Log In

Especiais

A bolha do cancelamento: confira o status da sua série favorita

Pin it

O mês de março inicia tempos de preocupação para os viciados em séries. O perigo do cancelamento começa a surgir, e algumas séries se mostram instáveis, ao se tratar de sua audiência.

O canal The CW ganha destaque nesta atualização. Isso porque, o início de ano foi bom para Hart of Dixie. A série acaba de pular para a zona da “renovação provável”. Já a série estreante Cult está praticamente morta em razão da baixa audiência – apenas 0.2 ponto de audiência dos telespectadores que tem idade entre 18 e 49 anos. Beauty and Beast, que foi eleita a preferida pelos leitores do TeleSéries para escapar do cancelamento (leia aqui), vem tendo uma performance instável, e está naquela área que chamamos de bolha – pode ou não ser renovada. Entre Hart of Dixie, Beauty and Beast e The Carrie Diaries, presume-se que pelo menos uma delas será renovada, assim como uma delas também será cancelada. Nessa dança das cadeiras, Hart of Dixie se sai melhor, por ser uma série mais simples, além de estar mais próxima da syndication (possibilidade de ter suas reprises vendidas para outro canal, aumentando o faturamento do estúdio) do que as outras duas. Beauty and Beast vem alcançando números também “consideráveis” e, assim, sai na frente de The Carrie Diaries na disputa pela renovação.

Na NBC, o canal vem enfrentando dificuldades com Smash, que a cada semana vem perdendo audiência. A audiência de 0.8 no demo 18-49 na terça-feira passada colocou a série de vez na zona de um possível cancelamento. A série ainda tem ainda alguns episódios até o fim de sua temporada, mas será muito difícil ela sair desta situação. Go On passa por situação parecida, mas ao contrário do musical, a comédia tem se mostrado um pouco mais estável. Mas ainda não é razão suficiente para tirá-la da bolha. O destino de Go On provavelmente será definido com suas audiências finais. Vamos aguardar as próximas semanas.

Já na Fox, enquanto algumas séries como The Following, New Girl, Mindy Project e Raising Hope garantiram a renovação antecipada em razão da boa audiência,  nota-se a dificuldade de outras em se manterem firmes. Touch é que mais vem demonstrando problemas, e observa sua audiência cair drasticamente, semana após semana. Os números são parecidos com o que Fringe vinham marcando, mas diferentemente do sci-Fi, a série que tem Kiefer Sutherland como protagonista está longe da syndication, tornando o cancelamento praticamente irreversível.

Na ABC, Body of Proof sofre do mesmo caso que Touch. Sua distância da syndication é um dos fatores que pesam para sua renovação, e mesmo tendo subido consideravelmente na última semana, ainda não são números suficientes para tirar a série do risco de cancelamento. Red Widow mal estreou, mas já começa enfrentando problemas de audiência, e considerando a sua faixa de horário no domingo a noite, eu diria que a ABC não pensaria duas vezes em cancelá-la. Falando em domingo a noite, a CBS vem enfrentando problemas com a audiência de The Good Wife e The Mentalist. Apesar de serem duas séries bem conceituadas pelo público, os números não tem sido razão para mantê-las renovadas. Entretanto, a syndication pode sair em favor destas duas, ao contrário de CSI:NY que já se vê praticamente sem saída nas noites de sexta.

Abaixo, confira o quadro geral de estimativas das séries da temporada 2012/2013, atualizado no dia 10 de março de 2013. Os dados são do site TV by the Numbers, especializado em estatísticas sobre programas de TV, e reúne as informações de renovações e cancelamentos divulgados pelos canais e também prognósticos feitos a partir dos números de audiência. Confira:

[table id=119 /]

Séries citadas:

Mineiro, professor e aficionado por séries. No TeleSéries resenha as séries Hawaii Five-0 e Saving Hope. Mas também é apaixonado por Grey's Anatomy,'CSI, Rookie Blue, The Vampire Diaries, The Good Wife, Homeland, The Walking Dead e muuuitas outras...

36 Comments

  1. Anderson Narciso

    Once Upon a Time como está descrito na tabela, por enquanto está salva do cancelamento! A sua audiência tem sido até que satisfatória para a ABC… :)

  2. Thiago FLS

    The Good Wife pode ter perdido muita audiência depois que tiveram a ideia de jerico de transferir a série para as noites de domingo, mas acho que seu sucesso de crítica ainda lhe dá boas chances de renovação. The Mentalist também despencou nos domingos, mas pode ser a salvação da CBS nas noites de sexta, ainda mais se CSI:NY e Vegas forem canceladas como esperado.

