Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 15 e 17 de maio

Pin it

Wentworth Miller em Prison BreakEnquanto os canais vão anunciando suas renovações e cancelamentos e planos para a próxima temporada, a temporada 2008-2009 está acabando e tem coisa acontecendo na televisão! A TeleRatings retorna, um pouquinho atrasada para comentar o desempenho final de Prison Break e das season finales de The Game, Ghost Whisperer, Numb3rs, Desperate Housewives, Os Simpsons e outras atrações. Confira!

Ranking por canal na sexta, 15 de maio

Emissora CBS ABC NBC Fox CW
Média
(em milhões)
8,98 7,73 5,67 3,33 1,64

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Ghost Whisperer (CBS) – final de temporada 8.93
America’s Funniest Home Videos (ABC) – até às 22h 5.64
Dateline (NBC) 5.30
Prison Break (Fox) – episódio final, até às 22h 3.33
The Game (CW) – final de temporada, até às 21h 1.86
21h Farah’s Story (NBC) – até às 23h 8.94
Flashpoint (CBS) – final de temporada 8.42
America’s Next Top Model (CW) – reprise 1.41
22h Numb3rs (CBS) – final de temporada 9.60
20/20 (ABC) 5.72

Eu costumo dizer que esta é a semana mais crítica do ano, porque o esforço para fazer a cobertura dos finais de temporada e dos anúncios das novas programações das emissoras norte-americanas é gigantesco. Mas acho que estamos fazendo um bom trabalho este ano, entregando bons textos, com boa agilidade. Infelizmente, na correria, sobrou pra coluna de TeleRatings. Mas estou fazendo um esforço para publicar, mesmo com atraso, os números da última semana da temporada. Lá vai!

Na sexta-feira, a CBS, que vem dominado o dia com folga (e promete dominar no ano que vem, com a estreia de Medium na programação, veja aqui) tomou um susto. O canal ainda foi líder em número de telespectadores, mas teve que dividir a liderança na amostra 18-49 ano com a NBC, ambas com média 2 pontos.

A surpresa da NBC foi a exibição de um documentário de duas horas de duração dedicado a atriz Farrah Fawcett, abordando sua luta contra o câncer e a relação com o filho, que está preso. O programa ofuscou as finales de Flashpoint (que acabou segunda colocada no demo 18-49 anos e em número de telespectadores) e de Numb3rs (que venceu em audiência, mas ficou em segunndo no demo).

Numb3rs ainda assim terminou bem a temporada e nas últimas duas semanas inclusive teve melhor desempenho que Ghost Whisperer. Agora a gente sabe que Numb3rs correu sério risco de ser cancelada para dar lugar a Without a Trace, mas no fim pesou a questão financeira. Acredito que Without a Trace daria mais audiência no horário, mas o resultado do cálculo do retorno sobre o investimento não deve ter compensado para a CBS.

Ghost Whisperer encerrou a temporada em queda e Flashpoint, com 1,8 ponto de média na falsa finale (na verdade a temporada não acabou, acabou para a CBS, mas a série tem mais episódios gravados), pode ter perdido para sempre seu espaço na alta temporada. A série canadense veio e ocupou bem um espaço que estava vago na grade da CBS, mas o canal não quer correr nenhum risco. Flashpoint agora deverá ser exibida apenas no verão ou ficar de backup, para o caso da nova programação do canal naufragar.

Prison Break se despediu da TV americana com ligeira alta, com 3,33 milhões de telespectadores e 1,2 ponto, mas ainda assim com desempenho bem distante dos seus melhores momentos.

Quem também se despediu, provavelmente para sempre (a confirmação sai nesta quinta-feira), é The Game, com o mesmo desempenho meia boca de sempre: 0,9 ponto e 1,86 milhão de telepsectadores.

