Log In

Especiais Opinião

10 episódios memoráveis de Law & Order: Special Victims Unit

Pin it

No dia 3 de novembro Law & Order: Special Victims Unit, reconhecida tanto pelo Emmy quanto pelo Globo de Ouro, estará de volta ao Universal Channel para sua (já bastante elogiada) 11ª temporada. E essa longa trajetória já nos proporcionou horas de TV de primeiríssima qualidade, não é verdade?

Para celebrar a existência, longevidade e o brilhantismo de SVU, preparei uma modesta lista de episódios que conquistaram fãs passionais, e que continuam – em abençoadas reprises diárias de temporadas anteriores – a fascinar aqueles que ousam adentrar as portas da Unidade de Vítimas Especiais.

Listas são sempre difíceis (muitos episódios para selecionar), injustas (o pouco espaço resulta em omissões graves) e subjetivas (apesar de eventuais consensos, cada olho é único). Portanto, sintam-se livres para compensar as ausências partilhando conosco seus episódios favoritos. Vamos lá?

Law &Order: Special Victims Unit

10 – Closure (1×10)
Este episódio é o coração da série. Somente após assisti-lo é que temos uma pequena noção do que é ser, de fato, vitima de um estupro. Acompanhados de um desconfortável relógio no canto da tela, testemunhamos o passo a passo de uma mulher recém violentada: o choque, a ligação para a emergência, o olhar incômodo da polícia, o invasivo exame de corpo de delito, a interminável tomada de depoimento em que tudo é dolorosamente revivido… Depois o medo, a revolta, os impactos na vida pessoal derivados do trauma e, por fim, a investigação infrutífera da polícia. Um episódio angustiante, crível e muito bem executado.

Law &Order: Special Victims Unit

09 – Slaves (1×22)
Este episódio é a mente da série. A Unidade de Vítimas Especiais é pega de surpresa ao saber que, por ordem de seus superiores, todos os membros terão de se submeter a uma avaliação psicológica cujo propósito não lhes é revelado. Com medo das implicações que isso possa desencadear, todos iniciam a sessão com a psicóloga mostrando-se introvertidos, ariscos e lacônicos. Através de um texto fluente e sensível, cada um desmorona diante das perguntas que lhes são feitas e são desnudados de forma comovente diante dos telespectadores: O capitão Cragen, ex-alcoólatra, vive no limite diante da pressão sob a qual vive no comando da Unidade; Munch vive numa solidão aterradora; Olivia cai em prantos ao ser questionada sobre seus motivos para estar na Unidade; Jeffreys mostra sinais de promiscuidade; e Elliot deixa escapar que tem fantasias sobre matar pedófilos e sair impune por isso. A temporada acaba com um gancho torturante: alguém deve ser transferido imediatamente.

Law &Order: Special Victims Unit

08 – Baby Killer (2×05)
Alex Cabot mal foi designada como a promotora responsável pela SVU e já se depara com um dos casos mais difíceis de sua vida: uma criança levou uma arma para a escola e acidentalmente matou sua coleguinha de classe. O crime choca e divide a sociedade: uns pedem clemência enquanto outros exigem que a promotoria tome as providências cabíveis em nome de justiça para a família da garota.

Law &Order: Special Victims Unit

07 – Guilt (3×18)
Um adolescente comete suicídio após ser indiretamente pressionado por Cabot a prestar depoimento contra seu molestador. Alex, sempre composta e imponente, torna-se um vulto pálido, abatido e agressivo, devastada pela culpa. Há uma cena clássica na qual ela perde o controle dentro da delegacia ao ver que os policiais não estão conseguindo montar o caso. Um dos meus momentos preferidos, que pode ser conferido (infelizmente sem legendas) clicando aqui.