    De resto, estou torcendo muito para Happy Endings, Community e Go On se safarem do cancelamento.

  3. Marcos Aurelio

    torcendo muito pela renovação de hart of dixie, apesar de estar achando a temporada 2 pior q a 1. queria muito q guys with kids fosse renovada ja q a serie é muito divertida e o timing do elenco é perfeito. mas nao dou sorte q com comedias na nbc, adorava outsourced e perdi. fica a torcida por beauty and the beast q esta melhor a cada episodio e harf of dixie. o problema de nao avisarem antes é por nao darem a chance da serie ter um final e nao ficar em aberto. sei la deviam mudar esse sistema e se pretendem cancelar uma serie, avisar antes para darem um final.

  4. Hugo Bruno

    Triste por Happy Endings. É uma das minhas séries de comédia favoritas, mas não me surpreende estar na situação que está. The New Normal e Go On também… É torcer pelo melhor.

    Queria que Revolution fosse cancelada, mas não vai acontecer agora. Talvez na próxima temporada, quem sabe. :)

  5. Déia

    Não consigo imaginar porque uma série como The Mentalist pode estar sob risco :(

  6. Paulo Serpa Antunes

    Acho que syndication não é a questão. Funciona mais pra série policial, comédia e teen.

    Pra mim a questão é que Good Wife é uma série que tem um elenco cheio de estrelas, deve ter um custo alto. Mas eles podem tentar fazer alguns cortes pra mantê-la no ar por mais tempo.

  7. Bruna

    Espero que todas as séries que eu assisto que estão na renovação provável sejam realmente renovadas. Estou torcendo muito por The Good Wife tbm.

  8. Anderson Narciso

    Deía, acontece com as séries que acabam se prolongando. Já vi muitas pessoas comentando que The Mentalist já se perdeu de sua essência original. Será?

  9. Claudio Rodrigues

    É simples, ela tem uma das piores audiências da CBS. Como a CBS tem estreias ruins esse ano, deve se salvar, mas ano que vem é provável que seja a última temporada, a não ser que seja outro ano ruim p/ novos dramas da CBS.

  10. Eduardo Henrique

    quase todas as minhas séries estão na faixa de provável canceladas :((

  11. Pingback: ‘The Glee Project’ não terá uma terceira temporada

  12. Pingback: 'The Glee Project' não terá uma terceira temporada - Boa Informação

  13. Fefs

    se Hart of Dixie ou Once Upon a Time não forem mesmo renovadas eu surto aqui hehe e tomara que go on não seja cancelada, coitado do Matthew Perry, depois de Friends não emplacou uma sequer.

  14. Gustavo

    Eu acho que o problema dessa temporada de the mentalist é que eles 0nao estao focando muito no Red Jonh, porque de todos os episódios só alguns focam mesmo no Red John, e diferente das outras temporadas, os episodios passam e passam e o caso do Red John não avança muito. eles colocam a primeira cena sobre o Red John e a ultima, e não acontece nada, e ficam preenchendo com casos um pouco repetitivos, porque tem alguns episodios que parece que eu ja assisti, eles deviam focar bastante no red john nesse ultimos episodios para cque seja renovada

  15. Priscila Butzke

    O cancelamento de Partners me deixou muito triste, série ótima, senso de humor maravilhoso! Assisti os únicos 6 eps um atrás do outro, e realmente não teve um que eu não tenha gostado. The New Normal também, série ótima! Muito triste saber que essas duas ótimas séries foram canceladas porque conservadores de mentes fechadas não aceitaram o fato de ambas serem levadas pro lado homossexual da coisa… Grandes perdas, pelo menos pra mim.

  16. Julia Almeida

    Por que voces vao cancelar beauty and the beasta
    A melhor serie que tem so porque tem viciados em series

  17. Julia Almeida

    Vc tem sorte pq as duaas unicas que eu gosto estao em risco de ser canceladas

  18. Rosana

    Revenge, Once Upon a Time e Hawaii Five-0 são ótimas!! Viciantes!! rsrs
    Não podem ser encerradas tão cedo, pelo amor de Deus! Amo muito essas e varias outras da lista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account