Log In

Notícias

Ação civil limita atividades do Mininova

Pin it

Logomarca do MininovaO site Mininova encerrou hoje (26) a distribuição de arquivos com proteções de direitos autorais. A mudança foi resultado de uma ação civil movida pela associação anti-pirataria BREIN na Corte de Utrecht, Holanda, que determinou em 26 de agosto que o site teria três meses pra remover de seus servidores todos os arquivos tidos como ilegais.

Caso não acatasse a decisão, os responsáveis do site seriam multados em aproximadamente 5 milhões de euros. Essa decisão tomou de surpresa quem procurou arquivos no site e encontrou apenas essa nota oficial:

Infelizmente, a sentença não nos deixa outra opção a não ser deixar nossa plataforma offline. De acordo com o veredicto, nós devemos prevenir a postagem de torrents que se refiram a certos títulos ou sejam similares à esses títulos, logo, a decisão é limitar o Mininova ao Conteúdo de Distribuição de torrents. Ainda estamos considerando apelar dessa decisão.

Usado por milhões de pessoas em todo o mundo, o Mininova era um portal para downloads de conteúdos sem a devida autorização de seus respectivos autores. Com muita facilidade, filmes que acabavam de entrar em cartaz no cinema (ou recentemente haviam sido lançados em DVD), seriados de televisão, álbuns musicais em MP3 e jogos de videogame chegavam gratuitamente aos computadores de milhões de internautas, provocando fortes reações nas indústrias fono e cinematográfica, que há anos travam batalhas contra sites do meio.

No Brasil, em 2006, a operação I-Commerce da Polícia Federal prendeu 17 pessoas em 13 estados e fechou o até então maior site nacional de legendas, o Legendaz (leia aqui). E no início desse ano, a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) tentou encerrar sem sucesso as atividades do Legendas.TV (leia aqui). A situação não é diferente com os grandes sites internacionais, como o PirateBay, e quem toma a frente nas discussões é a MPAA (Motion Picture Association of America), que a todo momento procura judicialmente encerrar os downloads de filmes e seriados de televisão.

A distribuição dessas mídias é feita através de programas que usam o protocolo P2P, onde sem uso de servidor central usuários de todo o mundo compartilham os arquivos livremente. Esse método é tão propagado que calcula-se que a banda gasta nesses downloads seja responsável por cerca de 50% da conexão da Internet mundial.

Os criadores do site tentaram evitar essa decisão judicial ao criar um filtro que impedisse a postagem dos arquivos considerados ilegais, mas a medida foi considerada ineficaz pelo tribunal holandês, e como resultado, a partir de agora o Mininova se restringirá apenas ao serviço de distribuição de conteúdo onde os próprios autores dos arquivos distribuem pra download seus produtos.

22 Comments

  1. Raruiz

    Ahhh e eles estão desprezando este tipo distribuição de arquivos.
    Por exemplo, eu só conheci algumas séries através de downloads. The Office e Friends. Baixei/baixo todos os episódios e por gostar tanto das séries, acabei comprando todos os DVD’s já lançados no Brasil.
    Se não fosse por donwloads, eu não conheceria The Office, pois não tenho FX e os DVD’s demoram para sair no Brasil…
    Enfim…

  2. Silvia_05

    Quando é que esse pessoal vai se dar conta que esses downloads “ilegais” nada mais são do que uma maneira de divulgar seus produtos?

    E quando é que alguém irá fazer um estudo sério a respeito disso, mostrando em números, que existe um retorno, mesmo que indireto a esses mesmos produtos?

    Quando é que vão baixar os preços dos boxes, evitando a “pirataria” que eles tanto reclamam?

    Enfim,…o fechamento desses sites de torrents e legendas não sei se são as melhores medidas. Pois se começarem a “taxar” tudo que tem na rede, esse negócio de internet livre será uma piada.

    Torço prá que os hackers inventem novas tecnologias, que beneficie ambas as partes.

  3. Smaug

    A Internet é livre, mas não é de graça. Além disso, os criadores querem defender suas crias. Nada mais justo, mas será que não é tarde demais?

  4. Eudes

    O povo aki anda querendo pesquisas sobre tudo..rss NO tópico da dublagem queriam estudos comparativos que mostrassem que a dublagem brasileira era a melhor. Pessoal anda muito estudo.Brincadeiras a parte, acho que se os produtos não demorassem tanto a chegar por aki ou em qualquer outra parte reduziria o número de downloads, pelo menos por aqueles que tem tv paga. Mas os que não tem ficariam de fora, e não acho isto justo. Acho que é um caminho sem volta. As grandes emissoras e éstúdios terão que aceitar.

  5. Flavio Alves

    Não adianta nada, outros sites existem e aparecerão iguais ou melhores. Pura perda de tempo e dinheiro. Quando eles perceberem que não adianta controlar o que é baixado e sim trabalharem em conjunto conosco ( Eu por exemplo tenho Sky e baixo os seriados para poder ver em outro horário )tudo vai para frente, eles tem de se adaptar a tecnologia e não tentar proibir. NÃO ADIANTA NADA. ACORDEM!!!

  6. Lourdes

    Concordo com tudo que já foi dito pela galera e mais: quantas séries que passam na Tv por assinatura e não tem lançamento das temporadas no Brasil?Voi citar pelo menos 2 que eu assisto e compraria se houvesse os Boxes por aqui – One Tree Hill (só lançaram a 1ª e a 2ª temporadas)nos EEUU já está na 7ª temporada e Brothers and Sisters (tem a 1ª temporada e 2ª parece que está chegando) e o seriado já está na 4ª temporada.Como eles querem que você adquira os produtos, se eles mesmos não estão preocupados em fornecê-los?E mais, pq não começar a temporada em todos os lugares no mesmo dia que começa nos EEUU.Pra mim isso é hipocrisia pura.

