Log In

15 Razões Colunas e Seções

15 razões para abrir os livros

Pin it

Nós sabemos que várias das séries que mais gostamos só surgiram porque algum escritor genial (ou nem tanto assim) colocou suas mãos na massa e escreveu um livro que depois, virou a adaptção que hoje tanto amamos. Mas por que ler esses livros se a série é tão boa ?

Confira os poucos (perto de todos os benefícios que ler traz) 15 motivos para desligar a televisão e abrir os livros:

1. Conhecer personagens que foram deixados de lado na versão para televisão

Muitas vezes alguns personagens, considerados não tão importantes pelos produtores da série, são deixados de lado quanto o livro vira uma adaptação para um canal de tv. Alguns deles realmente não fazem falta nenhuma, mas outros deixam um pouco de saudade para aqueles que leem os livros de determinada série. Na série de livros que deu origem à série teen The Vampire Diaries, por exemplo, Elena (a protagonista da história) tem uma irmã mais nova além de Jeremy. E até pra mim que li um dos livros e continuo achando que a série é melhor, a menininha faz falta. Ela é totalmente adorável e apaixonável.

2. Se aprofundar nos acontecimentos detalhadamente

O fato é que sempre que uma cena de um livro é adaptada para as telonas ou telinhas, ela nunca vai parecer tão profunda ou tão real quanto é na versão original. Apesar de muita coisa ser mudada de uma obra pra outra, é sempre muito legal poder ver com detalhes o que se passou na cabeça de tal personagem quando ela se encontra com outro. As vezes, você até consegue ler e lembrar perfeitamente do jeito como tudo aconteceu no show.

3. Conhecer ainda mais seus personagens preferidos

E realmente, não tem nada como saber exatamente o que se passa na cabeça dos seus personagens preferidos. Tudo bem que você os conhece a muito tempo, várias temporadas, mas é como conhecer a sua mãe. Você nunca sabe realmente o que ela está pensando, em um momento ela diz que você é lindo e no outro grita pra você ir lavar a louça. Personagens e mamãe: Como não amar ?

4. Ser o orgulho da mamãe!

Falando em mãe, eu sei que ela adora você ser tão inteligente quando se trata sobre seriados, mas eu tenho certeza que ela ia adorar também contar para as amigas que você agora anda lendo livros gigantes (como os de Game of Thrones) pela casa. Quem sabe ela até não se empolga também ? Minha mãe já leu os livros lançados da série de GoT e recomenda para todo mundo.

5. Dar um tempo para os produtores e autores dos seriados

Se você, assim como eu, adora assistir série mas no final do episódio sempre aparece com apelidos “carinhosos” para/com os envolvidos na produção do show, ler os livros quais a série é baseada ajuda a aliviar um pouco o sono dos nossos amigos em L.A. Lógico que você ainda vai ficar revoltado com algumas coisas, mas agora os seus recadinhos via telepatia vão agora ter um novo destinatário: O (a) autor (a) do livro. Pena que Glee e Grey’s Anatomy não foram baseadas em livros, né Shonda Rhimes e Ryan Murphy ?

6. Ver o quão boa é a adaptação que fizeram do livro

Acreditem, não tem nada mais prazeroso do que poder ver uma cena na tv ou no cinema e lembrar exatamente do você leu no livro. Pode ser o sorriso de determinado personagem, uma cadeira colocada no canto, um diálogo ou até um pássaro no céu, identificar exatamente o que você viu na sua versão original é uma das coisas mais lindas que existem no mundo. E sabendo que adaptar algo para fãs tão bem acostumados quanto nós não é fácil, quando algo do tipo acontece, você sente alguns fogos de artifício estourando dentro de você mesmo. Não tem preço.

7. Trocar a fita de lado

Se você tem menos de 10 anos, pode não saber o que eu quis dizer com o título acima, então eu explico: Ler faz você abrir o seu repertório. Tudo bem que é super legal falar sobre os milhares seriados que você assiste, eu também gosto, mas saber falar sobre outros assuntos também é legal, não se esqueça.

8. Parecer legal no fandom

E quando você abre o seu repertório, você pode também dar uma de especialista em frente à seu fandom. Em uma roda de amigos onde todos assistem a série Gossip Girl a conversa sai fácil, mas experimente só utilizar a frase “Isso foi muito bom! Adorei a cena, mas no livro…”. É genial. Todos vão parar para te ouvir, ó, seriador intelectual!

