Log In

Notícias Opinião

Animax virou filial da Sony, com programação ruim

Pin it

Animax

Ele já foi um canal diferenciado, 100% dedicado a animês. Passou a abrir espaço para filmes, reprises de Lost e pelo menos uma série bacana, The Middleman, sempre recebendo críticas a cada mudança. Em novembro, no entanto, o Animax, que é mantido pela Sony Pictures Entertainment, acabou de vez com a paciência de seus assinantes, que estão indignados com a programação do canal. O motivo: a grade virou um samba do crioulo doido, misturando filmes, desenhos, dramas teen, reality shows, programas musicais e muitas sobras da programação do canal Sony. O Animax basicamente virou uma filial da Sony. Com programação ruim.

Ao longo da semana, diversos leitores escreveram comentários para o TeleSéries, criticando as mudanças do canal. Um leitor, chamado Felipe, resumiu o descontentamento:

Novo horário da Animax = LIXO! T.T

As mudanças atingiram principalmente o horário nobre do canal, com reprises do drama American Dreams monopolizando a grade, de segunda a sexta-feira, no horário das 20h. American Dreams não é uma série ruim, mas certamente não é relevante ou interessante o suficiente que justifique tamanha superexposição na América Latina.

No fim de noite, na faixa das 23h, outra invenção. Agora o Animax passa a exibir programas musicais. Na segunda-feira, passaram a ser exibidos edições inéditas do bom Live from Abbey Road (o que será uma pena para quem acompanhava o programa aos sábados na Sony, já que o Animax tem menos assinantes). Nas terças e sextas, o canal passa a exibir reprises de Sesiones con Alejandro Franco e nas quartas-feiras o Rock Road, duas atrações importadas da Sony. Na quinta-feira, a atração é o programa inédito Fusiona2, que mostra jam sessions entre artistas latinos.

Na terça-feira, o canal mudou a grade – movendo o hypado desenho animado Death Note para as noites de sexta-feira. A mudança aconteceu nesta sexta-feira (6/11), faltando apenas dois episódios para o desenho chegar ao final.

Na quarta-feira, o canal trouxe mais duas sobras da programação da Sony: os desenhos animados Lil’ Bush e The Boondocks, que vão ao ar na faixa das 22h. Lil’ Bush é uma sátira ao presidente George W. Bush, que nem é mais presidente, e, portanto, é uma atração datada e, por fazer sátira política, parece meio fora do foco do canal, que aparentemente é o público jovem.

O desenho animado politicamente incorreto The Boondocks, às 22h30, no fim acaba sendo a única atração digna de elogio da nova grade – uma vez que a série foi tirada do ar da Sony sem qualquer explicação, tem vários fãs (eu sou um deles, leia aqui) e tem episódios inéditos de segunda temporada por serem exibidos.

Na quinta-feira, o canal estreia de uma só vez dois reality shows voltado ao público jovem: Living Lahaina, que mostra o dia a dia de cinco surfistas que sonham ser profissionais, e Maui Fever, programa na onda do Laguna Beach gravado Maui, no Havaí. As duas produções, que serão exibidas às 21h e 22h, respectivamente, são atrações da MTV americana e tem apenas oito episódios cada.

Há alguns meses, alguns veículos da imprensa já haviam anunciado que o Animax daria uma guinada teen. E a promessa é de que o canal exibiria alguns seriados inéditos interessante e de forte apelo entre o público jovem, como 10 Things I Hate About You e Make It or Break It. As coisas boas, no entanto, ficarão pra 2010.

Até lá, o Animax será (desculpe, mas o trocadilho é irresistível) um canal desanimado.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

37 Comments

  1. Thiago FLS

    Os donos do grupo Sony precisam tirar urgentemente da Venezuela as centrais que gerenciam seus canais, pois graças a esses incompetentes, faz anos que a audiência só cai e a insatisfação dos assinantes só aumenta.

    O caso do Animax é especialmente triste porque, de todas estreias que teve no ano inteiro, so 5 são animes, sendo que justamente um dos melhores, Bokurano, não tem nenhum promo nos intervalos comerciais, enquanto a cancelada série canadense Blood Ties tinha trocentos promos por dia.

