Log In

Opinião

A festa e a ressaca

Pin it
cena de The Closer

Não faz muito tempo, a imprensa chamava os jovens que gostavam de seriados de sony-maníacos, em alusão ao fato de que a Sony era basicamente o único canal de TV paga especializado em seriados da TV paga.

De lá para cá muita coisa mudou e os seriados de TV se revelaram um grande mercado e uma das melhores opções de entretenimento da TV paga. Há duas temporadas, a Warner expulsou os filmes do primetime e entregou os melhores espaços de sua grade para as excelentes séries produzidas pela Warner Bros; a Sony fixou a marca AXN e construiu um canal temático que deve muito de seu sucesso ao mix de séries policiais, de ação e sci fi. A Fox percebeu o movimento e em determinado momento passou a buscar séries que não eram apenas produzidas pela 20th Century Fox para montar uma grade mais poderosa e mostrou ainda tanta segurança que passou a sustentar outros canais com programação segmentada. O USA modernizou sua marca e, apesar de ser o canal do grupo acima com menos horas de programas inéditos, criou uma grade diferenciada e é o canal que melhor promove os seus shows.

O resultado todos nós sabemos: as operações destes canais do país se tornaram profissionais, a audiência de todos os canais cresceram, os anunciantes se multiplicaram, o público interessado em seriados cresceu (e até os sites especializados aumentaram).

De repente todos os outros canais passaram a querer exibir seriados: o A&E, o People+Arts, o Telecine, a GNT, a TNT.

Tivemos um período de festa. Hoje 80, 90% dos que se produz de ficção na TV americana é exibido no Brasil. Nunca tivemos tantas opções.

Mas a festa acabou. Estes canais descobriram que não bastava comprar um ou duas séries para atrair os telespectadores. A promoção de uma série não é o mesmo de um filme, de um reality show, de um documentário e a fidelização não se cria da noite para o dia.

Veio então a ressaca.

Tirando o A&E, que vem mantendo um trabalho sério, apesar de apostar em shows desiguais, pouco se pode defender e elogiar estas emissoras aventureiras:

• O People+Arts desperdiça boas séries inglesas com dublagens fracas (Dupla Identidade), exibe outras como se fossem novelas (O Golpe) e divulga tão mal seus programas que é difícil criar um hábito no telespectador (alguém aí sabe o horário e assiste a Doctor Who?).

• O GNT não consegue encaixar suas séries na grade ao lado de seus programas femininos e documentários. Tirando Weeds, seriados como Naked Josh e Murder in Suburbia acabam dançando pela programação. Até sua boazinha primeira produção, Mothern, não tem uma posição de destaque na grade.

• O Telecine não teve competência para promover Sleeper Cell. Desistiu e encerrou a temporada em um horário qualquer, fazendo o mesmo com Numb3rs.

• A TNT… bom, a TNT vai exibir a nova temporada da série policial adulta mais hypada da TV americana num sábado. À tarde. A TNT também não sabe o que está fazendo.

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

33 Comments

  1. Juliano Cavalca

    “TNT também não sabe o que está fazendo.”

    A TNT sabe escolher bem as séries que exibe, pelo menos. Embora faça cag#$a na exibição.

  2. vera lucia kirdeiko

    Muito boa a análise feita por vcs. Me interessei pelo Dupla Identidade (MI-5 ou Spooks) e comprei todos os DVDs . É uma joia rara no meio de tanta coisa superficial. E eles não aproveitam o que têm nas maos. O mesmo acontece com o Golpe.
    Acho que, na verdade, eles desmerecem o publico brasileiro. Devem mesmo achar que somos Republica de Bananas.

  3. Rafa Bauer

    Realmente os canais precisam mostrar mais respeito pelos telespectadores. Se bem que pra mim não faz diferença, porque faz um ano que deixei de ver seriados na TV, agora só baixo da internet…

  4. Thiago

    Quando estão passando essas séries na TNT, eu me lembro imediatamente de meu pai…
    A TNT é um canal de filme. O nicho que acompanha seriados está em outros canais, e o público da TNT tem certa resistência pra ver seriado. Pq acham que as séries deixaram o horário de 22:00? A audiência deveria estar horrível: e a TNT é um dos canais mais visto da tv paga brasileira…

  5. Kravis

    A TNT foi a que fez a lambança mais feia de todas!
    Eu gostava dos horários de Battlestar Galactica e Veronica Mars pq não conflitava com o de outros seriados! Eram antes e depois do “Eixo Principal”

    Agora, mandando pro fim de semana, perdi o finale de BG, as reprises de alguns episódios de The Closer SE Veronica Mars voltar nesse horário…
    Além do que, enquanto Jornada Nas Estrelas estiver passando aos Sábados, simplesmente não dá pra assistir TNT no dia! Vou tentar minha sorte com as reprises da tarde de segunda.

