Log In

Opinião

Ana-Lucia partiu cedo demais?

Pin it
cena de Two for the Road

Quem em sã consciência pode sair fazendo críticas a Lost? Eis que a série completou dois anos e não deu nenhuma escorregada ainda. E provavelmente não dará. Os produtores já disseram que tudo, absolutamente tudo, já está planejado para os próximos dois ou três anos.

Obviamente pode-se criticar o ritmo quebrado da série, que rendeu episódios mornos no meio da temporada e vai gerar outros muito quentes a partir deste Two for the Road.

Mas eu realmente preciso reclamar que nesta série se descarta personagens cedo demais. Boone nem disse a que veio e crash, cai do avião no alto do penhasco. A enjoadinha da Shannon se foi no início da temporada e encerrou contra nossa vontade o arco dos meio-irmãos amantes. Desta vez quem parte é Ana-Lucia (a minha personagem feminina preferida no elenco) e talvez Libby, duas das personagens mais nova da série (e Libby sequer teve flashback).

E a minha pergunta é: Ana-Lucia já tinha encerrado seu ciclo na série? Com sua morte, interrompe-se sua relação com Jack, perde-se um dos guerreiros da ilha, ficaremos sem ouvir Sawyer contando vantagem que traçou ela e também nunca mais teremos o clima tenso que sempre se fazia presente sempre que ela dividia um recinto com Sayid.

Nitidamente, a intenção dos produtores em Lost no que diz respeito a tirar personagens de cena é: deixar saudades. Ninguém vai esperar um personagem se esgotar, antes disto a ilha irá se encarregar dele.

E eu sentirei saudades da Ana-Lucia.

P.S.: Outra crítica a Lost. A série infelizmente é um bocadinho moralista. Não teria sido muito mais sexy e chocante se, ao invés de transar e depois roubar a arma do Sawyer, a Ana-Lucia simplesmente tivesse concordado em transar com ele em troca da arma? Ou sou eu que sou pervertido?

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

42 Comments

  1. Leon

    Seu pervertido !!!! heheheeh brincadeira ! realmente teria sido mais interessante dessa forma que você falou, mas, como o seriado lá nos EUA é em TV aberta, acho que isso é uma das inumeras situações que estão fora de questão, uma vez que o programa que é visto por tanta gente.

  2. Liliane

    Bem pervertido!!! Foi bom do jeito que aconteceu, pois se a Ana Lúcia tivesse trasado com ele em troca da arma, depois da transa sendo Saywer como é ela ficaria sem a arma!!! Concordo com você quando diz que a Ana Lúcia vai deixar saudades, também é minha personagem feminina preferida. Lost simplesmente continua surpreendendo a todo episódio. Sabe, eu acho que estão todos mortos mas ainda ele s não sacaram isso, pois não é possível um paralítico voltar a andar assim, um câncer se curar do nada…

  3. Cristiano Vieira

    Ana Lucia vai deixar saudades mesmo. Ainda não entendi o propósito dela na série. Mas gosto das coisas assim secas, inesperadas, mesmo que doa, foge totalmete dos clichês. Imagine o Jack morrer num capítulo sem aviso? A vida é assim.

    LOST dentro do seu gênero está fazendo história sim, mesmo com episódios de enrrolação no meio dessa temporada, eles ainda tinham bons flashbacks e expurgação de demônios psicológicos dos personagens. Se quebrou o ritmo? Eu não sei responder, para mim foi normal.

    Ana Lucia não chegou a bater a Kate para mim! Santa mulher maravilha essa Kate. Ela esconde melhor sua personalidade, a Ana era a durona declarada e bem caricata e deu para bola. A Kate é ambígua. Ao mesmo tempo que se sabe sobre ela você também não sabe nada.
    Mas Ana era ótima. Vai fazer falta.

    Mas a surpresa para mim da temporada é o Mr.Eko!
    Que presença de cena. Destruidora. Personagem atípico. Fora dos padrões.

