Log In

Reviews

Alcatraz – The Ames Brothers e Sonny Burnett

Pin it
Série: Alcatraz
Episódios: The Ames Brothers e Sonny Burnett
Números dos episódios: 1×09 e 1x10
Exibição nos EUA: 05/03/2012

Alcatraz está dando trabalho para quem acompanha a série, muitos mistérios para serem desvendados e uma história que fica difícil de entender com tantos pontos vagos. Eu continuo achando interessante, mas isso fica longe de estar empolgada. Acredito que o desfecho dessa temporada vai ser essencial para conseguir dar um diagnóstico definitivo para a nova história de J. J. Abrams e também para Alcatraz mostrar se tem gás para continuar, já que as baixas audiências registradas nos Estados Unidos não devem estar empolgando a FOX. A estreia americana de Alcatraz  bateu recorde de audiência, chegou a dez milhões de telespectadores e se tornou a melhor estreia de série dramática no canal americano. No entanto, o sétimo episódio teve audiência somente em torno dos seis milhões de telespectadores, uma queda representativa.

Episódios (Esclarecimento)

Partindo para os últimos episódios da 1ª temporada, para dificultar ainda mais um pouco o entendimento da série, a FOX americana fez o favor de trocar a ordem de exibição de alguns episódios. Como seguimos aqui o calendário americano acho bom fazer um esclarecimento. Se você está acompanhando a série através dos sites brasileiros de download provavelmente está indo na ordem que acabamos seguindo aqui no TeleSéries e assistiu o episódio 1X08, Clarence Montgomery, na semana passada. Acontece que segunda-feira, dia 27 de fevereiro, quando deveria ir ao ar esse episódio a FOX acabou cancelando Alcatraz para passar a corrida da Nascar, de Daytona Beach. O Twitter oficial da série, após divulgar a exibição normal do episódio naquele dia, informou o seu cancelamento e também a exibição dupla dos episódios 1X09 – The Ames Brothers e 1X10 – Sonny Burnett na segunda seguinte, dia 5 de março. O episódio 1X08, Clarence Montgomery, só passa na TV americana dia 12 de março. Apesar disso o episódio foi disponibilizado semana passada para download através do iTunes, nos Estados Unidos. Então eu recomendo que você tente seguir a ordem originalmente correta como está a ordem dos reviews aqui no site, já que a continuidade original nos confunde mais que o suficiente. Não sei como vai ser a exibição pela a Warner Channel no Brasil, eles estão ainda no episódio 1X06, Paxton Petty, mas acredito que devem seguir a ordem original.

The Ames Brothers

Dando valor à ordem correta dos fatores, vamos seguir com o episódio 1X09 que nos apresenta os Ames Brothers (podia ser um nome de banda), que vem logo com três 63’s voltando de uma vez. Os irmãos Herman Ames e Edward “Pinky” Ames* são assaltantes de bancos à procura de ouro e voltam em 2012 junto com o guarda corrupto que auxilia os dois, Donovan . O Não-Se-Sabe-Quem (sim, me inspirei em Harry Potter), responsável por organizar a volta dos desaparecidos de Alcatraz envia ao mesmo tempo o trio que foi responsável por uma das mais audaciosas fugas do presídio, isso segundo o próprio diretor misterioso Warden Edwin James**.

O flashback do episódio apresenta o plano dos irmãos Ames 50 anos atrás: roubar barras de ouro escondidas em uma sala no porão do presídio. A existência do ouro era uma lenda urbana, inclusive tratada pelos livros do Dr. Diego Soto, e devia estar escondido em Alcatraz desde a época da Guerra Civil***. Como eles iriam sair de lá depois de roubá-las é que fica difícil de entender. Mesmo com a ajuda de um dos guardas deveria ser praticamente impossível fugir com aquele ouro todo de Alcatraz. Em 29 anos ninguém conseguiu fugir do presídio de qualquer maneira, pelo menos é o que diz o guia de visitação**** em 2012 em uma cena no início do episódio.

Os irmãos Ames conseguem copiar as chaves do diretor James, mas quando tentam abrir a porta descobrem que estão com as chaves erradas. Ainda assim são pegos por James, o vice-diretor de Alcatraz E. B. Tiller e o guarda novato que descobriu o plano dos presos, Ray Archer , lembram dele? O tio-avô de Rebecca Madsen usando um nome falso conseguiu trabalhar no presídio e agora ganhou a confiança de James. Assim ele promete ao irmão Tommy Madsen descobrir o que estão fazendo em Alcatraz com o sangue que retiram dos prisioneiros. Em uma conversa dos irmãos Ames ainda percebemos que os presos têm mais medo da enfermaria do que da solitária.

Acredito que eles devem ter copiado a chave daquela outra sala misteriosa onde James colocou um prisioneiro no episódio 1X04, Call Sweeney. Naquela ocasião James mencionou que um residente do porão teria interesse de falar com esse preso (que no episódio trai a confiança de Sweeney) e que ele teria um futuro brilhante a partir daquele momento. Essa porta é fechada por três chaves e abre para fora, a porta onde estavam as barras de ouro abre pra dentro e é fechada por dois cadeados. Segundo James, os irmãos Ames quase fugiram do presídio com o plano que elaboraram. E o mistério das portas continua.

