Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro

Pin it

Super Bowl XLIIICadê a TeleRatings? Pois é, nossa coluna diária de números e discussão da audiência da programação de TV nos Estados Unidos deu uma sumida! E justo em alguns dos dias mais importantes da temporada! Mas agora estou de volta de uma breve viagem e disposto a recuperar o tempo perdido. A seguir você confere um resumo do que aconteceu de mais importante da quinta-feira passada até esta segunda. E você sabe, entre uma coisa, tivemos nada mais nada menos que a segunda maior audiência da história dos EUA em todos os tempos!

Ranking por canal na quinta-feira

Emissora Fox CBS ABC NBC CW
Média
(em milhões)
17,67 13,94 5,72 4,67 3,88

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h American Idol (Fox) – horário especial 24.27
Criminal Minds (CBS) – reprise 9.03
My Name is Earl (NBC) – reprise 4.84
Smallville (CW) 4.18
Ugly Betty (ABC) – reprise 3.97
20h30 Kath & Kim (NBC) – reprise 3.29
21h CSI (CBS) 20.08
Hell’s Kitchen (Fox) – nova temporada 11.07
The Office (NBC) – reprise 5.80
Grey’s Anatomy (ABC) – reprise 5.54
Supernatural (CW) 3.58
21h30 30 Rock (NBC) – reprise 5.04
22h Eleventh Hour (CBS) 12.70
Private Practice (ABC) 7.67
ER (NBC) – reprise 4.54

Antes de falar de Super Bowl e de Chuck em 3D vamos voltar no tempo para a quinta-feira, dia 29. Neste dia, a CBS perdeu a coroa para Fox, que decidiu dar um esticadinha no American Idol, programando uma terceira exibição do reality na semana, com o último episódio da fase das audições.

O American Idol também foi usado pra promover a atração seguinte do canal, a nova temporada do reality show Hell’s Kitchen. O TV by the Numbers reporta que o programa voltou em queda – teve 1,5 milhão de telespectadores a menos que a premiere da temporada passada e perdeu 0,7 ponto da audiência dos telespectadores entre 18 e 49 anos. Mas esta também é a primeira vez que o programa vai ao ar no início do ano (ano passado estreou em abril e nos anos anteriores ele ia ao ar em pleno verão). E também é preciso dizer uma coisa positiva sobre o chef Gordon Ramsay: com 4,9 pontos no demo 18-49, ele deu ao canal esta semana mais retorno em termos de audiência qualificada que Fringe e Lie to Me.

Segundo release da Fox, a dobradinha Idol-Kitchen rendeu ao canal sua maior audiência numa noite de quinta-feira em nove anos.

CSI aproveitou a ausência de Grey’s Anatomy para comandar o horário das 21h: foram 20,08 milhões de telespectadores e 5,4 pontos no demo 18-49. Parece que os telespectadores que disseram que iam abandonar a série após a saída do William Petersen mudaram de idéia!

* * *

A sexta-feira, dia 30 de janeiro, foi morna. A CBS programou reprises do trio Ghost Whisperer-Flashpoint-Numb3rs, mas ainda assim venceu a noite, com média de 8,04 milhões de telespectadores. Na amostragem 18 a 49 anos, a CBS empatou com a ABC em 1,8 pontos.

Os únicos seriados com episódios inéditos foram Everybody Hates Chris e The Game, que finalmente deram uma reagida. Ambas subiram para 0,8 ponto na amostragem 18-49 anos. Mas continuam com audiência inferior a 2 milhões de telespectadores.

Friday Night Lights, que já foi ao ar na TV paga, parece ter estabilizado na NBC. Teve 4 milhões de telespectadores e manteve o mesmo 1,4 ponto da semana que passou.

* * *

No sábado, a Fox venceu no demo 18 a 49 anos, mas foi derrotada pela CBS em número de telespectadores. O destaque da CBS foi o especial Super Bowl’s Greatest Commercials, que teve 8,10 milhões de telespectadores no início da noite.

E a naufragada série Crusoe finalmente chegou ao seu final na NBC. A série até deu uma subidinha na hora da despedida, encerrando com 3,12 milhões de telespectadores.

