Log In

Opinião

A série que se recusou a ser cancelada

Pin it
cenas de One Tree Hill

Bate até uma leve tristeza lembrar que hoje não vou ter um episódio inédito de One Tree Hill para assistir. Quem diria, eu que até a pouco tempo atrás eu só assistia a série para falar mal e que mais de uma vez ameacei abandonar o seriado agora sinto saudades.

One Tree Hill fez um péssimo início de temporada, cometendo alguns erros básicos que dramas teen não podem cometer.

O meu abandono, por sorte, ficou na ameaça. Mas nos EUA não foram poucos os telespectadores que largaram o show. A série já não tinha o vigor de audiência de sua segunda temporada (até porque não tinha mais o apoio de Gilmore Girls) e parecia destinada ao cancelamento – com a fusão da WB e da UPN, ninguém em sã consciência acreditaria que o seriado ganharia uma quarta temporada.

Eis que o até aqui discreto produtor Mark Schwahn salvou o show, promovendo uma das viradas mais radicais já feitas em um seriado de televisão em todos os tempos. Soube ousar na hora exata e mostrou ser capaz de aprender as lições que a produção de uma série teen precisa para sobreviver e fazer sucesso. Vamos a elas:

O Paradigma The O.C. ou A Cobra que Morde o Próprio Rabo: One Tree Hill viveu até aqui à sombra de The O.C. e curiosamente começou a se libertar quando usou um recurso que Josh Schwartz transformou em marca registrada de The O.C. Este recurso se chama repetição. O público jovem (e o público de telenovelas) não é lá muito exigente e costuma aceitar bem o fato de que séries se repitam de tempos em tempos. Então, quando uma série teen perde a linha criativa ou esta linha começa a ser esgotar, a solução é simplesmente trazer a série de volta ao ponto onde estava antes da crise. Isto se faz trazendo de volta personagens que saíram, promovendo revivals de casais que se separaram, retomando storylines que ficaram para trás. O início da salvação de One Tree Hill aconteceu quando Keith (e depois Jake) voltou, quando Nathan e Hailey voltaram a ficar juntos e quando o trio Brooke, Peyton e Lucas voltou a fazer um informal triângulo amoroso.

O Paradigma Veronica Mars ou Nenhum Adolescente é uma Ilha: Um erro que as séries teen vinham cometendo até o advento de Veronica Mars era simplificar o universo adolescente a meia dúzia de personagens e coadjuvantes que desaparecem depois de determinados arcos (provavelmente para economizar gastos de produção). Mas na vida real as coisas não são assim! Uma escola tem centenas de jovens, os adolescentes pertencem a várias turmas, as turmas tem dezenas de estudantes e são poucos os jovens que trocam de escola no meio do ano letivo! E mais: os adolescentes precisam ter pais! A superpopulação do elenco de Veronica Mars é um dos motivos do sucesso da série porque dá continuidade, permite constantes comebacks e torna o seriado crível e realista. One Tree Hill aprendeu a lição e passou a crescer quando decidiu manter Rachel no elenco e passou a aumentar a presença na tela de outros personagens como Skills, Cooper, Marcus, Fergie, Bevin e Gigi.

O Novíssimo Paradigma One Tree Hill ou Tempos Desesperados Exigem Medidas Desesperadas: O crédito para a virada de One Tree Hill, no entanto, pertence totalmente a Mark Schwahn, que também foi o roteirista de With Tired Eyes, Tired Minds, Tired Souls, We Slept, o melhor episódio da história da série e também um dos melhores episódios da televisão americana na temporada 2005-2006.

No programa, ele transporta todos os personagens da série para dentro de um intrincado drama psicológico. A série, que sempre usou e abusou dos papéis sociais adolescentes (as cheerleaders, os atletas, o geek do Mouth, o irmão rico e popular e o irmão pobre que só tem uma amiga), de repente implode com todos estes conceitos quando coloca em cena Jimmy, um desesperado garoto que dá um tiro dentro do Colégio e faz um grupo de jovens de reféns.

