Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA entre os dias 13 e 15 de março

Pin it

Ian Mcshane em KingsA coluna TeleRatings falhou um dia, mas já estamos de volta com o que aconteceu de mais importante no sexta-feira (13/3) e no domingo (15/3) na TV americana. Na sexta, depois de algumas semanas de queda livre, Terminator e Dollhouse finalmente reagiram. Já no domingo, com a estreia de Kings, nova série do talentoso Ian McShane, a NBC repetiu o que fez ao longo de toda a temporada… Pisou na bola.

Ranking por canal na sexta-feira

Emissora CBS ABC NBC Fox CW
Média
(em milhões)
10,20 5,18 4,68 4,13 1,88

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Ghost Whisperer (CBS) 11.1
Wife Swap (ABC) 4.50
Howie Do It (NBC) – um inédito, uma reprise 4.3
Terminator: The Sarah Connor Chronicles (Fox) 3.5
Everybody Hates Chris (CW) 1.8
20h30 The Game (CW) 2.1
21h Flashpoint (CBS) 9.4
Supernanny (ABC) 5.6
Friday Night Lights (NBC) 4.4
Dollhouse (Fox) 4.3
America’s Next Top Model (CW) – reprise 1.9
22h Numb3rs (CBS) 10.1
20/20 (ABC) 5.2
Dateline (NBC) 4.7

E finalmente tivemos uma sexta-feira feliz para os fãs de seriados de TV. E olha que foi sexta-feira 13!

Depois de três semanas de queda, os dramas de sci fi da Fox reagiram. Terminator: The Sarah Connor Chronicles recuperou cerca de 20% da audiência e Dollhouse 7%, voltando a ter mais de 4 milhões de telespectadores. A Fox segue sendo a quarta emissora em audiência na noite, mas pelo menos reagiu.

A terceira colocada, a NBC, também melhorou e Friday Night Lights teve mais uma boa noite: a audiência média foi de 4,4 milhões de telespectadores e de 1,5 ponto na amostra dos telespectadores entre 18 e 49 anos. Este número já combina mais com o de uma série que está pertinho de ganhar renovação para uma quarta temporada, mantendo a parceria da NBC com a DirecTV.

Na CW, as comédias com a corda no pescoço Everybody Hates Chris e The Game tiveram seu melhor desempenho desde novembro do ano passado.

Na CBS, segue tudo azul, com Ghost Whisperer abrindo a noite e reinando absoluto como o programa de maior audiência nas noites de sexta-feira.

* * *

A noite de sábado foi vencida também pela CBS, que apostou em reprises de seus dramas policiais. O curioso foi ver o embate entre a reprise de Dancing with the Stars e de O Aprendiz: Celebridades pela terceira colocação. A vitória foi dos dançarinos da ABC. O canal também exibiu uma reprise de Castle, que teve 3,69 milhões de telespectadores.

* * *

Ranking por canal no domingo

Emissora CBS ABC NBC Fox CW
Média
(em milhões)
11,72 10,48 5,75 4,78 1,00

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
19h 60 Minutes (CBS) 12.63
America’s Funniest Home Videos (ABC) 7.98
Dateline NBC (NBC) 4.28
Hole in the Wall (Fox) – dois episódios 2.14
Jericho (CW) – reprise 0.67
20h The Amazing Race (CBS) 10.43
Extreme Makeover: Home Edition (ABC) 9.45
Kings (NBC) – estreia, até às 22h 6.00
Os Simpsons (Fox) 5.97
Filme: Feitiço da Lua (CW) – até às 22h 1.16
20h30 O Rei do Pedaço (Fox) 5.38
21h Desperate Housewives (ABC) 14.43
Cold Case (CBS) 12.91
Uma Família da Pesada 7.21
21h30 American Dad (Fox) 5.82
22h The Unit (CBS) 10.92
Brothers & Sisters (ABC) 10.58
O Aprendiz: Celebridades (NBC) 6.71

Ok, não faz muito tempo que eu passei a reproduzir e analisar os números de audiência da TV americana. E também nem tanto tempo assim que eu edito um site especializado em seriados de TV (pra mim faz um tempão, mas em termos da história deste meio de comunicação isto não é nada). Ainda assim, tenho certeza que qualquer crítico de TV americano deverá concordar comigo que o que a NBC fez esta temporada não tem explicação.

