Log In

Colunas e Seções Gastronomia

As deliciosas aventuras de Lucas Silva e Silva

Há mais de 20 anos, a TV Cultura lançava um de seus grandes sucessos infantis: a série Mundo da Lua. Munido de um radinho gravador e boas doses de imaginação, Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral) aventurava-se a cada episódio em um mundo de sonhos, vivendo centenas de contos divertidos e mirabolantes sem nem mesmo sair do quarto. Para homenagear o Dia do Radialista, comemorado na última quinta-feira (07/11), o Teleséries lembra, hoje, a paixão pelo rádio com as fantasias do menino Lucas, que encantou uma geração de televisão no melhor estilo radiofônico: criando um todo de possibilidades com a emoção das boas histórias embaladas pela voz.

MundodaLua1

Alô, alô! Planeta Terra chamando! Planeta Terra chamando! Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer!

O rádio precioso, que acompanhou o garoto durante toda a série, foi um mimo especial do querido vô Orlando (Gianfrancesco Guarnieri) para o desastroso aniversário de 10 anos de Lucas, no episódio piloto Bem-vindos ao Mundo da Lua, que foi ao ar em outubro de 1991.  Depois de nada dar certo – presentes ruins ou estragados, convidados chatos, comida arrumada em cima da hora –, nada como a novidade trazida pelo avô para animar o dia mais especial do ano para Lucas. E é a partir daí que ele encontra no rádio um amigo confidente, aquele que o apoia em todos os momentos, tornando mais fáceis de entender as lições da vida de um menino – desde a hora do banho e notas da escola até as relações com os amigos e familiares. Direto do universo infantil – ou, melhor, do Mundo da Lua –, Lucas falava a mesma língua de seus telespectadores, dividindo angústias e dúvidas tão comuns para as crianças durante o crescimento.

 

Mas, além da criativa e divertida relação de Lucas com o rádio que lembramos hoje, qual é o motivo especial que o traz para a coluna de Gastronomia? Afinal, assim como muitas crianças da sua idade, comer não estava exatamente na lista de prioridades de Lucas. Antes de pensar no arroz com feijão do almoço, ele já chegava da escola dividindo o seu tempo livre entre as brincadeiras, os momentos especiais com o avô e o pai Rogério (Antônio Fagundes) e, claro, as briguinhas constantes com a irmã mais velha, Juliana (Mayana Blum).

MundodaLua2

Acontece que, mesmo não dando tanta bola assim para a comida e por uma leve birra com a preocupada e exigente mãe Carolina (Mira Haar) e a divertida empregada Rosa (Anna D’Lira), Lucas Silva e Silva era um menino bom de garfo. Mesmo quando ele ficava horas e horas na frente do videogame – mais um de seus hobbies –, tinha sempre um momento garantido para a comida (fosse por vontade própria ou por alguns puxões de orelha). No entanto, Lucas tinha, sim, uma razão muito importante para gostar da cozinha, motivo pelo qual ele entra no livro de receitas do Teleséries: seu enorme apetite por doces! Para atender essa “fome” que dava tanta alegria para Lucas, a cozinha de Rosa estava sempre cheia de bons segredinhos culinários, todos embalados pela poderosa voz de Ney Nunes (Dorvilles Pavarina), o radialista com quem a empregada conversava animadamente todos os dias. Dentre as guloseimas mais especiais que ela preparava para Lucas, estava o sonho caseiro, fritinho na hora, bem recheado e coberto por uma crostinha deliciosa de açúcar. Quem lembrou esse apetitoso doce foi o próprio Lucas, ou, melhor, o Luciano Amaral, que, recentemente, participou de um quadro do blog Miolos Fritos, onde, junto com os apresentadores, ensinou a galera a fazer um sonho caseiro no estilo Mundo da Lua.