9. Se manter ocupado durante o hiatus.

Hiatus. Ninguém gosta desse palavra. Da calafrios só de pensar sobre, mas o fato é que descobri recentemente que ler os livros da minha série preferida ao invés de ficar deitada chorando o episódio da season finale ou midseason finale, é algo realmente interessante e empolgante. Você só não só vê o que aconteceu na série até agora, como também fica conhecendo alguns…

10. Finais alternativos

Ah! Que salvação! Sabe quando você assiste a um episódio e o final ou rumo levado para algum acontecimento não lhe agrada nenhum pouco ? Você tem a chance de não se decepcionar tanto assim na versão literária da estória. Isso aconteceu comigo quando eu estava lendo a série de livros de Pretty Little Liars. Por mais que eu ame loucamente o seriado, não posso deixar de lado que a versão em papel é também igualmente interessante. Poucas coisas batem, mas ambas são empolgantes. No final da terceira temporada, por exemplo, o final na série foi bom, mas não tão bom quanto o final do quarto livro das liars.

11. Se apaixonar ainda mais pelo seriado

Disse logo na primeira razão que li um dos livros de The Vampire Diaries. Tentei. Li até o final, mas não considerei. Todos falavam muito bem da obra, mas não consegui me acostumar com uma Elena loira e metida, uma Caroline não vampira, um Damon tão perverso e um Stefan de olho verde. O fato é que é essa experiência tão traumática veio somente para o meu bem. Logo que “terminei” o livro, o coloquei carinhosamente na estante (todo livro, mesmo que ruim, merece respeito) e logo revi toda a primeira temporada da série. Me reapaixonei. E continuo apaixonada agora. O livro ruim só me fez amar ainda mais a saga.

12. Novos casais para “shippar”

Falando em se apaixonar… Nas versões literárias, tudo se torna ainda mais complexo do que é nas séries. Os dois namorados que já dão trabalho para uma moça no show, podem se tornar o triplo de trabalho quando incluído um ou mais garotos na história. Quando isso acontece, a garota pode até ficar muito chateada e confusa, mas nós, fãs e eternos apaixonados, gostamos ainda mais! Quanto mais casais shippavéis, mais eu gosto de toda a trama. Fato.

13. Treinar sua segunda língua

Muitos dos livros quais os seriados foram baseados ainda não foram traduzidos para o português do Brasil, então, que tal se arriscar e comprar uma cópia em outra língua e treinar um pouco o inglês ou então até o espanhol ?

14. Dar uma segunda chance à série

Confesso que achei bonitinho o seriado The Carrie Diaries, mas não me apeguei, porém, comecei recentemente a ler o primeiro livro e me envolvi logo de cara. Não tenha medo de se jogar de cabeça mais uma vez em uma trama.

15. Pegar gosto pela leitura

Rory Gilmore Approves It!

E por fim, mas não menos importante, quem sabe depois de viver tantas emoções, você não pegue gosto pelos livros e acabe se tornando, assim como eu, uma pessoa que só se sente realmente confortável dentro de uma livraria em meio à livros e dvds ? Você fica mais inteligente, mais criativo e quem sabe, não vira depois de um tempo até autor de bestseller com adaptação para a TV ?

Séries citadas:

19 anos, mora em São Paulo, ama futebol e estuda Jornalismo. Está no TeleSéries desde 2011 e assiste mais séries do que os seus dedos da mão podem contar. Ama todas, mas Everwood, Friends e The O.C. sempre vão reinar em seu coração.

6 Comments

  1. Claudia

    Ótimo texto, sou doida pra ler o Sob a Redoma do Stephen King, mas a série não está empolgante!

  2. Mario Madureira

    Parabéns pela coluna, Gê! A Júlia sempre mostrando o quão importante é a leitura! Só quem lê, sabe a sensação de entrar numa livraria ou assistir a uma adaptação cinematográfica do seu livro preferido. Estou adorando rever as cenas de PLL nos livros. Faz a paixão aumentar!

  3. Carol Cadinelli Mauler

    Genial, Ju! Disse TUDO *o* Leu minha mente sobre o assunto, haha ^^

  4. Bruna

    Adorei o texto, Júlia. Estou lendo o primeiro livro de TVD, e concordo com vc: Elena loira não dá! Achei que o livro seria legal, mas não.
    Sou doida pra ler a série de PLL.

  5. Christopher

    Os livros de Gossip Girl são melhores que a série? E os de The Lying Game?

  6. Marcella

    serio, assim q puder leia. acabei de ler o livro e vi q a serie está bem diferente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account