Log In

Especiais Opinião

5 episódios de Natal que você deveria ter assistido

Pin it
É Natal! E nossa colunista tira do baú cinco episódios especiais que pouca gente lembra alusivos ao feriado.

Entra ano e sai ano e há coisas que não poderiam ficar de fora da festa de Natal. O peru, a cidra, os presentes em baixo de uma árvore de plástico ilustram as festividades que muitas pessoas, é o que chamamos de tradição. Também é nossa tradição fazer uma lista de melhores episódios com temas natalinos. Alguns já se tornaram clássicos no mundo das séries, como o The One With The Holiday Armadillo de Friends, quando Ross tenta explicar ao seu filho a diferença entre o Natal e o Hanukkah (confira aqui uma lista com 10 episódios clássicos selecionados pela turma do TeleSéries). Mas há aqueles que ficam na memória de poucos, e o TeleSéries tem o prazer de lembrá-los para você. Eis aqui a minha lista com os cinco melhores episódios que talvez você não tenha assistido.

 5. Roswell – A Roswell Christmas Carol.
Episódio: 2×10
Data de exibição: 18 de dezembro de 2000

Nem todo mundo acredita em Papai Noel. É um lance cultural e religioso. Mas se você é um alienígena, tradição e religião não tem nada a ver com isso. A Roswell Christmas Carol é um paralelo a famosa estória de Charles Dickens, aquela do fantasma do Natal passado…. Max Evans (Jason Behr) testemunha um homem morrer ao tentar salvar a sua filha e ao longo do episódio, Max vai aprender que o verdadeiro espírito de Natal vai além das tradições. Enquanto isso, podemos vê uma totalmente ajustada Isabel Evans (Katherine Heigl) – conhecida como a Nazista do Natal – e sua obsessão pela  festa perfeita. Esse episódio é uma mistura de comédia e muita reflexão sobre o que o Natal realmente significa.

4. Xena: A Princesa Guerreira – A Solstice Carol.
Episódio: 2×09
Data de exibição: 9 de dezembro de 1996

Não é porque ele é bom que A Solstice Carol está nessa lista. É só pelo simples fato dele ser brilhantemente absurdo e divertido. Essa é uma das fortes características de Xena: A princesa guerreira, fazer do absurdo algo muito divertido. A estória aqui também segue os moldes do famoso conto de Dickens. Aqui, Xena (Lucy Lawless) e Gabrielle (René O’Connel) tentam fazer com que o avarento Rei Silvus entre no espírito do Solstício. Não faz sentido algum, não ? Mas garante boas risadas.

3. Além da Imaginação– Night Of Meek.
Episódio: 2×11
Data de exibição: 23 de dezembro de 1960

Clássico! Clássico! Night of Meek deveria estar em todos os DVDs nessa época do ano. Com aquele jeitinho misterioso que só essa série consegue ter, nós vamos questionar a existência do lendário Papai Noel. A estória começa na véspera de Natal, quando um Papai Noel de shopping center é despedido por não ser tão… bonzinho. A descrença desse Noel com o feriado faz com que ele questione a própria existência quando encontra um grande saco vermelho que realiza desejos. Dai em diante, passamos realmente a questionar a veracidade do Bom Velhinho, o que vai além além da nossa imaginação. 

2. Gilmore Girls – Forgiveness And Stuff.
Episódio: 1×10
Data de exibição: 21 de dezembro de 2000

Posso afirmar que Gilmore Girls me ganhou nesse episódio. Não só porque eu adoro episódios natalinos, mas porque Forgiveness and Stuff traz todos os bons elementos natalinos da forma mais disfuncional possível. Gilmore Girls é sobre família e Natal é sobre como sobreviver um feriado com a família reunida, e quando juntamos esses dois elementos podemos ver comédia e drama na nossa própria realidade, onde nem tudo é como um perfeito cartão de Natal. Ponto alto da estória? Talvez o HamburgerNoel que o Luke (Scott Patterson) faz para Lorelai (Lauren Graham). 