  6. Thiago

    O problema da TNT é único, colocar as séries no horário das nove horas seria perfeito.
    Seg: The Closer. Ter: BG: Qua: Veronica Mars Qui: e Sex: colocar outras séries e pronto, os filmes continuam as dez e só colocar os filmes da sete e meia, as sete e uns filmes mais curtos.

  7. Marcio

    E pensar que a TNT é o canal mais assistido da TV por assinatura… Tenho certeza que se Veronica Mars tivesse ido para Warner (já que esse é o estúdio que a produz, não é?) teria um horário melhor e estrearia antes, mesmo que com reprises no meio da temporada.

  8. Marcio

    Complementando meu post… Eu acho que a TNT não se arrisca a colocar séries no horário nobre pois sabe que o público que lhe dá essa boa audiência é aquele que assinou a TV por assinatura para poder ver aqueles filmes que não puderam ver na Tela Quente ou na Tela de Sucessos (isso ainda existe?). E tenho certeza de que os telespectadores que assistem Miss Simpatia pela milésima vez no canal não vão se interessar em assistir um seriado com história segmentada e ainda por cima legendado.

  9. Angelo

    Num mundo perfeito, VERONICA MARS estaria no PRIMETIME da Warner e a Fox contrataria gente que entenda de televisão.

  10. João Nilson

    Faltou só falar da FOX =)

    Se bem q dessa ñ precisa falar muito

  11. Patricia E.

    Quem gosta de séries exibidas por esses canais e não consegue conciliar os horários pra assisti-las acaba apelando pra meios alternativos ou pros DVDs porque não dá pra depender da “boa vontade” de quem faz a programação. Já desisti faz tempo. Fiz igual à Vera e comprei Dupla Identidade em DVD — e não me arrependi: além de poder assistir à série no original e na íntegra (e não a versão editada pra inserção de comerciais), o box é repleto de extras. Acompanhar séries no P&A é um exercício de paciência pois a divulgação é tão ruim que é preciso adivinhar quando é que vão exibir as novas temporadas. Descobri por acaso que estavam exibindo a 4ª de Dupla Identidade — já estavam no 3º episódio na época.
    Outro canal que embora tenha sido citado no aspecto positivo mas que também se destaca pelo desrespeito aos fãs de séries é o canal Fox. Primeiro as legendas péssimas (antes eram até razoáveis mas foram piorando a cada ano) e agora resolveram empurrar a dublagem pra cima dos telespectadores sem aviso prévio. Fora a exibição de episódios fora de ordem, culminando com o bizarro final de temporada de Stargate Atlantis, com dois episódios misturados. O FX não fica muito atrás com suas legendas ruins. Mas falar mal da Fox é chover no molhado.
    A TNT jogou Battlestar Galactica num horário pra lá de ingrato. Não assisto a The Closer, mas acredito que os fãs da série também ficaram “felizes” com a mudança.
    Telecine, sem comentários. Numb3rs e Sleeper Cell mereciam um canal melhor pra serem exibidas. É covardia comparar com a HBO, que até criou um canal exclusivo pras suas séries.

  12. Cesar

    Infelizmente, sempre que há massificação de um produto, quem sofre é o público. São os efeitos colaterais do sucesso.

    Ocorre o mesmo nas TVs abertas, que é o que sora pra quem não tem tv a cabo. A Globo passa excelentes séries à 1:00! No SBT os horários são domingo de manhã e ao longo da madrugada, na semana e na Record eles jogam em qualquer lugar/horário.

    E a TV paga ficamos reféns destas situações expostas pelo Paulo.

  13. Eduardo Gibson

    Paulo, concordo com vc em quase tudo.

    A Fox está um lixo.

    Séries de segunda a sexta(tipo o Golpe), com episódios inéditos é muito complicado de acompanhar, vc sacrifica muita coisa.

    Série na minha opinião tem que ser passada uma vez por semana, em horário certo.

    Séries dubladas, tb me desanimam muito, não adianta eu já tentei mas não consigo ver.

    Agora com a fusão da SKY com a DIRECTV(sou assinante SKY) entraram novos pacotes bons, eu não tinha o A&E, TCM, HALLMARK, EUROCHANNEL e o MGM(esse eu não sei se passa séries)que passam séries agora eu tenho.

    Só gostaria de ter o FOX LIFE(não tem na SKY) e a HBO(muito, mais muito cara mesmo, não é pro meu bico).

  14. Eduardo Gibson

    Uma pergunta se alguem souber por favor me responda.
    Me falaram que o canal VH1 passa séries é verdade isso ?

  15. Thiago FLS

    Condordo com cada linha do texto, mas acho que faltou citar o maior problema da exibição dos seriados na TV paga atualmente: as legendas em portunhol.