    E nessa grade nova de novembro, 3 dos animes mais novos da programação (Fate/Stay Night, Black Cat e Bokurano) foram banidos para as manhãs e madrugadas dos fins de semana, a fim de abrir espaço para reality shows deploráveis e reprises de séries canceladas.

    Pior é que, pelo que se sabe, há vários bons animes na geladeira do Animax, mas agora só Deus sabe se vão arrumar algum espaço para eles nessa programação “variada”.

    E só uma correção: o 37º e último episódio de Death Note vai passar na próxima sexta-feira, dia 13/11.

    Resposta do Editor: Thiago, você está certo, o episódio final vai ao ar no dia 13.

  2. Andressa

    Que m****!!! Eu ainda lembro quando o animax estreou eu assistia anime o dia inteiro e os animes nem eram tão bons assim. Quando eu pensei que a programação tinha melhorado colocando alguns animes responsas eu recebo essa noticia.
    O bloco de Lolipop foi tudo pro horario inapropriado quando as criancinhas forem ver Shin Chan vão da de cara com Burst Angel. :@

  3. Lu

    É mesma coisa que aconteceu com o People & Arts. Antes, era um canal interessante, com bons realities shows… e agora é o canal ‘resto”. filmes, séries… tudo repetido. Exceto por The Tudors.

    Mas a a mudança da Animax foi realmente a pior. Porque ela tinha uma proposta bacana. Tem vários títulos de mangás sendo publicados no Brasil. Então, mercado pra esse tipo de produto, certamente tem.

    Talvez o canal tenha lá suas razões pra mudar tanto a programação. Mas… American Dreams? Sério? Não via quando passava na Sony e certamente não tenho o menor interesse de assistir dublada. Qualquer outro canal tem uma opção mais interessante que a deles.

  4. Chelsea

    Nossa, lembro de quando ter Animax era meu sonho de consumo. Quando colocamos Tv a cabo pra família, foi exigencia ter Animax. Eu e meu irmao ficavamos até tarde esperando para ver Hellsing. Mas, de uns 2 anos pra cá, tudo piorou. Eu nao sou fa de Death Note e, pra mim, o canal acabou faz um tempo (a última estreia que acompanhei foi XxXHolic). Que pena, a proposta era tao boa. Mais um que se vai como o Boomerang.

  5. Tiago

    Não tenho esse canal aqui na minha NET e nem nunca vi.

    Mas se passar 10 Things e Make It Or Break It, espero que faça sucesso, pois são séries boas.

  6. João da Silva

    Lu escreveu em 07/11/2009

    “Talvez o canal tenha lá suas razões pra mudar tanto a programação. Mas… American Dreams? Sério? Não via quando passava na Sony e certamente não tenho o menor interesse de assistir dublada. Qualquer outro canal tem uma opção mais interessante que a deles.”

    American Dreams passa dublado no Animax? As outras séries do canal (como The Middleman e a fraquinha Blood Ties”) passam legendadas.

  7. Gilberto

    Já que faltava apenas 2 episódios de Death Note, poderiam ter esperado, né?

    Só de raiva vou baixar os 2 últimos!

  8. Fernando dos Santos

    Deste jeito nem faz sentido manterem o nome Animax pois os animes vão perdendo a cada dia mais espaço.
    A grade do canal virou um mero rescaldo de atrações já exibidas no Sony e AXN.

    Alguém sabe em que dia e horário passam as reprises de Death Note?
    P.S.:Não tem mais reprise no domingo então suponho que mudaram pra outro dia.

  9. Marcelo

    O CANAL SONY DECAIU DE MANEIRA ASSUSTADORA QUE PARA SE TER UMA IDÉIA TODAS AS BOAS SÉRIES DE AÇÃO E DRAMA QUE PODERIAM SER EXIBIDAS NO CANAL PASSARAM A SEREM EXIBIDAS NO **AXN** ESTE SIM RECOMENDO E SOU ASSIDUO ESPECTADOR.
    O FINAL DA SONY SERA COMO O DA FOX(Embora este pelo menos tem o diferencial de ser dublado para os preguiçosos.)Agora acabaram com o ANIMAX que meu irmão acompanhava sempre e chingou pra caramba as mudanças ocorridas.
    Melhores canais de séries são:
    AXN, UNIVERSAL, SPACE, FX, SCIFI (Que embora tenham altos e baixos respeitam os assinantes com programação boa e imagem de qualidade.)
    WARNER tem boas séries mas a imagem deixa a desejar e quando querem mudam a programação.

