Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 16 e 18 de janeiro

Pin it

Connie Britton em Friday Night LightsEstamos de volta, com os números de audiência das emissoras de TV americanas na sexta, no sábado e no último domingo. Na sexta-feira, Friday Night Lights voltou a grade de programação da rede NBC, com um desempenho que certamente vai provocar discussão. No domingo, a semifinal do futebol americano comandou a audiência, promovendo The Mentalist e estragando a festa do centésimo episódio de Desperate Housewives. Veja como foi.

Ranking por canal na sexta-feira

Emissora CBS NBC Fox ABC CW
Média
(em milhões)
10,57 5,39 5,20 5,10 1,28

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Ghost Whisperer (CBS) 10.52
Howie Do It (NBC) 6.06
Are You Smarter than a 5th Grader? (Fox) 5.64
Wife Swap (ABC) 4.78
Everybody Hates Chris (CW) 1.55
20h30 The Game (CW) 1.70
21h Flashpoint (CBS) 10.38
Don’t Forget the Lyrics (Fox) 4.84
Friday Night Lights (NBC) – nova temporada 4.54
Supernanny (ABC) 4.36
13: Fear is Real (CW) – reprise 0.93
22h Numb3rs (CBS) 10.83
20/20 (ABC) 6.17
Dateline (NBC) 5.71

Em sua segunda semana de exibição, o trio Ghost Whisperer-Flashpoint-Numb3rs aumentou a vantagem da CBS sobre as concorrentes. Além da liderança em número dos telespectadores, o canal abriu vantagem na amostra 18-49 anos: subiu para 2,4 pontos, enquanto que a média da ABC caiu para 1,7 ponto.

Na média de telespectadores, a NBC assumiu a segunda posição, mesmo com a volta dos game shows da Fox.

A grande expectativa dos fãs de séries era quanto a performance de Friday Night Lights, que estreou sua terceira temporada na TV aberta, depois de ter sido exibida na TV paga. O desempenho, sinto informar, não foi lá muito bom. O seriado ficou em terceiro lugar no horário, com 4,54 milhões de telespectadores e empatado em segundo lugar no demo 18-49 anos, com 1,6 ponto.

A performance de Friday Night Lights é apenas ligeiramente melhor que a da finale de Lipstick Jungle (que deu 4,08 milhões e 1,4 ponto). E este número chega justamente na semana em que a presidente da NBC falou que estuda “alternativas” para manter Lipstick Jungle no ar. Sejamos francos: alternativa para mim é encontrar um parceiro de exibição, que diminua o custo de forma a valer a pena manter o show no ar mesmo com audiência baixa. Mas eu não acho que exista interesse da NBC em manter duas séries no ar exibidas em sistema de parceria (três, se você considerar que o canal de vez em quando programa Law & Order: Criminal Intent). Logo, eu apostaria que apenas uma renova. Friday Night Lights saiu na frente, porque tem uma audiência maior – mesmo com a exibição na DirecTV e a pirataria por torrent – mas é bom acompanhar o desempenho da série nas próximas semanas.

Na CW, Everybody Hates Chris e The Game mostraram alguma reação. Chris subiu 10%. The Game foi ainda melhor, subindo 22%.

* * *

No sábado, dia 17 de janeiro, a Fox foi a emissora líder, com a dupla Cops/America’s Most Wanted.

E Crusoe, da NBC, segue caindo, com novo recorde negativo de 2,76 milhões de telespectadores.

* * *

Ranking por canal no domingo

Emissora CBS ABC NBC Fox CW
Média
(em milhões)
33,68 9,30 5,32 4,20 1,07

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
19h AFC Championship: Baltimore at Pittsburgh (CBS) – até às 22h30 36.33
America’s Funniest Home Videos (ABC) 6.66
Dateline (NBC) – até às 21h 5.79
Hole in the Wall (Fox) 3.52
Jericho (CW) – reprise 0.74
19h30 Hole in the Wall (Fox) 3.24
20h Extreme Makeover Home Edition (ABC) 8.62
Os Simpsons (Fox) – reprise 3.84
Filme: Dona de Casa por Acaso (CW) – até às 22h 1.24
20h30 Os Simpsons (Fox) – reprise 4.85
21h Desperate Housewives (ABC) 13.01
SNL Presidential Bash (NBC) – reprise, até às 23h 4.86
Uma Família da Pesada (Fox) – reprise 4.75
21h30 Uma Família da Pesada (Fox) – reprise 4.97
22h Brothers & Sisters (ABC) 8.95
22h30 The Mentalist (CBS) – horário especial 15.06

Os Pittsburgh Steelers venceram os Baltimore Ravens, garantiram vaga no Super Bowl e levaram a CBS a uma liderança tranqüila de audiência neste domingo. A média do canal na noite foi de 33,68 milhões.

Antes de mais nada preciso dizer que fui eu que tabulei estes números, e eles não estão exatos em razão de diferenças de fuso-horário. Os números verdadeiros ficaremos sabendo quando sair o ranking dos programas mais assistidos da semana (provavelmente amanhã). Pela média da hora, a partida teve 36 milhões de telespectadores, mas alguns sites falam em 37, outros em 40 milhões de telespectadores.

