Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 22 e 23 de setembro

Pin it

NCIS, Cougar Town e Modern Family

Xi, a TeleRatings atrasou. E justo por estes dias, que há tanto o que se comentar. Vou tentar dar um gás para colocar a coluna em dia e, por algum tempo, vou soltar os números com algum atraso. Nesta coluna seguem os números da terça e da quarta-feira passadas. NCIS deu show e as estreantes NCIS: Los Angeles, The Good Wife, Modern Family, Cougar Town, Eastwick e The Forgotten tiveram performances empolgantes. Só Mercy ficou devendo.

TERÇA – 22/9

A nova programação das noites de terça-feira da CBS teve desempenho espetacular. Com média de 17,35 milhões de telespectadores e 4% dos americanos entre 18 e 49 anos sintonizados, a rede teve sua melhor noite de terça-feira em números absolutos desde 1993 (pré-Tivo, pré-Internet comercial, pré-series bacanas na TV paga, alguém lembra desta época?). E olha que a concorrência não facilitou, programando seus melhores reality shows no horário.

O bacana é que a vitória da CBS nesta terça tem meio cara de tendência. Afinal é a única das quatro redes que vem com dramas nas primeiras horas da noite enquanto que Hell’s Kitchen, Dancing with the Stars e Perder para Ganhar disputam um público parecido – no primeiro round, o Dancing deu o segundo lugar para a Fox em número de telespectadores, e o Kitchen o segundo lugar na amostragem de 18 a 49 anos.

Mas vamos a grande notícia! NCIS, aquela que um dia foi chamada de série de velhinhos, arrebentou, atingindo a marca de 20 milhões de telespectadores e 4,6 pontos no demo 18-49 (no demo do pessoal mais velho, 25-54, o número é ainda mais impressionante, 6,3 pontos, com 16% de share). É o melhor desempenho da série de todos os tempos,

Na sequência, o spin-off NCIS: Los Angeles fez uma grande estreia, com 4.4 pontos e 18,32 milhões de telespectadores – superando em quase em 23% a audiência qualificada da estreia The Mentalist – lembrando que Mentalist foi o hit da temporada passada. A CBS, portanto, dá sinais de que mexeu bem na grade.

O canal estreou ainda o drama The Good Wife, que também saiu na frente. O desempenho foi mais discreto, de 13,72 milhões e 3,1 pontos, mas é bem mais importante. Afinal, emplacar série policial na CBS é fácil. Já o canal acertar no drama é difícil, sempre difícil. The Good Wife estreou super bem, e é a melhor season premiere da CBS no horário desde a estreia da quarta temporada de A Juíza, em outubro de 2002.

Seguem os números:

20h
CBS: NCIS (season premiere) – 4.6, 20,00 mi
FOX: Hell’s Kitchen – 3.2, 6,65 mi
ABC: Dancing with the Stars (duas horas) – 3.5, 15,18 mi
NBC: The Biggest Loser (duas horas) – 3.1, 7,48 mi
CW: 90210 – 1.1, 2,17 mi

21h
CBS: NCIS: Los Angeles (estreia) – 4.4, 18,32 mi
FOX: Hell’s Kitchen – 3,5, 6,96 mi
CW: Melrose Place – 0,8, 1,45 mi

22h
CBS: The Good Wife (estreia) – 3.1, 14,13 mi
ABC: The Forgotten (estreia) – 2,6, 9,53 mi
NBC: The Jay Leno Show – 2,4, 6.77 mi

Completando a análise, The Good Wife, a nova série da Julianna Margulies, disputou audiência com The Forgotten, novo procedural drama da ABC, que acabou tendo que se contentar com uma segunda colocação.

E como se saiu The Forgotten? O show foi o melhor desempenho do canal de horário com uma série (deixando de fora realitys) desde 22 de abril de 2008 – Justiça sem Limites, episódio The Court Supreme. O desempenho da série foi ligeiramente melhor que o da premiere de Justiça sem Limites no ano passado (2,5 pontos e 9,42).

Justiça sem Limites foi cancelada, claro, porque já não atendia aos interesses do canal. A diferença aqui é que Justiça sem Limites perdia sempre pra Law & Order: SVU e Without a Trace. E agora existe o Jay Leno pra segurar a lanterna. Isto é bom pra The Forgotten.

Na CW, Melrose Place na terceira semana de exibição já aparece com menos de 1, 5 milhão e menos de 1 ponto no demo 18-49. Resultado: um caminhão de dinheiro parou na frente da casa da Heather Locklear, pra convencê-la a aparecer para levantar a audiência do seriado. Ela entra em cena no dia 17 de novembro. A dúvida é se a série sobrevive até lá!