  10. Natalia

    Por que dublaram American Dreams?

    Essa mania de dublar estraga tudo!

    Não sabia que o sinal ainda vem da Venezuela. O E!, por exemplo, retirou seu sinal da Venezuela faz tempo. Acredito que desde quando notaram que era um marxista retardado (para ser marxista tem que ser retardado – sem ofensas aos retardados não-marxistas) governando aquele país.

  11. Andrea

    Eu tive o mesmo choque ao querer ver o xexelento Blood Ties na sexta (estava no meio da temporada, acho) e tinha o tal do requentado American Dreams. Eu querendo ver vampiro e me botam drama familiar, o que EU ODEIO COM TODO O MEU SANGUE, independente da qualidade.

    *ironic mode on* Ah, claro essa série é a cara do público-alvo do canal.

    Acho que essas mudanças foram provocadas pelo mesmo “gênio” que trabalha na Warner, Fox e SBT, venezuelano ou não.

    Deve ter sido o mesmo cara que, há algum tempo, teve a brilhante idéia de mudar a cara do Boomerang – que estava fazendo sucesso com a sua proposta de desenhos antigos – e passar coisas novas.

    O problema é que cancelar a tv por assinatura por causa de SERVIÇO PORCO é meio que suicídio mental, pois não tenho o menor saco pra ficar mendigando legenda e episódios em sites que volta e meia somem na internet.

  12. Eduardo

    Não tenho nada contra discordar da política atual venezuelana, mas chamar marxista de retardado passa do ofensivo. Cada um merece seu respeito por assumir seu ponto de vista.

  13. Fernando dos Santos

    O Hugo Chavez não me parece marxista.Ele está mais para um típico caudilho fanfarrão latino-americano.
    A diferença é que ele se diz de esquerda enquanto os demais caudilhos de “nuestra America Latina” eram direitistas declarados.
    No entanto essa diferença está apenas no seu discurso, pois em seus atos ele difere pouco(ou nada) dos velhos ditadores latino-americanos.Ele inclusive vende petróleo para os EUA e numa recente conferência internacional apertou a mão de Barack Obama e declarou que quer ser amigo do presidente americano.Marxista?”Pero no mucho”.

  14. Eversmann

    Não a mais salvação pra tv a cabo no Brasil, nem o grande Odin da jeito.
    O sony se acabou, não tem nada de interessante, vários canais trairam seu público, (Boomerang), reprises intermináveis, falta de bom senso na escolha do que reprisar e filmes em canais de séries. Viva a bananalândia!

  15. DIMAS

    Considero uma ocorrência sistêmica em nossa TV por assinatura. Já não existem mais canais especializados.
    No começo, os canais de séries só passavam séries. De desenhos, somente desenhos. De documentários somente documentários.
    Hoje já não há mais diferenças! Até o canal “animal planet” passa filmes!
    A Sony era um referencial por passar somente séries. Hoje passam filmes.
    Só não desisto da SKY, por que a TV aberta no Brasil é por demais ridícula.
    Haverá esperança??????

  16. giba

    A cada dia que passa me convenço que o melhor canal por assinatura da tv a cabo chama-se banda larga! Depois os executivos não sabem pq o público diminui…

  17. Gabriel Paixão

    O Animax está datado e vai ficar igual o Boomerang. Pena, pois quando assistia no começo a programação era fantastica. Já que guinaram tanto o canal, poderia pelo menos mudar de nome em respeito aos fãs de animes.

