Log In

15 Razões Colunas e Seções

15 razões para acompanhar a programação de TV brasileira

Pin it

Em tempos de download, as emissoras brasileiras precisam fazer cada vez mais esforços para manter uma audiência fiel.

E várias emissoras estão se tornando referência no bom serviço prestado aos telespectadores. Séries que chegam às telinhas na mesma data – ou cerca de uma semana após – da exibição original, várias opções de áudio/legenda, horários camaradas e continuidade na exibição são algumas características dessas bem afortunadas emissoras – que, infelizmente, costumam fazer parte apenas dos pacotes mais caros da TV a cabo.

Mas nem tudo são flores quando falamos da programação da TV brasileira. Muitos esforços são feitos também para conduzir os telespectadores para o lado negro da força: séries são exibidas meses após seu retorno nos Estados Unidos ou no Reino Unido, legendas dessincronizadas, imposição do dublado, episódios subitamente encerrados, séries que somem inexplicavelmente da grade de programação.

Então pensamos: por que não falar sobre as razões para assistir a programação da TV brasileira, com aquela pitadinha de humor que deixa os dias mais felizes? Eis o resultado:

15 – Ser livre para companhar as séries em “tempo real”

Os-melhores-do-twitter-47

Não há nada mais chato do que ser censurado nas redes sociais por soltar spoiler sobre sua série preferida! Ou por fazer comentários pertinentes, e esbravejar a sua opinião sobre o programa sem medo de ser feliz. Quando assistimos seriados pela programação da televisão brasileira, temos o benefício de comentar com os amigos em “tempo real”, já que está todo mundo vendo o programa juntinho! Sempre tem aqueles comentários tão perfeitos e engraçados que fazer você se perguntar como as pessoas assistiam televisão antes…

14 – Exercite sua paciência e se torne uma pessoa melhor

connie

Sabe aquela série que terminou a temporada passada com um cliffhanger daqueles? Pois então, aguente a curiosidade mais um pouco e espere a boa vontade das emissoras de transmitir o seriado no Brasil. É verdade que a diferença tem diminuído em boa parte dos casos, mas ainda assim, no geral, segurar a vontade de baixar os seriados na internet é uma missão para os fortes. Até porque nunca se sabe quando a série irá passar aqui no Brasil…

13 – Faça seu check-up gratuitamente

tumblr_mmj8irmwSN1qmncdno1_500

Essa é para os telespectadores do Canal Sony! A emissora resolveu contribuir com a saúde dos telespectadores ao lançar uma nova moda, cortando a exibição do episódio de The Voice ao meio. Afinal, quem queria saber se aquele candidato seria aprovado? Pra quê exames clínicos se nossos canais nos submetem a tanta emoção assim? Se teu coração aguentar isso vai em frente que tá tudo okay.

12 – Viva a vida sem preocupações

dúvida-gif-bcq

Se antes você sofria e perdia tempo decidindo se iria assistir aquele episódio dublado ou legendado, seus problemas acabaram. Agora os canais mesmos fazem isso por você, não dando opção de escolha e exibindo os episódios somente dublados. Se você for geminiano e indeciso, então, melhor ainda…

11 – Exercite seu cérebro

legenda

Pense rápido para conseguir dar conta de acompanhar as legendas dessincronizadas que tem sido recorrentes nos canais brasileiros. Caso você pretenda prestar vestibular ou algum concurso público você pode trocar algumas horas de estudo por assistir seriados na televisão aberta brasileira. Tem coisa melhor?

10 – Elevar seus níveis de vergonha alheia

Se você precisa elevar seus níveis de vergonha alheia para enfrentar algumas situações cotidianas não há nada melhor do que treinar assistindo os reality shows musicais que foram adaptados para o Brasil. Poderia citar o Ídolos, mas pra ficar com o que está indo ao ar agora eu recomendo o The Voice Brasil. Se concentre e tente escolher o que é pior entre: a) edição; b) técnicos; c) assistentes dos técnicos; d) apresentador; e) todas as opções anteriores. O bônus são os candidatos. Não dá pra negar que temos vozes muito boas, mas a grande maioria deixa a desejar ao nível dos candidatos das outras adaptações das franquias.