    A Fox, até alguns anos atrás, deixava a legendagem de suas séries a cargo da GTS e da Lesound/Sonomex, que cometiam alguns erros mas pelo menos tinham a decência de traduzir os seriados a partir de seu idioma original, o inglês.

    Agora que a Fox ganhou vários canais “filhotes” como o FX e o Fox Life, que juntos reúnem uma grande quantidade de programas para legendar, ela está apelando para a Puzzlecorp, uma empresa picareta que traduz tudo do espanhol, e numa qualidade abaixo do aceitável, com várias frases truncadas, erros de português e até mesmo termos em espanhol sem tradução. Com um desleixo desses, imaginoo que eles fazem um serviço bem rápido e barato.

    A Antartic Films, empresa de Miami que traduz as séries do TNT, faz um serviço igualmente porco e com os mesmos defeitos. O mesmo vale para a tradução da maioria dos programas do E!, as chamadas e matérias (mas não os filme e séries, felizmente) da HBO e do Cinemax, toda a programação do Film & Arts, etc.

    O problema desses canais é achar que brasileiro e hispânico é a mesma coisa e que, como nossas línguas são “irmãs”, eles podem chamar qualquer incompetente para traduzir do espanhol para o português, tornando ainda maiores as perdas na adaptação.

  16. Victor Regis

    Por tudo isso que já foi falado eu acho q a Sony e a Warner são os canais imbátiveis.
    Fugindo um pouco do tema, alguem tambem adorou a vinheta do universal promovendo as novas estreias de setembro q toca a musica do Editors no fundo??

  17. Prue**

    Eduardo Gibson….eu tenho a VH1 e nao vejo serie por la nao….só tem um Reality Show com a Ex mulher do Mick Jagger..q se chama KEPT,transformar um Americano quase OGRO em um Lorde Ingles hahahahaha,fora isso nada de series…somente musicas, coisas de lista, tipo corpos mais bonitos, e por ai vai.. tipo a E!,e filmes…q pra quem gosta de filmes antigos é q pedida… essa semana foi GHOST!!!

  18. Angelo

    O UNIVERSAL também merece os parabéns. Ótimas lengendas, sem erros e bem legíveis. Embora poucas, possui séries de qualidade e é responsável com horários e promos. Entre os mais bonitos estão “os olhos não mentem” e este último de “The 4400”.

  19. Victor Pacheco

    O universal nesse momento me parece o melhor no que diz respeito a tratamento com as séries. ótima legendagem, ótimas escolhas, mas claramente facilitado por serem poucas séries.

    Mas detestei a vinheta dos “olhos não mentem”, uahuahuhau

  20. João da Silva

    A série Doctor Who, do People & Arts, está agora no período de reprises, já que a primeira temporada já foi inteiramente exibida.

    O pior canal é a Fox, que da noite para o dia decidiu destruir a sua programação dublando Stargate, quando todos estavam felizes em assistir à série no som original e com legendas (nós não somos criancinhas para querer assistir a um programa dublado).

  21. Carla

    Pro Eduardo Gibson: não, o VH1 não passa séries. Passa filmes na sexta à noite e repete no sábado e no domingo. O restante é musica e aqueles programas chatos sobre quem tem mais dinheiro em Hollywood ou quem ja fez mais plásticas. Agora, tem um programa muito bom, que passa na quarta à noite, sobre a reunião de bandas antigas(Bands Reunited), como o Berlim, conhece?
    Pro Paulo: Concordo com vc em tudo! Gosto muito da sua coluna! E acho que dublagem devia ficar SOMENTE para a TV aberta.

  22. Eduardo Gibson

    Obrigado Prue e Carla pelos esclarecimentos.
    Carla eu conheço o Berlim sim, eu gosto muito de bandas antigas, principalmente progressivo, esse programa deve ser legal, me falaram que o VH1 é uma MTV mais adulta.

  23. Djalma Fernandes

    Eu acho que o nosso prezado editor foi bastante cordial com o pessoal dos Canais a cabo. Sem querer soar desrespeitoso, são um bando de incompetentes… Alguém aqui lembra quando foi a última semana que passou sem uma mancada de um canal? É Fox com legenda em espanhol, Sony mudando horários sem avisar o telespectador, é a Warner exibindo versões dubladas e cortadas das séries. E por aí vai…

    Alguém consegue acreditar que a Warner anunciou suas novidades para o Fall Season e esqueceu de Studio 60? Logo a série nova mais badalada da temporada? É claro que a série vai acabar passando no canal, afinal é produzida pela Warner Bros, mas alguém consegue vislumbrar um cenário em que o pessoal da Warner não pareça ter feito besteira? Se perderam a série, a burrada é ainda maior.

