Log In

Reviews

Agents of S.H.I.E.L.D. – Scars e S.O.S.

Pin it

Série: Agents of S.H.I.E.L.D.
Episódio: Scar e S.O.S.
Número do Episódio: 4×20, 21 e 22
Exibição nos EUA: 05 e 12/05/2015
Nota do Episódio: 9.5

Uma coisa pode se afirmar com toda a certeza: essa temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. veio para consagrar de vez a série com os fãs. A primeira demorou a pegar o ritmo, mas depois que pegou foi ótima, nessa segunda parece que eles, depois de aprenderem com a primeira como fazer uma série, utilizaram os recursos pra deixar tudo mais épico. Prova disso foram esses últimos episódios que chegaram como quem não quer nada e sambaram bonito em quem estava assistindo.

Em Scars chegamos ao momento da escolha de Skye, mesmo sendo bem recebida por Coulson, fica bem claro que ela não é mais vista como uma agente da SHIELD, então ela deve escolher entre abandonar sua nova família Inumana, ou abandonar a família que lhe acolheu. A impressão que ficou era de que esse episódio estava apenas preparando o terreno, ficou bem claro quando Skye voltou para o Afterlife para se fazer de mediadora entre sua mãe e Coulson. Algo mais ia acontecer, ainda mais com a visão da Rayna.

Assistir esse episódio foi como rever o impressionante “Turn, Turn, Turn” da primeira temporada, só que as reviravoltas aqui foram feitas aos poucos, foi um morte horrível para quem assistia, mas ao mesmo tempo foi maravilhosa. Primeiro os roteiristas usaram da personalidade nada confiável da Rayna para brincar com a história, era claro que ninguém confiaria nela. Eu não confiei em nenhum segundo. Entre Rayna dizendo de repente que deveria cuidar do Afterlife e Jiayng, uma serena mulher e que parece ter a cabeça no lugar, quem você escolheria? Parece óbvio, mas aí e que ficou a surpresa, não era óbvio.

291647

Enquanto Skye servia de intermediária na discussão entre SHIELD e Inumanos, Coulson organizava uma tropa para ir até o Afterlife fazer essa comunicação, ele só não tinha como adivinhar que mesmo tendo o “apoio” da segunda SHIELD, ele teria que enfrentar novas batalhas internas. Vai ser difícil comandar a SHIELD quando se tem tanta gente diferente ali. No fim das contas, quem acabou indo fazer contato foi o Gonzales… Bem, que Deus o tenha. Tentou ser herói acabou caindo em uma armadilha. Quem poderia prever? Ninguém. Reviravolta número 2.

Na tropa, Bobi também acabou sendo vítima de uma armadilha. Após assistir a cena só consegui pensar em uma coisa: Como não notei que Bobi não estava no avião com a verdadeira May? Estava na cara o tempo todo. Mais uma vez o uso do óbvio para surpreender. Reviravolta número 3. Como disse acima, os acontecimentos do episódio pareciam apenas preparatório para o que viria a seguir e já ao fim do episódio foi impossível controlar a ansiedade após tantas reviravoltas.

E a boa notícia ficou com a finale, ela não decepcionou nem um pouco. Se o Scar foi tranquilo de começo e depois surpreendeu, o S.O.S. Foi um episódio inteiro de choque de monstro (em uma parte no sentido literal) e muito, mas muito mesmo, samba. Depois de fingir ter sido atacada, Jiayng iniciou uma guerra entre Inumanos e SHIELD. A mulher que em nenhum momento tinha mostrado traços de vilã acabou se revelando uma ótima, no sentido de péssima.

Falando de vilão, Ward voltou a dar o ar de sua graça e, como quase nunca acontece, sua participação foi bem relevante. Ele esteve muito apagado na temporada e suas histórias quase sempre eram desnecessárias, pelo menos dessa vez – mesmo sendo secundário na história – ele consegui ter boas cenas. O que foi ele torturando a Bobbi? Pude sentir cada uma daquelas agulhas em mim. Angustiante é pouco para definir aquela cena. Engraçado que nessa temporada Ward ficou a mercê das mulheres, na primeira parte ele era um mero coadjuvante da Skye e nessa segunda parte ele teve a mesma função só que da Agente 33. GIRL POWER.

294283

Ainda falando sobre vilão – pensando bem… quanto vilão tem nessa série, hein? – o pai da Skye também foi outro que se tornou relevante nesse final. Após passar tantos episódios exalando sua loucura, ao final foi que todos conseguiram entender o homem. Acho que nem dá mais para categorizar ele como vilão, no fim das contas era Jiayng quem o controlava enquanto ele só queria manter a família unida. Gostei da forma que encerraram a história dele, ainda mais depois de o transformarem naquele monstro tosco. Sério Marvel? Vocês conseguem fazer um monstro melhor, eu sei disso. A cena que era para ser de suspense/ação parecia mais uma cena do Scobby-doo quando eles fogem do monstro. Falha épica.

O episódio foi repleto de cenas de ação, todas muito bem coreografadas – destaque para Bobbi e Ward lutando. Mas o destaque mesmo ficou com a história dos Inumanos que passaram em um instante de seres menores que tentavam lutar pelo seu espaço no mundo, para supervilões que quase acabam com a SHIELD. A dúvida que ficou foi: qual a importância daquela rocha-líquida? Depois da cena final parece que ela vai ter uma grande importância na terceira temporada. Os Kree vão voltar? E o fim dos Inumanos parece que vai ter uma ligação com filme, será que após aquele desastre os personagens do filme serão criados.

O fim da temporada foi digno para o que ela conseguiu fazer durante esses meses, uma história consistente com grandes revelações e uma boa trama. Muitas portas ficaram abertas para as próximas temporadas e para o MCU, só resta esperar agora pela fall season e ver o que os roteiristas estão preparando para o futuro da série. Até lá, pessoal!

P.S.: Ligação enorme com Os Vingadores!!! *Suspiros nerds*

P.S.²: Fatos que me deixaram dois minutos parado olhando para o nada e sem acreditar: Coulson perdendo o braço e Jemma sendo engolida pela pedra. Como assim?!

Séries citadas:

Estudante de Letras, recifense, 19 anos. Viciado em séries, livros, filmes, música e chocolate. Reviewer de Once Upon A Time e Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Tenta encontrar tempo para as mil ideias na cabeças, mas quando tem acaba escolhendo fazer aquela bela maratona que estava prometida há meses.

Website: http://folgadafaculdade.tumblr.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account