  18. Pingback: Tweets that mention Animax virou filial da Sony, com programação ruim » TeleSéries -- Topsy.com

  19. ROGERIO

    REALMENTE O ANIMAX TÁ UM LIXO!!!!SE O NEGÓCIO É REPRISE, ENTÃO TRAGAM DO MELHOR…EX: PATRULHA ESTELAR, FANTOMAS, ZILLION, SHADOWBOY,A PRINCESA E O CAVALEIRO, ETC. E POR QUE NÃO OS FAMOSOS LIVE ACTION…ULTRAMAN , ULTRASEVEN, ROBO GIGANTE ( INCLUSIVE AS SUAS VERSOES MAIS NOVAS)…ALIAS , PORQUE O BRASIL FECHOU AS PORTAS PARA O MERCADO NIPONICO?? AFINAL FAZ TEMPO QUE NÃO VEMOS GAMERA, GODZILA E OUTROS…

  20. Carol Figueira - RS

    q droga, o animex era meu sonho de consumo tbm e eu concordo com o Rogerio eles podiam diversificar com tokusatsus, doramas e live actions

  21. Edson

    Acho q o diretor de programação do canal não reparou q era um canal de anime, alem de ter tantas reprises dos desenhos agora temos q aguentar filmes repetidos exaustivamente em outros canais, se continuar tratando seus fãs assim é melhor fechar o canal……….ta uma droga….

  22. Pate

    Eu estou revoltada!! desde os meus 11 anos assisto animax e vejo as mudanças que ele sofreu…
    Animax é um canal feito por animes, para pessoas que curtem animes.
    Passar um ou duas series boas, é uma coisa, agora, tirar praticamente todos os animes bons, deixando somente alguns, como death note, e colocar programas chatos e intediantes é o maior erro já cometido.
    Fato que diminuiu o ibope do canal, pois a cada vez que ligamos a tv vemos american dreams e outros seriados e programas, que podemos ver em qualquer outro canal americano…
    Não aguento mais, ver os mesmo episódios passando dos poucos animes que restaram.
    Quando eu era menor o animax era minha unica conecçao com o mundo anime… agora eu tenho que me virar na net, pois o canal tá uma bosta! >.<
    Creio tambem que não somos poucos que detestamos as mudanças!!
    Eu não quero ver filmes antigos, nem series americanas, nem lixo politico americano, eu simplesmente quero ANIME!!!
    acho ke o animax perdeu o lado japa dele… nunca mais ouvi J-music boa nos intervalos, nem comentarios bons sobre cosplays e feiras…
    É nesses momentos que nós queremos manda a Sony se explodir.
    Obrigado Paulo, por ter postado sua opnião, dando espaço para nós dizermos o que tanto queremos!
    VOLTA ANIMAX! EU QUERO ANIMES!!! /

  23. Daan '

    A pior burrada que fizeram no Animax foi encher a grade de séries. Tipo,uma ou outra beleza,mas cortar praticamente todos os animes? Até dava pra passar,se eles mostrassem as OUTRAS TEMPORADAS DOS ANIMES,tipo de xXxHOLiC,ou parar de reprisar The Prince Of Tennis ¬¬ eu lembro que eu viciei em Planet Survival nesse ano,aliás,foi o primeiro anime que comecei a gostar. O legal é que quando acaba,eles deixam até o telespec decorar as falas _|_ e também deviam enfiar uns animes Shoujos né,não é só garoto que assiste u.u’ [/modo feminista on XD]
    resumindo: o Animax tá um lixo,e o máximo que dá pra fazer é mandar e-mail reclamando até eles darem um jeito na programação. Não recomendo,pra quem quer ter.

  24. narcus

    o animax tá descendo de nível e se tirarem desth note eu o cancelo de vez

  25. natalia

    make it or brake it é bom demais pro Animax.
    Faria mais sucesso se passasse na Sony.
    Só não desisto de TV a cabo por que a TV aberta é pior ainda.

  26. Nekomimi

    Eis, portanto, a situação: por causa das mudanças no Animax, os fãs começam a procurar culpados pela situação, chegando a culpar um ao outro até, o que gera discórdia entre os otakus.
    Há os que querem shonen. Já outras querem shoujo.
    Há os que querem ecchi/hentai. Outras querem yaoi/homossexual.
    Há os que querem violência. Outros querem sexo.
    Há os que querem ação. Outras querem romance.
    Há os que querem sangue. Outras querem beijos.
    Há os que querem animes sem conteúdo. Outros querem animes com conteúdo.
    Como podem ver, com tantos gostos divergentes, não há como chegar a um consenso sobre a programação do Animax ou de qualquer outro canal que passe animes.
    Se as coisas continuarem como estão, só vão sobrar na TV (aberta ou de assinatura) os chamados “kodomo animes”, os animes voltados para o público infanto-juvenil (abaixo dos 12 anos de idade), tipo Pokemon, Digimon, Beyblade, etc. E os animes que não se encaixam nessa categoria estarão excluídos definitivamente da programação das TVs, restando aos pobres fãs que gostam de algo que não seja para menores de 12 os fansubbers, os programas P2P, torrents, sites de downloads, sites de vídeos, etc. É uma pena.