É até surpreendente que o episódio tenha ido ao ar. Apesar do drama de Jimmy abrir o debate da solidão e exclusão social dos jovens, o episódio inevitavelmente mexe com uma ferida ainda aberta na memória da sociedade americana: os assassinatos em Columbine. Há menos de uma década atrás, a WB tentou censurar Buffy nas vezes que ela abordou tema semelhante (primeiro no excelente Earshot, que apenas brinca com a possibilidade de Jonathan matar outros estudantes do alto de uma torre; depois em Graduation Day, onde os jovens de Sunnydale se armam para enfrentar um grupo de vampiros).

O grande marco de One Tree Hill foi não manter os acontecimentos deste episódio fechados em si. Teria sido um absurdo e um desperdiço. O medo, o terror, o confronto dos jovens com a possibilidade real da morte e por fim a própria morte (de Jimmy e de Keith, num cliffhanger chocante) provocaram cicatrizes eternas nos personagens e passaram a motivar suas ações.

With Tired Eyes, Tired Minds, Tired Souls, We Slept foi a reviravolta que One Tree Hill precisava para recuperar a audiência perdida, conquistar o respeito da crítica e sobretudo mostrar que não chegou ao seu esgotamento.

De lá para cá, One Tree Hill ficou muito mais séria, efeito contra-indicado de tramanho drama, mas acertou o rumo, melhorou suas tramas e atingiu o ponto máximo de sua qualidade – no final da terceira temporada, ponto onde outras séries teen já estão na metade da curva do declínio.

Assim como Peyton, Nathan e Lucas enfrentaram a morte, One Tree Hill também encarou o cancelamento de frente. Aprendeu com as lições do passado, ousou, lutou, se recusou a ser cancelada e fez por merecer a quarta temporada que virá.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

40 Comments

  1. Prue**

    Concordo plenamente com tudo q foi escrito acima..acho q ela está a leguas de distancia de outras séries teens e digo mais,se na proxima temporada de The O.C nada mudar, ela q ficará a sombra de OTH!!!!e será mais q merecido :0)

  2. Aécio

    One Tree Hill, com certeza virou a melhor série Teen, deixando todas as outras de lado, ela e Veronica Mars q apesar de não terem audiências enormes, conseguem cativar e prender a atenção de qualquer um q pare pra ver a série.
    Eu odiava a série, pq sou um dos maiores fãs de The OC, q apesar de a cada ep está mais e mais destinado ao fim, ainda continuo a gostar da série, ai sempre dizia q OTH era só imitação.
    Mas ai qd fui assitir me encantei logo de cara e hj tow viciado em OTH, e contando os dias pra 4ª temporada

  3. Márcia

    Concordo com os comentários, pois gosto muito de One tree Hill. mas e a 4ª temporada, alguém sabe quando estréia?

  4. Wilson

    One Tree Hill, e umas das melhores séries teen do MUNDO….os finais de temporada são maravilhosos…´
    Parabens Paulo Antunes, texto muito bom!!!
    Ha e uma dica, que quiser baixar os episodios de one tree hill…entre nesse site, tem todas as temporadas e masis um bucado de extra!!!
    http://www.flogao.com.br/onetreehillislife
    Ok…fui

  5. edson

    Eu sempre achei OTH. melhor que The OC, tanto pelo elenco, quanto pela qualidade, alem de ter muitos personagens e sempre incluir alguem novo, OTH, consegue comover muito mais que The OC. E agora nessa 3temporada, me deixou de queixo caido, sendo assim estou contando os dias para ver a nova temporada de OTH, mas The OC, estou apenas no aguardo! :P