  4. Leandro

    Olá,
    Não acho que vc seja pervertido nem a série “moralista”. Simplesmente não teria nada a ver.
    O Sawyer não diria “transe comigo e dou a arma”, pq não é do estilo dele. Conseguir a transa sem falar nada objetivamente sim, é do estilo dele. E Ana-Lucia não faria nada se as coisas tivessem sido colocadas dessa forma. Ela não aceita ser subjugada por ninguém, como pudemos observar em seus flashbacks. Dentro de seu modelo mental, o que aconteceu foi que ela foi esperta e conseguiu o que queria, e não que foi dominada por alguém para conseguir o que queria. É sutil, mas faz toda diferença.

    abraços,
    L

  5. Thiago

    Pervertido! HUhauhauhaua E dá pra fazer algumas críticas sim, Paulo. Tanto que você exemplificou as ressalvas no 2ª parágrafo.

    Lendo seu texto, senti falta do que teria acontecido nos bastidores, afinal, a Michele Rodriguez (que lábios!) foi presa por dirigir embriagada (parece que a Cyhtnia Watross tbm) e como ela preferiu ficar na cadeia à pagar com serviços comunitários, pode ter pego mal num show do canal Disney.

    Pra mim, ela partiu cedo demais. Achei a ida dela pra Sidney meio chifrim. Talvez por ter sido feita às pressas, quem sabe. Ficou faltando algo. E se Libby sair do seriado, vai ser pior ainda. Quero saber porque ela tava no manicômio junto com Hurley. E se ela era psiquiatra, mesmo.

    Só que errado ou não, a morte de Ana-Lucia rendeu a melhor cena do seriado (até agora), infinitamente melhor que a da inútil Shannon (Amor de Sayid? Nada ver)

  6. Neto Paes

    Só não entendo pra quê criar a história de um outro grupo de sobreviventes, se é pra matá-los todos no decorrer da temporada…daqui a pouco vão dar um jeito de matar o Bernard e Mr. Eko, de preferência os dois ao mesmo tempo, como fizeram com a Ana-Lucia e a Libby. Ah, e não sei que motivos vão arrumar pra justificar o que Michael fez, mas pra mim pelo menos, não tem justificativa alguma. Ele sempre foi o pior personagem da série, era chato, egoísta, reclamava de tudo, não cooperava com nada, não fez amizade com ninguém da ilha e foi egoísta e estúpido pra sair sozinho atrás do Walt. Ele poderia ter organizado uma equipe com o resto do povo, mas preferiu ir sozinho, como se não dependesse de ninguém. Tem mais é q morrer mesmo, não faria falta na série.

  7. WampaOne

    Mas morreu mesmo? Se for o caso, eu acho que foi cedo. Esperava ver mais historias da AnaL (como ela eh conhecida em alguns forums americanos), principalmente com relação aos Outros.

    Faz tempo, muito tempo, que eu não fico completamente supreso com alguma coisa em TV/filme como quando eu assisti essa sequencia final de Two for the Road. Caraca, mindblowing.

  8. Magog

    Que me perdoem os colegas mas, na minha modesta opinião, o que ocorreu foi que os produtores “limaram” o personagem da Ana-lucia para se livrarem da Michele Rodriguez (que até presa por fazer arruaça no Havaí foi), e um fato que confirma isso é a declaração de um produtor que a personagem deveria formar um triângulo amoroso com a Kate e o Jack o que acabou não acontecendo, e que, junto com o Rodrigo Santoro, será introduzida uma nova personagem feminina na 3ª temporada para cumprir essa função. Essa estória de que tudo na série foi (ou é) planejado é balela, é claro que fatores “extra-campo” afetam a produção.

