Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 21 a 23 de novembro

Pin it

Kiefer Sutherland em 24: RedemptionJack Bauer voltou. E o que podemos dizer sobre 24: Redemption? Olha, eu visitei meia dúzia de sites antes escrever esta coluna. E parece que as pessoas estão empolgadas em defender o show. O Zap2it fala em “triunfante retorno de Jack Bauer”. Mas, pôxa, para um mega-evento como este, em termos de desempenho, esperava-se muito mais.

Antes de falar de 24 Horas, trago também os números de audiência da sexta-feira, que selaram o destino de Crusoe e Lipstick Jungle, que acabam de mudar de horário. E quem foi o responsável por isto? Uma reprise de The Mentalist. Será que o Patrick Jane adivinharia que sua série faria tanto sucesso?

Ranking por canal na sexta-feira

Emissora CBS ABC Fox NBC CW
Média
(em milhões)
11,40 6,03 5,36 4,18 1,36

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Ghost Whisperer (CBS) 11.36
Are You Smarter Than a 5th Grader? (Fox) 6.05
Deal or no Deal (NBC) 5.76
Wife Swap (ABC) 4.78
Everybody Hates Chris (CW) 1.77
20h30 The Game (CW) 1.62
21h The Mentalist (CBS) – reprise 11.62
Don’t Forget the Lyrics (Fox) 5.75
Supernanny (ABC) 5.06
Crusoe (NBC) 3.50
America’s Next Top Model (CW) – reprise 1.07
22h Numb3rs (CBS) 11.23
20/20 (ABC) 8.24
Lipstick Jungle (NBC) 3.33

Com uma reprise de um seriado policial, a CBS mais uma vez arrasou com a concorrência. Desta vez quem fez o estrago não foi NCIS e sim The Mentalist. A audiência da CBS foi maior do que a soma dos números segundo e terceiro colocados, a ABC e a Fox.

Mas quem mais sofre com a programação de sexta-feira da CBS é a NBC. Com a concorrência, Crusoe atingiu sua pior audiência na temporada, com 3,50 milhões de telespectadores. E, apesar dos esforços de Brooke Shields e de seus roteiristas, o destino de Lipstick Jungle está selado após uma nova queda de audiência. A série também caiu ao seu pior número: 3,33 mlihões de telespectadores e apenas 1,1 ponto entre adultos de 18 a 49 anos.

Resultado: o The Futon Critic acaba de divulgar uma mudança na grade da NBC. A partir do dia 5 de dezembro, Lipstick Jungle passa a ser exibida uma hora mais cedo, às 21h. Pode ser bom pra série, mas neste ponto não faz diferença. A série será exibida neste horário por apenas mais quatro semanas – dia 5 e 12 de dezembro e 2 e 9 de janeiro. Depois do 13º episódio, acaba.

Crusoe passará a ser exibida ar aos sábados, o dia em quem ninguém vê TV. E no fim da noite de sexta-feira, a NBC volta a exibir o jornalístico Dateline, que competirá com o 20/20, da ABC.

Está todo mundo de olho no que a CW fará nas suas noites de domingo. Mas às sextas-feiras do canal também estão preocupantes. Depois de duas semanas de recuperação, Everybody Hates Chris e The Game voltaram a perder audiência. Chris tem 0,7 ponto na amostra 18-49 e Game 0,8 ponto. Com o fim da programação dominical da CW, as duas séries agora disputam com Privileged a posição de seriado menos assistido do canal. O mais engraçado é que, como a CW tem um rombo na grade de programação para tapar e não tem lá muita verba para produzir pilotos, é até possível que alguma destas séries sejam renovadas.

* * *

No sábado, dia 23, a ABC dominou a audiência da noite com o Saturday Night Football. O canal teve 10,33 milhões de telespectadores sintonizados na partida entre os Texas Tech Red Raiders e os Oklahoma Sooners.