9 – Conhecer a literatura brasileira através de adaptações televisivas

sereia1sereia2

Pra quem tem preguiça de ler ou até pra quem gosta de ler, mas sempre sonhou em ver seu livro favorito ser adaptado para a televisão as séries dos canais brasileiros são ótimas oportunidades para vermos grandes obras nas telinhas. É o caso das maravilhosas O Canto da Sereia; O Tempo e o Vento; Incidente em Antares; A Casa das Sete Mulheres; Presença de Anita; Mad Maria; Os Maias; Dona Flor e Seus Dois Maridos; Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados e várias outras adaptações de grandes escritores brasileiros. Tudo no padrão Globo de qualidade.

8 – Conhecer a história do Brasil e de personalidades importantes para o país

queridos amigos

Minisséries também são uma ótima forma de estudar história. E você ainda pode escolher o seu gênero preferido, já que tem pra todos os gostos. Tem as de cunho mais biográfico, como JK – que retratou a vida do ex presidente Juscelino Kubitschek -, mas também tem as que retratam períodos da história brasileira, como é o caso de Um Só Coração – que apresentou a São Paulo da década de 20 e o movimento modernista – e Queridos Amigos – que retratou o período obscuro da Ditadura Militar.

7 – Conhecer a música brasileira

É bem provável que muitas pessoas da minha geração nunca tivessem ouvido Maysa antes da minissérie da Globo. Muito menos as músicas da “era de ouro” da rádio brasileira – retratada em Dalva e Herivelto – uma canção de amor. Sem dúvida estas homenagens são mais do que merecidas e nos proporcionam conhecer artistas que não conheceríamos não fossem as minisséries.

6 – Conhecer novos artistas (o futuro) da música brasileira:

Uma das formas de homenagear estes cantores também é o Som Brasil. A cada temporada temos ótimos programas com novas (e ‘desconhecidas’) vozes interpretando sucessos de grandes nomes da música brasileira. Já passaram pelo Som Brasil Ana Cañas, Tiê, Thais Bonizzi e Maria Gadu. Além disto não podemos esquecer os reality shows musicais que vem há um bom tempo revelando artistas. É verdade que os vencedores costumam flopar, mas temos cantores que fazem sucesso hoje que começaram em realitys de música, caso de Thaeme da dupla Thaeme e Thiago que venceu o Ídolos 2, Roberta Sá e Thiaguinho que participaram do Fama BIS, formato da Globo que posteriormente foi extinto.

PS: Confere no vídeo ali em cima como a Roberta Sá melhorou MUITO.

5 – Ver que nossos atores/atrizes não devem nada aos estrangeiros, nem em talento e nem em beleza

presença de anita

Temos excelentes atores brasileiros trabalhando em séries, caso de Rodrigo Santoro que atuou em Hoje é Dia de Maria e Glória Pires que atuou em Memorial de Maria Moura e O Tempo e O Vento. Além disso, também temos nossa cota de beleza bem representada através de atrizes como Mel Lisboa e atores como Tarcísio Meira, ícone de beleza na época em que interpretou o Capitão Rodrigo também em O Tempo e O Vento.

4 – Boas produções originais também nos nossos canais fechados

D_sessao-de-terapia_fb_1518589036866274061

Estamos sendo brindados com boas produções originais também em canais fechados, mais recentemente. Dentre as ultimas estreias Sessão de Terapia do GNT foi sucesso de público e crítica e garantiu uma segunda temporada, que já estreiou.

