gostei de The Mentalist, mas não achei essas coisas pra fazer tanto barulho.

    Vai ver as pessoas estão cansadas de verem seriados com conspirações mirabolantes em ilhas perdidas, monstros inexistentes e poderes mutantes e estão buscando algo mais realista, possível de acontecer.

    Isso explica, por exemplo, o sucesso de Batman e Homem de Ferro, que apesar de alguns absurdos, tiveram filmes mais verossímeis que muita baboseira por ai.

  13. clau

    fiquei muito feliz pela audiencia de NCIS.
    É a série policial que mais gosto. Fico feliz de tbm estar “perto” dos 20 milhoes.

  14. Eudes Junior

    Realmente a Latina Univisiona dá um banho na CW com as novelas Mexicanas. é vergonhoso para CW, q saudades da The WB.

  15. Fernando dos Santos

    Na minha opinião a CW merece pagar este mico.A emissora só faz série ruim.A unica produção que eu considero assistível nascida no canal é Reaper.
    Supernatural é muito boa, mas esta a emissora herdou da saudosa The WB.

  16. Claire

    E a CW cancelou Veronica Mars…Se fosse pra continuar com números medíocres,que ao menos fosse com algo bom [2].

  17. Ana

    Pedro Paulo
    É a família do Nate pode ter mais história… mas tanto o Nate, quanto a mãe e aquele pai são pessoas sem expressão nenhuma.
    Para mim, o Nate é tipo uma árvore ou uma flor bem bonita. Só serve para embelezar a tela.

  18. Juninho

    Pedro Paulo.
    Na minha opinião o Nate é o mais fraquinho de todos,no inicio o seu personagem era até legalzinha quando sentia algo pela Serena,e namorava com a Blair,pensei até que iria sair uma disputa entre ele e Dan pela Serena,mas não aconteceu nada disso,ele realmente é um personagem perdido assim como a propria CW divulgou em algumas Promos,talvez ai esteja o problema,na minha opinião o personagem fica até mais interessante quando está com a Vanessa.

  19. alex

    a cw cancelo roswell,pra fica com gg??? e inacretidavel,cancelo veronica pra ficar com gg e inacretdavel!

  20. clau

    até onde eu sei, VM foi cancelada por causa de seventh heaven, não?

    realmente, dá saudade da the WB.

  21. Carissa

    Concordo que Lipstick Jungle conta.Qual é!?
    Acho que o Nata é meio sem expressão.Mas no geral a série é muito boa.A Blair é fantástica!

  22. Eduardo Peixoto

    Quanto reality show medíocre. Saudades dos tempos de Arquivo-X e Friends.

    Pois é, concordo Clarissa, Nate está sem expressão, assim como o Eric – tudo bem, ele não é um personagem central, mas se começaram uma história com ele, pelo menos alguma resolução tem que ter! Babacas. O livro é bem melhor.

    E Desperate Housewives tá tendo uma boa temporada, pelo menos melhor que as duas últimas. A série tá mais ‘fresca’, porém todo aquele draminha da Lynette e seus problemáticos filhos está irritando. E o que é aquela história do Dave? Se era para ser um chamatriz de audiência, certamente não conseguiu, porque essa temporada está tendo os piores números para Wisteria Lane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account