* * *

Ranking por canal no domingo, 17 de maio

Emissora CBS ABC Fox NBC CW
Média
(em milhões)
11,83 10,76 4,88 4,81 1,31

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
19h 60 Minutes (CBS) 9.99
Extreme Makeover: Home Edition (ABC) – final de temporada. Até às 21h 7.62
Dateline (NBC) – até às 21h 5.82
O Rei do Pedaço (Fox) – reprise 2.46
Jericho (CW) – reprise 0.67
19h30 American Dad (Fox) – reprise 2.81
20h Survivor: Tocantins (CBS) – final. Até às 22h 12.79
Os Simpsons (Fox) – final de temporada 5.86
Filme: 007 – Licença Para Matar (CW) – até às 22h 1.39
20h30 O Rei do Pedaço (Fox) – final de temporada 5.16
21h Desperate Housewives (ABC) – final de temporada. Até às 23h 13.91
Uma Família da Pesada (Fox) – final de temporada 7.33
Saturday Night Live Just Shorts (NBC) – até às 23h 3.79
21h30 American Dad (Fox) – final de temporada 5.65
22h Surivor: Tocantins Reunion (CBS) 11.85

A vitória do último domingo da temporada ficou mais uma vez dividida entre CBS, com mais telespectadores, e a ABC, com melhor audiência qualificada. Mas a vitória da ABC foi por um nariz (3,6 contra 3,5 da CBS).

A questão é que, olhando em perspectiva, os dois canais saíram perdendo. Para si mesmos.

Desperate Housewives fez uma temporada divertida, boa, mas o público simplesmente está pulando fora do barco. A média de audiência da finale dupla foi de 4,7 pontos no demo 18-49 anos. A série perdeu 24% da audiência qualificada de um ano para outro, quase um quarto!

O Extreme Makeover: Home Edition também teve queda semelhante, de 23%.

Na CBS, o Survivor se despediu do Tocantins com média de 12,79 milhões de telespectadores e 4,2 pontos no demo 18-49 anos. Foi a pior audiência do programa de todos os tempos e cerca de 5% menor que os números finais de Survivor: Gabon em dezembro.

A Fox encerrou a temporada de seus desenhos com o mesmo desempenho confiável de sempre. Os Simpsons e O Rei do Pedaço repetiram os mesmo números na amostragem do ano passado (2,9 e 2,6 pontos). Uma Família da Pesada perdeu 5% da audiência e American Dad subiu 0,1 ponto percentual.

Amanhã eu volto, com os números do final de temporada de 24 Horas e How I Met Your Mother.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações do TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

15 Comments

  1. Rodrigo B.

    Benditos sejam os baixos custos de produção de Numb3rs. Não se falava muito a respeito, mas eu já imaginava que ela poderia ficar na “corda bamba”. Acho que a CBS esperava um pouquinho mais da série, que nem sempre vencia no 18-49. Fico meio preocupado, imaginando como será o desempenho no próximo ano, tendo Medium como lead-in. Afinal, por mais que Numb3rs tenha uma audiência mais ou menos consistente, já ficou provado que um lead-in adequado sempre ajuda(só lembrar que a série ultrapassou os 11 milhões quando foi precedida por reprises de NCIS).

    No mais, uma pena os números de Prison Break. Mesmo crescendo um pouco, o desempenho é decepcionante pra mim. Imaginei que mais gente voltaria pra saber o destino dos peronagens.

    Por fim, fique tranquilo, Paulo. Você está fazendo um ótimo trabalho. A carga de informações dessa semana é realmente absurda e das divulgações de programação só falta o da CW mesmo.

  2. Ricardo S

    Espero q Ghosth Wisperer seja derrubada na próxima temporada por Law&Order/Brothers e Supernanny. É muita audiência pra uma série tão ridícula.

    Não entendo essa queda de Desperate. A temporada está melhor que a anterior.

    Os números dos Simpsons estão bem ruins, hein? Uma pena.

  3. vivian

    Sinto saudade do seriesetc pra ler as notícias, nessa época.
    o teleseries está fazendo uma cobertura ótima, mas eu sei que falta tempo.