QUARTA – 23/9

Se a vitória nas noites de quarta-feira parece que serão fáceis para a CBS é bom avisar que nas noites de quarta as coisas poderão não ser. A ABC parece ter acertado a mão nas comédias (pela primeira vez em não sei quanto anos) e conseguiu complicar a concorrente na largada da temporada.

A CBS venceu na média de audiência da noite, com 12,50 milhões de telespectadores, e as duas emissoras empataram na medição 18-49, ambas com 3,5 pontos. No demo 18-34 deu ABC, com média de 2,6 pontos.

Mas é provável que este quadro não dure muito. A ABC exibiu um episódio extra do Dancing with the Stars, que foi o que lhe deu vantagem. Esta semana o canal virá com novas comédias para enfrentar as comédias da CBS e aí a vantagem deve voltar para a CBS. Ou não?

20h
ABC: Dancing With the Stars – 3.2, 14,96 mi
FOX: So You Think You Can Dance? – 2.5, 5.60 mi
NBC: Mercy (estreia) – 2.3, 8.25 mi
CBS: The New Adventures of Old Christine (season premiere) – 2.3, 7.68 mi
CW: America’s Next Top Model – 1.3, 2.84 mi

20h30
CBS: Gary Unmarried (season premiere) – 2.4 , 7.37 mi

21h
ABC: Modern Family (estreia) – 4.3, 12.74 mi
CBS: Criminal Minds (season premiere) – 4.2, 15.42 mi
FOX: Glee – 3.0, 6.62 mi
NBC: Law & Order: SVU (season premiere) – 2.5, 8.36
CW: The Beautiful Life – 0.5, 1.09

21h30
ABC: Cougar Town (estreia) – 4.3, 11,44 mi

22h
CBS: CSI:NY (season premiere) – 4.0, 14,57 mi
ABC: Eastwick (estreia) – 3.0, 8.53 mi
NBC: The Jay Leno Show – 2.0, 6,43 mi

Às 20h, o novo drama médico da NBC, Mercy, estreou com desempenho preocupante. A série chegou em segundo lugar, mas empatada em quarto na medição por idade. Pra vocês terem uma ideia, a premiere de Knight Rider, em setembro do ano passado teve desempenho melhor neste demo – 2,4 pontos. Como a tendência natural é de queda, Mercy pode entrar na lista das séries possíveis de cancelamento em uma ou duas semanas. A não ser que o seriado encontre o seu público neste horário.

Às 21h, a ABC estrearam muito bem as comédias Modern Family e Cougar Town (pra decepção de quem adora falar em maldição de Friends). Os números são surpreendentes especialmente se levarmos em consideração os desempenhos pífios que o canal vinha tendo com comédias de 30 minutos de duração. Para os corneteiros, um dado engraçado: a audiência em números de telespectadores da duas série superou a da premiere de Lost em janeiro deste ano (no mesmo dia da semana e horário)!

Modern Family e Cougar Town foram as vencedoras do horário na amostragem por idade, apagando um pouco do brilho da premiere de Criminal Minds, que até voltou bem – com praticamente a mesma audiência da premiere passada.

E eu realmente esperava queda de audiência em Criminal Minds, uma vez que a série ganhou a concorrência da veterana Law & Order: Special Victims Unit. Mas SVU chegou tímida ao horário, trazendo consigo apenas 8,36 milhões de telespectadores e 2,5 pontos na medição 18-49.

Glee caiu 0,1 ponto percentual mas subiu um pouquinho na média de telespectadores. O que é bom, muito bom, porque significa que a série está estável e não foi afetada pelo aumento da concorrência.

The Beautiful Life, como você leu aqui, conseguiu se tornar o primeiro fracasso da temporada. Parabéns Ashton Kutcher!

Às 22h, passeio de CSI:NY, mesmo com a chegada de Eastwick. O começo da série das bruxas foi ok, 25% melhor que a premiere de Dirty Sexy Money no ano passado. Mas eu ouvi falar tão mal da série, que prefiro esperar uma semana ou duas para apostar se ela vinga ou não.

Meu tempo acabou, fico por aqui. Até a próxima!

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações do TV by the Numbers e do The Futon Critic.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

22 Comments

  1. anderson

    Adorei o fato que a CBS HUMILHOU na audiência as terças levando somente séries, Xô reality!!!!!!!NCIS e a derivada não são as séries que movimentam os papos e blogs por ai, mas akele papo de que só velhinho assiste CBS ficou ultrapassado depois disso neh? E que The Good Wife se afirme e melhore para que a CBS se anime a produzir mais Dramas não policiais.