O canal simplesmente conseguiu fracassar em todas as áreas. Suas séries ou estão chegando ao fim (ER), ou estão no limite criativo (L&:SVU, The Office, My Name is Earl) ou fracassaram por pura falta de competência (Heroes). Seus programas em segunda temporada penam para se manter no ar (Lipstick Jungle já foi, Chuck e Life balançam). E a estreias? Meu Pior Inimigo, Knight Rider, Kath & Kim, Crusoe, America’s Toughest Jobs, Howie Do It, Superstars of Dance, Momma’s Boys, Chopping Block, foram as apostas do canal que abandonou a produção de pilotos. Todas fracassaram ou estão fracassando, o que prova que não foi nada bom ter abandonado os pilotos, não é mesmo?

Agora, neste domingo, o canal estreou Kings, talvez sua mais ousada aposta da temporada. Uma série com sinopse diferenciada (uma guerra entre países fictícios, modernizando a história bíblica do rei David). Como ainda não assisti, não cabe a mim julgar. O que pode ser julgado aqui é a estratégia da NBC.

Talvez inspirada pela lenda, a NBC parece que achou que Kings derrotaria os Golias da programação dominical (CBS em audiência, com média de 11,72 e ABC, no demos, com 3,5) – a outra hipótese é o canal ter se dado por conta que o show não tem futuro ou na cabe na nova grade com o Jay Leno de segunda a sexta, e o colocou na fogueira.

Porque a idéia do canal de estrear a série no domingo foi um fracasso (para quem lembra, Kings tinha sido pensada para ir ao originalmente no horário de ER, muito mais nobre).

A premiere dupla de Kings acabou arrasada entre os realitys The Amazing Race e Extreme Makeover na primeira hora e por Desperate Housewives e Cold Case na hora seguinte. A NBC também perdeu para a Fox na amostragem por idade – em número de telespectadores o programa venceu só na primeira hora da noite Os Simpsons e O Rei do Pedaço, perdendo na segunda hora para Uma Família da Pesada e American Dad.

Kings teve média de 6 milhões de telespectadores e 1,6 ponto no demo 18-49 (0,1 ponto a mais do que o canal consegue reprisando Friday Night Lights, por exemplo). O seriado até melhorou a audiência média da NBC da noite, mas a custo de piorar sua audiência na amostragem por idade.

O programa ainda jogou O Aprendiz: Celebridades para o fim de noite, onde a série acabou perdendo audiência.

Pra não dizer que não falei de outros programas, é importante destacar na noite de domingo a reação de Desperate Housewives, que voltou a ter desempenho acima dos 14 milhões de telespectadores e voltou a dar 5 pontos no demo 18 a 49 anos; e o incrível desempenho de The Unit, que veio com um episódio tenso que levou o seriado de guerra da CBS, que todo mundo já dá como cancelado, na liderança do horário, na frente de Brothers & Sisters.

Amanhã eu volto com os números de segunda e terça-feira.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações do site TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

26 Comments

  1. Mauro Irapuan

    o da série Friday Night Lights seria uma renovação para a quarta temporada!!`Pois o que tá passando é a terceira né? Valeu.

  2. Junim

    Paulo, na verdade ER é exibido nos EUA após 30 Rock, e não de Biggest Loser.

  3. Junim

    Ah, e uma boa notícia sobre Dollhouse: mesmo com um desempenho abaixo da média e ficando só em 4º no demo 18-49, a série é líder absoluta de audiência em outros três índices muito importantes: masculino 18-49, masculino 18-34 e geral 18-34! YAY para alguns de nós, hehe

  4. Pedro Paulo

    Fiquei trsite por MAIS UM FRACASSO da NBC, aliás, gostei do piloto de Castle da ABC (apesar dele querer ser mais um Ptrick Jane (charmoso e intrometido nos casos), e até procurei para baixar Kings indo nesse embalo mas ainda não tem legendas em português e vou aguardar.

    Essa situação da NBC é realmente trsite de doer.

    Louváveis desempenhos de FNL, Dollhouse, e apesar do crescimento de The Unit, B&S se segurou acima dos 10 mi e disparada na liderança 18-49, isso voc~e não comentou.