  9. Eu também acho muito forçada esta história que já está tudo planejado para os próximos 2 ou 3 anos. É muito tempo, muitas pessoas envolvidas no processo e, não vão me convencer se a der uma caidinha no ibope de lá não vão fazer umas mudanças para agradar o público.

  10. Juliano Cavalca

    Transar em troca da arma? Só se fosse série da HBO..

    E de uma maneira ou de outra, todos os personagens que saíram da série tiverem seu ciclo narrativo fechado.

  11. Prue**

    Olha isso nao passou de BOICOTE!!!!!!!no País com mais falso moralismo, nao poderiam deixar uma pessoa q vive sendo presa, e q tem mau comportamento,ficar em uma serie de sucesso….infelizmente por la é assim, ou vc é perfeito… ou q faça as coisas por debaixo do pano…..achei a saida muito prematura, mas fazer o q???

  12. Carla

    Eu já havia assistido esse episódio antes de passar na Axn, baixei na internet e claro, assim como tds, fiquei espantada com a morte repentina de Ana-Lucia e de Libby.

    Então, fui pesquisando na internet em sites americanos especializados em seriados sobre o porquê da saída das atrizes e a história era sempre a mesma: a Watros havia assinado, desde o começo, um contrato de 1 ano p/ participar de Lost, ou seja, a morte da Libby era planejada desde o começo desta temporada (e ao assistir a season finale da 2t fica obvia a razão da personagem ter morrido).

    Qto a Rodriguez, a info oficial dos produtores era de q ela tbm queria fazer só 1 temp, mas lendo as diversas criticas e noticias sobre a bebedeira e a prisão dela fica claro q não foi esse o motivo da sua saída. Além disso, li algumas reportagens q diziam q ela brigava com o pessoal de trás das câmeras frequentemente e começava a brigar tbm com o elenco…

  13. João da Silva

    A Shannon foi completamente subaproveitada na série. Foi um total desperdício. Colocaram uma personagem que eles não sabiam (ou não queriam) desenvolver.

    Eu também acho que os produtores não possuem tudo planejado para os próximos dois ou três anos. Eles apenas ficam enrolando. Provavelmente eles nem sabem muito bem como a série vai terminar.

    Na verdade, sempre achei a Libby e a Sun sem graça.

    A verdade é que Lost é uma série apenas mediana. O impacto e a surpresa dela já passaram.

  14. Dr. Bambei

    Paulo,

    Tirando o Boone que não sei porque saiu, a Shannon, Ana-Lucia e Libby foram retiradas do elenco porque todas causavam problemas nos bastidores. A série tem uma história por trás, mas a retirada das duas últimas afetou profundamente o andamento, por fatores alheios ao roteiro.

  15. Victor Regis

    Também acho que Lost deveria ser mais ousada, com gente sendo estuprada, mais sangue, etc.Mas como o Juliano disse, só se fosse da HBO.
    Lendo o texto me lembrei:não saberemos mesmo o resto da história da shannon e do boone??

  16. Paulo Antunes

    Fico feliz que o post tenha gerado tantos comentários. Bom, sobre os comentários.

    Ciclo narrativo – Juliano, como disse no texto eu não acho que as narrativas da Ana-Lucia tenham se esgotado. Você está certo, o ciclo histórico (sua origem) até que foi explicado, mas não suas possibilidades com personagem na ilha. Sobre Boone e Shannon eu ainda acho que cabia mais um episódio flashback, explicando como Shannon foi parar na Austrália e sua transição de filhinha de papai para golpista.

    Sobre o futuro da série – Eu realmente acredito que há linhas gerais bem definidas para os próximos anos de Lost, porque não? Mas certamente as coisas podem mudar e a própria audiência influencia estas mudanças, como dizem os próprios produtores. Acho que no mínimo, o fato da série não ter pulado o tubarão até aqui, indica que os produtores tem mão firme.