3 – Receitas com a cara do Brasil

large

Claro que todo mundo ama o Jamie Oliver e as receitas da Nigella, mas muitas vezes temos dificuldades em encontrar determinado ingrediente por não ser tão comum aqui. E às vezes gostaríamos de aprender a fazer alguma receita bem brasileira, o que certamente não acontece quando estamos vendo programas de outros países. Por isso a boa pedida é acompanhar programas como o Tempero de Família comandado pelo gatíssimo do Rodrigo Hilbert no GNT.

2 – Comparar com os reality shows de outros países

tumblr_mj3jldtAO51s6mv9to1_250

Vamos combinar que boa parte da graça tá em comparar as nossas versões tupiniquins dos realitys shows com as originais ou com as versões de outros países. Quem nunca ficou tentado a comparar Xtina e Jessie J com Cláudia Leitte? Ou então assistir vários Big Brothers e descobrir (chocado, é verdade) que o nosso é um dos mais puritanos do mundo e que nas outras versões os participantes não tem escrúpulo nenhum? Mas aguardo ansiosa pra confirmação do boato que a Joelma vai estar na bancada da versão brasileira do The X-Factor a ser produzida pela Record. Acho que entra bem na sessão vergonha alheia também…

1 – Prestigiar a escola Sílvio Santos de fazer televisão

tumblr_lh4j7rthHa1qdy8pao1_1280

Mah oe! Silvio Santos é um ícone da televisão brasileira, isso ninguém duvida! Além de ser apresentador de um dos programas mais antigos da TV, ele ainda é o manda-chuva absoluto do canal, e faz dele o que bem quer. É por essas e outras que o dono do SBT é cada vez mais as televisões por assinatura têm procurado prestar uma homenagem a essa figura tão emblemática. A grade de programação muda toda semana, o que é claramente uma inspiração no método SS de fazer televisão, que com sua genialidade alçou o SBT a grandes voos.

Convencido a dar uma chance à programação da TV brasileira? Conte-nos o porquê.

Séries citadas:

Relações Públicas e Mestre em Comunicação Midiática pela UFSM. Não esconde sua paixão por reality shows, sendo fã especialmente de The Voice, Survivor e The Amazing Race. Suas séries preferidas são Friday Night Lights e The O.C, mas também nutre um profundo amor por Friends e Sex and the city. Atualmente assiste Orphan Black, Orange is The New Black, Broadchurch, Faking It, Girls e Nashville... Suas paixões mais recentes são The Affair, How to Get Away With Murder e Scandal (cujas 4 temporadas completas assistiu em apenas 20 dias).

Website: http://www.assmanncomunicaçãoestrategica.wordpress.com

12 Comments

  1. Claudia Braga

    Muito legal! eu gosto de Sessão de Terapia e Tempero de Família e, nossa, Presença de Anita foi o babado pra mim na época. Roberta Sá, talento pra dá e vender.

  2. NessArte M.Inez

    Muito bom o Especial mesmo !!!! Dos nacionais Gosto de Chegadas e Partidas da GNt e do Rodrigo Hilbert, porque ninguem é de ferro!!! das miniséries da Globo que mais gostei, foram o inesquecivel O tempo e o Vento, Hoje é dia de Maria, e atualmente Sessão Terapia é muito bem feita, atores ótimos….

  3. Raquel Perez

    Nossa, Gabi, show de matéria. Excelente e com um toque de ironia no ponto certo. Amei, amei!!!

  4. Gabi Assmann

    Obrigada! :)
    E Chegadas e Partidas é mesmo bom, mas acabei esquecendo :(

  5. Gabi Assmann

    Obrigada, Raquel :)
    Acho justíssimas essa homenagens ao SS ;) haha

  6. Fernando dos Santos

    Materia muito legal. Um motivo a mais pra acompanhar a televisão brasileira: Os patético surtos de febre verde-amarela que as vezes acometem os dubladores brasileiros. Outro dia passou na FOX um episodio de The Simpsons em que o Homer na versão dublada cantava o hino do Flamengo.Foi uma das coisas mais bizarras que já vi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account