  5. Guilherme Longo

    Graças a deus Desperate voltou a subir!!!!
    E a CBS fez bem em renovar The Unit, que ganhou bastante audiência nessa temporada, apesar de bater de frente com Brothers and Sisters, que está em uma de suas melhores temporadas
    E estou muito impressionado com Ghost Whisperer. Em outubro de 2007, no início da 4ª Temporada, a audiência da série era muito menor, e chegava a perder pra já cancelada Women’s Muder Club, que muita gente achava que ia ganhar de Ghost nas sextas e olha a situação de hoje
    E além de tudo, cancelamento certo pra 80% das séries da NBC, Terminator, Dollhouse e pelo menos 1 comédia do CW

  6. Edvaldo

    Essa situação da NBC realmente é frustrante tem até uma frase que se aplica bem a ela:

    Ah, how the mighty have fallen..

    É triste mas é a pura e seca verdade.

  7. Fernando dos Santos

    “Fiquei triste por MAIS UM FRACASSO da NBC”(2)

    Estou curioso para ver como é Kings.Pela sinopse diferenciada, eu acho que se trata de mais uma série que teria melhor sorte em algum canal a cabo como já aconteceu com Black Donellys,Swingtown e tantas outras que tiveram vida curta por serem incompatíveis com a tevê aberta americana.

  8. Pedro Paulo

    Tevê aberta americana que só sobrevive com realities e série policias…

    é realmente uma lástima, e depois falam das novelas brasileiras, que estão pecando em criatividade.

    A Favorita foi um thriller muito melhor que The Mentalist está propondo.

  9. anderson

    “Ah, e uma boa notícia sobre Dollhouse: mesmo com um desempenho abaixo da média e ficando só em 4º no demo 18-49, a série é líder absoluta de audiência em outros três índices muito importantes: masculino 18-49, masculino 18-34 e geral 18-34!”
    PRONTO, COMEÇOU, tb é lider entre a faixa de gaza, e tb na faixa de mexicanos canhotos q tem o nome josé, ou lider no segmento de cowboys do meio oeste.
    Por favor neh.

  10. Junim

    Anderson, caso você não saiba, esse line-up de sexta a noite foi criado pela FOX pra fisgar o público masculino que está em casa nesse horário. Não foi a toa que TODOS os promos pra tv, rádio e internet das duas séries foram feitos sob o slogan: “Duas gostosonas prontas pra fazer o que você mandar”

    Então eu acho que Dollhouse está ao menos cumprindo o que lhe foi designado. Beijos.

  11. Fabio Peixoto

    “Guarda as armas, Anderson!!!”
    .
    .
    PS: Que seu comentário foi hilário, foi… :D

  12. Eric

    Hmmm, a audiência de Terminator e Dollhouse despenca no dia 6, e se recupera na semana seguinte…
    Tava todo mundo no cinema assistindo a Watchmen, que estreou naquela sexta…

  13. Lucía

    Esta temporada de B&S esta sendo excelente, quase como a primeira então nenhuma surpresa aí…

    Acho que FNL realmente merece uma renovação porque esta temporada tambem foi muito boa e o arco criado para a próxima temporada pode recuperar o fôlego da série!!

  14. Victor Hugo

    Paulo, a Audiencia final de Flashpoint foi menos de 9 milhões de telespectadores e 1.7/5 (18-49), o que mostra que a série vem perdendo folego e acredito que mesmo sendo uma produção barata, a CBS deve cancelar.
    E Cold Case cerca de 13 milhões de telespectadores para a CBS… será que a CBS cometerá o mesmo erro que fez com “Close to Home”.
    Quero ver Southland (NBC) em Abril fará? Será um sucesso ou fracasso…

  15. Paulo Antunes

    Victor,
    Aonde você pegou os números finais de Flashpoint?
    Olha só, mesmo que tenha sido isto, aposto meu braço que a CBS não abrirá mão de Flashpoint. Primeiro porque quem decide cancelamento ou não é a CTV, segundo porque o seriado é muito barato pra CBS, terceiro porque ele está quebrando ao galho aí. Na pior das hipóteses a série pode ser exibida no verão, onde será líder em qualquer horário do dia.