* * *

Ranking por canal no domingo

Emissora NBC CBS ABC Fox CW
Média
(em milhões)
78,88 4,62 4,14 2,51 0,67

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
19h Super Bowl XLIII (NBC) 95.00
America’s Funniest Home Videos (ABC) – reprise 3.92
CBS Reports: The Road to the White House 3.07
Are You Smarter Than A Fifth Grader? (Fox) – reprise 1.62
Jericho (CW) – reprise 0.63
20h Super Bowl XLIII (NBC) 87.85
Cold Case (CBS) – reprise 4.72
Wipeout (ABC) – reprise 4.15
Os Simpsons (Fox) – reprise 2.55
Filme: Jogue a Mamãe do Trem (CW) – até às 22h 0.70
20h30 American Dad (Fox) – reprise 2.28
21h Super Bowl XLIII (NBC) 84.62
The Unit (CBS) – reprise 3.89
Uma Família da Pesada (Fox) – reprise 3.73
Wipeout (ABC) – reprise 3.68
21h30 American Dad (Fox) – reprise 3.28
22h Super Bowl XLIII: Post Game (NBC) 66.44
The Mentalist (CBS) – reprise 6.80
Wipeout Bowl I: Cheerleaders v. Couch Potatoes (ABC) 4.82
22h30 Super Bowl XLIII: Post Game/The Office (NBC) 29.69

Os Pittsburgh Steelers estão que nem o São Paulo: no dia 1º de fevereiro conquistaram o hexa campeonato. E, claro, A vitória sobre o Arizona Cardinals no Super Bowl (com direito a comerciais bacanas, show do Bruce Springsteen e Jennifer Hudson cantando o hino dos Estados Unidos) foi o acontecimento televisivo do ano.

No fim até me dei bem em não publicar a coluna na segunda-feira. As primeiras informações davam que o Super Bowl chegou a atingir 147 milhões de norte-americanos e dar média de 95,4 milhões de telespectadores – o que colocaria a atração como o segundo Super Bowl mais assistido da história e a terceira atração mais vista de todos os tempos na TV american (o recorde, vocês devem saber, é da finale de MASH).

Mas os dados consolidados da Nielsen mostram que a audiência foi maior e histórica: este foi o Super Bowl de maior audiência da história da televisão, com média de 98,7 milhões de telespectadores.

E The Office? A comédia que foi ao ar logo após o jogo fez bonito. O programa começou tarde, às 22h40, mas manteve média de 22,91 milhões de telespectadores. Na amostra 18 a 49 anos foram 11 pontos. E eu mordi a minha língua, porque achava que a série teria audiência inferior aos 20 milhões de telespectadores. O desempenho é superior ao do episódio pós Super Bowl de Malcolm in the Middle em 2002 (21 milhões) e que a premiere de Uma Família da Pesada em 1999.

Agora é ficar na torcida para que o Super Bowl inicie uma nova fase para The Office, com médias de audiência maiores nas noites de quinta-feira.

* * *

Ranking por canal na segunda-feira

Emissora CBS Fox ABC NBC CW
Média
(em milhões)
13,27 13,02 9,60 8,44 2,43

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h House (Fox) 14.75
The Big Bang Theory (CBS) 10.89
The Bachelor (ABC) 10.52
Chuck (NBC) – volta do hiato 8.35
Gossip Girl (CW) 2.27
20h30 How I Met Your Mother (CBS) 10.18
21h Two and a Half Men (CBS) 16.52
The Bachelor (ABC) 11.46
24 Horas (Fox) 11.28
Heroes (NBC) – volta do hiato 8.45
One Tree Hill (CW) 2.60
21h30 Worst Week (CBS) 10.04
22h CSI:Miami (CBS) 15.99
Medium (NBC) – nova temporada 8.53
True Beauty (ABC) 6.82

A expectativa era que com toda a promoção e visibilidade conquistada com o Super Bowl, a NBC fosse entrar na segunda-feira com todo o gás e bem competitiva. Mas não foi isto que aconteceu. O canal teve performance discreta e permaneceu na quarta posição de audiência.

O destaque positivo do canal foi Chuck, que com seu episódio especial 3D teve seu melhor desempenho no ano, com 8,35 milhões de telespectadores e 3 pontos no demo 18-49 anos. Você sabe, a NBC apostou forte na divulgação do episódio. E então, será que valeu a pena? Eu acho que foi muito bom – até porque a série tem atualmente competidores muito mais fortes do que no início da temporada..