Na época atual os irmãos aparecem voltando dentro do presídio e matam um dos funcionários misteriosos de Emerson Hauser. Soto descobre quem são e logo é feito refém e preso na solitária pelos Ames, acaba sendo útil ajudando os prisioneiros a atualizar o mapa que eles tinham de Alcatraz. Soto estudou a história dos dois, mas só agora convivendo com eles descobre que os irmãos possuíam ajuda de alguém que tinha acesso e conhecimento do presídio e que eles não estavam tentando simplesmente fugir de Alcatraz, mas que o mito do ouro escondido no presídio era verdadeiro.

Os irmãos conversam sobre algumas situações interessantes, Herman discute com o irmão o “carma” de ter o mapa desatualizado e acabar voltando justo perto de um especialista em Alcatraz que pode atualizá-lo. Aliás, esse é o carma do seriado todo, afinal os presos voltam com tudo que precisam a mão para voltar a cometer os crimes de antes ou cumprir as tarefas que recebem não se sabe como do Não-Se-Sabe-Quem. Apesar do trio aparecer direto em Alcatraz em 2012, uma conversa entre os irmãos fala de um encontro um mês antes em um passeio e ambos questionam o que aconteceu, a “coincidência” de terem encontrado justo com o guarda que os ajudou na tentativa de roubo 50 anos atrás. Então dá para entender que eles voltaram em torno de um mês antes e se encontraram em um passeio onde resolveram voltar para Alcatraz para roubar o ouro.

Os irmãos Ames acabam mortos por Rebecca e Donovan acaba capturado durante a tentativa de roubo. O guarda chega a abrir a porta onde deveria estar guardado o ouro mas a sala está vazia. Em um flashback do diretor James, vimos que ele abre a sala e lá estão o ouro e armamentos militares (anteriormente Alcatraz foi base militar). Outro mistério é descobrir onde foi parar esse ouro. Tudo aponta para o diretor James. Até Hauser no final do episódio, depois de capturar Donovan, faz três questionamentos para o guarda (dentro da sala do assustador Dr. Beauregard):

– Porque todo mundo estava tão interessado em Tommy Madsen?

– O que o guarda Ray Archer sabia?

– E o diretor James? Ele também voltou? É ele que está disposto a matar por essas chaves?

Acho que essas questões são a chave do seriado e as nossas principais dúvidas. Nesse episódio também vimos o diretor e vice-diretor de Alcatraz discutirem novamente e são percebidas tensões entre os dois em relação ao tipo de tratamento dado aos presidiários. E. B. Tiller acredita que se preocupar com eles é perda de tempo, enquanto isso James pensa que vale a pena tentar “salvá-los”. Como mencionei no review anterior, acho que o relacionamento dos dois é o ponto chave no desfecho do seriado. Até agora não descobrimos o que aconteceu com James, se ele sumiu, pulou no tempo ou saiu de Alcatraz antes de 21 de março de 1963.

Outro fato interessante é que Hauser é baleado e usa um pó estranho e uma injeção, que ele tira de uma pastinha que parece ter várias coisas estranhas, e fica novinho em folha. Dúvidas? Muitas. Lembrei que Hauser aparece como um guarda novato em Alcatraz nos anos 60, fiquei pensando em quantos anos ele deveria ter agora, 50 anos de espaço de tempo, mais pelo menos uns 20 anos para já ser guarda naquela época, então Hauser tem cerca de 70 anos? Tá um tanto enxuto.

Esse episódio foi o primeiro a passar integralmente dentro de Alcatraz e o temporal e as quedas de luz deram um clima muito bom para ele, deixando o presídio mais assustador do que o natural. No final fiquei com uma dúvida, quando aparece na volta em 2012 Pinky tem o mindinho da mão esquerda pela metade e durante os flashbacks só vimos o próprio Pinky sendo responsável pelo corte da metade da mão do mindinho de outro preso. Perdi alguma coisa ou esse item ficou sem explicação?

Sonny Burnett

O episódio que segue o dos irmãos Ames é o 1X10, com Sonny Burnett. Acredito que dá pra entender a insistência da FOX em manter a apresentação na TV desses dois episódios juntos. Sonny Burnett, perto do The Ames Brothers, é um tanto chato, depois do 1X09 ser bem interessante sendo o primeiro onde a história acontece toda dentro de Alcatraz e com três 63’s voltando de uma vez, o episódio 10 é sem graça e diminui o ritmo do seriado. Burnett é o prisioneiro #AZ-2088 e nosso primeiro sequestrador, foi preso nos anos 60 devido a sequestros em que conseguia grandes quantidades de dinheiro e devolvia as vítimas sãs e salvas. O último sequestro que comete consegue 100 mil de recompensa e é traído por sua namorada que foge do esconderijo, entrega o parceiro à polícia e depois fica com o dinheiro para si.