  6. Alex

    Well, eu não suporto OTH. Primeiro que de série teen The OC já me basta. Segundo pq fui tentar acompanha-la logo no começo dessa 3ªtemp, vi 5 episódios e não aguentei. O Chadd é um dos piores atores no ar, assim como o resto do elenco masculino nem sempre dão conta do recado. E a Brooke me pareceu uma Summer com mais tesão e assim bem forçada em algumas situações.
    A sua renovação foi a maior surpresa pra mim, só por se enquadrar no estilo “jovem” q a CW visava. Anyway, sorte pra série. Que sobreviva e mantenha seus fãs felizes.. ^^

  7. Juli

    One Tree Hill é simplesmente a melhor série teen do momento. Gosto muito de The OC, mas a vida de nossos queridos moradores de OC está a km de nossa realidade. OTH é diferente! São acontecimentos mais reais, mais proximos de nossa realidade e é isso que nos atrai à série. A única coisa que pesa contra OTH é o canal FOX que nos faz esperar mto tempo entre uma temporada e outra.

  8. Bruna

    um dia..fucando orkut..vendo comunidades..descobri q o meu amado Chad fazia essa série, passei a ve-la. Acho q essa serie teen ainda eh mt fraca, aki no brasil poucos conhecem e quem conhece zoa! + realmente nao se compara a THE OC e nem a outras series da WB. Mesmo assim nao perco as esperecas, continuo a ver e espero q melhore(antes q alguem decida de verdade cancelar, seria mt chato..pq apesar d td e legalzinha)e pq o elenco ybm eh mt bom.

  9. San

    Acompanho todos os capitulos de OTH, gostaria de saber quando começa a 4ª temporada…

  10. Vicente Filho

    Finalmente!
    Estava estranhando que até agora o site não tinha postado nenhum comentário após o final de temporada de “One Tree Hill”. Mas valeu a pena esperar. Concordo com os comentários postados e fico feliz que tenham conseguido salvar a série a tempo de que fosse renovada para mais uma temporada.
    Talvez vocês venham a discordar de mim mas, na minha modesta opinião, ao rever a primeira temporada em DVD pude notar que a série perdeu o seu rumo quando fez de Lucas e Nathan amigos. O mote que gerou a série era justamente os dois jovens, filhos de um mesmo pai, criados separadamente e os confrontos gerados a partir daí o que, de certa forma, refletia conflitos existentes e ainda pouco explorados na série entre os irmãos Keith e Dan (respectivamente tio e pai dos jovens). Daí pra frente a série passou a contar outra estória…

    Uma boa notícia para os fãs (como eu) de “One Tree Hill” é que a Warner promete lançar a segunda temporada em DVD em setembro! Temporada nova na TV, infelizmente só no ano que vem!

  11. douglas

    tb concordo com tudo oq se escreveu. o começo de temporada foi meio arrastado e bobinho. mas depois mudou radicalmente. tomara q a 4ª temp mantenha esse ritmo! torço mto pela série. qto às comparações com OC n posso falar nada pq nunca vi!

  12. marco

    perfeitoo
    seriadooo perfeitoo
    noss.. mewww de boahh.. a terceira temporada foi fera…!!
    nem achei o comeco foi bobinhuu
    mais o episodio a partir do episodio 15 o OTH mostrou pra q veioo.. e mostrou q e fera…!!
    um abracoo.. sou fa demais desse seriadoo

  13. Marcelo

    With Tired Eyes, Tired Minds, Tired Souls, We Slept

    Esse episódio foi muito bom.
    Não gosto de séries teens… pelo menos a maioria delas. Sempre acho elas artificiais demais (The OC e Gilmore Girls) ou com dramas babacas e muito forçados (Everwood e Downsons Creek).

    Mas sempre existem séries que se destacam nesse meio por tentarem fazer a diferença. Veronica Mars e One Tree Hill para mim são destaques, séries muito boas e das poucas que eu acompanho após o cancelamento da maioria das minhas séries preferidas(Friends, Buffy, Will&Grace, That’70s Show, Angel). E esse ano ainda vou me despedir de ALIAS e Malcolm.