    Sobre quarta, a ABC fez o dever de casa e ressucitou suas quartas feiras, e trouxe boas comédia com potencial de se tornarem ótimas. Teve uma meia dúzia de um povinho que criticou Cougar Town e ate um sequelado q disse q seria cancelada. TOMA! Sinto pena pelo fato que a NBC teve destque soh pq o programa do leno foi as 22h e depois acabou, nenhuma serie nova encantou e pinta mais uma temporada “discreta”

    E Glee q ja foi chamda de hit ahhuahua, eh legalzinha, mas se isso é Hit eu nao sei mais oq é TV. Alias, a FOX tirando a audiência de House e American Idol não passa de uma CW anabolizada.

    E por falar em CW, a felicidade é tanta com esse desastroso começo de temprada da CW q nem cabe em mim. E nao adianta virem e falar ” q fulano é estupido pq torce contra x ou Y” CW merece morrer, ou pelo levar um baque tao grande que force a saida da louca (presidente) e ela tente ser uma rede de respeito.

  2. Thomaz Jr.

    Cougar Town e Morden Family tiveram audiencia qualificada melhor que DWS, então a falta desse não fará mta diferença.

    Desde a estréia de 30 Rock, não via um píloto de comédia tão bom qto Modern Family. Na verdade, Modern Family série ideal na NBC, entre The Office e 30 Rock. Ela não harmoniza com as outras sitcom’s da ABC.

  3. Mauro Irapuan

    NCIS está de parabéns, começou de forma tímida e depois de muitas temporadas foi reconhecida com uma das séries mais populares dos EUA. Eu , desde o começo, sabia que iria vingar, pois tem ótimos personagens, algo que muitas séries policiais tem um ou dois que se destacam. E todos no NCIS são ótimos, sem esceção. Vida longa para Gibbs e sua turma.

  4. Bruno A.

    Law and Order: SVU ganhava de Without a trace às terças do ano passado com mais de 3 pontos no demo. Contra Criminal minds, perdeu feio.

    Essa estratégia da NBC de economizar dinheiro com um talk show está trazendo consequências ruins para a sua série de maior audiência, que teve de mudar de horário.

  5. bia mafra

    horario ingrato esse do criminal minds. SVU é um ótimo concorrente e Glee também promete ser. eh osso, viu

  6. Bruno A.

    Em vez de a FOX colocar duas horas de Hell´s Kitchen às terças, não era melhor ter mantido Fringe às 9h (já que a concorrência é menor).

    Fringe é uma série no estilo de Lost: é muito difícil ganhar novos telespectadores; eles só vão diminuindo. E colocar a série contra as séries “top” das outras emissoras (CSI, Grey´s anatomy e The Office) foi um massacre. Sem contar que a série é bem mais cara que o reality, o qual pode ter audiência menor.

    A audiência já está em menos de 6 mi (e 2.3 no demo). Se eles não fizerem nada agora, a série corre o risco de não voltar a ter aqueles bons índices da temporada passada e ser cancelada, por incompetência da emissora.

    Resposta do Editor: Bruno, o problema é que este horário não de Hell’s Kitchen, mas do American Idol. Se Fringe fosse exibida nesta horário ela acabaria sendo realocada no meio da temporada, o que também seria prejudicial mais para a frente. Mas certamente na largada teria sido melhor. Aliás, o desempenho de Hell’s Kitchen foi incrível esta semana – a Fox colocou um reality na fase decisiva pra roubar a audiência dos que estão começando.

  7. Rodrigo B.

    Bom, eu sempre fui um dos que ressaltei que NCIS não atrai muita audiência dentro do demo 18-49. E, proporcionalmente, continua não atraindo. Foram 4.6 pontos num universo de 20 milhões de telespectadores.

    Só a efeito de comparação, a season premiere de Lost estreiou esse ano com 5.1 no 18-49, dentro de um universo de “apenas” 11.37 milhões de telespectadores. Flashforward estreiou com 4.1 na medição por idade, mas sendo acompanhada por menos de 13 milhões de pessoas. The Office fica em torno dos 4.0 no 18-49 sem chegar sequer a 10 milhões de telespectadores.

    Não é implicância ou desdém, ou qualquer coisa do tipo. É só uma constatação. De qualquer maneira, a CBS deve estar bastante satisfeita. E vai ficar mais ainda se a série conseguir se manter acima dos 4.0 junto a audiência qualificada, já que houve uma certa dificuldade em manter essa constância ao longo da temporada passada, especialmente com a concorrência do Idol, a partir de janeiro.

    Algo que tabém vale menção foi a queda na audiência do DWTS. Perdeu mais de 3 milhões em relação a estréia do ano passado e caiu bons 26% no 18-49. É outro show que, percentualmente, não faz nada demais na medição do principal demo de idade. Fica a impressão que a audiência do programa é fundamentalmente composta por muitas velhinh…ehr, digo, muitas senhoras acima dos 50 anos de idade(não que haja alguma coisa errada com isso[/Seinfeld]).