    E a Fox, que vai começar a terceira temporada de Nip/Tuc quando a quarta já estreou nos EUA?

    E a TNT, que consegue enfiar The Closer num dos piores horários da Televisão? Se a gente for contar ainda os filmes cortados e legendados, a TNT ganha o troféu do pior canal com folga…

    Acho que o menos pior é a AXN, o que não deixa de ser um contrasenso, já que o canal pertence à
    Sony, uma das campeãs das burradas…

  24. Cesar

    Djalma, a Warnar não anuncio Studio 60 oficialmente, mas já ví menções à série nos site, dizendo que “veremos em Novembro na Warner Channel”. Aliás, deixar a principal estrela para a última hora faz parte da propaganda, não?

    No mais, você tem toda razão nos seus comentários!

  25. Vanessa

    Vcs sabiam que Nip/Tuck e The Closer são feitos pela Warner Bros? Mais um exemplo de que a Warner só dá furo. Essas 2 séries, junto com Veronica Mars estariam ótimas no primetime da Warner, já que a TNT só dá mancada;

  26. Euetu Nós

    Além da TV Brasília e agora a Globo, a GNT e essa Tele-Séries (assim seria a forma correta) já incidem no erro de horários, na grade, quando passam da meia-noite e permanecem no mesmo dia, nio cabeçalho. Além disso, erros de crase, à profusão

  27. Daniela

    Gosto muito da série Spooks (dupla identidade), mas assistir aos seus episódios as 6h da manhã no people and arts, ninguém merece! gostaria de saber de quem comprou os dvds, onde o fez, pq assistir duplado é horrível e achar legendas desse seriado pela net é difícil. por favor, alguém me dê uma luz. Onde acho os dvds de spooks?

  28. joao alfredo

    Eu também, tal como a Daniela sou fã da série inglesa Spooks (Dupla Identidade),tendo assistido todos os episódios das séries 02 e 03 através da TV Cultura. E como não há previsão da volta da série na TV Cultura, gostaria que me informasem onde posso adquirir os DVD’s das séries 04 e 05 de Spooks legendados.

  29. Euetu Nós

    Trechos da teoria geral da Confusão, a ser editada pelo grupo de analítica infinitesimal Euetú Nós, sob título Hermenêutica Aplicada:
    Brasília e DF, a maior confusão já vista em todo o panorama histórico-geográfico brasileiro.
    Ninguém se aprofunda em coisa alguma, a frase mais lapidar da Imprença nacional, diz o filósofo jornalístico Japiassu açério, explicado adiante.
    E os erros permanecem durante anos, na TV e na Rede, na Lei, nos Catálogos Telefônicos da Capital da Nação, na Publicidade – DIA DIA e Noite Afora, sem ninguém notar. E pelo Brasil Afora, o Aluno apreende…

    A deturpação foi criticada junto à Assessoria de Comunicação da UnB:
    v O Jardim Botânico fica na QI 23 do Lago Sul e a entrada custa R$ 2,00.
    E assim, “va-mos”…

    Euetu Nós · Brasília (DF) · 14/1/2008 12:37

  30. Claudia Carvalho

    Será que algum de vcs, que postaram comentários, poderia me informar onde conseguiram comprar os DVD’s da série Dupla Identidade (Spooks) ????
    Sou fã da série, mas não da pra assistir nas TVs brasileiras, pois é uma bagunça. Eles mudam conforme o interesse deles………
    Obrigada
    Claudia

  31. RINALDO SANTOS GUIMARAES

    gostaria de saber quantas temporadas da serie STARGATE ATLANTIS HÁ NO MERCADO , POIS JÁ TENHO AS CINCO TEMPORADAS, ESPERO NÃO TER JOGADO O MEU DINHEIRO FORA, POIS ME SENTIREI ROUBADO.PRECISO DE UMA RESPOSTA SÉRIA, SEM ENROLADA, DIRETA E COMPLETA.

  32. Marx-lim

    Olá Daniela. Infelizmente os DVDs (selados) da série Spooks disponíveis no mercado, existem somente com audio original (sem legenda em português), na Amazon. No blog Séries UK (procure no GOOGLE: Spooks (temporada …. completa legendada) vc encontrará links atualizados (o pessoal do blog garante isso) para baixar todos os episódios legendados em português.
    Eu sei que, estando os episódios divididos em partes, o download integral de cada episódio levará mais tempo para se consumar. Porém, como ainda não há no mercado essa série para os consumidores brasileiros, e, sendo fã dessa produção inglesa, um pouco de trabalho não a impedirá de apreciar a série que tanto gosta.
    Ainda não soube da existência de DVDs legendados em português de Spooks, mas se alguém souber, faria um favor para muitos dos fãs dessa série que, como eu, gostariam de adquirir os seus DVDs selados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account