Log In

Colunas e Seções Gastronomia

A alquimia do frango frito em ‘Breaking Bad’

Pin it

Em menos de duas semanas, conforme anunciado no teaser da rede AMC, todas as coisas ruins devem chegar a um fim. No dia 11 de agosto, a conflituosa jornada de Walter White (Bryan Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul) tem desfecho marcado com a estreia da última parte da final season de Breaking Bad. Da corriqueira relação professor-aluno até a de dupla mais requisitada pelos chefes do narcotráfico de Albuquerque (estado norte-americano do Novo México), foram cinco temporadas de uma parceria de amor e ódio, sob o codinome Heisenberg. A transformação das vidas do pacato professor de química e do garoto vendedor de drogas começou com a produção caseira [em um trailer] do cristal mais puro que o mercado das metanfetaminas jamais havia visto.

Bem, você deve estar se perguntando: o que a fabricação de entorpecentes tem a ver com culinária? Em termos de Breaking Bad, tudo! Para White e Pinkman, o cooking (cozinhar) é essencial para o sucesso da produção de seus famosos alucinógenos de cor azulada. O dedicado trabalho exige, muito além de bom gosto, a receita certeira combinada com métodos precisos – uma alquimia digna de uma cozinha profissional.

No entanto, não é somente nos secretos laboratórios que a arte de cozinhar aparece no seriado. Após uma conturbada first season no underground do tráfico de drogas, inclusive, com a contratação de um advogado criminal para apagar a sujeira deixada pela blue meth (metanfetamina azul), Walter e Jesse embarcam em uma aventura aparentemente culinária: a descoberta de Los Pollos Hermanos (Os Irmãos Frangos). A empresa é uma rede especializada em frango frito, gerenciada pelo latino gente fina Gustavo Fring (Giancarlo Sposito), mais conhecido como Gus, e apadrinhada pela corporação alemã Madrigal Electromotive GmbH. Mas, apesar da indústria alimentícia ser uma carteira cheia de notas verdinhas, os bilhões de dólares que rodam na conta do império dos lanches têm faro aguçado para o cristal azul produzido em Albuquerque. O grandioso negócio de frangos encoberta uma discreta e bem arquitetada lavagem de dinheiro do narcotráfico, que, na 2ª temporada, surge como a solução para os problemas de produção e distribuição de Walter e Jesse. Na 4ª temporada, o episódio Hermanos (08×13) traz um comercial que mostra as várias filiais da rede estufando seus frangos com um recheio altamente lucrativo.

Ao longo de três temporadas da série (2ª a 4ª), especialmente na 3ª, a rede de lanches se torna o ponto principal de negociações e conflitos de Breaking Bad. Apresentado pelo advogado Saul (Bob Odenkirk), Gus é tido como um cara low-profile (baixa visibilidade) e extremamente profissional – que, de fato, cumpre com suas promessas e gosta de um serviço bem feito para garantir o melhor produto da região. Logo de cara, entrega a Walter um laboratório de última geração e, persuasivamente, molha a mão do professor com 1 milhão de dólares por mês de trabalho. Todos esses acertes, é claro, são feitos da maneira mais simpática e limpa possível, durante os vários lanches de Walter logo que a luz do celular pisca e avisa: Pollos.

Walter, novamente de bem com Jesse – e depois de se livrar de um novo e incompetente companheiro de laboratório –, consegue, por um tempo, tocar a produção de metanfetaminas com certa tranquilidade. Mas, como diz o célebre ditado, O seguro morreu de velho. O arriscado mundo do crime logo mostrou que nem com muito frango frito estaria saciada a fome de poder e controle de Gus que, desde o início, jogava Walter contra Jesse e, com o tempo, passou a desconfiar do professor – ainda mais com Hank (Dean Norris) e o departamento de polícia na sua cola. A saída do impasse foi o final eletrizante da penúltima temporada, quando Walter e Jesse destroem Gus e o deliciosamente inescrupuloso Los Pollos Hermanos e abrem caminho para a saga final da blue meth.