Law &Order: Special Victims Unit

06 – Competence (3×22)
Uma jovem de 23 anos, portadora de síndrome de Down, foi molestada. Devido à criação superprotetora de sua mãe, ela é incrivelmente ingênua e descobrir quem a estuprou acaba se mostrando uma tarefa quase impossível. As coisas apenas complicam quando se descobre que ela está grávida. A mãe da jovem pede imediatamente que se faça um aborto, já que ela – uma senhora que mal pode cuidar da filha – não tem condições de cuidar também de uma criança. Num dos episódios mais emocionantes da série, o caso vai parar no tribunal quando a vítima manifesta o desejo de ter o bebê. Mas como uma pessoa que não tem meios de ser responsável por si própria cuidaria de um recém nascido? Preparem a caixa de lenços e boa sorte…

Law &Order: Special Victims Unit

05 – Juvenile (4×09)
Alex Cabot e a maravilhosa (e ácida) Elizabeth Donnely unem forças para convencer um júri a condenar um sociopata de 12 anos. Duas promotoras fodonas em um caso difícil. Precisa mais?

Law &Order: Special Victims Unit

04 – 911 (7×03)
A polícia recebe uma ligação de uma menina estrangeira que alega estar trancada em um quarto onde vem sendo molestada por meses. Alarmado pela situação, incapaz de rastrear a ligação e correndo contra o tempo antes que o captor da garota retorne, o Squad convoca Olivia Benson – retirada de um encontro às pressas – para conduzir o caso. E é assim, estonteante em seu vestido de gala, que Olivia luta para manter a vítima na linha e encontrar pistas sobre seu paradeiro. Episódio que rendeu a Mariska Hargitay o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática.

Law &Order: Special Victims Unit

03 – Screwed (8×22)
Como o nome sugere, todo mundo se ferrou neste incrível episódio. Novak perde um caso polêmico, deixando livre um estuprador que matou uma mulher e seu bebê de 14 meses. Jogando muito sujo, a defesa tratou de expor todos os podres que os componentes da SVU colecionaram ao longo dos últimos oito anos. Mais uma vez, temos todo o time prestes a enfrentar a demissão: Munch e Fin, por comprometer o caso durante o interrogatório; Elliot, por acobertar sua filha ao ser presa por dirigir alcoolizada; Olivia, por esconder seu irmão quando este estava sob investigação; e Cragen, por não demonstrar controle algum sobre aqueles sob seu comando.

Law &Order: Special Victims Unit

02 – Undercover (9×15)
Na tentativa de expor os abusos dos carcereiros de um presídio feminino, Olivia mergulha no submundo da penitenciária Sealview como uma nova detenta. Quando a suspeita de um surto de tuberculose eclode e uma quarentena improvisada é montada em seu pavilhão, Benson fica a mercê de todo tipo de abuso físico e psicológico, inclusive de uma tentativa de estupro que a assombra até hoje.

Law &Order: Special Victims Unit

01 – Swing (10×03)
Depois de uma ascendente trilha de caos, confusão e abuso de drogas, Kathleen Stabler, a problemática filha de Elliot, atinge o fundo do poço e acaba sendo presa por furto e invasão de domicílio. Inconsequente e rebelde, ela se recusa a receber ajuda e momentos depois de conseguir liberdade condicional sofre uma overdose. Desesperado, Elliot não vê outra opção a não ser prender sua filha antes que o pior aconteça. A luz no fim do túnel surge quando Kathleen é diagnosticada com grave transtorno bipolar. Para montar o caso, a defesa recorre à também problemática mãe de Elliot (papel que rendeu a Ellen Burstyn o Emmy de Melhor Atriz Convidada em série Dramática), que sofre da mesma doença, para provar suas raízes genéticas.

***

A jornada continua no dia 3 de novembro, às 23h, e você pode acompanhá-la conosco aqui no TeleSéries as reviews semanais dos episódios. Até breve.

Séries citadas:

102 Comments

  1. Leonarda Eduarda

    bom eu sugiro esse eps

    9 temporada episodio 17 ou 15 ‘-‘(não sei bem)

    15 temporada episodio 1/2

    temporada 16 episodio 9 Defending Benson

    temporada 15 episodio 10
    bom espero ter ajudado *u*

  2. Leonarda Eduarda

    vdd ela foi por causa da quela criança -_-
    e da quele guarda maldito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account