Apesar de procurar somente o dinheiro e sempre devolver as vítimas ilesas, 50 anos depois quando reaparece, Burnett é um homem muito mais violento. Mata e tortura suas vítimas e seu interesse principal não é o dinheiro, mas se vingar de quem o traiu, a ex-namorada Helen. Burnett sequestra e mata o marido de Helen, assassina um amigo do casal e enterra viva sua filha. Ele ainda mata mais dois policiais que fazem a segurança de Helen só para conseguir entrar na casa dela e contá-la pessoalmente que matou e esquartejou seu marido, pura maldade. Além disso, Burnett vai morar e planeja toda a vingança na casa de um homem com problemas de saúde que também é morto covardemente pelo agora assassino e sequestrador.

Durante os flashbacks que mostram Burnett nos primeiros dias de Alcatraz vimos um homem sendo transformado aos poucos pelo ambiente em que foi inserido. Um dos principais responsáveis por essa mudança de comportamento é o vice-diretor E. B. Tiller. Nesse episódio percebemos ainda mais a crescente desavença de Tiller com o diretor James, que inclusive faz ameaças ao vice-diretor.

O que volta com força nesse episódio é a presença de Tommy e o interesse de Hauser no seu paradeiro. O agente do FBI coloca Ray Archer sob vigilância da polícia e é chamado pelo tio-avô de Rebecca, ele pede que Hauser tire Becca do caso. No entanto, Rebecca tem tido pesadelos com o avô e espera mais do que nunca descobrir onde está Tommy e o que aconteceu com os presos de Alcatraz 50 anos atrás.

 

Outra descoberta interessante é a do Dr. Beauregard, segundo ele o sangue dos presos que estão voltando possui, além de plasma e plaquetas, prata coloidal, um elemento conhecido por ter propriedades curativas e que tem mantido os corpos dos presos saudáveis e suas feridas cicatrizando mais rapidamente. O doutor acredita que o sangue de um preso com o mesmo tipo sanguíneo de Lucy pode salvá-la. Com essa informação Hauser agora quer todos os presos capturados com vida. Ele consegue prender Burnett vivo, mas apesar dele ter o mesmo tipo sanguíneo de Lucy, ele não possui a prata coloidal capaz de ajudar a doutora. Que coincidência não? Logo o preso que poderia ajudar a salvar a vida de Lucy não tem o elemento que tem sido encontrado nos outros 63’s.

Ah, adorei o Soto dizendo que conhece muitos seres humanos e com certeza Hauser não parece ser um deles. Acho que Alcatraz deveria investir mais nessa característica engraçada de Soto. Assim como o Dr. Beauregard dizendo sobre Brunett: “Eles são tão fofos quando jovens”. Em relação à Rebecca, acho que ela está mais participativa nesses últimos episódios, mas fico com a sensação que ela deveria questionar mais o que acontece a sua volta, principalmente seu tio-avô e Hauser que escondem muitos segredos dela. E os pesadelos de Becca não são à toa, uma das últimas imagens do episódio é Tommy na janela da neta a observando dormir. Acho que Alcatraz está encaminhando bem para o desfecho da temporada, nos resta saber o quanto de mistério será desvendado até lá. Espero que esclareçam muita coisa e consigam fazer um bom gancho para a segunda temporada, potencial tem.

* Encontrei outra dupla de irmãos na história de Alcatraz: entre as fugas mais famosas do presídio está a de Frank Morris com a dupla de irmãos John Anglin e Clarence Anglin. Durante a fuga Morris foi pego pelos policiais e revelou o plano dos irmãos Anglin. Dias depois capas de chuva utilizadas pelos irmãos foram achadas no mar, o relatório oficial da época registrou que John e Clarence morreram afogados.

** Pesquisei sobre a história de Alcatraz e me chamou a atenção o nome do primeiro diretor do presídio: James A. Johnston foi diretor na Rocha de 1934 a 1948 e, assim como o James da ficção, ele acreditava na recuperação dos presos através de trabalho e disciplina. No entanto, em alguns momentos a fé do personagem Warden Edwin James na recuperação de alguns presos me parece um pouco irônica.

***Entre os anos de 1848 e 1855 na Califórnia ocorreu a Corrida do Ouro, muitas pepitas do metal foram encontradas nas margens do Rio American. Em um intervalo de apenas um ano o estado passou de 15 mil para 100 mil habitantes, o que foi um dos motivos para a Ilha de Alcatraz se tornar uma base militar. Em 1861 eclodiu a Guerra Civil Americana.

**** Atualmente a ilha é gerenciada pelo Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos e Alcatraz recebe mais de um milhão de turistas por ano.

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

1 Comment

  1. Ricardo Santana

    Esse botox foi pesado pra Helen hein? Porque ela foi sequestrada pelo Burnett com 14 anos e 50 anos depois ela está com aquela aparência? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account