E Chuck por pouco não bateu Heroes em números absolutos. Na volta do hiato, Peter Petrelli e companhia recuperaram um pouco da audiência perdida – conquistando 8,45 milhões de telespectadores e 3,9 pontos (e ficando a frente de 24 Horas na amostragem, o que sugere que Claire Bennett é mais indestrutível que Jack Bauer). Mas o desempenho ainda está muito distante dos bons tempos da série.

Como Heroes já não é um bom lead in, Medium começou sua quinta temporada em baixa. Foram apenas 8,53 milhões de telespectadores e 2,9 pontos. Bom, mas o desempenho de Medium ainda é melhor que todas as séries novas da NBC deste ano e do ano passado. Ainda é cedo para preocupação.

A CBS retomou a liderança em número de telespectadores, mas ficou em segundo lugar na amostragem 18-49 (com 4,3 pontos), ainda atrás da Fox (com 4,6 pontos).

As duas séries da Fox tiveram queda de audiência: House perdeu 820 mil telespectadores e 0,4 ponto no demo 18-49 e 24 Horas perdeu 850 mil e 0,6 ponto. Ah, e este foi o 100º episódio de House

Pra onde foi este público? Retornou para a CBS, que mantém audiência sólida e fiel com o bloco de comédias The Big Bang Theory (10,89 mi e 4,1 pontos), How I Met Your Mother (10,18 mi e 4,2) e Two and a Half Men (16,52 mi, o programa mais assistido da noite, e 5,5, empatado com House em primeiro lugar no demo). Se não fosse o desempenho meia boca de Worst Week (10.04 mi e 3,1 pontos), a CBS estaria no primeiro lugar também na amostra por idade.

A ABC segue bem com The Bachelor. E na CW, Gossip Girl teve mais uma semana de audiência baixa. Se o problema é a concorrência com The Secret Life of the American Teenager e o canal tem tanto espaço vazio na grade, porque será que não mudam a série de dia?

* * *

A coluna encerra aqui, amanhã eu retorno com os números da terça e da quarta-feira. Prometo!

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações do site TV by the Numbers e The Futon Critic.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

30 Comments

  1. Rodrigo B.

    Paulo,

    A audiência de The Office veio errada pra tabela. Ficaram aqueles números preliminares que davam conta de que a série tinha conseguido incríveis 29 milhões. E eu acertei a audiência aproximada da série. Chutei algo entre 20 e 25 milhões no total de telespectadores e algo entre 9.0 12.0 no 18-49.

    E realmente incrível a audiência do Super Bowl. Ficou pertinho dos 100 milhões. Pena que a audiência foi caindo no final de jogo(e que final de jogo!). Mesmo eu que não me ligo em futebol americano achei o jogo incrível. Dá até vontade de passar a assitir aos jogos da NFL.

    Sobre segunda: eu já tava prevendo The Bachelor passando 24 horas. Acho que a tendência de 24 horas é cair mais um pouco conforme a temporada for seguindo. É mais difícil pra um scripted show manter a qualidade ao longo da temporada.

    Só tinha esquecido que Heroes ainda é relativamente forte no 18-49 e poderia passar a série de Jack Bauer. Incrível como a audiencia tá fragmentada nesse horário.

    No mais, continuo me surpreendendo com TBBT a frente de HIMYM na audiência geral, mesmo sendo transmitida mais cedo. Acho que “mother acabou perdendo mais audiência pra House do que a série dos nerds.

  2. Walber

    Ningúem é bobo nem nada, e todas as emissoras colocaram no domingo só reprise, hehe.
    Eu ainda me impressiono com estes numeros do super bowl, parece que absolutamente todos os americanos param para ver isso.

  3. Juninho19

    Estava me perguntando onde andava a coluna sobre a audiência do Teleseries,afinal estava muito curioso pra saber como foi o episódio 3D de Chuck,e fiquei muito feliz pela audiência da série,realmente eu também achei ótimo,já que eu acho que a audiência de Chuck se deve a qualidade da série e a forma com que ela conquistou o publico,não vejo a NBC fazendo muita divulgação da série a não ser agora pelo episodio 3D,e convenhamos que Chuck nunca ganhou um premio e nem foi indicada a nada,e quase alcançou Heroes,mas isso eu já imaginava,esperava até que Chuck passasse Heroes;e por falar em Heroes,embora a série esteje longe de seus velhos tempos,a série voltou com a audiência melhor,e eu já conferi o primeiro episodio desse volume,e realmente está otimo,a série voltou muito boa mesmo.
    Feliz também por Smallville e Supernatural as melhores audiência da CW,e pela estabilidade FNL,que mesmo sendo reprise tem dado uma boa audiência.