O frango frito é um prato tradicional da culinária norte-americana. Seu principal expoente é a rede Kentucky Fryed Chicken (KFC), criada na época da Grande Depressão (século XX). A cadeia, que é mundialmente conhecida (é a segunda maior, atrás apenas do McDonald’s), influenciou uma série de outros restaurantes no país (no entanto, reza a lenda que a receita original de 11 temperos do KFC está guardada às sete chaves). Hoje, são diversos os locais que servem o prato, que se tornou um lanche especial para os estadounidenses – sendo figurinha carimbada em grandes eventos, como o Super Bowl. Dando um toque de realidade e aproximação com o local do enredo da série, em Breaking Bad, todas as locações de Los Pollos Hermanos são reais, creditadas à rede Twisters, da região do Novo México, que serve burgers e burritos em 19 filiais (a maior parte delas na cidade de Albuquerque). Trazendo essa cultura pouco saudável (nem pense na dieta!) – mas extremamente saborosa – para as terrinhas brasileiras, o Teleséries foi fundo nas receitas e montou uma versão barbadinha do frango frito de Breaking Bad.

Fryed Chicken de Breaking Bad

Ingredientes (para 5 pessoas):

12 pedaços de frango (6 coxas e 6 sobrecoxas) com pele

3 ovos

1 xícara (chá) de leite

2 ½  xícaras (chá) de farinha de trigo

3 ½ xícaras (chá) de óleo vegetal (canola, milho, soja)

Temperos:

1 colher (sopa) de composto de alho, salsa e cebola desidratados

1 colher (sopa) de páprica picante

1 colher (sopa) de pimenta preta em pó

1 colher (sopa) de orégano

Sal a gosto

Modo de fazer:

1. Em uma tigela, misture os temperos e o leite aos pedaços de frango e deixe marinar por cerca de 20 minutos.

2. Em outro refratário, despeje a farinha e tempere-a (a gosto) com sal e pimenta. Reserve.

3. É hora de empanar: passe cada pedaço de frango pela farinha, fazendo uma primeira camada. Na sequência, passe os pedaços nos ovos (batidos) e, por último, faça mais uma camada de farinha. Repita o processo até que todos os pedaços estejam empanados.

4. Frite em óleo quente de 10 a 15 minutos (2 ou 3 pedaços por vez). Use uma panela não muito grande e vire os pedaços de quando em quando para fritar bem em todos os lados.

5. Sirva quente (só cuide com as primeiras mordidas, pois é MUITO quente!).

Para finalizar, algumas dicas: se você quiser, pode fritar todos os pedaços de uma vez só em uma panela grande. No entanto, a quantidade de óleo será bem maior (cerca de 2 litros ou mais, dependendo do tamanho do frango e da própria panela). Já em relação aos temperos, dá para utilizar outros de sua preferência, como manjerona, manjericão, pimenta calabresa. A ideia é fazer um frango muito bom com aqueles sabores que você curte. Ainda, vale uma nota em relação ao leite. Nas receitas norte-americanas, a maioria utiliza buttermilk, um produto que não é comum no Brasil. Ele é um leite produzido a partir do líquido que sobra na produção da manteiga e é muito utilizado na área de confeitaria, especialmente. Dessa forma, o nosso leite “normal” entra como um substituto justo à marinada.

Bem, depois da receita pronta, basta devorar. Como acompanhamento, você pode seguir à risca o pessoal de Breaking Bad e servir anéis de cebolas fritos – uma combinação clássica em vários episódios. Mas, como minha sugestão, deixo para vocês a batata frita, que, além de tradicional do fast food, é também uma pedida típica brasileira. Ah, não deixe de dar algum crédito para a galera dos Pollos Hermanos pois, apesar de ser mais suja que pau de galinheiro, tem pelo menos qualidade em servir uma comidinha fantástica!

 

Fotos da comida: Guilherme Moreira

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

5 Comments

  1. Cinthia

    Parabéns, Mariana! Muito bom o post. =)

    Vou tentar fazer em casa! hehe

  2. biancavani

    Ah, Mariana, le grand chef du cuisine não deve temer novas experimentações…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account