 

Como aqui na coluna a gente já fez uma receita semelhante à de sonho no post de Dexter – os donuts –, corremos atrás de mais um doce apreciado pelo Lucas. A dica está no episódio 26 – Lar, doce Lar –, quando ele imagina, em uma de suas viagens pelo gravador, que todas as plantações do mundo foram contaminadas, fazendo com que comer doces seja a nova regra. Assim, Lucas sonha com a sua própria casa cheia de gostosuras ou, nas palavras dele, uma “eterna festa de aniversário”. Até na hora das refeições não havia folga: salada de sorvete, pavê recheado de doce de leite como prato principal e uma mousse de chocolate como sobremesa foram as pedidas de Rosa para acompanhar a nova ordem mundial dos doces. Mas, como Lucas logo aprendeu, tudo o que é demais, enjoa. Depois de alguns dias açucarados e uns bons quilinhos a mais, ele começa a perceber que viver somente de doces é um sonho impossível. Até mesmo o delicioso brigadeiro, que ele tanto adora, se torna um sofrimento.

Lucas:

Rosa, você acha que eu tô gordinho?

Rosa:

Gordinho? Cê tá gordão! Daqui a pouco você não passa por essa porta!

Lucas:

Será que…são os doces?

Rosa:

Verdura é que não é, né senhor Lucas Silva e Silva?

Lucas:

Ai meu Deus!

Rosa:

Mas, agora, me deixa trabalhar, vai. Tô preparando o jantar.

Lucas:

Você vai fazer brigadeiro para o jantar?

Rosa:

Ué? Você não gosta?

Lucas:

É que eu já tô ficando enjoado de doces! Ah…

Rosa:

Vai entender essas crianças…

 

Mas, quem come direitinho todos os dias, ainda mais depois de aprender a valiosa lição do Lucas, tem direito a um bom doce (ainda mais um bem brasileiro!), que, de vez em quando, não traz mal nenhum e faz toda a diferença. E a pedida de hoje é, como você já deve estar adivinhando, um clássico e delicioso brigadeiro, um docinho ótimo para qualquer ocasião – ainda mais para uma festa a la Lucas Silva e Silva! A receita de hoje é um passo a passo infalível que eu sigo há anos, sempre garantia de muitos sorrisos na cozinha!

Brigadeiro do ‘Mundo da Lua’

MundodaLua3

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de achocolatado em pó

2 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (sopa) de margarina/manteiga sem sal

Confeitos a gosto

Forminhas de papel

Modo de fazer:

1. Misture todos os ingredientes, exceto os confeitos, em uma panela (fora do fogo).

2. Coloque a panela em fogo médio-baixo e misture sempre até a massa do brigadeiro ficar no ponto (mais consistente e desgrudando do fundo da panela).

3. Despeje a mistura em um refratário untado com margarina e espere esfriar bem.

4. Quando a massa estiver fria (quente ou morna ela não estará no ponto correto), faça bolinhas com as mãos (unte-as para não grudar a massa) e, na sequência, passe-as no confeito e coloque-as nas forminhas para servir.

5. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

MundodaLua4

Essa receita rende cerca de 20 a 35 brigadeiros, dependendo do tamanho que você escolher fazer as bolinhas. Uma dica legal para deixar o brigadeiro ainda mais gostoso é escolher um bom chocolate e, também, inserir sabores diferentes na massa, como café, licores, pedaços de chocolate ou frutas. Outra coisa interessante é fugir da finalização básica de chocolate granulado e dar uma carinha divertida para os seus brigadeiros. Para hoje, fiz de cinco tipos diferentes: bolinhas de floco de arroz, chocolate branco ralado, confeito colorido doce, chocolates granulado e em bolinhas. Essa é a hora de deixar a criatividade rolar. Quanto à temperatura, acho que tanto gelado quanto em temperatura ambiente fica gostoso. No entanto, vale lembrar que, quanto mais gelado, menos cremoso e mais consistente ficará o doce. Ainda, antes de ir embora e deixar você se deliciar com essa receita, ficam as ideias de fazer brigadeiro de copinho ou de colher – sugestões deliciosas e que facilitam bastante o trabalho e a limpeza da cozinha.

E se você ficou com saudade de Mundo da Lua – ou com vontade de conhecer -, uma boa notícia: desde setembro, o Canal Cultura está transmitindo novamente a série, com episódios remasterizados, de segunda à sexta e aos domingos.

Até a próxima aventura na cozinha!

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

3 Comments

  1. Mariela Assmann

    Ai, que delicia. Os posts da Mari são sempre gostooooooooooooooosos! =D

  2. Mariana

    Oi Mariela!! Que bom que tu gostou do post, fico muito feliz :) aprovada a receitinha do brigadeiro?

  3. Pingback: Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account