  4. Oliveira

    @Walber
    E param XP

    É praticamente uma final de Copa do Mundo a cada ano para eles.

    Por sinal, foi muito bom o jogo.

  5. Andrew Maxwel

    De que buraco essa gente aque assiste o Super Bowl sai? É incrível que nenhuma série em dias normais não chegue nem a um quarto dessa audiência.

  6. anderson

    Sobre Quinta: Idol enfrenta só reprise (smallville nem conta) e ainda sim a audiência não é aquel mostruosidade da temporada passada. Feliz por iss!

    Sexta: é uma lástima. CBS com reprises ainda ganha. enfimsexta nao é dia de ver tv mesmo ehehhe.

    Domingo: Feliz, supoer feliz por The office, Alias vai continuar sendo o único show que conseguiu a “proeza” de ter menos de 20 milhoes após superbowl.

    Segunda: House só tem audiência boa quando enfrenta reprise. E olha que é o 100 episódio, isso me faz pensar: “e quando Dancing with the Stars voltar hein???E enfim né, paro de comentar pq senao ja começam “anderson odeia house”.
    Mas, as comédias da CBS merecem essa audiência.

  7. Victor Hugo

    TBBT conseguiu se consolidar em sua segunda temporada é junto com Two and a half man um dos maiores hits da CBS… e claro HiMyM….
    NBC deve ter se benzido se livrou de Crusoé…. e é impressionante que mesmo com Olimpiadas e Super Bowl as audiencia de suas séries não tiveram muita diferença…..
    Sobre quinta valhe lembrar de 3 séries que tiveram desempenho excelentes: CSI , Supernatural e Smallville.
    A Primeira por resistir a mudança do ator principal… a segunda por esta tendo uma temporada acima da média e isso esta refletindo na audiencia e Smallville por ter crescido frente ao furaão American Idol.. quem aposta ai em uma nona temporada?

  8. Matheus Lins

    Quando a audiência de House estiver perigosamente baixa, a FOX a põe novamente como lead-out do American Idol e ela se revigora.

  9. Fernando dos Santos

    Muita gente duvidava, porém mais uma vez o Michael Scott mostrou que pode conseguir grandes feitos mesmo quando tudo parece ir na direção oposta, The Office conseguiu uma ótima audiência pós-Super Bowl.Difícil vai ser reter pelo menos metade deste público indo ar no mesmo horário de CSI e Grey’s.

    E pelo jeito a troca de protagonistas não afetou muito CSI, como disse o Victor Hugo.De fato não havia concorrência nesta ultima quinta-feira, mas mesmo assim é um feito considerável atingir este índice após três grandes alterações no elenco.

    Eu gostaria muito que Chuck conseguisse se manter na casa dos 8 milhões, mas assim como The Office ela também enfrenta concorrência pesada.

  10. Diego Cardoso

    Victor, eu subo as apostas: e uma décima temporada? ehehhe. Já dou a nona temporada de Smallville como certa!!!!

  11. Carol

    Estava com saudade da coluna, todo dia entrava pra ler e nada!!! Que bom que voltou!!! Gostei dos números de The office e estou com muita curiosidade sobre o episódio, o que será que eles armaram pra prender o telespectador “avulso” e aumentar a audiência regular da série, que tem uma competição duríssima nas noites de quinta. Veremos se vai funcionar na próxima quinta!!

  12. Rodrigo B.

    Sobre Quinta: Idol enfrenta só reprise (smallville nem conta) e ainda sim a audiência não é aquel mostruosidade da temporada passada. Feliz por iss!

    Anderson, isso é bastante próprio do time slot em que o Idol vem sendo transmitido. É notório que entre 20 e 21 horas há menos pessoas assistindo televisão(ainda tem a questão do fuso horário, o Idol começa as 19 horas em vários estados). Algo que comprova isso são os números do 13 e 14 de janeiro, quando o AI teve duas horas de duração. Os números foram os seguintes(em milhões):

    13/01:

    20:00 ás 21:00 horas: American Idol – 27.474
    21:00 ás 22:00 horas: American Idol – 32.674

    14/01:

    20:00 ás 21:00 horas: American Idol – 27.230
    21:00 ás 22:00 horas: American Idol – 32.480

  13. Pedro Paulo

    Muito feliz por Chuck, apesar que eu esperava que passasse dos 10 milhões, mas foi muito bem, e feliz por The Office. tudo o que acontece de bom na NBC me faz feliz. Espero que conquiste telespectadores na Quinta.