    Estou ficando orfão de séries, heheheheh…

  14. Paulo Antunes

    Bom, o Vicente já falou: a quarta temporada de One Tree Hill deve estrear no Brasil só lá por fevereiro de 2007.

  15. Jaque Ferreira

    adorei o texto Paulo e concordo em tudo.a serie passou por momentos dificeis que acabou resultando em episodios chatos mas ainda bem que passou,e que ela se recusou em ser cancelada.

  16. Helena

    Realmente, é verdade. No início, OTH era mais uma série adolescente, uma trama adolescente sobre amor, amizade, popularidade e confusões de todos os tamanhos, rodava mais em torno do romance do Lucas, Peyton e Brooke, além da relação do Nathan com o Lucas. Mas a série mudou, a terceira temporada foi a melhor das três, cresceu bastante de nível, mostrou como os personagens estão amadurecendo, aparecem cenas engraçadas, mas também outras que podem chocar. Cada episódio foi mais surpreendente do que o outro nesssa última temporada. E o episódio do Jimmy, foi simplesmento o melhor. Todos dizem que ONT pe mais uma novela mexicana por causa do triangulo amoroso do Lucas Peyton Brooke, mas a série é muito mais do que isso. Eu acho muito melhor do que The O.C, essa serie sim eh chata, pelo menos essa ultima tempoada foi, não tem tanto conteúdo quanto OTH. A melhor maneira de melhorar a audiência de OTH é divulgar a série, poucas pessoas a conhecem, e por isso criou-se uma má fama

  17. André

    EVERWOOD NÃO é uma série teen. A maior parte do público da série nos EUA não é adolescente.

  18. thales

    OTH é bom, mas parei de ver no 318, rs. Gostava muito, mas OTH me deixava muito triste, fiquei 2 dias abalado com o 316… e achei o 317 o fim da picada, como eles foram fazer uma festa?? affe

    Fico com minha perfeita VM que tá bom demais.

  19. Paulo Antunes

    Thales, pra mim a festa fez sentido, especialmente porque partiu da Brooke. Curioso você não ter gostado justamente daquela fase que para mim foi a melhor da temporada.

  20. Ana

    Gostaria muito de saber qdo será a 4º temporada, o dia e o horário certinho …. obrigado!!!

  21. carla

    OTH é demais, gosto muito de assistir e espero que a 4° temporada começe logo.

  22. Carlos

    Sou consumidor de series a mais de 18 anos e esta serie para mim e a melhor do mkomento.

  23. Fábio

    No começo da temporada,aguardei mto para q começasse OTH e no comecinho acabe me decepcionando um pouco.Porém,na esperança de q melhorasse,não desisti e continuei acompanhando,resultado,eu q gostava mto de The OC,acabei me decepcionando com ela e me ligando cada vez mais a OTH.Hj pr amim,essa é a melhor série teen da tv,sem sombra de dúvidas.
    To esperando mto ansioso já,pro início da quarta temporada,saber o q aconteceu,naquele fatídico dia do casamento do Nathan e da Hales.
    Um ponto dessa reportagem q eu concordo plenamente,é o fato de da produção ter acertado em dar mais destaque a personagens q num tinham tanta projeção como Skills,Bevin,Gigi….e os outros.Me divirto mto com as tiradas do Skills e com o raciocínio lerdinho da Bevin.
    Enfim,OTH é demais!!!!!!!!!!!!

  24. Larissa

    eu acho One Tree Hill maravilhoso…primeiro porque naum é uma serie que fantasia historinha pra fazer sucesso..mas fala do que realmente acontece….dos populares na escola, do galã cobiçado por todas…das nossas inseguranças e erros, mas da nossa objetividade e maturidade que as vezes as pessoas naum veêm…a série pode ter falhado no inicio da terceira temporada, mas acho que cada episódio tem uma memsagem….as vezes é bom a gente olha o seriado e se reconhecer…por exemplo…nathan e haley se amam, mas negaram esse amor meia temporada por orgulho, por falta de perdão…ou então… o amor do Kethi que prevaleceu todos os “nãos” da Karen e acreditou que um dia ela veria que ela era feita para ele…Enfim…acho OTH o melhor seriado teen que já vi…estou ansiosa para a quarta temporada!