    Sobre a saída de Watros e Rodriguez – De fato é uma estranha coincidência justamente as duas que foram presas no Natal/Ano Novo terem sido as primeiras a serem mortas do show. Acho a opinião da Prue radical, mas a vedade é que existe uma longa história na TV americana de bad boys que são cortados de shows (exemplos: Terry Farrell em Becker, Lisa Robin Kelly em That 70s Show, Shannen Doherty em Charmed, as quase demissões em CSI e o fato de Robert Downey Jr. nunca ter retornado a Ally McBeal). Mas eu acho que numa série do tamanho de Lost egos podem ser gerenciados. O fato é que Watros certamente saiu porque só tinha um ano de contrato e estava liberada para procurar emprego, ou seja estava nos planos a saída dela da série. Já a Michelle é uma dúvida, pode ter sido pelo gênio sim, mas numa série como Lost é facinho colocar um ator na geladeira e não precisar matar ele. Prefiro crer que estava nos planos que ela passasse como um furacão pelo seriado e partisse.

  17. Juliano Cavalca

    A Libby ainda vai aparecer na série, através de flashbacks de outros personagens. A Rodriguez já tem uma carreira no cinema, que certamente paga mais que a TV, a estratégia pessoal dela de passar apenas um ano na série . Sem falar que dá pra aplicar o raciocínio inverso sobre o comportamento dela. Porque me comportar se eu vou sair da série de qualquer maneira?

    E pra mim a transição da Shannon é bem óbvia: a vida tratou ela como bitch, então ela resolve ser uma. Podiam até fazer um episódio sobre isso, mas isso seria enrolação. Não é disso que todo mundo reclama?

  18. Juliano Cavalca

    *a estratégia pessoal dela de passar apenas um ano na série foi muito inteligente. Assim ela pode afirmar melhor seu nome, e conseguir contratos melhores.

  19. Off topic: o piloto do “Studio 60 on the Sunset Strip” já está no YOUTUBE. Deve ter sido o Jack, o Estripador, que colocou lá, pois tá em pedacinhos.

  20. Cristiano Vieira

    Sobre a série estar já planejada até a temporada 3 e 4 ainda tenho dúvidas.
    Me lembro de ouvir isso do J.J.Abrans no passado sobre ALIAS e ele eu acho que não cumpriu.
    Mas a sequencia do avião amarelo em LOST na primeira temporada e sobre o avião ser da Nigéria então era certo que eles já planejavam o Mr. Eko a kilômetros de antecedência. Então pode ser que eles já tenham o desenho da terceira e quarta temporada sim.

    OFF TOPIC: ALIAS ONTEM
    Eu sei que ALIAS é uma série que estrapola as regras, é um entretenimento escapista mas ontem a temperatura do meu quarto caiu numa cena mais fria e gelada que já vi na história da TV. Sidney Bristow grávida segurando numa mão só a loirinha Rachel segurando-se por um imã a mais de 300 metros de altura!!!
    QUE FRIA ANTOLÓGICA!!!!

  21. Cristiano Vieira

    Eu acho que existe mesmo um planejamento para temporadas futuras. No caso do avião “amarelo” da primeira temporada, vindo da Nigéria, já serviu de desenho para…eles já planejavam o Mr.Eko ha muito tempo por exemplo.
    Mas a audiência influencia, seria muita igenuidade da nossa parte.

    OFF TOPIC:ALIAS ONTEM
    Alias sempre foi uma série mirabolante, exagerada, mas é um divertimento escapista mesmo, mas ontem……
    Meu quarto congelou….nevou…tamanha fria!!!!
    Sidney Bristow grávida segurando a loirinha com um só braço presa a um imã a mais de 300 metros do chão.
    QUE FRIA ANTOLÓGICA!!!

  22. Daniela

    Discutir Lost? Nada ali é planejado, e com a audiência em queda… Preparem-se!

  23. Angellus

    Eu não como a Ana macho nem por um helicoptero e um mapa da região

  24. WampaOne

    Haha, nunca tinha visto jump the shark traduzido para o português antes. Ficou massa.

