Log In

Especiais

‘3 Teresas’, um balanço da temporada

Pin it

3 Teresas, produção do canal GNT que integra um pacote ousado que trouxe o lançamento de quatro séries no intervalo de três semanas, chega nessa quarta-feira ao seu 10º episódio com um sutil sabor de que algo tem dado certo.

As agruras cotidianas da vida, tal como os contratempos dos relacionamentos amorosos, o mal estar da solidão ou a própria vida em sociedade são enfrentadas com um toque de bom humor e leveza pelas três Teresas que dão título à obra: avó, mãe e filha, as quais conduzem as linhas narrativas que se entrecruzam e são enviesadas pela cor de cada uma das gerações.

A mesma leveza que nos conduz por diferentes gerações e linhas narrativas é, de certa forma, o calcanhar de Aquiles da produção: ao optar pela resolução sutil de conflitos com um gesto ou sorriso de alguma personagem, a série acaba abafando a ânsia pelo consumo do próximo episódio por parte do telespectador, fato que acaba se dando muito mais por identificação com as personagens do que por um gancho forte propriamente dito.

Nesse aspecto a obra se aproxima de Men of a Certain Age, recente série da TNT que apresentava uma leveza saudosista logo em sua abertura e trabalhava com uma qualidade técnica perfeita, principalmente no nível da fotografia onde uma saturação de cores amenizadas dialogava diretamente com a leveza com que os três personagens principais encaravam os desafios de envelhecer, mas que também sacrificava seus ganchos narrativos em prol de um final redondo e restaurador da ordem (o que se faz necessário às vezes, mas que em demasia pode significar a perda de parte dos telespectadores menos identificados).

Em tempos onde dividimos nossa atenção com tantas distrações, uma semana de distância entre dois episódios que não são exatamente ligados por um gancho forte pode ser um pecado mortal.

Apesar disso, a série se estrutura sem se entregar ao piegas, mas uma coisa é notório: apesar de algumas quebras na orientação de Denise Fraga, a unidade do elenco é admirável e as atuações além de convincentes, não deixam de revelar a essência do núcleo familiar, tão bem ilustrado pela fala de Teté, a mais nova, porém não menos presente Teresa: “as mulheres dessa família podem até parecer loucas, mas foram educadas para fazer escolhas sábias”. Essa força que brota de mulheres que se afirmam sem a necessidade de ser a sombra de um homem, são refletidas em opiniões fortes e temperamentos conflitantes que já se tornaram a marca registrada da casa.

3 Teresas - Como Nossos Pais

Tal qual as mulheres fortes que comandam a trama, a diretora-geral do canal, Daniela Mignani não pensou duas vezes ao comentar, em entrevista ao UOL, o pacote lançado pelo canal: “A gente colocou no ar uma série que não é a ideal, mas tem que fazer […] É a compreensão de que se não estatarmos (começarmos), a gente não vai chegar a lugar algum. Quantas séries foram feitas antes de The Walking Dead ou Game of Thrones? Vamos dar a cara a tapa”.

Nenhum tapa será necessário, afinal, o pacote, apesar de certos deslizes, já se mostra forte e competitivo. 3 Teresas marca presença e coloca o GNT na briga pela atenção dos telespectadores, fomentando assim cada vez mais investimentos no mercado nacional, e quem ganha com isso somos todos nós.

* * *

3 Teresas é exibida pelo GNT nas noites de quarta-feira, às 22h30, e pode ser assistida via streaming pelos site Muu.

Séries citadas:

é Mestre em Artes Visuais com enfoque em Minisséries e TV Experimental pela Unicamp e Bacharel em Midialogia na mesma Instituição. Trabalha como Analista de Marketing Digital Pleno e é pesquisador convidado de narrativas transmídia da ESPM/SP

1 Comment

  1. Paulo Serpa Antunes

    É bem o que eu penso. Tecnicamente é o mais perto que a GNT chegou de uma boa série nacional e isto já é algo imenso. Mas eu sou mais as Surtadas na Yoga – acho que o texto da Young e do marido ali está redondo e tem uma premissa esquisita, mas que funciona muito bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account