1. Buffy A Caça Vampiros – Amends.
Episódio: 3×10
Data de exibição: 15 de dezembro de 1998

Os fãs de Buffy nunca o esqueceram, Amends é um episódio para ser assistido ano após anos, com o mesmo poder de nos emocionar a cada fim. Se você nunca assistiu Amends, essa é uma boa oportunidade. O significado do nome desse episódio é ‘recompensar algo ruim que você fez no passado’, e se você é Angel (David Boreanaz), você fez muita coisa ruim no passado. Esse episódio natalino passa longe de qualquer tradição, mas de um modo ou de outro, o Natal deve ser uma data para repensar suas ações, recompensar o que você fez de ruim no passado, e o mais importante, dar segundas chances. Como Natal não é Natal sem milagres, Sunnydale ganha um dia inteiro ‘sem sol’, e Angel e Buffy (Sarah Michelle Guellar) ganham um dia inteiro só para eles.

Séries citadas:

30 anos, é formada em jornalismo pela Unesp e em Letras Inglês e Literaturas pela UFRN. No "TeleSéries", já foi colaboradora e editora de Notícias, agora é Editora de Conteúdo e escreve a coluna mensal "Sintonia". Já passou pelo Vírgula e pela Rede BomDia, do DIário de S. Paulo. No tempo livre, vê Bones, Hot in Cleveland, It's Always Sunny in Philadelphia, entre muitas outras séries. Fã do Clark Kent e música country.

Website: http://naliteral.blogspot.com.br/

8 Comments

  1. Pingback: Tweets that mention 5 episódios de Natal que você deveria ter assistido - -- Topsy.com

  2. Fernando dos Santos

    “tentam fazer com que o avarento Rei Silvus entre no espírito do Solstício. Não faz sentido algum, não ?”

    Na verdade faz sentido sim.Na antiguidade muitos povos do hemisfério norte comemoravam o Solsticio de Inverno, evento que lá acontece no dia 21 de dezembro.Posteriormente com o surgimento e ascensão do Cristianismo passou-se a comemorar o nascimento de Cristo, no entanto esse evento nos primeiros tempos não ocorria em dezembro.Após a conversão do império romano ao cristianismo o Imperador da época decretou que o Natal seria comemorado em 25 de dezembro a mesma data em que os romanos comemoravam o Solsticio de Inverno.
    Podemos dizer que o natal já era comemorado antes mesmo do surgimento do cristianismo.

  3. Fernando dos Santos

    P.S.:Eu acho que o episódio natalino de Além da Imaginação merecia até estar em primeiro lugar na lista.

  4. MicaRM

    Toda vez que tem uma lista natalina eu fico doida de vontade de rever(ou ver pela primeira vez)o episódio.
    Estou fazendo maratona de Buffy, mas ainda estou no episódio 2×03…vai demorar um bocado até chegar no 3×10.
    E Xena…sem comentários. Queria muito os DVDs da série. O mesmo vale para Roswell (só tenho a 1ª temporada).

  5. Anônimo

    Nossa, não assisti a nenhum desses citados, Maria Clara. Em compensação, vi todos os especiais de Natal de Doctor Who, e os recomendo vivamente.

  6. Flávia Ribeiro Varsano

    Vi o de Gilmore Girl – sempre adorei o estilo ogro fofo do Luke – e o de Buffy. Até gosto de Vampire Diaries (não gosto de True Blood nem de Crepúsculo), mas que saudades de Buffy!

  7. Bia mafra

    vi tambem so o de gilmore girls. mas, para mim, um que vai ficar para historia eh o de las vegas, a serie nem eh tao boa assim, mas o episodio de natal em que roubam o framigerado camaro amarelo do danny eh espetacular.

    e, atrasado, eu sei, culpa do computador. feliz ano novo para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account