* * *

Ranking por canal no domingo

Emissora Fox CBS NBC ABC CW
Média
(em milhões)
13,14 11,68 11,49 10,53 0,59

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
19h NFL Football Overun (Fox) 17.86
60 Minutes (CBS) 14.53
Football Night In America (NBC) 6.71
American Music Awards Red Carpet (ABC) 5.52
In Harm’s Way (CW) – reprise 0.72
19h30 The OT (Fox) 12.81
20h 24: Redemption (Fox) 12.64
American Music Awards (ABC) 12.38
Football Night In America (NBC) 11.51
The Amazing Race (CBS) 10.13
Valentine (CW) – reprise 0.64
20h30 Sunday Night Football (NBC) – até às 23h 12.29
21h American Music Awards (ABC) 13.04
Cold Case (CBS) 12.07
24: Redemption (Fox) 11.72
Easy Money (CW) – reprise 0.41
22h American Music Awards (ABC) 11.17
The Unit (CBS) 9.99

Afinal 24: Redemption foi um sucesso ou não? Olhando a audiência dos canais, com a Fox na frente (quando geralmente ela é a quarta rede em audiência nos domingos) poderíamos arriscar que sim.

Olhando o resultado da noite na amostra 18-49 anos também dá pra afirmar isto – a Fox teve 4,6 pontos, contra 4,3 da NBC e 4,3 da ABC e só 2,6 da CBS.

Mas é só olhar no ranking por horário para ver que não exatamente a volta de 24 Horas que colocou a Fox no topo. O canal só foi líder em audiência e na amostra qualificada no início da noite, quando cobria o jogo da tarde do futebol americano e o esportivo The OT.

Com média de 12,04 milhões de telespectadores na noite, o telefilme de 24 Horas só foi líder de audiência na primeira meia hora de sua exibição. Quando começou o Sunday Night Football caiu para segundo lugar.

Na amostra 18 a 49 anos, começou em segundo lugar, atrás da transmissão do American Music Awards e depois para terceiro, atrás do Sunday Night Football.

E 24: Redemption teve média de 4 pontos nesta faixa de público. Bom, Os Simpsons e Uma Família da Pesada costumam ter praticamente este desempenho todo domingo…

Alguns sites estão destacando que 24 Horas foi o programa de ficção mais assistido da noite. Mas isto porque a ABC não transmitiu Desperate Housewives, que costuma ter em média 3 milhões a mais de telespectadores.

E ainda, na segunda hora de exibição, 24: Redemption perdeu em número de telespectadores para Cold Case. Ver Jack Bauer, depois de uma temporada de folga e altas expectativas, voltar apanhando da Lilly Rush é no mínimo estranho.

O The Hollywood Reporter aponta ainda que o desempenho de Redemption foi inferior ao da estréia de todas as temporadas de 24 Horas. Em comparação com a estréia da série na temporada 2006-2007, o desempenho foi 34% menor.

Ainda assim, tem muito colunista falando da volta de 24 Horas com algum entusiasmo, em especial levando em conta o momento atual da TV americana, com a maioria dos canais com audiência em queda.

Não é a minha opinião. Pra mim, este é mais um sinal de que a América não precisa mais de Jack Bauer.

E vocês, o que acham?

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites The Hollywood Reporter, MediaWeek, Zap2it, The Futon Critic e TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

33 Comments

  1. Rodrigo

    É uma tristeza mas ninguém mais está assistindo muita TV. E sinto que a sétima temporada será um fracasso sem fim. Aposto que vai ficar nos 8 milhões…
    Uma pena…

  2. Tiago

    Eu assisti o American Music Awards…nunca tinha visto tantos artistas fazendo show em uma mesma noite, tava muito bom… =)

    Nem gosto de “24” mesmo… acho que já deu o que tinha que dar…

    “Cold Case” firme e forte… vejo uma sétima temporada a caminho(eu espero)hehe.. não me canso da lilly e sua trupe.