  7. brunharia

    Dexter , atraso de uma temporada e meia no Brasil e sem previsão (porque nem responder aos emails dos telespectadores do fx eles fazem) . E acham que os cordeirinhos aqui vão ficar esperando ? Obrigado pelos serviços mininova , bem vindo novos meios de download ………

  8. Tina

    As pessoas com condições financeiras mais favoráveis não vão deixar de comprar dvds de séries porque estão baixando as temporadas.Como eu queria ter os dvds de It’s Always Sunny In Philadelphia, Flight Of The Conchords, How I Met Your Mother… mas aqui no Brasil, cadê?

  9. Rubens

    Mas qual exatamente a importancia disso?… Pelo que sei, o Mininova sequer tinha um tracker proprio (como o The Pirate Bay tinha, o Openbittorrent tem, etc.), ele usava trackers alheios. Ou seja, nao passava de um servico de busca.

    Nao vai fazer tanta falta, e só o pessoal mudar para outro. Servico de busca por servico de busca, podem continuar usando o The Pirate Bay (que nao tem mais tracker e agora tambem é apenas um site de busca usando trackers alheios).

  10. Eric Senne

    Sinceramente eu nem ligo. Um fechou mas tem milhares de outros. Infelizmente aqui no Brasil, eles imploram que vc baixe os seriados. Eu assistia religiosamente as séries pela TV a cabo, não gostava de baixar, mas a situação dos canais ficou tão insuportável que eu comecei a baixar: a Fox dublou toda a programação, a Warner e Sony começaram a passar filmes ao invés de reprisar as séries, as legendas ficaram porcas, séries sumiam sem aviso prévio etc, o AXN estreia os CSIs só em fevereiro. As emissoras só estão interessadas nelas quando realizam essas mudanças, pq eu tenho que me importar com elas?

    E os boxes de seriados? Eu comprei as 5 temporadas de Buffy que lançaram aqui. E a sexta e sétimas temporada? Não vão lançar nunca.
    Então não quero nem saber, eu baixo mesmo e recomendo todo mundo a fazer isso.

    E falando mais um pouco da TV a cabo, o problema não é só com seriados: o Animax e Boomerang perderam sua proposta e passam de tudo um pouco, o Animal Planet passa filmes nada a ver, e diversos outros canais passam aqueles programas longos da Polishop e venda de jóias sendo que vc paga a TV POR ASSINATURA justamente para não ter comerciais mas isso não é o que acontece, a própria tv a cabo saiu de sua proposta faz tempo. E cadê os canais especializados? Bons tempos quando existiam canais só de filmes, outros só de séries, outros só de desenhos etc.

    Fica aí o desabafo.

  11. Fabiano

    Existe um site de serviço de busca de torrents, no qual o Mininova era apenas uma entre as mais de 10 fontes de redistribuiçao de torrents pesquisadas. ou seja, o impacto disso ai é quase zero.

  12. Alex

    Eu já usei o mininova, mas de ums 2 anos pra cá eu só uso private trackers.
    Muito melhor do que esses servidores públicos de torrents.

  13. Antonio Carlos Vianna Braga

    Cortam uma cabeça e nascem dez… bando de imbecis…

  14. Pingback: Tweets that mention Ação civil limita atividades do Mininova » TeleSéries -- Topsy.com

  15. douglas

    realmente o preço dos boxes são mega caros. mas daí jah eh uma outra discussão qto à disponibilidade de series e filmes pra download minutos depois de lançados. acho q por aki temos ateh uma justificativa (seriados demoram demais pra chegar, as vezes são dublados, não são exibidos, n temos acesso à todos os canais e por ai vai…). graças à esse pessoal q temos todo esse conteudo quase q de forma instantanea.

    agora eh um absurdo realmente cobrar 149 reais num boxe pra daki a tres meses ele cair pra 59,90! se começasse logo com 59,90 ia vender mto mais de cara kkkk

  16. Jorge P. - DF

    Segundo pesquisa divulgada semana passada na Inglaterra, são os downloaders o que mais compram cds e baixam legalmente, porque são os que mais se interessam por música. Ou seja, se acabarem com eles, a indústria da música falece. Interessante não?

  17. Paulinha

    Concordo totalmente com vc, Eric Senne. Também baixo as séries por causa da palhaçada que viraram as tvs a cabo por aqui.
    E mais:os dvds oficiais estão de mal a pior. Os boxes oficiais da Fox, por exemplo são um horror. É só pegar Arquivo X (série de sucesso e muitos fãs) Pra ver o que eles fizeram. Tenho as 9 temporadas, cada uma de um jeito, sem uma qualidade que valha a pena o investimento.
    Se disponibilizassem um produto até mais caro mas com diferencial para colecionador, eu não pensaria 2 vezes em comprar mais boxes…

  18. jucelito

    LOL o site the rebels ta ai pra isso kkkkkk
    de que adianta retirar um desses site se existem milhares deles kkkkkkk so perda de tempo kkkkkkkkkk
    Otarios ~~

  19. Quorthon

    Não adianta nada,fecha um e são abertos milhôes de outros sites d torrents,bando d trouxas,pensam como se estivessem na década passada!

  20. Gastão Gal

    Os filmes que estão no mercado eu os compro mas os que não são possiveis de ser encontrado baixo-os na internet. Porque não fazer por preço módico todos ganharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account