  4. Mariana

    Feliz por Ghost Whisperer!
    A série merece a audiência que tem… nunca imagine que fosse chegar tão longe

  5. Thomaz Jr.

    Ghost Whisperer dá audiência seguindo a mesma linha de roteiro das séries policiais do canal. Assim como estes, tem episódios fechados, roteiro mastigadinho, um protagonista disposto a td para cumprir seu dever (missão), elementos técnicos (edição, iluminação, montagem) mais televisivos e conservadores. Resumindo, audiencia vem duplamente por preguiça, a de pensar (Ghost não exige mto) e de mudar (já isso semana td, vejo hj tbm).

    Eu entendo a queda das Donas-de-Casa. Pq fui um dos que desistiram da série nesta temporada. Afinal, a série cansou. Td temporada um novo vizinho, um novo mistério, as mesma piadas…

  6. fabio

    como sempre comentarios grotescos sobre ghost whisperer.. mania do povo que acessa esse site em detonar a serie, se achando um telespectador qualificado pra isso, levando em conta seus gostos pessoais para serie, que consideram “mais apurados”…

    uma vergonha isso e total falta de respeito..

    gostem ou nao a serie ta ae indo para uma quinta temporada, sempre com numero padrao de audiencia.

  7. Fernando dos Santos

    Até que daria uma dobradinha interessante se a CBS colocasse Medium e Ghost Wisperer no mesmo dia.

    Fico feliz que Numbers tenha escapado do cancelamento mas lamento que Without a Trace não tenha sobrevivido e torço para que Flashpoint consiga voltar a conquistar bons numeros.

    No domingo Family Guy encerrou a temporada mantendo-se como a animação mais vista da FOX, enquanto Simpsons quase empataram com American Dad.O auge da família de Springfield ficou mesmo no passado.

  8. Douglas

    n sei se sou eu q estou ficando menos exigente ou o modo como os americanos vêem telivisão está mudando (bem, isso eh meio evidente). os números realmente estão cainda cada vez mais, mas oq acho interessante eh q das séries que acompanho, umas 13, 14 tiveram temporadas bem legais! enfim, só um comentário!!!

  9. Aline

    Alguém sabe me dizer se a audiência de Legend of the Seeker é boa? Comecei a baixar a série no sábado e já estou viciada.

    Eu ouvi falar que a série já foi renovada pra uma segunda temporada. Procede a informação?

  10. anderson

    Ghost Wisperer juntou a preguiça americana de pensar com a preguiça americana de sair de casa as sextas, ou seja, audiência.
    Não acho que seja desrespeito, pq é a realidade, e se alguem dizer que GW é inteligente aí sim seria hipocrisia.

    Contente pelo desempenho dos desenhos da FOX, uma das poucas coisas que prestam nakele canal.

  11. ghost das series boas canceladas injustamente

    ghost whisperer é um lixo, até a sony zoa a interpretação da atriz, se estivesse em outra emissora q não a cbs ou em outro dia nem tinha 2º temporada

  12. ANA PAULA

    ghost whisperer é ótima série, interessante e comovente. Seria uma pena cancelá-la. MAS É UMA PENA WHITOUT A TRACE É UMA SÉRIE ÓTIMA TAMBÉM SER CANCELADA?? AGORA PARA UM FINAL DE TEMPORADA TODAS AS SÉRIES FORAM MAL. E QUANTO A DONAS DE CASA, ACHO QUE A SÉRIE CANSOU.

  13. Giselle

    Também acho que DH já cansou.
    Estou achando esta temporada meio chatinha.

  14. Camila

    Adorei a Season Finale de Flashpoint!
    Amy Jo Johnson estava linda!

    Tambem adorei Ghost Whisperer!

  15. Nicolas Marlon

    Kkkk, GHOST WHISPERER vai pra freeeeeeente! Já tá confirmada a 5ª e se continuar assim chega na 8ª, no mínimo… GO, GHOST, GO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account