    Sobre Cold Case, só depois que fui ver que o episódio também foi especial, teve um detetive em apuros. No fim, os números preliminares acabaram nem sendo tão bons, porque ficaram ofuscados pelo ressurgimento de Desperate.

    Olha, eu acho que a CBS só está pressionando um corte nos custos e aposto que Cold Case e Without a Trace continuam mais um ano, talvez com algum ator importante saindo do elenco dos dois shows. A Warner Bros. ganha quase 2 milhões por episódio reprisado destas série em syndication. Mais uma temporada são 40 milhões fora o que a CBS paga. É só o estúdio diminuir a margem de lucro.

    Acho que Southland vai dar certo e vai ser a única série nova a se salvar da NBC.

  16. Juninho

    Que Triste pra NBC estava ancioso pela estreia de Kings e a NBC joga a série na fogueira desse jeito,que pena,Mas feliz pela Sexta-Feira 13,espero que TSCC cresça mais um puco pra pelo menos ganhar mais uma temporada,preciso de mais uma temporada de Cameron,legal também por Dollhouse o pessoal tah pegando no pé da serie,que não é tão ruim assim.
    E Vlw aos americanos que estão fazendo FNL reagir,e assim nos da mais duas temporadas!!!

  17. Victor Hugo

    Saiu ontem no tvbythenumbers nas médias de cada emissora e seus respectivos programas da semana e 18-49 anos vi no fórum do site sitcomsonline.
    E concordo com vc que a série é barata mas esta falhando reter o publico total e qualificado e esta levando junto “Numbers” que pela primeira vez marcou abaixo dos 2.0(18-49).

  18. Rodrigo B.

    “Ah, e uma boa notícia sobre Dollhouse: mesmo com um desempenho abaixo da média e ficando só em 4º no demo 18-49, a série é líder absoluta de audiência em outros três índices muito importantes: masculino 18-49, masculino 18-34 e geral 18-34! YAY para alguns de nós, hehe

    Well…Me parece ser uma boa notícia. Difícil analisar se é o que a emissora quer. A CW, por exemplo, tem muito em vista a audiência feminina jovem, o 18-34. Se pra FOX esses demos de gênero forem interessante(e imagino que sejam), bom pra Dollhouse.

  19. Ana

    Uma Pergunta: Ghost Whisperer sempre foi exibida as sextas??? o que seria dela em confronto direto com series mais fortes.. será que resistiria?? GW tem seu publico fiel ou é mesmo falta de opçào no horário??

    grato aos que responderem!

  20. Rodrigo B.

    Ana,

    Sim, Ghost Whisperer sempre foi exibida ás sextas.

    Quanto a sua segunda pergunta, na minha visão a série já tem sim um público fiel, que a acompanharia e a faria ser competitiva(leia-se ‘dominar a audiência’) em algumas outras noites e horários, como por exemplo, abrindo a noite de quinta contra Bones e Ugly Betty, ou fechando a noite de terça, basicamente contra Law & Order SVU. Mas enfim…essa é só a minha opinião. Como essa é uma experiência que nunca foi feita, fica difícil saber.

  21. Thiago

    Sem Amy Jo Johnson no elenco a audiencia de Flashpoint caiu!!!

    Tomara que ela volte logo da licença maternidade!

  22. Paulo Antunes

    Victor,
    Olha eu ainda acho que a CBS está feliz da vida com esta vitória tranquila e sem muito custo nas noites de sexta-feira. Num passado recente era bem mais difícil pro canal.

    Ana,
    Sim, Ghost Whisperer sempre foi ao ar nas noites de sexta-feira. Eu, particularmente, por muito tempo tive muita raiva da série porque ela herdou o lugar que era de Joan of Arcadia, que foi cancelada por baixa audiência no final da segunda temporada.

  23. Chelsea

    Estou muito feliz por FNL!!!! Rumo a quarta temporada (e quinta, pelo amor de Deus).

    Eric – 18/03/2009

    Hmmm, a audiência de Terminator e Dollhouse despenca no dia 6, e se recupera na semana seguinte…
    Tava todo mundo no cinema assistindo a Watchmen, que estreou naquela sexta…

    Sem querer ser chata, acho que mandaram bem indo ver Watchmen, que é fantástico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account