    NO GOOD NEWS TODAY.

  27. gustavo felipe lamp cubilla

    o animax ta uma droga pior que o antigo jetix que foi cancelado em 2009 e agora é o disney xd eu nunca cheguei a ver aquela $#@$%#%$% do canal locomotion que eu ouvi falar que passava animes legendados isso é verdade o ANIMAX vai parar de passar ANIMES o que vamos ver agora por que os animes do cartoon network é uma merda

  28. GUSTAVO FELIPE LAMP CUBILLA

    desth note narcus SEU ANALFABETO É DETH NOTE

  29. Fred oliveira

    Esses malditos da sony só sabem estragar oque é bom e as tornar lixo , o animax era muito melhor antes e agora virou apenas mais um lixo de canal cheio de seriados americanos idiotas :(

  30. Júnior

    Concordo plenamente com o artigo. O Animax hoje é um lixo, chega a ser pior que tv aberta. É uma falta de respeito com o assinante e nada será feito para mudar, a unica forma de mostrarmos nosso repúdio a este tipo de coisa é reclamar junto a Ouvidoria da empresa responsável pela assinatura sobre a programação porca deste canal. Eu fiz a minha parte, liguei para a Ouvidoria da Net. Parece inutil, mas se muitas pessoas ligarem reclamando sobre a mesma coisa, a empresa pode acabar excluindo este canal dos seus pacotes e a Sony não ira gostar nem um pouco.É preciso que mostremos nossa insatisfação ligando para a Net, tvA, Skype ou seja qual for a empresa responsável, pois do contrário nada será feito.

  31. Wendell

    Como um canal 100% anime foi ficar nessa situação?é lamentável isso,quando mudo o canal para o Animax e vejo essas merdas da uma dor no peito….o que tem de canal americano passando todo o santo dia essas merdas é brincadeira e escolhem logo o animax para exibir esses lixos,esse artigo está meio duvidoso tambem certas coisas estão puxadas à favor da terra do tio Sam…primeiramente animação japonesa não é “desenho” e segundo não importa se qualquer programação americana seja boa ou ruim o animax era e deveria ser um canal dedicado somente à animes,sem falar q existem trocentos canais onde poderiam ser exibidos esses lixos,fala sério…

  32. Joao Roberto

    Sempre fui fã do animax – Brasil mas ele caiu por terra de vez só na redublagem do clássico cult -> Neon Genesis Evangelion. Eu preferiria mil vezes que o animax ficasse com a dublagem em português que passava na Locomotion.
    Essa nova dublagem – se é que aquilo foi dublagem – ficou um verdadeiro LIXO !!! O animax já foi bom mas ….bem, adeus animax .Foi bom enquanto fez juz ao nome !

  33. kakaroto

    Realmente Animax virou um lixo ao quadrado! Mas no meu modo de ver isso é culpa dos proprios telespectadores que hoje em dia são retardados, e que gostam de Restart, NX 0, Justin Bieber e Emos e afins. Eu tenho 20 anos e adoro animes e desenhos antigos, mas infelizmente isto está acabando por conta da nova geração EMO que está vindo ae! Infelizmente está é a realidade! Adeus Animax que venha o lixo chamado Sony spin!

  34. Mant_akira

    assinei net para ver animax, e seus animes  e vira essa porcaria

  35. Nathalia Costa Silva

    poxa o animax saiu do seu foco que era anime,agora só passa esses programas americanos que nao vale nem apena ver mais como dizem tudo que e bom dura pouco né !!!

  36. Stephanie

    agora tem uma canal novo só que é na America mais da para ver online Neon Alley Disem que passa 24 horas de animes.

  37. Marco Antonio Santos Saousa

    animax era um canal legal quando vim mora aqui em são paulo eu gostava do desenho que passava mais a sony feiz ficou uma bosta so quero que vote os desenho que passava das segunda ate sabado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account