    24 Horas e House, caindo, mas House eu considerei até normal, enfrentando o furacão Big Bang Theory. E Heroes, está subindo de pouquinho em pouquinho, eu acho que se a qualidade continuar boa vai ser questão de tempo voltar para seus 10, 11 milhões. É só ter paciência.

  14. Junior Maia

    Espero que The Office sustente audiência próxima aos 12 milhões e 30 Rock consiga subir pelo menos para 8 milhões.

    I have a dream…

  15. Walber

    É isso que eu queria saber Andrew, to ligado que é como se fosse final de copa do mundo, mas pelo menos a audiencia nos jogos do Brasil durante toda a copa é relativamente parecida, não tem esta diferença toda de um jogo do começo por exemplo para a final (qnd o brasil chegou). E nos jogos tipo “semifinal”, a final da NFL por exemplo não tem nem metade desta audiencia, é isso que não entendo, hehe

  16. Paulo Antunes

    Rodrigo B.,
    A tabela não está errada, ela só não está exata. Entre às 22h30 e meia-noite a audiência média da NBC foi de 29 milhões e The Office só entrou no ar às 22h40.

    Oliveira,
    “É praticamente uma final de Copa do Mundo a cada ano para eles”. Gostei do comentário. E, bom, se o Brasileirão tivesse uma final e um bocado mais de marketing (show de intervalo, hino antes do jogo transmitido pela TV, ações publicitárias especiais) poderia ser assim aqui também, não? Claro, a diferença lá é que o futebol americano é um jogo mais pausado e o futebol tem o problema dos 45 minutos sem pausa…

  17. Leandro

    Sinceramente não acho que o desempenho de The Office aumentará muito na quinta não. Acho que vai manter o que tinha mesmo.

  18. Rodrigo B.

    Anderson,

    Esqueça o que eu falei. Você tem razão. Me recordei agora que AI também passava as 20:00 horas ano passado e tinha uma audiência maior(superior a 30 milhões). Você está certíssimo. O desempenho desse ano não é aquela monstruosidade do ano anterior mesmo.

  19. Ve

    Supernatural teve sua segunda melhor audiência da temporada. :)

    Supernatural rocks!

  20. Cristiano (Highlander_Master)

    24 horas ainda pode ser recuperar, ta pertinho de bachelor mas… E Heroes? 4 lugar!! Ta muito mal.

    The office foi muito bem e obrigado… Meu palpite era de mais de 30 milhões, e quase chegou lá…

    Não entendi a audiencia do superbowl ir caindo… Não faz sentido!! O jogo foi ficando bom no final!!

  21. Wilian

    Tá na hora mesmo de mudar GG de dia !
    A audiência da 2ª temnporada só ficava acima de 3 milhões e hoje se compara a audiência da primeira temporada!
    Acorda CW!

  22. Rafa Bauer

    Achei que o desempenho de Medium foi muito bom.
    Ela aumentou o número absoluto de telespectadores que herdou de Heroes. Ainda que tenha um ponto a menos em audiência qualificada, há que se levar em conta que a série passou muito tempo no ostracismo, não houve praticamente divulgação alguma: não vi fotos promovendo a nova temporada, o site da série tá morto desde o início da temporada anterior… E acho que vi só um promo da nova temporada.
    Ainda assim, Alison conquistou mais de 8 milhões de telespectadores… Acho que ela fica para mais uma temporada, yey!

  23. Camila Oliveira

    Fiquei felicíssima por Chuck, mas segunda-feira é o dia que eu nem sei para quem torcer já que amo House, The Big Bang Theory e Chuck…

    Como os americanos gostam de futebol, geez!

    Sem um episódio inédito de Grey’s Anatomy, Private Practice teve audiência bem mais baixa do que estava tendo nas últimas semanas.

    Quando é que os americanos vão enjoar do American Idol, hein? Parecem até os brasileiros com o Big Brother!

  24. Claire

    Quando é que os americanos vão enjoar do American Idol,hein?Parecem até os brasileros com o Big Brother![2]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account