  3. Nanda

    A América pode não precisar mais de Jack Bauer, mas eu preciso =D

  4. Claire

    “Ver Jack Bauer,depois de uma temporada de folga e altas expectativas,voltar apanhando de Lilly Rush é no mínimo estranho”hehehe apoiado!

  5. laura

    Paulo Antunes não gosta de 24 horas? Nem dá pra notar… Prefiro qu so mostre os numeros e deixe esse tipo de comentário superficial pra outros….

  6. Gilberto Guerra

    Sou fã de 24 Horas desde a 1º temporada, ta certo que a 6º temporada caiu muito a qualidade, mas mesmo assim ainda ficava sem dúvida entre as 5 melhores séries de TV.

    Acho que esse ano de folga esfriou os animos e vai acabar prejudicando a série. Não estou tão ancioso como era de costume, mas mesmo assim, falar que não há espaço para Jack Bauer é ser muito precipitado!

  7. Nanda

    Paulo, tem alguma informação sobre a audiência dos filmes da Warner? Não me conformo terem tirado as reprises para passarem filme sessão da tarde…

  8. Pedro Paulo

    o triste é ver que a cbs esnoba cold case. não gosta muito. isso é fato.

    o que é uma pena. porque the mentalist e cold case são os melhores policiais do canal.

    e que olé que 24 levou hein????

    ihh, será que a recuperação de janeiro da fox que eu imaginei vem mesmo?

  9. Victor Hugo

    Viva Cold Case!!!!!!!!!!! Gosto da série e espero que tenha um 7, 8 temporada….
    24 horas, como foi um filme evento tinha que num minimo que dar acima dos 15 milhões…. A série quando estrear em novembro de patinar na casa dos 10M.
    E Ghoost Whisperer novamente 11 milhões…ueba!

  10. Ricardo S

    Fico pensando o q será de 24 horas em tempos d Obama. Pq a era Bush e o combate ao terrorismo têm tudo a ver com a série. Será q os americanos em tempos de quebradeira econômica vão querer ver esses temas pesados? Acho q os produtores vão ter reiventar o seriado.

    Pessoalmente, sou um grande fã de 24h. Jack Bauer é grande herói dos últimos anos. A TV fez o q cinema não conseguiu: um personagem salvador do mundo crível. Tem o Jason Bourne, mas ele tem que proteger a ele mesmo.

    O sucesso das reprises de sexta d NCIS e Mentalist é um sinal verde para CBS encomendar mais um seriado policial para a sua grade. CSI Los Angeles, Chicago ou qualquer coisa. Guenta!

    Paulo, vc sabe o q acontece com Deal or not Deal. Se tornou mais um mico nas mãos da NBC. O q fez o game show cair tanto? Era uma das coisas q salvava o canal.

  11. bruno

    Ei Paulo Antunes, você tira que uma série é boa ou não pela audiência? Você praticamente está afirmando que o filme de 24 Horas não foi bom só por causa da audiência. Sério? Tem muito seriado bom na TV americana que não recebe a devida audiência, e nem por isso eles são ruins. A LAURA tem razão: “Paulo Antunes não gosta de 24 horas? Nem dá pra notar… Prefiro qu so mostre os numeros e deixe esse tipo de comentário superficial pra outros….”

  12. Victor Hugo

    Foi liberado só hj a audiencia oficial da ultima quinta, então esta aqui os numeros que fizeram Smallville e Supernatural, a titulo de curiosidade:

    Smallville
    – 4.185 million viewers
    – 2.6/4 HH
    – 1.7/5 A18-49
    – 1.7/5 A18-34

    Supernatural
    – 3.338 million viewers
    – 2.0/3 HH
    – 1.4/3 A18-49
    – 1.4/4 A18-34

  13. Kate

    Acho que simplesmente muita gente não sabia do telefilme de 24. Eu também achava que ia dar uns 15 milhões mas a concorrência na noite foi forte. Em janeiro veremos , mas tô achando que 24 vai ficar entre 9 e 10 milhões selando esta como última temporada.

