Log In

Opinião Preview

American Idol: novos jurados para uma velha fórmula

Pin it
Sem Kara, Ellen e Simon, o American Idol tenta se reinventar. Será que dará certo?, O American Idol está de volta, mas sem a Kara, a Ellen e o Simon. Será que dará certo?, O American Idol está de volta, mas sem a Kara, a Ellen e o Simon. Será que dará certo?, O American Idol está de volta, mas sem a Kara, a Ellen e o Simon. Será que dará certo?


Quando anunciaram a quase total reformulação do painel de jurados do American Idol, a dúvida óbvia pairou na mente dos aficionados pelo programa: será isso suficiente para, no décimo ano, dar um novo gás à formula já comprovadamente desgastada do programa?

Após a exibição nos Estados Unidos dos dois primeiros episódios da nova temporada (que por aqui, estreiam este sábado no canal Sony) não se pode ter muita certeza do futuro do reality.

No frigir dos ovos, a formula continua a mesma: pencas de candidatos, audições medíocres, poucos talentos e comentários vazios. De diferente, as caras e bocas do loucão Steven Tyler e os sorrisos fofos de Jennifer Lopez. Ela que, aliás, como jurada está se saindo uma ótima atriz, já que não poucas vezes tece comentários como se fossem previamente ensaiados, ou minimamente combinados.

Particularmente, o que mais incomodou nesses primeiros episódios é a quantidade de música country que os aspirantes a ídolos cantaram em suas audições. É irritante. A maioria do público que não vive nos Estados Unidos pouco conhece e nem se interessa por esse estilo musical; e, além de Carrie Underwood, qual outro Idol conseguiu chegar a algum lugar com esse estilo? Fica aqui a torcida que no novo reality The X Factor US, Simon Cowell tenha em mente isso.

As audições de New York/New Jersey e New Orleans apresentaram alguns potenciais candidatos e muita história de drama e superação – ítens básicos nas audições do American Idol. Entre os destaques, Melinda Ademi, 16 anos, cantou  “If I Ain’t Got You”, da Alicia Keys, e cuja família é fugitiva de guerra de Kosovo e que conseguiram ir para os Estados Unidos graças ao green card que receberam em um sorteio de uma loteria. Brielle Von Hugel, 16 anos, cantou “Endless Love”, do Lionel Richie, e emocionou os jurados com a história do pai que sofria com um câncer na garganta. Quem também se destacou foi o gordinho Jacee Badeaux, de apenas 15 anos, mas aparentando ter 12. O menino cantou “Sitting On The Dock Of The Bay”, de Otis Redding, e encantou os jurados.

O que foi possível perceber nos dois primeiros episódios de American Idol é que nunca antes foi tão fácil conseguir os três ‘yes’ da bancada de juízes. J.Lo não consegue dizer não a praticamente ninguém; Steven Tyler diz palavrões, faz caretas com o bocão, mas também não tem o perfil de Simon Cowell; e Randy Jackson, bem, todo mundo já sabe como é o cara, afinal, está há 10 anos no show.

A produção do programa anunciou que haverá mudanças pela frente. Não divulgaram todos os detalhes, mas supõe-se que a principal delas será na escolha do top 12 dos finalistas. Nos resta cruzar os dedos e torcer para que Idol saia do marasmo dos últimos anos e encontre realmente o novo ídolo americano.

* * *

A décima temporada do American Idol estreia neste sábado, 29 de novembro, às 20h, no canal Sony.

Séries citadas:

É jornalista e se considera íntimo amigo dos personagens das séries a que assiste. Fã confesso de Grey's Anatomy, True Blood, Dexter, The X-Factor, Will and Grace e mais, no mínimo, algumas dezenas de séries.

3 Comments

  1. Daniel

    Vou torcer para a garçonete cantora.Estive naquela lanchonete no ano passado.

  2. Marianna Lima

    Ao assistir ontem na Soy os primeiros episódios de AI gostei muito do que vi.
    Acho que J-Lo e Steve Tyler trouxeram um novo folego que o AI precisava.
    Adorei o fato da J-Lo conseguir ser a jurada boazinha sem ser fora da casinha com era a Miss Abdul (que não era muito chegada em frases completas ou com sentido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account