    Resposta do Editor: Rodrigo, gostei das tuas observações, mas pra mim elas só ressaltam a trajetória fantástica de NCIS. No ano passado nesta época a série não dava mais que 3,2, 3,5 pontos. Seguidamente ficava de fora do top 20 no demo, mesmo sendo o segundo ou terceiro drama mais assistido da semana. Agora, com esta pontuação, ela se credencia pra ficar dentro do Top 10. E também é curioso ver que outras séries que eram boas no demo estão caindo – Lost, Heroes, 24… E NCIS está entrando, depois de sete anos! É um caso muito especial.

  8. Rodrigo B.

    Achei os números de NCIS: LA e The Good Wife realmente muito bons. Às terças, a CBS tem tudo pra passear sobre as outros emissoras antes da chegada do American Idol.

    No mais, reparem como The Forgotten ficou próximo ao The Jay Leno show no 18-49. Vamos conferir nas próximas semanas, mas diz-se que o período da metade de outubro a metade de novembro vai ser o teste de fogo pro comediante. Fãs de séries, ziquem bastante!

    Na quarta, embora tenham crescido em relação a estréia do ano passado, Old Crhistine e GU continuam fazendo números aquém do padrão da emissora. Posso até queimar minha língua, mas pra mim me parece bastante estabelecido que essas duas séries não podem abrir a noite de quarta. E eu sei que seria um movimento estranho, mas se fosse eu o responsável pela programação da CBS, colocaria CM pra abrir a noite, com as comédias em sequência, apostando que a audiência de CSI:NY é fiel o bastante pra não depender de um lead-in do mesmo gênero. Mas, como eles obviamente não farão isso, acho que eles deviam pensar em outra solução pra essas comédias. Que tal abrindo a noite de domingo?

    Por fim(ufa!), eu tô dando uma olhada aqui nos números finais de algumas séries de quarta-feira medidos a cada 15 minutos, e o diagnóstico é surpreendente pra mim. A divertida Modern family perdeu cerca de 1.6 milhões de telespectadores nos 15 minutos finais(e felizmente só 0.1 no 18-49), enquanto Cougar Town foi abandonada por cerca de apenas 300.000 pessoas na sua metade final, conseguindo bons 4.4 no 18-49. Tô curioso pra ver como essas comédias irão se sair tendo outras comédias novatas como lead-in.

  9. Fernando dos Santos

    Estou feliz com os bons desempenhos de NCIS,NCIS:LA,Criminal Minds,CSI:NY e The Forgotten.

    Aliás, se Forgotten conseguir manter estes índices a ABC vai conseguir emplacar duas séries policiais pois já tem Castle.Eu acho que fazia muito tempo que isto não acontecia.

    E a franquia NCIS parece que vai roubar a coroa da franquia CSI que um dia foi a mais vista da emissora, no tempo em que CSI e Miami lideravam com folga o ranking dos dramas mais vistos da casa.
    Eu acho impressionante ver uma série em sua sétima temporada atingindo a casa dos 20 milhões e ainda se saindo bem no demo 18-49.Nos dias de hoje isto é uma façanha.

  10. Claudemir Antonio Zamproni

    Das novas:
    Excelentes – “THE GOOD WIFE” e “COUGAR TOWN” (mesmo não tendo nada a ver com o texto, “FLASHFORWARD”, óbvio!!!!);
    Regulares – “EaStWiCk” e “MoDeRn FaMiLy” e
    Horríveis – “Glee”, “Mercy”, “The Beautiful Life”

  11. Renan Gama

    Cougar Town – Mtoo bomm mesmo sempre confiei na Courtney, por enquanto, pra mim é o destaque do ano

    Glee – Ainda q melhorou um pouco, a série é mtoo boa e diferentes das outras, espero q a FOX não cancele….sérieee ótimaaaa demaisss

    The Mentalist – Até entendo um pouco da queda de audiência, mas a série continua ótima como sempre foi.Parabénssssss

  12. Tiago

    Cougar Town é boa. Me surpreendeu.

    Tomara q a audiência continue alta.

  13. Marcos Almeida

    Alguém sabe como Medium está indo na nova casa? (nem sei se já estreou…só curiosidade).

  14. Jr Maia

    Uma pequena correção:
    “Se a vitória nas noites de quarta-feira parece que serão fáceis para a CBS é bom avisar que nas noites de quarta as coisas poderão não ser.”

    Não seria:
    “Se a vitória nas noites de terça-feira parece que serão fáceis para a CBS…”

  15. Juan

    O cara de vermelho na foto é o All Bundy, de Um Amor de Família. Ele está em algum seriado atual?

  16. Rodrigo B.

    Juan,

    Ela está em Modern family, que estreiou nos EUA semana passada.

  17. Marcelo

    Seria bom ressaltar tbm a audiência de Old Christine, que melhorou “por volta” de 2 milhões em relação à premiere da temporada passada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account