  14. Ricardo S

    Pedro, Smallville, como toda série q ultrapassa a marca de 100 episódios, pode vender suas primeiras temporadas para outras emissoras e afiliadas. Os inéditos continuam na rede original.

  15. Rafa Bauer

    Não tem como a 7ª ser a última temporada, porque a 8ª já está acertada…

    Eu acho que, se não pisarem na bola como fizeram na 6ª temporada, esta fica acima dos 10 milhões fácil. Não vai ter muita concorrência…

  16. Paulo Antunes

    laura,
    E dei algum comentário neste texto que não estava embasado em números?

    bruno,
    E apenas fiz a leitura dos números e das expectativas. Eu não disse que o filme foi bom ou ruim, porque eu não vi. Quem me conhece sabe que eu dou opinião, muitas vezes polêmica, e que jamais cometi a imbecilidade de dizer que uma série é boa por causa da audiência.

    Nanda,
    Os números de audiência da nova grade da Warner no Brasil vão demorar no mínimo mais algumas semanas para aparecerem. E a verdade é que é muito provável que a audiência do canal aumente – já que a grade nova estreou com as séries novas, né?

  17. Diego Cardoso

    E Smallivlle segue sólida na audiência. Sinto o cheiro de nona temporada por aí…

  18. Rodrigo B.

    Bom, quando anunciaram aqui no site que a FOX tava cobrando valores exorbitantes pros anunciantes propagandearem seus produtos no intervalo desse telefilme eu já não tinha apostado que os números seriam bons. E não foram mesmo. Ter mais gente assistindo Cold Case foi trágico. Pelo menos nos demos, os números foram decentes. Durante a temporada regular, apostaria que os números vão oscilar entre 8 e 10 milhões(espero que não fiquem mais baixos do que isso, e que, na pior das hipóteses, não fiquem abaixo de 3.0 no demo).

    Quanto ao fato da América “precisar” de Jack Bauer, well…não sei se essa é a abordagem correta. O que esse telefilme mostrou é que 24 ainda pode ser um bom entretenimento. E isso deve ser o suficiente.

    Paulo Antunes,

    Dado o fato desse filme ser um “evento”, será que ele não merece um review próprio? Digo…nenhum dos colaboradores do Teleséries assistiu a “Redemption”?

    Abraços.

  19. Laudo Kenji

    ***
    ninguém mais assiste a minha NBC…

    e a CW? nos fins de semana tá mais pra WC (banheiro!)

    ooohhh não! Estão pedindo mais uma série policial para a CBS? Haja necrotério para tantos mortos!

    nem o Bauer consegue levantar a crise e a moral dos americanos.

    ***

    Cold Case dando um *PAU* em 24 horas? he he he…
    então, um beijinho (com gosto de nock-down) da Lilly Rush!

  20. anderson

    Seguinte, vamos aos fatos.
    24 horas: Um ano fora da TV. Cria-se uma expectativa enorme com seu retorno. Produz-se um telefilme. Quando o mesmo é exibido, num fds que não temos Desperate Housewives, e ainda temos uma premiação, que a muitos anos não são mais sinônimos de audiência, o “esperado” retorno perde de cold case, me desculpe, é um fracasso.
    24 Horas, é outro mito falso da TV, assim como HOUSE. No início foi inovador pelo formato, mas cansou, enjoou. É só “mais uma série”. Enfim, Jack Bauer, vá catar coquinhos.

  21. Carlos Augusto

    Dizer que 24 ficar atrás de Cold Case é algum demérito é total falta de conhecimento. Mesmo nos melhores momentos, e certamente em dias distintos, a audiência de Cold Case sempre foi maior, até por uma questão de emissoras (CBS x FOX). Com exceção de American Idol, são raríssimos os casos de programas da FOX serem líderes de audiência (talvez seja uma questão de penetração nacional, sei lá).
    Enfim, esses números de 24 parecem bons.