  25. Ana Luiza

    bem,p/ mim,OTH é uma das melhores sérias já vistas..
    o roteiro é ótimo pois além de ter uma história padrão ela ainda abrange vários fatos de polemica e realidade.é uma história q conquistou uma grande legião de fãs e q deixa os fãs cada vez + curiosos..
    ñ vejo a hora da proxima temporada…eu tô quase surtando de curisidade….morre, ñ morre…fica, ñ fica…ai meu DEus tem q começar logo!!!!!!!!!!!!!

  26. Lucía

    A série não poderia ser cancelada nunca!!!! OTH é o melhor drama adolecente de todos com certeza!!! E com o final de temporada que teve provavelmente só conseguiu despertar mais a curiosidade de todos!!! A próxima temporada vai vir com tudo!!!

  27. deka ~

    ei.. alguém sabe quando começa a 4ª temporadaa??

    se souberem falamm porr favorr!

  28. Gucafi

    Desde q acabou a 3ª temporada
    eu fico imaginando o q aconteceu
    e por ser uma série dramática
    acho que é mais imprevisivel
    e ainda tem muita coisa pra desenrola nessa serie
    ;)

  29. jair barbosa pereira

    sou fã de carteirinha de OTH e suspirei aliviado quando soube que a série não ia mais acabar.adoro ela e acho que mereceria no mínimo mais três temporadas, para se igualar a seriados horríveis que duranran muito mais tempo e não tinham nem de perto a emoção em cada capítulo que OTH nos tras.tomara que o lucas continue com a Brooke e que os envolvidos no acidente de coop e os outros não morram.

  30. Marcello

    Acompanho OTH desde o início e não perco um capítulo. Porém, ao contrário do que muitos fãs acham, eu não acredito que a série deva ser esticada demais. Mais uma ou duas temporadas, já estará de bom tamanho. Não gostaria de ver uma série tão boa, acabar como Arquivo X, por exemplo. Esticaram tanto o seriado que já não dava graça assistir…

  31. Luine

    Eu fiquei curiosa pra poder ver essa serie
    e queriq saber como eu faço pra assistir as primeiras temporadas!!
    se alguem poder me ajudar!!!!!
    pelo q eu vi deve sre muito legalll!!
    onde passa? onde eu posso encontrar tudo???

  32. Luine

    Eu fiquei curiosa pra poder ver essa serie
    e queria saber como eu faço pra assistir as primeiras temporadas!!
    se alguem poder me ajudar!!!!!
    pelo que eu vi deve ser muito legal!!
    onde passa? onde eu posso encontrar? tudo???

  33. PAULA

    nossa eu sou fissurada em on tree hill…nossa a serie é maravilhosa e é claro tem o chad…heheheh…olha eu to loca pra ve a quarta temporada…mais pesquisei em varios site e fiquei sabendo q começaria dia 27/09/2006 no canal cw…mais prucurei e nao passo!!!
    se alguem solber em qual canal vai passa e se na fox vai e qual o horaria… me avisem por favor!!!
    obrigada!!!

  34. Sandra

    Fico feliz em saber que a série não acabará
    Sempre gostei muito, assisti até a 2a.temporada e achei a trama muito bacana
    Gostaria de saber se há a 3a.temporada em dvd para comprar, se alguem souber escreva aqui

    Abs

  35. San

    Ola… alguem ja sabe quando teremos OTH de volta?
    Vi que a FOX está passando a 3ª temporada duas vezes pela manhã… não vejo a hora de começar a 4ª temporada…
    Abs.

  36. Daniel

    Primeira temporada foi a melhor na minha opinião
    mas opinião é quem nem ** né.. cada um tem a sua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account