A partida se estendeu até às 22h30, de forma que The Mentalist foi ao ar bem tarde. O seriado teve 15,06 milhões, audiência inferior a média da série nas noites de terça-feira. Mas o desempenho não foi ruim não. A série teria tido 4,6 pontos na amostra 18 a 49 anos, quando na terça-feira passada deu 3,9 pontos. Ou seja, a série atingiu um maior público qualificado. E se estes telespectadores gostaram do programa a audiência poderá subir já a partir desta semana.

Outro destaque da noite, desta vez negativo, ficou com Desperate Housewives. A série foi massacrada pelo futebol americano, justamente na semana em que atingiu a marca de 100 episódios. Foi a pior audiência da série de todos os tempos, apenas 13,01 milhões de telespectadores. Na amostragem 18-49 anos, a série fez apenas 4,6 pontos (o mesmo número de The Mentalist). Brothers & Sisters acompanhou o mal desempenho.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites MediaWeek e TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

16 Comments

  1. Rodrigo B.

    Sobre Friday Night Lights: por todas as considerações que o Paulo fez, e pelos padrões de audiência atuais da NBC, não acho que essa audiência tenha sido um desastre. A série até ficou empatada em segundo no 18-49 com a atração da ABC. Ok, são números perigosos, mas creio que se a série conseguir manter essa vice-liderança no 18-49(o que pode não ser fácil, já que Dollhouse começa em poucas semanas), a NBC pode até dar uma chance pra ela, especialmente graças a essa “benevolência” atual da emissora número 4 da América.

    Sobre “The Mentalist”: vi muita gente reclamando da estranha estratégia da CBS de colocar o programa após o jogo(tinha gente reclamando que nem sabia que desse episódio), mas acho que a série foi bem. A gente sabe que a audiência qualificada é o que importa e, nisso a série se saiu melhor do que vem se saindo as terças, então acho que isso foi algo positivo pra CBS.

    No mais, só destacar que a CBS continua fortíssima as sextas(embora eu realmente não consiga entender como tanta gente assim gosta de “Flashpoint”).

  2. Juninho

    Pode até parecer que Friday Night Lights não teve lá essas audiências,mas digamos que foi boa,para uma série,que já foi exibida da TvAcabo,e que já tah na net para fazer download.
    Penso que pelo fato da NBC não ter muitas despesas com a série (Acredito eu pelo fato do canal DirecTv também cuidar das despesas)ela fica!!!
    Espero estar certo,afinal queremos uma quarta temporada.

  3. Lucas "Gandalf" Leal

    tem um erro ali no penultimo paragrafo…com ctz foi mudar alguma palavra e deixou o resto sem sentido (eu sou e rei disso hohohoh)
    está “poderá ser ainda crescer já nesta semana.”
    acho que era poderá ser ainda maior ou poderá crescer ainda nesta semana…
    enfim…
    ;)
    e caraca tudo bem q é da CBS mas 10 milhões Flashpoint tá me surpreendendo!(não q a série seja ruim, longe disso, mas achei q os fucking americans não iam gostar dela!)

  4. Leandro

    Desperate Housewives e Grey’s Anatomy estão com 5ªs temporadas muito chatas . Taí a queda de audiência. É o mal da 5ª temporada que já atingiu tb One Tree Hill, Two and a Half men, The oFfice, Gilmore Gilrs etc…

  5. Leonardo Toma

    Eu realmente não sabia que Ghost Whisperer tinha tudo isso de audiência. Não sabia mesmo.

  6. anderson

    Realmente esse futebol americano enche o saco. Porque interfere nos horarios das séries e acaba por mascarar verdadeiras audiências.
    Triste pelos números de B&S, a série não merece tão pouco.
    Espero que após o Superbowl a audiência volte ao seu normal.

  7. Ivonete

    As séries que por aqui ninguém liga muito, estouram em audiência por lá “The mentalist”, “Ghost Whisperer”, “Flashpoint”

  8. Noto que quase nao se comenta sobre as séries de Sábado.Mas sempre tem a audiência da fraca Crusoe.Nao tinha como incluir a Legend the of seeker? Please!!!

  9. Fabio Peixoto

    Eu esperava mais espectadores para The Mentalist, apostei até que a série bateria seu recorde de audiência (ficou longe). Menos mal que o desempenho “qualificado” foi bom.
    .
    .
    Quanto a FNL, não consegui acompanhar a terceira temporada em seu início e resolvi deixar para ver todos os episódios de uma vez.

    É um seriado que adoro, mas li alguns comentários de que pode ter chegado o momento de parar com a série, digamos, “por cima” em vez de forçar uma quarta temporada que acabe se perdendo.

    Eu gostava muito de The 4400 e foi exatamente o que aconteceu: optaram por encerrar após a S04 e acho que foi um final digno, talvez a continuidade não tivesse o mesmo resultado.

    Depois que eu assistir a S03 de FNL, volto a comentar.

  10. Rafael

    Uma pena o “aniversário” de DH ter tido uma audiência inferior à sua média (mesmo que, ainda assim, os números estejam longe de serem considerados ruins).

    Pena porque DH brindou seus espectadores com um episódio belíssimo, de uma sensibilidade ímpar e que está, sem dúvida, entre os cinco melhores já exibidos.

  11. Noto que quase nao se comenta sobre as séries de Sábado.Mas sempre tem a audiência da fraca Crusoe.Nao tinha como incluir a Legend the of seeker? Please!!! (De novo, ja que ninguém me respondeu):(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account