  22. ELAINE DAS GRAÇAS TONACIO

    Acho que ficar um ano fora do ar atrapalharia qualquer série. Gosto de 24 horas, mas quando toda série tem que se saber a hora de parar. Talvez seja a hora para Jack.

  23. Paulo Antunes

    Rodrigo B.,
    A review de Redemption está em produção. Logo mais entra no ar.

    Carlos Augusto,
    Eu acho engraçado é que eu aponto uma linha de pensamento, lógica, e aí vem alguém e diz “24 ficar atrás de Cold Case é algum demérito é total falta de conhecimento”. Não estou comparando um episódio regular de 24 Horas com um Cold Case. Estou comparando um especial, que foi alvo de uma forte ação de marketing por parte da Fox.

    Sim, historicamente Cold Case tinha audiências mais altas. Mas isto já faz algum tempo. Em 2006-2007, Cold Case teve 14 milhões, 24 Horas teve 12,38 milhões. Ano passado, Cold Case teve só 11 milhões.

    A minha ingenuidade foi imaginar que com um ano sem 24 Horas os fãs fossem estar mais eletrizados pelo retorno e deixaria de ver tudo para rever a série. Por isto a crítica a recepção do programa.

  24. Cristiano (Highlander_Master)

    Vou logo falando que sou suspeito pra falar, pois sou mega fã de 24 horas. Porém, to achando que ta todo mundo esquecendo de um fato importantissimo em relação a série, ela é sempre umas das 5 mais baixadas do planeta, normalmente em primeiro ou segundo, então acho que a audiência um pouco normal.

    Sinceramente, essa audiencia já era esperada… Os numeros são bons, não espetaculares, apenas bons.

    Cold Case está numa emissora maior, faz parte da febre “C.s.i”, enfim razões não faltam pra ela ter superado 24.

    Ah, e eu adoro cold case, jamais falaria mal da série, parabéns a ela pelo primeiro lugar. Apesar de eu gostar mais de 24 horas…

  25. Flávia

    Eu definitivamente preciso de Jack Bauer! Quanto ao mundo… Damn it!

  26. Ângelo Romão

    Parece que Lily Rush vai dar justiça a todos os defuntos da Filadélfia! Uma 7ª Temporada é praticamente certa.

    Embora não seja um telespectador fiel de Cold Case e enxergue todos os seus defeitos, sempre me pego sendo entretido pela historinha da semana.

    Dos possíveis cancelamentos da CW, prefiro que Privileged escape da guilhotina. Acho a série (e a Joanna Garcia) uma delícia. Sinto um prazer recheado de culpa ao assistir, mas me divirto.

  27. Fernando dos Santos

    Eu acho que não apenas Cold Case, mas todas as séries policiais da CBS terão renovação garantida.
    A unica que estava meio mal nos índices no começo da fall era Numbers, mas já melhorou sua audiência.
    Ainda gosto de 24 Horas e torço para que o sétimo ano seja bom, mesmo que a audiência não seja espetacular.

  28. joao

    pq a CW é tao baixa nas audiencias????ela é uma sbt dos eua???eu acho q o sbt tem mais!

  29. Nanda

    E a CBS fará um spin-off de NCIS… Daqui a pouco só terá série policial na tv americana. Pobre PD, Eli e DSM…

  30. André L.

    Gente, eu não entendo como a CBS consegue os maiores números com essas séries policiais fraquíssimas (Without a Trace, Cold Case, CSI, CSI Miami). Cold Case consegue concorre fácil a pior série do gênero. Da franquia de CSI, só se salva NY.

    É esperar pra ver como fica 24h!

  31. Audrey

    E Melinda Gordon continua rainha absoluta das sextas hahahhahahhahahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account