Log In

Notícias

A morte da fall season

Pin it

Sony

Deve ser creditada a Sony a importação do conceito de fall season no Brasil. Não que o brasileiro não estivesse familirizado com a idéia de que em um determinado período do ano, seu canal de TV renovasse totalmente sua programação. A Globo, por exemplo, atua assim, promovendo estréias no período da volta às aulas.

Mas a Globo nunca estreou três novelas no mesmo mês. Vem da Sony a reprodução do conceito de fall season exatamente nos moldes da TV americana: a renovação completa da grade no horário nobre, mesclando novas atrações e novas temporadas. Até o calendário da Sony é americano – não há motivo algum para as séries do canal estrearem em novembro, senão o fato de ser exatamente seis ou sete semanas após a estréia da nova programação americana, o que no passado dava o tempo exato para o canal precisa para legendar os episódios e colocá-los no ar (isto nos velhos tempos que as fitas dos episódios atravessavam a América Latina de avião).

Mas eis que a Sony dinamitou em 2006 seu próprio conceito fall season. Confira:

1- O canal economizou nas estréias (problema de budget ou o canal está se poupando para 2007?) e optou por manter no ar Medium, Scrubs, According to Jim e The King of Queens em reprises, quando estas séries poderiam muito bem ser substituídas por outras. [Clique aqui para ver as novidades do canal para o mês de novembro]

2- Uma das prioridades da Sony passou a ser a promoção do American Idol, que tem data de estréia diferenciada nos EUA. Por este motivo o canal encheu a grade com programas sem nenhum futuro ou de curtíssima duração, como In Justice, Blow Out, Courting Alex. que podem ser removidos da grade em poucas semanas.

3- E querendo aumentar o seu público alvo com a força das populares Grey´s Anatomy e Desperate Housewives e cansada das críticas quanto as reprises no meio da temporada, a Sony simplesmente tirou seus dois mais populares shows da fall season. Mais uma vez dinamitando a fall season.

Sim, agrada a uma significativa parcela do telespectador assistir a um seriado sem interrupções – com já provaram 24 Horas, na Fox, e Lost, no AXN. O que me faz retomar a velha questão. Porquê não fazer o mesmo com todas as séries do canal? Porquê não uma fall season no período de volta às aulas?

Sem Grey´s Anatomy e Desperate Housewives, com tantas reprises na grade e tantas estréias de qualidade questionável, a impressão que dá é que a Sony não possui mais fall season. Passou a ser uma outra Fox, um canal que fragmenta sua programação ao longo do ano.

Não, não há nada de errado nisto. Ou melhor, há sim: aquele friozinho na barriga e aquela deliciosa expectativa pelas estréias de novembro agora são coisas do passado.

* * *

Obs.1: A última série canadense exibida pela Sony foi The Associates, de 2001 a 2003. Nada contra séries canadenses, mas a impressão que dá é que elas haviam sido abandonadas pela Sony justamente por ter um padrão de qualidade inferior ao americano. Esta Falcon Beach parece uma desesperada tentativa do canal de ter um novo drama teen na grade – o gênero faz sucesso na América Latina (vide Rebelde) mas está em baixa nos EUA (vide a crise de audiência de The O.C.).

Obs.2: Eu me esforço, tentando entender e explicar o que motiva as decisões do canal. Mas tem coisas que são injustificáveis. A ausência de Law & Order:Criminal Intent e da última temporada de Everybody Loves Raymond entram nesta categoria.

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

51 Comments

  1. Caio

    COmo assim?
    Nao Assimilei! Nao vai mais ter estreia de temporada em novembro? Q bosta hein! jah tava acostumado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account