  25. Prue**

    Paulo….radical eu? hahahahaa q nada!!!! é o q parece mesmo, e vc deu exemplos suficientes pra q eu tivesse um pouco certa hahahahhaa
    Se o cara é Bad Boy, meio q mancha o nome da serie, e isso nao é bem visto la fora……
    Mas vamos q vamos….se sair algo na midia ficaremos sabendo….:p

  26. Eric

    Angellus, FALA SÉRIO MESMO!!!! Ela é muito gata mew. Comeria sem pensar duas vezes!!!

  27. Alessandro Henrique

    Vc tem toda razão. Afinal a vida é uma troca. E trocar sexo por armas é bem meis emocionante. Abraços. “Pervertido”kkkk.

  28. Fer

    não te acho nada pervertido, Paulo. só acho q ficaria ruim pq não teria muito a ver com a lógica dos personagens, apenas isso.

    muito boa a tua análise.

  29. João da Silva

    A Michelle Rodriguez, que interpreta(va) a Ana-Lucia nãó é feia, mas tanto a Maggie Grace (que interpretava a Shannon), como a Evangeline Lilly (que interpreta a Kate), como a Emilie de Ravin (que interpreta a Claire) são muito mais bonitas que ela.

  30. SIMONE

    Lost!
    Michael está muito ameaça!
    Jack e kate não sabem duas mortas Ana Lucia e Lilly e quem é matou????
    quem é ameaça???!

  31. Rodrigo

    PQP né!!!
    Ana Lucia tava tornando-se minha personagem prefeirda e BUM!! chega akele Michael(q raiva) e atira nela!!! Acho q vai ser dificil Ana não estar morta, mas tudo é possivel em Lost han?!
    :´( Jamais a esqueceremos… O.O
    Nuss!!! … e eu to triste de verdade!!! ueahueha
    Lost é Lost né!!

  32. jani

    A Ana ludia era a unica q poderia disputar com a kate o jack a sua morte foi em vão pois não sei qual seria o objetivo dela na serie mas…
    faxer o que nada é como a gente quer!!

  33. márcia cardoso

    bem, bem!!!
    que bom que não fui a única gostar da Ana Lucia!
    Amo Lost!
    e desde a segunda temporada já sabia que a Michellão num ia ficar, pois ela já havia dito que o contrato dela era de um ano e que era uma pena.
    quanto ao papo de que era o mal comportamento dela o motivo, não acredito!
    antes mesmo de entrar em Lost ela já havia sido presa, por dirigir embriagada, ou seja, nenhuma novidade ela gostar de beber.
    quanto a má comportamento, vcs podem procurar em qualquer lugar, não há referências disso, pois ela sempre foi uma excelente profissional… se a vida dela pessoal é agitada, pelo menos a profissional sempre foi elogiada.
    é uma pena que uma personagem tão bem contruida tenha se despedido tão cedo, mas é Lost… eles sempre querem surpreender! sempre!
    Mas, que eu daria tudo para que a Ana não tivesse morrido, fosse apenas e ainda fosse com o sayd atrás dos outros, nossa!! seria tudo!
    ela indo vingar a morte da melhor amiga! e ainda quebrando o michael em dez! uau!!!
    seria épico!!!!
    mas, fazer o que?
    eles nunca seguem a preferência do povo fora dos EUA, onde a Kate é a grande mocinha da parada.
    Por causa das recçamações constantes de que ela tava perdendo brilho, tiraram uma das melhores atrizes que apareceram em Lost.
    Santo complo engendrando!
    e concordo com premissa de que ela e o sawyer dariam O CASAL do seriado!
    mas, ficaremos só na vontade!!!

    ah!
    vc num é pervertido!
    Mas, que a ana pensou duas vezes em aceitar a sobremesa… isso pensou!
    rsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account