Log In

Reviews

Review: Arrested Development – S.O.B.s (episódio 49)

Pin it

cena de S.O.B.sSérie: Arrested Development
Episódio: S.O.B.s
Temporada:
Número do Episódio: 49
Data de Exibição nos EUA: 2/1/2006
Data de Exibição no Brasil: 2/5/2006
Emissora no Brasil: FX

E não sobrou para ninguém nesse ótimo episódio de Arrested Development: Desperate Housewives, Médium, The West Wing, a Fox, e principalmente para a própria série.

O episódio S.O.B.s (oficialmente: Save Our Bluths) gira em torno da tentativa de salvar a empresa dos Bluths, mas também fica evidente que estão falando da própria salvação do seriado. Durante o episódio, eles usam varias ferramentas que foram usadas em outras séries para garantir e tentar aumentar a audiência e até algumas que a própria série já usou. Vamos a algumas:

• Logo no começo é utilizada uma cena em 3D, por sinal muito engraçada onde o Gob toca um tomate no Michael, e depois de novo no final. Ai que entra a série Médium: foi uma referencia a um episódio da série feito em 3D (que daqui a quatro semanas passará por aqui).

• Outra referência foi ao ar no final, no “on the next…” que fizeram como se fosse um episódio ao vivo, ferramenta utilizada por algumas séries como The West Wing e Will & Grace.

• Os produtores da série também pareceram não terem ficado nada satisfeitos com a Fox, que diminuiu a temporada e na seqüência cancelou a série. Por isto, corre o boato que o título do episódio também pode ser entendido como uma mensagem a Fox e que S.O.B. significaria “Son of a Bitch”. Será?.

• O George Sr. fala a certa altura que poderia ter um show durante o evento e que poderia ter alguma celebridade, alguma vencedora do Oscar como a Nicole Kidman (sic). É um referência a Charlize Theron, que fez uma participação em vários episódios dessa terceira temporada. Mas o melhor é que o Michael responde:

O que isso fará com a gente?

E George Sr. reponde:

Nada.

Uma piada rápida e certeira, lembrando que Charlize Therno não adicionou nenhum audiência para a série.

Além disto todos ficarem mais comportados e adoráveis: Gob arruman um emprego de garçom, Lindsay vira uma dona de casa e a Lucille fala para não parecerem muito desesperados (eis a pequena referência a Desperate Housewives). E também ocorreu, em dois momentos do episódio, de o narrador convocar os telespectadores:

Por favor contem para seus amigos sobre este show!

Eu achei meio exagerada esta convocação, mas pelo tom do episódio até que foi aceitável.

Não podia deixar de colocar esse dialogo entre o George Sr. e Michael:

Well, I don’t think the Home Builder’s Organization is gonna be supporting us.

Michael:

Yeah, the HBO is not gonna want us. What are we gonna do now?

George Sr.:

Well, I think it’s show time. I think we have to have a show during dinner.

cena de S.O.B.sMais direto impossível! Além desta, várias falas de Michael durante o episódio remetem a situação da série, de como é vista pelos outros. Algumas vezes estes diálogos tem uma sinceridade assustadora – e recomendo que sejam conferidas de novo por quem puder.

O George Michael é encorajado pelo seu pai a falar tudo que sente e que de agora em diante não pensará só nele. Daí o George Michael cria coragem e conta seu maior segredo

Eu amo minha prima

E novamente o Michael o ignora totalmente, não o escutando.

Pra acabar o review vou falar, como sempre faço, do momento mais engraçado do episódio pra mim. É dito que o Gob tinha uma mania de seguir as pessoas até seus carros para conseguir dinheiro. Dá tudo errado no jantar e o Michael com sua sinceridade e ambigüidade no final de seu discurso assusta os convidados que começam ir embora rapidamente. Então, Gob vendo que não ia conseguir dinheiro nenhum de gorjeta fala:

Onde todos estão indo? Ninguém sai enquanto eu não pegar meu dinheiro! Eu vou segui-los até seus carros!!!

Só de escrever isso e lembrar da cena já começo a rir sozinho.

Devo ter deixado algum detalhe passar, mas é isso ai, até a próxima.

Séries citadas:

21 Comments

  1. Eric

    Concordo em grau, genero e número com vc. Essa é a melhor série comédia do planeta atualmente. My Name is Earl e The Office tb não estão mt longe de chegar a esse patamar.

  2. fer

    anderson, faltou falar que neste episódio eles também arranjaram uma “morte”, né? diz q na chamada, nos EUA, aparecia isso, “um desses personagens vai morrer”. por isso matam a velhinha, huehehehe.

    tá muito boa a review, como sempre ;-)

  3. Anderson Vidoni

    E eu que tinha pensado que tinha 4 comments aqui!:)

    Eric acho essas duas séries muito boas também! E fer legal esse seu comentario tinha esquecido dessa propaganda que eles fizeram. Obrigado mesmo pelos seus comentarios!

    Outra coisa que tinha esquecido foi citar as participações especiais: Andy Richter, Richard Belzer, Andy Dick, Ben Stiller, John Larroquette, Helen Slayton-Hughes, Zach Braff, Judge Reinhold, Bob Einstein.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account